Uma Temporada no Escuro

Uma Temporada no Escuro Karl Ove Knausgaard
Karl Ove Knausgård

Resenhas - Uma Temporada no Escuro

arthur966 13/06/2021

minha alma era um tanto diferente vista de fora, e talvez fosse essa a maior causa do meu desespero. o que eu tinha escrito não valia nada. e nesse caso eu também não valia nada.

Escritor.Lucas 26/08/2022

Maravilhoso.
Quarto livro da coleção Minha Luta, escrita por Karl Ove. Sensacional como o autor descreve cada detalhe minuciosamente. A forma como ele descreve sua vida é muito interessante de ler e deixa a gente curioso a cada página. Para leitores assiduos, é um prato cheio. Recomendo.

Renato 11/07/2016

Aprofundando as arestas
Em teoria, Knausgard seria um escritor antiquado, retrógrado. Memórias concretas, quase um naturalista. Mas não é. Não há intuito científico, e muito menos ele almeja a objetividade. Seu modo de lidar com as memórias, seus detalhes ctiados como ficção, pois são impossíveis de serem lembrados já o tiram do plano fotográfico. Há uma hoperexpressão, uma hiperrelevância do detalhe porque ele quer criar a psicologia mais interior de uma forma que não me lembro de ter lido. Você entra na cabeça de. Knausgard. 'Uma temporada no escuro' é reviver a adolescência de qualquer um a partir de uma adolescência que ninguém viveu. Todos os seus conflitos são universais, mas seus problemas são sua propriedade particular. Indescritível a força desta prosa.

vannybs 17/03/2021

Quarto livro da série. Karl Ove em sua juventude, trabalha como professor longe de sua cidade Natal, enquanto começa a investir na carreira de escritor.

Filino 22/07/2016

Quarto volume de uma saga que não nos cansa de jeito nenhum
O livro mantém o nível dos volumes anteriores (talvez o "menos bom" seja o segundo), hipnotizando o leitor mais uma vez. Como se supõe que a pessoa já está familiarizada com o estilo do autor, não se surpreenderá com a escrita "desbocada" e a presença de vários palavrões. Isso não atrapalha o texto, pelo contrário. Ajuda ainda mais a conferir o caráter intimista, praticamente confessional, do autor. No fim, parece que Karl Ove Knausgård é um velho conhecido nosso...

E que venha o volume 5!
Alvin Rodrigues 27/07/2016minha estante
Acho que vou começar por esse, eu deveria? Qual você indicaria pra começar?

Alvin Rodrigues 27/07/2016minha estante
Por ordem cronológica por qual?

Filino 27/07/2016minha estante
Não tem problema começar por esse, até porque a narrativa do autor (desde o volume 01) não segue uma ordem cronológica. Se estiver mesmo com vontade, nada impede que comece pelo volume 04. Depois você pode ir para o primeiro ("A morte do pai") e prosseguir pelos demais.

Eu começaria pelo volume 01, mesmo, e seguir a ordem de publicação. Mas fique à vontade!

Filino 27/07/2016minha estante
Não tem problema começar por esse, até porque a narrativa do autor (desde o volume 01) não segue uma ordem cronológica: ou seja, ele não começa falando da infância até a idade adulta. A obra, desde o início, é cheio de "idas e vindas", entre as várias fases da vida do autor.

Eu começaria pelo volume 01, mesmo, e seguiria a ordem de publicação. Mas fique à vontade!

Filino 27/07/2016minha estante
Não tem problema começar por esse, até porque a narrativa do autor (desde o volume 01) não segue uma ordem cronológica: ou seja, ele não começa falando da infância até a idade adulta. A obra, desde o início, é cheia de "idas e vindas", entre as várias fases da vida do autor.

Alvin Rodrigues 28/07/2016minha estante
Obrigado ****

Filino 02/08/2016minha estante
Depois conta o que achou (e a ordem que seguiu)!

Biblioteca Álvaro Guerra 06/06/2018

"eu me sentia tomado por uma escuridão pesada, uma escuridão cheia de desesperança, às vezes fugaz, como uma nuvem que passa em frente ao sol, ás vezes duradoura, mas independente da forma assumida por essa desesperança eu não conseguia evitá-la, e a insegurança e o sofrimento estavam intimamente relacionados a ela. Será que eu conseguiria? Será que eu conseguiria? [...]"

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535927474

Faluz 27/04/2021

Adolescência - UMA TEMPORADA NO ESCURO
Dezoito anos, tantas perguntas para tão poucas respostas.
Viver esse período de incertezas em um local isolado dos familiares e conhecidos e além disso num local bem ao norte onde meses se passam sem ver a luz do sol.
Interiorização total.
Será que esse período casulo nos torna uma borboleta mais brilhante?

Karen 27/11/2022

Sinceridade que aproxima
Quarto livro da saga MINHA LUTA que tenho o prazer e a alegria de ler.
Adoro a escrita do autor, e a sua sinceridade na narração é sempre um deleite!
"Não vivemos nossas vidas sozinhos, mas isso não quer dizer que vejamos as pessoas com quem vivemos".

Wellington.Pimente 27/01/2023

Apesar do título, o livro termina em ótimo astral.
Esse quarto volume, da saga minha luta do escritor Karl Ove Knausgård, aborda as inquietações do jovem personagem, como nos três volumes anteriores ficção e autobiografia se misturam, além da interligação do texto e alguns personagens de alguma forma de comunicam. Nesse livro "Uma temporada no escuro", o escritor abertamente discute temas íntimos e da descoberta sexual que todos nós de uma certa também questionamos e de alguma forma sentimos. Mas obviamente o relato aberto faz a experiência ser incrivelmente sensível, pois conforme os acontecimentos paralelos de separação dos pais, alcoolismo, bebidas, vícios, bullying, amizades, solidariedade, entre outros assuntos vão nos levando a refletir e eu mesmo, me peguei em vários momentos relembrando de várias situações quando jovem. Confesso, que quando vi o título da obra, pensei que viria um dramalhão, uma melancolia exacerbada, mas não foi nada disso (apesar de existir drama e melancolia relatada em algumas passagens), o autor finalizou de forma a me levar as gargalhadas e claro, com o ótimo astral.

Tiago Trajano 21/09/2016

O segundo melhor da série até agora!
Minha luta 4
Música, álcool, trabalho, livros, família, amigos, sexo e tudo isso mergulhado em um escuro absoluto quando nessa fase nada do que foi planejado dar certo, quando os sonhos se misturam com a dura realidade, quando as expectativas são frustradas e você simplesmente não sabe como sair dessa temporada fria que o adolescente Knausgård está atravessando, ler o livro “uma temporada no escuro” é nos aproximar das próprias experiências e perceber o quanto somos parecidos, o livro também desperta em nós a incrível sensação de está vivo e que podemos aprender com nossos erros e acima de tudo continuar em frente, mesmo sem saber o que pode acontecer recheado de contradições o autor nos apresenta uma obra cheia de reflexões sobre os valores da vida, sobre música e sobre a importância de acreditar em si mesmo e buscar dar a volta por cima.
Rumo ao Minha Luta 5

Felipe.Tavares 07/03/2017

God bless Karl Ove
Terceiro livro que leio da saga "Minha luta" do autor e, apesar de não ser o melhor, de longe nos decepciona.
Karl Ove nos mostra mais uma vez sua capacidade absurda de nos transportar para seu mundo (e para dentro de sua cabeça) e reviver sua adolescência como se fosse a nossa. Sabemos que nem tudo que está ali é verdade, pois quem teria uma memória como aquela. Mas quem se importa mesmo?
As lembranças cômicas e trágicas de bebedeiras, tentativas frustradas em perder a virgindade, brigas com pais e familiares vão nos emocionando - e envergonhando - a todo momento fazendo com que nós nos recordemos de nossas próprias lembranças juvenis que se perderam ao longo dos anos.
Neste livro é possível conhecer suas influências literárias, musicais e ideológicas que o transformaram num dos maiores autores da atualidade. Não perca, mas como a saga não tem ordem, comece por "Um outro amor".

Camila Faria 19/01/2018

Quarto volume da série autobiográfica do escritor mais pop e mais polêmico dos últimos tempos. Dessa vez acompanhamos o escritor aos 18 anos, após terminar o equivalente ao ensino médio na Noruega, aventurando-se como professor de uma escola intermediária em Håfjord, uma vila de pescadores no norte do país. Entediado e inquieto, Karl Ove usa o tempo livre para tentar se tornar um escritor ~ e para tentar perder a virgindade. Paralelamente, o autor relembra sua rotina aos 16 anos, período-chave da separação de seus pais, quando ele começa (assim como o pai) a usar e abusar do álcool como motor social. Karl Ove tem a habilidade de transformar eventos comuns numa narrativa extraordinária. Como nos outros livros, ele explora o (excessivamente) íntimo e o mundano de maneira brilhante.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-18/

Mario Miranda 12/04/2018

O melhor dos quatro primeiros livros
Uma Temporada no Escuro prossegue cronologicamente o Terceiro Livro, A Ilha da Infância, iniciando próximo ao término dos seus estudos secundaristas, e o início da sua vida adulta, quando decide se mudar para o Norte da Noruega, onde trabalhará como professor em uma escola primária, paralelamente ao início da sua vida como escritor.

Ao contrário da obra que antecede, a adolescência e início da vida adulta de Knausgard, conforme o título já sugere, é completamente obscura, dominada por início de consumo frequente de álcool, os primeiros contatos com drogas ilícitas e suas insatisfações sexuais.

Nesta parte da auto-biografia, vemos um Knausgard muito mais maduro como escritor, com pouquíssimos parágrafos extensos como observamos nos três primeiros livros, maior utilização de discursos diretos, e um realismo que extrapola qualquer pré-conceito ou pudor: fantástico. Uma leitura simplesmente imparável.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

Érica 30/11/2023

O que a leitura me fascina é conhecer coisas sem sair do lugar. Como a vida só adolescente Karl Öve foi diferente da minha e ao mesmo tempo como foi parecida!
Não foi o meu favorito, mas nem de longe foi chato, não! Foi delicioso acompanhar ele crescendo, sentindo como o pai não tinha mais tanto poder sobre ele (o alcoolismo do pai é parte importantíssima nessa desconstrução da figura paterna), morando sozinho, tentando ser professor aos 18 anos no meio do absoluto nada.
Me pego cada vez mais fascinada por ele e pela Noruega.