Thiago 05/01/2023
Resenha
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. 188 p.
A obra Bullying: mentes perigosas nas escolas de autoria da Psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva foi escrita em 188 páginas riquíssimas de informações sobre o tema Bullying nas escolas. Lançado pela Editora Objetiva em 2010, no Rio de Janeiro.
Dividida em nove capítulos: 1. Bullying: perigo nas escolas; 2. Os personagens dessa tragédia; 3. A juventude nos tempos modernos: um panorama global; 4. Os diversos comportamentos frente ao bullying; 5. Sucesso e reconhecimento dos que superaram o bullying; 6. Bullying: do inicio aos dias atuais; 7. Ciberbullying: sinal dos tempos; 8. Bullying e suas variações e 9. Para construir a vida nova. Além de contribuir com uma lista de sites úteis, dicas de filmes, menção a músicas e uma referência bibliográfica extraordinária que nos permite beber diretamente na fonte de suas pesquisas.
Com o exposto pode-se presumir muito do que se permeia toda a obra, mas aqui se faz necessário evidenciar que se torna uma referência de grande importância para quem esteja interessado no assunto bullying por trazer, não somente uma definição, mas também exemplos reais, trajetórias de sucessos de algumas vítimas famosas, recomendações de como agir em determinadas situações, as formas de bullying, seus personagens. Traz também uma referência à adolescência e o que acredito ser mais importante: apresenta quais são as patologias que estão associadas ao bullying e que mais aparecem em seu consultório.
Como formas de bullying, a obra exterioriza: verbal; físico e material; psicológico e moral; sexual e por fim, o virtual. Dentre essas cinco divisões cabe expor que não se trabalha uma hierarquia de dor, sofrimento e/ou consequências. Acredito que o objetivo foi a exposição de que o bullying está em diversas facetas e que muitas vezes podemos ser personagens desse mal e não nos darmos conta por falta de conhecimento.
Ainda perpassa pelos personagens que se dividem em três tipos: vítimas, agressores e espectadores. Aqui acaba por esclarecer que as vítimas podem ser típicas, provocadora e/ou agressora. Acrescenta, ainda que os espectadores podem ser passivos, ativos e/ou neutros.
Por outro lado traz que: “os agressores apresentam, desde muito cedo, aversão às normas, não aceitam serem contrariados ou frustrados, geralmente estão envolvidos em atos de pequenos delitos, como furtos, roubos ou vandalismo, com destruição do patrimônio público ou privado. (SILVA, 2010, p,43).
Quanto às patologias associadas ao bullying que mais aparecem no consultório da psiquiatra e escritora posso expor: sintomas psicossomáticos, transtorno do pânico, fobia escolar, fobia social (transtorno de ansiedade social – TAS), transtorno de ansiedade generalizada (TAG), depressão, anorexia e bulimia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) e alguns outros quadros menos frequentes como esquizofrenia, suicídio e homicídio.
Posto isso, creio eu que o tema bullying tenha recebido o seu real valor, ficando claro e sustentado suas facetas entre os seus personagens dentro de uma sociedade que evoluiu e se digitalizou. Mas que carregou em seu cerne essa tragédia tornando o bullying em ciberbullying, dificultando ainda mais intervenções que possam orientar e sanar com o sofrimento.
Por fim, cabe a ressalva de que a autora escreve de maneira muito direta, exemplificando e tornando a leitura gostosa, geradora de frutos. Muitas vezes traz conteúdos que me fez rememorar situações em que fui vítima, agressor e espectador, sem ao mesmo ter ciência que vivia esse papel. Interessante acaba se tornando a possibilidade de aprofundar o mergulho nesse assunto, pelas referências que são perfeitamente expostas e que são complementadas com endereços eletrônicos que também são protagonistas nesse tema.