A guerra não tem rosto de mulher

A guerra não tem rosto de mulher Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - A Guerra Não Tem Rosto De Mulher

Gabriele.Luciani 15/10/2023

Concordo com meu amigo querido Luís Eduardo quando ele diz que faltou tratamento com a memória das mulheres. sei que o objetivo da autora era dar espaço a elas, era permitir que elas falassem. na verdade, como ela mesmo diz, era fazer uma história "da alma", "dos sentimentos" das pessoas comuns na guerra, sem ocultar a parte feia. aí que tá. é claro que o livro não é composto de relatos que foram despretensiosamente jogados ali de qualquer forma. a autora fez seleções, organizou, ocultou, destacou, ordenou e não deixou de fazer comentários, de falar, algumas vezes, sobre os telefonemas, as viagens e os encontros com as mulheres que relataram. ela escreveu, inclusive, sobre seus objetivos e sobre seus próprios sentimentos com relação a memória da guerra. é claro também que não é um livro de história acadêmica. no entanto, gostaria que a autora tivesse discorrido um pouco mais sobre os problemas, os limites, as possibilidades e as sensibilidades de se trabalhar com história oral e memória. gostaria de ler mais sobre o não-dito também. obviamente isso tem tudo a ver com as minhas expectativas como historiadora em formação. isso fica mais claro ainda porque me peguei pensando, várias vezes, sobre como seria interessante ler um texto historiográfico que fizesse uso desses relatos pra debater papéis de gênero na união soviética, além de, claro, abordar questões como imaginário sobre a guerra, censura etc. na verdade, acho que mil coisas podem ser estudadas a partir desses relatos. enfim, de qualquer forma, o livro é muito bom. foi uma leitura gostosa, apesar de muito triste. perdi a conta de quantas vezes chorei. senti muitas coisas contraditórias também. obrigada, sol, pelo presente.

Mariana_Dalmaso 05/10/2023

Obra poderosa
Livraço!!! A Guerra Não Tem Rosto de Mulher desafia os estereótipos tradicionais de gênero. A obra retrata a Segunda Guerra Mundial na versão das mulheres, mas, somente das mulheres que atuaram na batalha. Elas foram atiradoras, enfermeiras, mecânicas, pilotos e exerceram muitos outros papéis, que no cenário de guerra, são papeis normalmente associados aos homens. O que mais me impressionou foi a honestidade brutal com que essas mulheres compartilharam suas experiências. O legal é que esta é uma obra constituída basicamente de depoimentos. Elas não buscavam glória ou reconhecimento: queriam apenas que suas histórias fossem ouvidas. Em um mundo onde as narrativas femininas ainda não são comuns, o livro serve como um lembrete da importância de ouvir e valorizar essas vozes.

Anna 30/09/2023

Esse livro me trouxe uma perspectiva que eu não conhecia sobre a 2ª guerra, uma perspectiva que é cortada da história. É importante como mulher conhecer narrativas sob o ponto de vista feminino.

É uma leitura pesada, pois os acontecimentos de uma guerra nunca são leves, porém essencial como leitura. Gostei bastante e me fez pesquisar mais sobre o assunto.

Rafa569 28/09/2023

Eu amei, não tem muito o que eu falar
É um livro pesado, eu fiquei engatilhada com algumas das situações citadas, mas apesar de todas as lagrimas que eu chorei por esse livro eu acho ele extremamente necessário. Leiam, sério, vocês não vão se arrepender, e eu recomendo ler como eu li: ao poucos, com calma, e aberto a essa experiencia.

Luis361 27/09/2023

Emotivo e tocante, porém
É um ótimo livro
Com uma leitura super difícil devido ao conteúdo que carrega.
Meus únicos apontamentos são em relação a escrita jornalística da autora, que por vezes, demonstra uma falta de trabalho com os relatos fonte, tratando memória como uma verdade não manipulável.
Escorreram lágrimas de mim em alguns casos.
Gostei muito!
Obrigado Gabe pela indicação.

Andrea Janaina 19/09/2023

Livro com muitas histórias reais e tristes
É uma coletânea de relatos de mulheres que participaram ativamente na Segunda Guerra Mundial, se alistaram espontaneamente e contam como era nos bastidores, como lutaram e como sofreram durante e pós-guerra.

Cada uma tem a sua dor.

Descrevem situações que não imaginamos desde a dor das mortes em si, como também das situações cotidianas: sem absorventes, sem roupas íntimas e sapatos nos tamanhos femininos e como isso atrapalhava o desempenho.

Além do preconceito com as mulheres que tinham tarefas domésticas nos batalhões e com as mulheres que estavam na linha de frente do tiroteio e do comando.

O preconceito dos homens, que acreditavam que por serem mulheres não ajudariam em nada e ocorreu o oposto. E o preconceito das mulheres que não foram para o campo de batalha e acreditavam que as que foram, eram prostitutas e não era nada disso. Elas só queriam lutar pela pátria, ajudar salvar seu país.

?Passei três na guerra... e, nesses três anos, não me senti mulher. Meu organismo perdeu a vida. Eu não menstruava, não tinha quase desejo feminino?.
?Sabe o que pensávamos na guerra? Sonhávamos: ?Bom, rapazes, se sairmos vivos... Como serão felizes as pessoas depois da guerra! Como será feliz, como será bonita a vida. Essas pessoas que tanto sofreram vão ter pena umas das outras. Vão amar. Serão outras pessoas?. Não tínhamos dúvida. Nenhum tiquinho.
Meu bem... As pessoas se odeiam tanto quanto antes. Mataram de novo. Isso para mim é o mais incompreensível... e quem são? Nós... somos nós...?

Ler esse livro foi duro. Histórias de vida destruídas sem escolhas. Filhos, maridos, irmãs, mães, esposas perdidas por causa da guerra.

Uma leitura necessária para que todos possam conhecer a fundo a situação de uma guerra e quem sabe um dia, nunca mais optem por isso.

Recomendo, mas será uma leitura que mexerá com muitos sentimentos.

Gabriella440 12/09/2023

"Tenho pena de quem vai ler esse livro, e também de quem não vai ler??
Eu já me emocionei lendo livros, mas até esse, eu nunca havia chorado.
Estudei História, e conheço muito bem a história da segunda guerra mundial, li narrativas, assisti a filmes, e nunca fiquei tão impressionada quanto lendo esse livro de memórias.

mia 04/09/2023

Cruel e realista
Esse livro mostra o lado não contado da guerra mais conhecida do planeta. A guerra das mulheres vai muito além do campo de batalha, ela se extende até os dias de hoje em que essas mulheres ainda convivem com o peso e as consequências da guerra nos anos 40. O livro mostra que as mulheres sempre existiram dentro da guerra, em todas as áreas e níveis existentes.

Comecei essa leitura em 2020, mas só consegui terminar esse ano porque é muito maçante e pesada. Mesmo tendo começado a leitura anos atrás, o capítulo que mais me marcou foi um dos iniciais, em que a mulher relata que teve que afogar o próprio bebê. 3 anos se passaram e esse relato nunca se apagou da minha memória.

moreveloso 03/09/2023

A Guerra não tem rosto de mulher
Fiquei um bom tempo imaginando o que poderia falar sobre esse livro, digerindo ele, tentando me colocar no lugar de cada relato que li ali. A verdade é que eu faço faculdade de História e mesmo que eu estude por 1000 anos, nunca serei capaz de compreender o pq as coisas acontecem e aconteceram nesse mundo. Esse livro é precioso demais e trata da guerra em sua realidade nua e crua, trazendo relatos de mulheres que deram sua alma por uma causa. Simplesmente sensacional, impactante e de tirar o fôlego!!!

Marjory.Vargas 27/08/2023

Todos nós já lemos vários livros (ou ao menos um) sobre a Segunda Grande Guerra. Porém, nenhuma das obras, de ficção e não ficção me preparou para o que encontrei nesse livro. A guerra não tem rosto de mulher conta a história das mulheres russas que lutaram no front (atiraram, mataram, salvaram, desarmaram minas…). O livro foi publicado em 1985, mas só em 2016 foi traduzido para o Brasil.

O livro é dividido em temas, e repleto de depoimentos. A escrita da autora é tão boa que, lendo os depoimentos, é como se estivéssemos sentadas conversando com essas mulheres que lutaram tão bravamente.

Esqueça aquela imagem de soldados alinhados, um pouco sujos, com alguns arranhões. O que vemos nesse livro são pernas e braços dilacerados, falta de suprimentos médicos, escolher entre salvar um e outro porque não dava tempo de salvar os dois… A morte é o único elemento presente em todos os capítulos.

Apesar de o título falar de mulheres, preciso ressaltar que muitos depoimentos eram de jovens que tinham treze, quinze anos quando a guerra começou. E muitas mentiam a idade para poderem ir a luta, pois ninguém queria ficar esperando a morte bater na porta de casa.

Esse é um livro sobre mulheres… Mulheres atiradoras de elite, enfermeiras, cirurgiãs, pilotas, oficiais de comunicação… Mulheres que iam combater com os filhos nas costas… que escondiam remédios e suprimentos entre as roupas dos filhos para passar pelos postos de controle alemãos… mulheres que esqueceram que eram mulheres durante anos…

É uma leitura cruel, mas necessária. A guerra narrada pelos homens é cheia de atos heroicos. A guerra narrada pelas mulheres é cheia de dor, sangue, desafios e perdas.

Danillo 17/08/2023

Chocante, Emocionante, Dilacerante? um misto de emoções
?A solidão da pessoa que volta de lá. É como se viesse de outro planeta ou do além. Ela tem o conhecimento de algo que os outros não têm, e só é possível conquista-lo ali, perto da morte?

Ótimo livro, mostra o ponto de vista de mulheres que atuaram no front e de certa forma foram ?esquecidas? ou ao menos não houve o devido reconhecimento.

Recomendo ler intercalando com outro livro, pois aqui temos uma leitura pesada, alguns relatos de embrulhar o estômago com as atrocidades que foram cometidas e vivenciadas por essas mulheres.

A leitura pode em alguns momentos ficar maçante, especialmente no final do livro, mas de qualquer forma, pra quem gosta do tema é um livro indispensável de um ponto de vista nunca visto antes.

_bbrcam 08/08/2023

"Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar meu coração."
Em todas as facetas, guerra é guerra. Dar voz a quem não tinha voz é como ver um novo lado e conhecer novas histórias. Uma leitura muito interessante e necessária para refletirmos sobre futuro e sobre paz.

Izabella 22/07/2023

A Guerra não tem rosto de mulher
Um livro emocionante que trás uma perspectiva sobre a guerra que eu nunca tinha refletido antes sobre, muitos relatos que me impactaram e me emocionaram com toda a sensibilidade do olhar dessas mulheres, recomendo essa leitura para todos.

giovanatoledo11 14/07/2023

"Lembro de um provérbio da minha mãe. Mamãe costumava dizer: ?A bala é dura, o destino é cruel?. Ela usava esse provérbio para qualquer desgraça. A bala é uma só, o ser humano é um só, a bala voa para onde quiser, o destino manipula uma pessoa como quiser. Para lá e para cá, para lá e para cá. Uma pessoa é uma pluma, uma pluma de pardal. Nunca saberá o seu futuro. Não nos é dado?"

fermatias 13/07/2023

Impressionante
Interessante, mas muito difícil pensar e ler sobre esses tempos extremamente sombrios da humanidade. Engrandecedor ver esse assunto delicado pela ótica de uma mulher escrevendo sobre mulheres.
Leitura difícil e um pouco cansativa.