Os Oito Primos

Os Oito Primos Louisa May Alcott

Resenhas - Os Oitos Primos

Larinha 04/06/2021

Doce Rose
O livro conta a história de uma menina chamada Rose que era órfã. Ela foi para a casa de suas tias e lá era muito triste e fraca. Com a chegada de seu tio Alec tudo mudou... Além disso, Rose vive várias aventuras com seus 7 primos homens. E ao longo dessa criação e das aventuras a gente acompanha Rose crescer e virar um ser humano de muita luz e empatia (ps: e ela só tem 14 anos!!!).
Leitura incrível, acalentadora e de aquecer o coração. Se eu pudesse escolher algum livro para morar nele, seria esse.

Tuca 25/08/2017

"A menina modesta não sabe o poder de atração que tem, mas um dia descobrirá”
Que livro fofo!!!!! Eu queria muito ter primos como esses.
Com a morte do pai, Rose fica sob a tutoria de Tio Alec. A jovem de treze anos que era considerada pelas tias uma menina franzina e sem energia ao receber uma criação diferente da que as damas costumavam ter pelo tio começa a aflorar ( não é à toa que a continuação do livro chama-se Rose in Bloom, que pode ser traduzido como Rose -Rosa- em floração). A convivência com os seus sete primos (todos meninos) também é de incrível ajuda para o amadurecimento de Rose Campbell, e o Clã (como era conhecido o grupo dos primos) passa a nutrir uma enorme admiração e carinho, e ouso até dizer um pouco de veneração por ela (há uma momento em que o narrador chama Rose de a rainha dos primos, então a ousadia talvez não seja tão grande assim). Rose tem um coração enorme, está sempre disposta a cuidar daqueles que ama, e por mais que se irrite às vezes com as traquinagens dos primos, guarda um enorme apreço por eles. As ideias de educação do Tio Alec são bem modernas, ele resolve ensinar até anatomia a Rose, além de se livrar de todos os espartilhos dela por considera-los objetos de tortura. E como não se pode deixar de esperar das mentes espertas de adolescentes até um joguinho estilo verdade ou consequência surge na história. De certa forma, Rose era como a força da gravidade sempre atraindo seus primos onde quer que estivesse. . Há um trecho em que a autora fala sobre o amor de tios sem filhos pelos sobrinhos:

"(...) pois neste nosso mundo estranho, corações maternais e paternais frequentemente batem sábia e afetuosamente no peito de tias e tios que nunca se casaram e é minha opinião pessoal que essas criaturas valiosas são um lindo presente da natureza para cuidar com carinho dos filhos de outras pessoas. Eles certamente são consolados dessa forma e recebem muito afeto que, de outro modo, se perderia".

A própria Louisa May, nunca tendo se casado nem tido filhos próprios, cuidou de sua sobrinha após a morte da Irmã. Por mais que "mulherzinhas" seja sua história mais conhecida e mais biográfica por assim dizer, " Os oito primos" também carrega uma parte de suas experiências com ele. É o estilo de livro certo pra quem gostou de Anne de Green Gables.

Tamires 20/01/2017

Os Oito Primos, de Louisa May Alcott
"Os Oito Primos" foi escrito por Louisa May Alcott (1832-1888), escritora norte-americana dedicada principalmente à literatura infantojuvenil, tendo sido publicado originalmente em 1875. No Brasil, foi publicado em e-book pela Pedrazul Editora, em dezembro de 2016, com tradução de Michelle Gimenes.

A narrativa conta a história da jovem Rose, uma órfã vivendo com várias tias a espera de seu tutor, o tio Alec, que está em viagem pelo exterior. Ela é uma criatura frágil, delicada, e, desta forma, tratada como uma um boneca de porcelana por seus familiares, que acreditam que a menina é muito doente por sua pouca disposição. Rose não conhecia o tio Alec nem os primos, desta forma, temia o encontro com eles e os rumos que sua vida tomaria com todas as mudanças prestes a acontecer.

“Rose, de fato, tinha alguns motivos para estar triste, pois não tinha mãe e também perdera o pai recentemente, o que deixou-a sem outro lar além desse onde passara a viver com suas tias-avós. Ela estava na casa há apenas uma semana e, embora as estimadas senhoras tentassem fazer o possível para deixá-la feliz, não haviam obtido muito sucesso, visto que Rose não era como nenhuma outra criança que elas conheciam, e as tias sentiam como se tivessem que cuidar de uma melancólica borboleta.”

“Minha criança, não espero que você me ame e confie em mim logo de uma vez, mas quero que acredite que colocarei todo meu coração neste novo dever; e, se eu fizer algo errado, e provavelmente farei, ninguém sofrerá mais amargamente do que eu por esse erro. É culpa minha que eu seja um estranho para você, quando o que eu quero é ser seu melhor amigo. Esse é um dos meus erros, e nunca me arrependi tão profundamente quanto agora. Seu pai e eu tivemos um desentendimento uma vez, e eu pensava que nunca fosse perdoá-lo; então, me afastei por anos. Graças a Deus, fizemos as pazes na última vez que o vi e, naquela ocasião, ele me disse que, se fosse obrigado a partir, deixaria sua garotinha sob meus cuidados como símbolo de seu amor. Não posso tomar o lugar dele, mas tentarei ser um pai para você; e, se aprender a me amar a metade do que amava aquele que você perdeu, serei um homem orgulhoso e feliz. Acredita nisso e está disposta a tentar?”

Rose é a única garota entre os primos, o barulhento Clã de sete rapazes. Ao descobrirem que o avô era escocês, os meninos aprenderam sobre a cultura da Escócia, tudo pela glória do Clã. Após conhecê-los a resistência inicial da jovem foi se dissipando, e ela pôde ver nos meninos amigos valiosos. A partir do experimento de tio Alec, que propunha criar Rose a sua própria maneira por um ano, sem interferência das tias, a menina desabrochou, e mostrou-se tão cheia de vitalidade quanto os primos. Alec não pretendia criar Rose nos moldes de criação das meninas da época. Para ele, além de aprender tarefas domésticas, a menina também devia ser livre para brincar e aprender sobre anatomia, por exemplo. Ao término do primeiro ano, Rose poderia escolher continuar com o tio Alec ou viver com alguma das outras tias. Nesta parte, é difícil até para nós leitores esboçar uma preferência, pois cada tia uma tem uma particularidade e contribui para a formação da jovem de sua própria maneira, sempre com muito afeto.

"Os Oito Primos" ressalta valores familiares e de amizade dos quais estamos muito carentes na atualidade. Por exemplo, em um dos capítulos Rose promete não usar mais brincos, adorno que ela gostava muito, caso os primos concordassem em não fumar. Ou quando deixou de participar de uma festa, para que a empregada Phebe fosse em seu lugar. Pode parecer uma coisa boba, mas abrir mão de uma coisa que se quer ou goste muito não é fácil nem comum. A história de Louisa May Alcott nos deixa esse tipo de lição ao mostrar o desenvolvimento dos jovens primos e suas aventuras.

Em uma rápida pesquisa no Google, vi que existe uma continuação da história "Os Oito Primos", chamada "Rose in Bloom". Na continuação, acompanhamos a protagonista Rose em sua vida na sociedade. Todos os nossos queridos personagens continuam na sequência, o que me deixou bastante animada para prosseguir com a leitura. Infelizmente, Rose in Bloom não foi publicado em português ainda. Fica aqui registrado o pedido para a Pedrazul Editora trazer mais essa história para o nosso idioma.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-os-oito-primos-de-louisa-may-alcott/
Andrea 07/07/2017minha estante
Deve ser linda a história! Adorei sua resenha Tamires! Já está na minha pequena grande lista! rsrsrs

Joice.Cappi 22/01/2018minha estante
Boa noite. Tudo bem? Você tem interesse em trocar este livro?

Tamires 23/01/2018minha estante
Olá, Joice! Infelizmente esse livro só foi publicado em e-book. Não há edição física até o momento. Bjs!

Joice.Cappi 23/01/2018minha estante
Obrigada

Aracéli 27/07/2018minha estante
Li este faz tantos anos!!! Deu saudades!

Jess_Merco 20/06/2020minha estante
Amei a sua resenha! E já vou colocar na minha lista de desejados! *-*

Tamires 06/07/2020minha estante
Muito obrigada, Jéssica! ??

leituraseinspiraca 17/11/2022

Lindo ?
Uma história de amadurecimento natural. Amei a narrativa simples e divertida e me apaixonei pelas crianças ??

Rose é uma criança sensível e com senso moral marcante. Criada por seu tio com a ajuda de algumas tias e vários primos que auxiliam no desenvolvimento da protagonista e na lapidação de seu caráter, ressalta os valores familiares e a diferença que faz ser criado em um ambiente de amor e companheirismo. Demonstra a importância de preservar a inocência e ingenuidade das crianças, bem como a integridade delas desde cedo.

Wayne 21/06/2020

Encantador!
O livro é muito gostoso de ler, tão delicado e rápido, que quando acabou eu queria mais. Já vi leitores comentando que sentiram dificuldade de sair de uma história e foi bem essa a sensação que tive com o livro e seus personagens.
Fui cativada, simplesmente isso.

Rafaelle 15/10/2020

Os oito primos
Eis uma das minhas leituras favoritas do ano e um dos livros mais injustiçados que já li.

Os oito primos é um livro de Louisa May Alcott, autora também de Mulherzinhas, e é um dos livros mais fofos que eu já li. Eu realmente não consigo entender como esse livro não tem metade do sucesso de Mulherzinhas porque, ao meu ver, Os oito primos é muito melhor.

Nessa livros conhecemos Rose, uma órfã de 13 anos, de saúde frágil, deixada sob o cuidado de duas tias-avós enquanto aguarda a volta de seu excêntrico tio e tutor que está no exterior. Rose viveu uma vida isolada com o pai e agora se vê rodeada por seis tias loucas para agradá-la e sete primos extremamente agitados. Rose se sente atordoada com sua nova situação e encontra alento somente em sua amizade com Phebe, uma criada da casa.

Com a volta de tio Alec, o destino de Rose é colocado em jogo. Todas as tias querem palpitar na educação da jovem mas o tio está decidido a criar Rose do seu próprio modo. Então ele decidi propor educar por um ano e se depois desse prazo não fosse bem-sucedido, então deixar a menina sob os cuidados das tias.

Rose então fica sob os cuidados desse tio carinhoso e nada convencional. Enquanto tem todos os seus conceitos virados de ponta cabeça, ela também se vê constantemente rodeada pelo "clã", como seus sete primos se referem à si mesmos desde que descobriram que o avô era escocês. Pouco a pouco o clã conquista a confiança de Rose e ela se abre para se tornar amiga e companheira de todos.

Esse livro mostra a transformação de uma menina assustada e frágil em uma moça cheia de vida e feliz. Tio Alec defende que uma jovem deve correr, se divertir, não usar espartilhos e estudar mais do que etiqueta. Rose é uma herdeira mas seu tio lhe mostra que ela não precisa e nem deve se limitar a isso. Acompanhamos o desenvolvimento moral dessa jovenzinha, sua luta contra a vaidade, seu amor crescente pela família e conhecemos seu bondoso coração.

"Se vocês, jovenzinhas, soubessem o que é a beleza verdadeira, poupariam muito tempo e dinheiro e evitariam muita dor, ao invés de se espremerem, passarem fome e fazerem de tudo para manter a palidez. A mente sã em um corpo são é o melhor tipo de beleza para um homem ou uma mulher."
(pág. 45)

Esse tem sido um ano de leituras incríveis mas esse livro conquistou um lugar especial no meu coração. Me deixou com um sorriso bobo no rosto depois da leitura e já parti imediatamente para a continuação. Só de escrever essa resenha já sinto vontade de abri-lo e ler tudo de novo. Todo mundo deveria dar uma chance à Rose, Tio Alec, Phebe e às seis tias e sete primos. Garanto que todos eles vão roubar um pedacinho do seu coração e te deixar feliz por essa leitura.
Ieda.Marques 15/10/2020minha estante
Nunca havia ouvido falar desse livro e me parece que é o tipo de livro que gosto. :-)

Ieda.Marques 15/10/2020minha estante
Acabei de comprar esse livro! Grata pela dica! :-)

Souza.Barbosa 23/01/2023

Amadurecimento.
O que muitos precisam, ? só uma oportunidade de reviver o amor.
Mesmo quando a morte faz separação daqueles de quem amamos a vida nos presenteia
Tio Alec e Cia.

Evelize Volpi 28/08/2021

Uma delicadeza de livro e escrita. Amo essa autora. Pretendo ler a continuação .
Quem vai começar a ler essa autora pela primeira vez indico Mulherzinhas, um livro apaixonante, depois a continuação Boas Esposas.
Quero ler tudo dessa grande autora!?

Ana_Elisa_Toledo 28/05/2022

Uma linda história sobre irmandade, amor, acolhimento.

Feliz de quem tem um Tio Alec e primos amorosos.

Amei.

Mandark 09/09/2022

Moralidade da melhor qualidade...
Louisa entrou em minha vida através de suas Mulherzinhas... E não saiu mais. Antes de voltar para Jo e seus Homenzinhos, resolvi me aventurar na trajetória de Rose e seus primos. Um livro doce e singelo, cheio de belas imagens e de boas lições de vida... Ansioso pela continuação com o Desabrochar de Rose.

Mari 17/08/2023

Gostei
Uma delícia de leitura! A escrita é muito singela e tem alguns elementos que aparecem também em Mulherzinhas. O amor transborda das páginas.

Jenni.Castro 12/12/2021

Esse livro é um encaixe perfeito de harmonia! Que crianças amorosas e encantadoras!!!!!!
Como não rir de crianças tão animadas? Eu amei.
Um modelo perfeito de uma leitura leve e encantadora.

LuizaSH 06/02/2020

Não sabia, mas o livro é bem mais para um público infanto-juvenil, não que não possa ser lido por pessoas de várias idades.
A história é sobre uma menina órfã, Rose, que vive com uma tia avó, mas que tem um tio como seu guardião, Alec, que um dia volta de viagem e passa, de fato, a assumir suas responsabilidades como tal. Ajuda a menina a melhorar de saúde e a ensina diversas coisas. E aí Rose conhece 7 meninos, seus primos que moram no mesmo vilarejo, e todos ficam amigos, não se desgrudam mais.
É uma leitura leve, fácil, rápida, serve pra distrair e relaxar, mas no mais é isso, o foco maior é descrever a rotina de brincadeiras e aprendizados de uma turma de crianças e adolescentes.

Mariane 10/03/2020

Foi triste criar uma expectativa da escritora do livro tão lindo e apaixonante que é "Mulherzinhas" e me deparar com esse livro, essa leitura morna, detalhista de cenas bobas demais, chatooo. Não via a hora de finalizar e ler algo bom.

Dernhelm 16/09/2022

Os Oito Primos
Esse livro me surpreendeu, não conhecia nada sobre a estória e amei. As aventuras de Rose e de seus sete primos são divertidas e fofas. Preciso ler a continuação urgentemente.