As Chamas do Paraíso Robert Jordan

Resenhas - As Chamas do Paraíso

Henrique 26/02/2024

As Chamas do Paraíso
Quinto livro de a roda do tempo e apesar de ser bom foi bem lento.
Levei um mês e pouco pra ler esse livro da roda do tempo porque teve capítulos grandes demais e em muitas partes do livro teve momentos muito lentos que desanimaram um pouco meu senti que nesse livro a história não andou tanto quanto poderia, nesse livro acompanhamos Rand enquanto ele parte em uma jornada pra conseguir apoio de outros clãs dos Aiel bem como aprende mais sobre usar o poder e a ser o dragão renascido, tem acompanhamos o Matt que coitado não quer ficar junto com o Rand quer só ir viver a vida dele kkkkk mas sempre acaba voltando pra junto do amigo, e também acompanhamos Nynaeve e Elayne em sua jornada pra encontrar o Rand como também para descobrir os planos de Morghiden e tirando esse pov principais tivemos também o arco da rainha Mogarse que foi até interessante de acompanhar mas o do Rand foi de longe o mais interessante mas mesmo o arco dele teve uma enrolação que eu acho que poderia ter sido bem mais encurtada o final do livro achei muito bom vários acontecimentos insanos um atrás do outro e um plot twist que eu não tava esperando no geral gostei do livro mas espero que no próximo tenha menos enrolação e tenha mais coisas interessantes pra se acompanhar e que venha o senhor do caos.

Pinheiro.Adrianno 14/01/2024

Eu diria que este é o livro na ordem 4.5
"Chamas do paraiso" começa logo assim que o o quarto livro termina, tive a impressão que se juntasse os dois daria um livro só , embora esse livro seja um ritmo mais lento quase que se arrastando se comparado ao anterios , aprofundando-se mais no desenvolvimento de alguns personagens.
Algumas cenas de luta "cara-a-cara " que seriam marcantes , como sempre foram apagadas do livro, isto ja visto desde o livro 1, o que me incomoda muito na saga.
Queríamos ver a luta de Matt e Couladin o que era super importante no cenário . Alguns arcos foram desnecessarios e enfadonhos dando maior importancia ao circo e sua trupe cansando o leirtor.
Embora Perrin não apareça no livro, os outros personagens precisavam de destaque entendendo que Perrin ja tinha evoluído bastante
Demorei 3 meses para ler,e isso nunca me ocorreu

Giovanna 01/01/2024

As Chamas do Paraíso
As mortes que tiveram nesse livro e o desfecho no final, são puro surto.
Mas como Rhuarc isso, "A vida é um sonho".

Miguel 31/12/2023

Continua interessante!
Imaginava que em determinado momento o Robert Jordan não iria mais conseguir manter minha atenção ou me manter entretido, porém me enganei. Ele continua a desenvolver o enredo da história de forma extremamente satisfatória (até mais que satisfatória!). Ao término do livro precisei me controlar para não começar a leitura do 6 volume.

Cá Custódio 05/12/2023

Os últimos 20% desse livro, foi apenas, UAL! O que é algo que me mantem firme na leitura, gosto muito desse universo, na complexidade da trama e na evolução minuciosa. Porém, tantos detalhes podem fazer a leitura ser um tanto monótona em algumas partes, e nesse livro, foi o que mais encontrei esses trechos, o que o tornou mais lento. Os relacionamentos continuam me incomodando, principalmente entre homens e mulheres, são muitas desconfianças, ninguém confia inteiramente em ninguém, e isso me frustra um pouco. Gosto de parcerias fortes, principalmente em livros de fantasia. Sigo na esperança de que melhore ao longos dos próximos livros.

Carol 26/10/2023

900 páginas...
Acho que não precisava disso tudo, enfim...

Fiquei com um pouco de preguiça do arco Nynaeve/Elayne no circo itinerante... as coisas demoraram a melhorar por aqui mas a Moghedien trouxe um pouco do caos que a gente precisava. Aviendha e Rand, demorou mas todos sabíamos que ia acontecer. Eu gosto do Mat, mas queria que essa resistência toda em fazer parte da história diminuísse porque claramente não tem jeito. Chatiadíssima com o que aconteceu com a Moirane, apesar de ter sido por uma boa causa. Ela ainda manteve a pose mesmo sabendo de tudo, impressionante. Ansiosa pelo próximo.

Fer 10/10/2023

O início é bom, ao longo do livro o ritmo diminui bastante mas o final compensa e da uma boa abertura pro 6º livro. Menção honrosa aos abandonados, que salvaram este livro, poderiam ter mais capítulos deles. Senti falta do Perrin nesse livro.

Ginete Negro 2.0 21/09/2023

Rand precisa se provar como Dragão. E uma enorme perda
Rand se envolve num conflito com um falso Car'a'carn, algo como o Dragão Renascido para os Aiel. Mas o que mais se fixou em mim foi a morte de uma grande personagem. A Ajah Azul está mais triste.

Duda 29/08/2023

Mais um pedaço desse mundo incrível
Como sempre eu devorei mais um livro dessa serie e olha q antes de começar eu tava de ressaca literária já tinha quase 2 meses. Gostei dos arcos trabalhados e achei bom o Perrin n aparecer, deixa ele curtindo Dois rios enquanto pode, já já a guerra esquenta e ele vai ter q sair de lá, nem falta dele eu senti. Agr a rainha Morgose é realmente bem forte pra conseguir sair de uma hipnose com um dos abandonados, bem q falam q ela é forte como um leão. Gostei de ver o arco dela mas teve tão pouco q nem teve graça.

Por incrível q pareça eu comecei a gostar da Nynaeve, achei ótimo como ela se frustrou tanto nesse livro, saiu daqla pose de quem manda sou eu, ela viveu, apanhou, brigou, teve medo, até flertou com outro sem ser Lan. Até q enfim ela deixou aqla birra com a Moraine de lado e aceitou q quer ser uma Aes sedai, q quer aprender a curar e ser uma das amarelas, q ela n é uma pessoa tão ilimitada igual pensava q é e q depende sim dos outros para muitas coisas, esse livro foi escrito pra deixar ela humana e vulnerável, depois te ter enfrentado uma abandonada no último livro, esse deixou ela no lugar.

Vi q muita gnt n gostou do arco dos itinerantes mas eu AMEI, ver a Elayne andando na corda bamba, a Nynaeve brigando e depois quase chorando com a Birgitte arremessando facas nela, foi hilário. Depois toda aqla guerra q a Nynaeve protagonizou msm sem querer entre Galad e o Profeta, a volta dos Shireanos? foi muito legal, só achei maçante a parte da viagem de barco, um capítulo inteiro narrando vários nadas, na real como as pessoas foram afetadas pela guerra, mas enfim. Robert consegue ser detalhista até demais, é muito imersivo mas tbm tedioso as vezes. Essa briga da Nynaeve com a  Moghedien tá sendo bem interessante de se acompanhar, cheio de altos e baixos, e aqle final com ela encalourada indo ajudar o Rand no mundo dos sonhos foi fantástico.

Não lamentei a morte da Moraine pq n acho q ela esteja de fato morta, nem Lanfear, acredito q em algum momento elas irão voltar. Cada passo q Moraine tomou no livro foi explicado com aqle final, ela sabia q seria o fim e se humilhou para ensinar tudo q podia ao Rand, gostei q ao menos no final eles se entenderam. Agr, Lanfear e Asmodean, bom eu ainda tenho esperanças q os abandonados possam mudar, ou apenas n ficar tao cegos com o grande senhor (tenebroso) afinal gosto de Lanfear desde sua primeira aparição e nesse interim q vi Asmodean gostei dele tbm, pena q a grama ao qual ele tanto se agarrava cedeu.

Falta poucos abandonados soltos e a prisão do tenebroso está ruindo cada vez mais. Rand está realmente enlouquecendo, Lewis Therin está cada mais vez mais em sua cabeça, e dá pra ver a luta constante q Rand se encontra. Devagar Rand está aprendendo como se portar, oq ele deve fazer, quais sacrifícios fazer para ser um líder, ser o Dragão Renascido é um dever muito grande e n se pode ser bonzinho e deixar seus inimigos vivos para ter q lutar com eles depois. Dessa vez n teve nenhum plano mirabolante, ele só saiu do deserto, perseguiu Couladin e tomou "libertou" Cairhien. Tô bem curiosa para o plano q ele fez com Callandor, qual será a pegadinha? e bom, se é guerra q o mundo querz é guerra q eles vão ter, Rand deixou o recado q n tá mais de brincadeira.

Finalmente Mat viu q fugir n tem jeito (e olha q ele tentou) e agr é o general do Lorde dragão. Adoro quando ele incorpora os antigos generais e bola altos planos de batalha, tá até com seguidores. Ele é um personagem q gosto muito mas realmente tava chato ele só querendo fugir, beber e fuder? já Egwine virou um misto entre Sábias e Aes sedai, tá se aperfeiçoando cada vez mais.

Aviendha, Min e Elayne, as três mulheres do Rand, duas já sabem quem são, agr só falta Aviendha saber. Estou realmente curiosa pra ver como o Robert vai lidar com esses 4, até então tá tudo no mundo dos sonhos a maior parte do de Rand. E por último arco de Min e Siuan Sanche, gostei de como tudo se deu e nunca imaginei q isso iria acontecer, realmente o Robert pensa em TUDO. Porém Min tá sem propósito, ela só quer voltar para o Rand, quero ver mais dela em ação e n só correndo pra onde Rand possa estar. Siuan já tem outras coisas em mente, até arrastou um Lorde atrás dela durante semanas, n é qualquer mulher q faz isso n viu. Tô gostando dela e do Bryne juntos, a vida dos dois agr estão ligadas, vamos ver oq nos aguarda. Já Leane eu amei esse novo jeito dela, como ela substituiu o poder e tá experimentando essa arte com os homens. E estou ansiosa pra ver o Logain ter toda essa glória para o qual esta destinado, realmente acho q Nynaeve irá aprender muitas coisas ainda e quem sabe consegue desfazer oq foi feito e até curar a ferida mortal de Rand.

@procura_se_umlivro 17/08/2023

Ela sabia ? e a gente sabia que ela sabia kkk.
Cara, não entendo o povo criticando os livros, a leitura é muita boa e os únicos povs que eu detesto é o dos fanáticos pq não suporto fanatismo burro.