Canções de Ninar de Auschwitz

Canções de Ninar de Auschwitz Mário Escobar

Resenhas - Canções de Ninar de Auschwitz

Thaís Berganton 14/07/2020

A creche de Auschwitz
Helene era uma alemã, uma mulher forte, mãe, que abriu mão de sua liberdade e vida na esperança de salvar os seus cinco filhos. Helene era extremamente altruísta, usou seus privilégios para fazer de Auschwitz um lugar menos doloroso para todos, mas especialmente para as crianças. Ela administrou a única creche e escola infantil do campo de concentração.

O livro é emocionante, mostra como o amor de mãe é único e verdadeiro. Não existe medo diante disso!

Vocês montaram uma guerra por ideais, defendendo suas crenças fanáticas de liberdade, nação ou raça, mas nós, que somos mães, temos apenas uma pátria, um ideal e uma raça: a nossa família. - Canções de ninar de Auschwitz de Mario Escobar

Silvana137 02/01/2023

Leitura necessária
Leitura necessária, término está em prantos, mas com o coração grato por conhecer está história de uma heroína (mãe) , Mario Escobar nos presenteia com este livro de uma forma sem palavras para agradecer e enaltecer seu talento nesta narrativa, uma leitura fluída ,cheia de sentimentos ler sobre Auschwitz nunca será algo fácil,mas conhecer algo de bom saber que existir pessoas como Helena nos fazem sentiremos um pouquinho mais de fé na humanidade.
É uma história real e perturbadora de uma mãe que amou sua família acima de sua própria vida.e lutou por outras crianças. É forte, é comovente, é dolorido,mas ea realidade existiu e precisamos saber .obg Mario Escobar por essa leitura necessária .
Estou grata por escolher essa leitura que comecei como toma do ano e finalizada agora em 2023..
Simplesmente vcs precisam ler.

Daiana.Maia 03/01/2022

Emocionante
Todo livro que relata os acontecimentos da 2° Guerra, nos leva a uma profunda reflexao sobre os horrores sofridos, principalmente pelos que foram exilados aos campos de concentração, mas este livro nos mostra o poder do amor de uma mãe, que entrega sua vida em prol de seus filhos.

Nathiellen 21/10/2020

Livro triste
quer chorar? Ler esse livro, aí meu coração se quebrou com essa história, o final é triste mas é a realidade.
(Eu não sei o que falar, só leiam gente)

Ellie 06/03/2023

Amor sem fronteiras
Uma mãe faz de tudo por seus filhos, como explicar tudo que passou e ariscou para ajudar os seus e tantas outras crianças?.

Mari.Vasconcelos 11/03/2021

Uma história real
" A maldade é bem mais que um comportamento antissocial ou uma deficiência psicológica. Acima de tudo, trata-se da falta de amor próprio e ao próximo."

Mi 15/05/2020

Helena Hannemann, alemã, enfermeira, casada com Johann, cigano. Juntos eles tem 5 filhos: Blaz, Otis, Ernest, Emily e Adalia.
1943
A vida não está nada fácil em Berlim, a opressão em cima dos Judeus e Ciganos começou a muito tempo, Helene acredita que a sorte está a seu favor, protegendo a sua família, até que um dia os oficiais chegam em sua casa dizendo que tem ordens para levar seu marido e as crianças. Com o coração aflito sem poder fazer nada para reverter a situação, ela decide ir com a família. Juntos, em um trem lotado e de péssimas condições, eles embarcam rumo ao desconhecido e o sofrimento já começa na viagem: trem de carga lotado de gente, cheiro de suor, urina e vezes se misturam, além do calor e da sede. Algumas pessoas vão morrendo pelo caminho. Ao chegarem em Auschwitz, Johann é separado da família. Helene se vê sozinha com os filhos em um lugar desumano. Ao chegar, passou uns maus bocados até conseguir mudar de barracão e trabalhar no hospital. Passando alguns dias, o médico Mengele ofere a Helene a direção de uma creche. Receosa por só ver maldade em sua volta, desconfia da proposta mas acaba aceitando. Assim, Helene tem oportunidade de deixar os seus filhos em um canto ?mais confortável? além de dar amparo para muitas crianças do campo de concentração. A guerra vai se passando e muitas coisas vão acontecendo... Só lendo para saber ...
Baseado em fatos reais.

yasmin_luna 17/10/2021

O amor que todos os dias vencia uma batalha
Esse livro me fez chorar em todos os capítulos.
É um dos gêneros que mais gosto de ler e esse livro foi uma das leituras mais pesadas que não quis acreditar que foi real.
Essa mãe, guerreira, foi um exemplo de resistência diária a escuridão e tristeza de Auschwitz.

Tati Bertoldo 06/08/2020

Canções de Ninar
Que momento triste da humanidade. Nunca vou me deixar esquecer.

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 11/04/2024

O perturbador relato de uma mãe num dos maiores campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.Baseado em fatos reais."Os seres humanos são pequenos suspiros em meio ao furacão de nossas circunstâncias, mas a história de Helene Hannemann nos recorda de que podemos ser donos dos nossos destinos, ainda que o mundo inteiro se oponha."Mario Escobar Neste livro, Mario Escobar conta a trajetória real de uma família que passou 16 meses encarcerada em um campo de concentração nazista. Helene Hannemann era alemã, mas mesmo assim optou por partir para Auschwitz com o marido e os cinco filhos com ascendência cigana quando os policiais da Gestapo bateram à sua porta.Por ser enfermeira, mas, sobretudo, alemã, Helene foi escolhida pelo médico Josef Mengele, mais tarde conhecido como "O Anjo da Morte", para ser a diretora do jardim de infância do campo. No final da guerra, entre os papéis de Mengele, foi encontrado o diário que Helene manteve durante todo o seu período no campo de extermínio. Tendo como base a infeliz história daquela família, o autor nos emociona e surpreende ao narrar os medos, privações, torturas e até mesmo histórias de superação que milhares de pessoas vivenciaram sob o jugo dos nazistas.

Gabriel 26/06/2020

Livro simplesmente incrível, um livro que me prendeu muito, história muito boa, mostra um pouco das monstruosidades dos nazista mas em meio a tudo isso mostra o bondade e sacrifício de uma mulher incrível.
Um livro extremamente recomendável que todos que se interessa pela segunda guerra mundial devem ler, livro simplesmente maravilhoso.

Daiana 12/07/2023

Canção de ninar
O livro é bom.
Você só entende o nome no final do livro.
Ele retrata a guerra, vista dos campos de concentração, por uma família cigana.
Na família em contexto a mãe é alemã e se casou com um cigano, teve a escolha de não ir aos campos de concentração, mas como se pede a uma mãe que abandone seus filhos?
Ela, juntamente com toda sua fã, sofrem o escárnio da guerra, a humilhação dos campos de concentração, a falta de humildade dos soldados da SS. Convive de perto com o doutor Mengele e vê as inescrupulosas experiência que ele fazia com as crianças, em especial gêmeos, e sofre mais ainda pois possui filhos gêmeos.

Ricardo 27/03/2021

Os limites da capacidade humana.
Baseado em fatos reais.
"Seu semblante sério refletia o cansaço produzido por toda aquela violência e morte. A crueldade e a maldade como ato cotidiano pareciam ocupar cada minuto em Auschwitz."
Acho, uma opinião pessoal, que todos deveriam conhecer o que ocorreu na Alemanha nazista (Canções de Ninar de Auschwitz, os livros de Primo Levi e tantos outros), na União Soviética comunista (Arquipélago Gulag, de Aleksandr Soljenitsyn, A Viagem de Cilka, de Heather Morris e tantos outros) e na China comunista (A Grande Fome de Mao, de Frank Dikötter).
Recomendo bastante a leitura de "Canções de Ninar de Auschwitz" de Mario Escobar.

Sambook 13/01/2021

No final das contas, todos vamos morrer mais cedo ou mais tarde. Porém, no campo de concentração, a sensação não era de morrer, mas de deixar de existir...