O que eu aprendi sendo xingado na internet

O que eu aprendi sendo xingado na internet Leonardo Sakamoto

Resenhas - O que eu aprendi sendo xingado na internet

allanpatrick 30/11/2016

Sakamoto tem que agir como escreve
Antes de mais nada, para que não fique mal entendido e imaginem que sou um troll anti-sakamoto, esclareço que adquiri três exemplares desse livro, um pra mim, dois para doá-los à biblioteca pública da universidade onde estudei (UFRN). Além disso, sou contribuinte mensal da ONG Repórter Brasil, dirigida por este fantástico jornalista.

A minha primeira bronca com a obra é o jeito "isentão" de Sakamoto de lidar com a crise atual (2014-2016 & continua). Diz que o radicalismo atual não é produto do radicalismo de direita mas de um "monstro que foi alimentado pelos dois mais importantes partidos políticos brasileiros" (pág. 10 da minha edição).

Minha segunda bronca é com sua abordagem crítica em relação ao bolsa família (pág. 44), como se este não fosse um dos programas com maior massa crítica de dados e pesquisas acadêmicas acumuladas mostrando sua eficiência. Sua crítica ao bolsa família parece ser dirigida a agradar o leitor de classe média alta carregado de preconceitos contra o programa.

Mas tem mais, Sakamoto arruma tempo pra bater palma pros programas sociais do governo FHC (pág. 111) e ataca o PT por ser muito "pragmático", por fazer alianças políticas de conveniência (sem indicar qual seria a alternativa? Fechar os poderes legislativos?), mas ao mesmo tempo acusa o PT de ser culpado pelos radicais de direita serem como são! (pág. 112).

Mas não para aí, apesar de ele atacar o PT por seu "pragmatismo", ele condena quem se recusa a atender aos grandes meios de comunicação (o popular "PIG") e recomenda ser mais pragmático no trato com a imprensa (pág. 59; curioso, qual a diferença entre o PP de Maluf e uma TV que desvia R$ 1 bilhão em sonegação?) e coloca em segundo plano a questão da democratização dos meios de comunicação.

Pra mim, o autor, por quem tenho imenso respeito como profissional, saiu menor deste livro.
Mauro.Cardoso 21/12/2017minha estante
Esse comentário mostra a importâcia do Sakamoto. Precisamos, cada vez mais, de pessoas de esquerda não-petista. Ao chamar o autor de "isentão" por suas críticas tanto ao PT quanto aos demais partidos, o comentarista fica preso em uma falsa dicotomia e mostra que não entendeu a crítica do autor, que se sai maior nesse livro.

Bia Bitencourt 26/08/2016

O que aprendi com Leonardo Sakamoto
Coletânea de textos curtos publicados no blog do Sakamoto, de teor divertido e, simultaneamente, político. As discussões propostas são interessantes, ainda que não analisadas profundamente.

Jota 10/05/2020

Manual para não ser gado na internet
Livro escrito por Leonardo Sakamoto, jornalista e colunista do UOL, diretor da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.

Foi lançado em 2016, numa época em que a polarização política já estava a níveis absurdos, devido a campanha para eleição presidencial de 2014, e os protestos a favor e contra impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

Se por um lado, Sakamoto tem um grande público que acompanha seus textos, também tem um grande número de detratores que, com o acirramento das disputas políticas entre direita e esquerda, passaram a xingá-lo e até ameaçá-lo.

Sakamoto aborda a facilidade com que se disseminam ódio e fake news na internet, sobre como pessoas covardes e criminosas se escondem através de perfis falsos, sobre o uso dessa máquina de desinformação e ódio por partidos e políticos.

Dessa forma, o livro lança um manifesto a favor da liberdade de opinião e expressão na rede, mas pede regras e mecanismos que impeçam que as fake news sejam usadas contra nossa democracia.

Leitura obrigatória num país cujo presidente foi eleito graças às fake news, e que governa com o tal do "gabinete do ódio".

Edu Freiberger 26/08/2016

Curtos textos sobre a experiência nada confortável de um ativista dos Direitos Humanos na rede social de computadores, que às vezes se materializam através de abordagem na "vida real" do escritor.

dai bugatti 15/09/2022

Prático e direto
Reflexões do autor que fazem muito sentido quanto ao momento atual com um fechamento que gera reflexão. Bom, porém esperava algo menos óbvio - o que não retira minha admiração pelo autor.

Diego 27/02/2019

Um guia para não ser pato na internet
Dê este livro para seu filho, sua mãe e também para o tiozão do churrasco (aquele que fica compartilhando fake news no WhatsApp).

Calsbooks 16/03/2023

Massa
O livro é super interessante! Ajuda a abrir a mente a respeito de várias questões que são recorrentes no dia a dia! Eu leria de novo, achei importante e extremamente interessante.

Vanessa 19/02/2023

Gostei de maneira geral! Não correspondeu ao que tinha pensado que se tratava ao ler o título, mas conseguiu ser bom e útil dentro do que propôs. Curto e de fácil leitura. Muito educativo.

Nena 02/08/2017

Sakamoto é jornalista, blogueiro da Uol, militante dos Direitos Humanos e professor de jornalismo. O livro tem cunho político e social, tudo abordado com bom humor, mas sem dar a devida seriedade q o assunto exige. Assuntos como a polarização da internet, violência gratuita, haters (aqueles indivíduos q tem prazer em espalhar ódio), o q a falta de leitura e de uma boa pesquisa de informações acarreta, memes, entrevistas e muito mais fazem parte desse quase manual de sobrevivência na selva virtual. Uma leitura muito prazerosa e edificante.

Flavio.Roberto 17/02/2019

Bom pro debate
Livro excelente. De linguagem fluida, bem escrito, divertido na medida certa. Leitura que prende, incentiva a reflexão e o debate. Reporta-se aos eventos de 2013 A 2016, recentes ao 2006 da conclusão do livro, mas serve à reflexões sobre como chegamos ao atual momento. Recomendadíssimo!

Guilherme 02/03/2019

Fraco
Sinceramente não gostei do livro, talvez porque a espectativa a respeito dele era maior. Uma linguagem um pouco provocativa, simplista demais, que não trata ao certo sobre o tema específico do livro. Uma decepção!

Daniel 06/05/2019

Ótimo
Apesar do assunto ser sério, conseguiu me divertir em vários trechos. Tem ótimas dicas também.

Tiarajú 29/03/2020

Livro necessário
Sakamoto é preciso em suas análises - aliás, cheias de ironias e bom humor - ao nós mostrar como a seção de comentários em sites e em redes sociais virou um esgoto. Ele dá as dicas para fugirmos disso, o que infelizmente não vejo quase ninguém seguir.

Cristiano.Goes 13/02/2021

SAKAMOTO
Livro pequeno. Dá para ler em um dia. Traz as reflexões do autor sobre este mundo digital que vivemos, com suas facilidades e dificuldades. Merece uma leitura para compreendermos no que estamos nos metendo.