Mentes Perigosas nas Escolas. Bullying

Mentes Perigosas nas Escolas. Bullying Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas -

Lorena1036 16/08/2023

Mentes perigosas nas ESCOLAS- bullying
O bullying é uma luta diária, confesso que li este livro como uma indicação de uma professora mas esse livro me fez refletir de várias maneiras, pois ele é real assim como as histórias contadas que realmente aconteceram com alguém e dá um aperto no coração pois queremos que sejam mentiras e ficções, mas sim, elas são reais, e se não começarmos a agir e tomar providências, mais e mais histórias como essas vão surgindo cada vez mais, todos os dias, pessoas se suicidando, sendo mortas, oprimidas e xingadas por apenas serem ?diferentes?, pessoas que perdem a alegria e a vontade de viver porque estão cansadas de terem que passar por tudo isso.
O bullying nas escolas é real sabemos disso, pois acontece diariamente, as vezes do seu lado, só não ligamos o suficiente até acontecer com nós mesmos ou com parentes e amigos. Devemos acabar com isso para que o mesmo não ocorra com nossos futuros filhos e netos, para que as futuras gerações e nós jovens podermos ser nós mesmos sem nos importarmos com a opinião alheia e pararmos de seguir os padrões impostos pela sociedade e podermos viver nossas vidas em paz.

Thiago 05/01/2023

Resenha
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. 188 p.

A obra Bullying: mentes perigosas nas escolas de autoria da Psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva foi escrita em 188 páginas riquíssimas de informações sobre o tema Bullying nas escolas. Lançado pela Editora Objetiva em 2010, no Rio de Janeiro.
Dividida em nove capítulos: 1. Bullying: perigo nas escolas; 2. Os personagens dessa tragédia; 3. A juventude nos tempos modernos: um panorama global; 4. Os diversos comportamentos frente ao bullying; 5. Sucesso e reconhecimento dos que superaram o bullying; 6. Bullying: do inicio aos dias atuais; 7. Ciberbullying: sinal dos tempos; 8. Bullying e suas variações e 9. Para construir a vida nova. Além de contribuir com uma lista de sites úteis, dicas de filmes, menção a músicas e uma referência bibliográfica extraordinária que nos permite beber diretamente na fonte de suas pesquisas.

Com o exposto pode-se presumir muito do que se permeia toda a obra, mas aqui se faz necessário evidenciar que se torna uma referência de grande importância para quem esteja interessado no assunto bullying por trazer, não somente uma definição, mas também exemplos reais, trajetórias de sucessos de algumas vítimas famosas, recomendações de como agir em determinadas situações, as formas de bullying, seus personagens. Traz também uma referência à adolescência e o que acredito ser mais importante: apresenta quais são as patologias que estão associadas ao bullying e que mais aparecem em seu consultório.

Como formas de bullying, a obra exterioriza: verbal; físico e material; psicológico e moral; sexual e por fim, o virtual. Dentre essas cinco divisões cabe expor que não se trabalha uma hierarquia de dor, sofrimento e/ou consequências. Acredito que o objetivo foi a exposição de que o bullying está em diversas facetas e que muitas vezes podemos ser personagens desse mal e não nos darmos conta por falta de conhecimento.

Ainda perpassa pelos personagens que se dividem em três tipos: vítimas, agressores e espectadores. Aqui acaba por esclarecer que as vítimas podem ser típicas, provocadora e/ou agressora. Acrescenta, ainda que os espectadores podem ser passivos, ativos e/ou neutros.
Por outro lado traz que: “os agressores apresentam, desde muito cedo, aversão às normas, não aceitam serem contrariados ou frustrados, geralmente estão envolvidos em atos de pequenos delitos, como furtos, roubos ou vandalismo, com destruição do patrimônio público ou privado. (SILVA, 2010, p,43).

Quanto às patologias associadas ao bullying que mais aparecem no consultório da psiquiatra e escritora posso expor: sintomas psicossomáticos, transtorno do pânico, fobia escolar, fobia social (transtorno de ansiedade social – TAS), transtorno de ansiedade generalizada (TAG), depressão, anorexia e bulimia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) e alguns outros quadros menos frequentes como esquizofrenia, suicídio e homicídio.

Posto isso, creio eu que o tema bullying tenha recebido o seu real valor, ficando claro e sustentado suas facetas entre os seus personagens dentro de uma sociedade que evoluiu e se digitalizou. Mas que carregou em seu cerne essa tragédia tornando o bullying em ciberbullying, dificultando ainda mais intervenções que possam orientar e sanar com o sofrimento.

Por fim, cabe a ressalva de que a autora escreve de maneira muito direta, exemplificando e tornando a leitura gostosa, geradora de frutos. Muitas vezes traz conteúdos que me fez rememorar situações em que fui vítima, agressor e espectador, sem ao mesmo ter ciência que vivia esse papel. Interessante acaba se tornando a possibilidade de aprofundar o mergulho nesse assunto, pelas referências que são perfeitamente expostas e que são complementadas com endereços eletrônicos que também são protagonistas nesse tema.

Amanda.Contiero 24/05/2018

Mentes Perigosas nas Escolas
O livro traz uma contextualização do bullying e demais violências em âmbito escolar, englobando seus aspectos sociais e psicológicos, com uma linguagem clara, simples e objetiva. Leitura recomendada tanto aos pais quanto aos jovens, por desvendar muitas ações e omissões que agravam todas as formas de violência escolar; levantar possíveis estratégias de enfrentamento ao fenômeno; gerar reflexão sobre o bullying como uma problemática que envolve as políticas públicas referentes a área social, da saúde e da educação; e demonstrar as transformações sócio-históricas que influenciaram nas transformações dos comportamentos no contexto escolar. Vale a pena conferir.