Crimes e Suspeitos

Tito Prates

Resenhas - Crimes e Suspeitos

estantedasuh 12/09/2016

Crimes e Suspeitos - Blog Estante da Suh
Crimes & Suspeitos é uma coletânea de contos onde vários autores escrevem historias sobre esse tema. Recebi esse livro pela Editora Illuminare e fiquei muito surpresa pela quantidade de talentos que existia no mesmo livro.

Esse livro foi criado como um tributo a nossa diva Agatha Christie, pelos seus 125 anos. Pra quem não sabe Agatha Christie é rainha do crime, ela escrevia livros de histórias policiais e suspense e até hoje seus livros são lidos no mundo todo.

Como são vários contos, mas precisamente 18 contos, eu vou citar os que me chamaram mais a atenção.

O conto intitulado "Gargalhando na Escada" de Ailton dos Santos Aragão, foi o primeiro a me chamar a atenção. Só pelo título fiquei pensando como alguém poderia morrer com uma gargalhada, isso me deixou ansiosa para iniciar a leitura. Não vou falar muito das histórias se não vou dar spoiler, mas o autor soube em poucas páginas nos contar uma história original e de muita lógica. A todo o momento ele plantou um suspense e fomos juntos com o investigador desvendando o mistério de todo o assassinato se assim posso dizer. O final foi genial e muito, muito convincente.

O segundo conto que me chamou a atenção intitulado “Megalomaníaco" de Bruno Inácio. O que você faria para obter uma reportagem interessante e que todos a lessem? Pois bem, um repórter foi às últimas consequências para que seu trabalho fosse lido e ficasse famoso. O que me chamou a atenção nesse livro foi o nível de arrogância e egocentrismo que esse personagem tem. Ele não via problemas em forjar reportagens o que ele queria é que sempre tivesse novidades e como ele iria fazer isso em uma cidade pequena? Ele teve uma ideia muito louca e colocou em prática sem o menor sentimento. Fiquei chocada e ao mesmo tempo impressionada.

O terceiro conto que me chamou a atenção foi “A Irmã" de Carrel Ypiranga. Um padre está a beira da morte e seu sobrinho vai visitá-lo, a princípio ele pensa que vai dar seu último adeus ao seu tio, mas no meio da conversa o padre conta uma história meio sem pé nem cabeça e isso deixa o sobrinho muito confuso. Eu não sei como explicar sem contar a história toda, mas o que sei é que fiquei impressionada com esse conto. Conforme fui lendo não entendia muito bem do que se tratava, mas na última linha o conto todo foi esclarecido. Essa história é muito bem elabora e prende o leitor do começo ao fim.

E o último conto que vou destacar é "A Passarela" de Fernando de Menezes Nunes. O Detetive Silva está investigando um suposto homicídio e todas as provas nos leva a um único suspeito. Mas o Detetive precisava saber o que realmente aconteceu naquele lugar e vai atrás do suspeito. A história desde o começo nos leva por um caminho e aquele realmente parece o certo, mas depois vemos que não há uma única verdade. Nem sempre as provas falam por si só, as vezes há uma outra explicação para tudo o que aconteceu. Essa é mensagem que o autor passa para os leitores, vai em busca da verdade.

Eu destaquei esses quatro contos, mas o livro é repleto de historias maravilhosas. A cada pagina que lemos os autores nos leva a pensar, a analisar e tentar achar uma solução ou resposta para tudo o que aconteceu. E isso pra mim foi o mais interessante. Além de nos entreter, trabalhamos a mente e a nossa interpretação.

A edição do livro está perfeita. Diagramação simples, uma ótima revisão. A fonte é do tamanho certo para leitura, as folhas são amareladas. A editora está de parabéns pelo capricho com o livro.

Recomendo esse livro a todos que amam um bom suspense e adora bancar o Detetive nas horas vagas.

site: http://www.estantedasuh.com.br/2016/09/resenha-crimes-suspeitos.html