Sopa De Salsicha

Sopa De Salsicha Eduardo Medeiros

Resenhas - Sopa De Salsicha

Ana 25/09/2016

Eu gosto demais de graphic novels, apesar de não ser um gênero que eu traga muito para vocês aqui no Roendo Livros. Me apaixonei por Sopa de Salsicha logo que vi a capa, quanto amor! Como vocês já devem saber, eu não sou muito de ler sinopses, então não fazia ideia do que o Eduardo ia me contar... Gente, não é que eu me apaixonei pela história também?

Sopa de Salsicha é um quadrinho biográfico onde Eduardo Medeiros narra o seu maior desafio, que é justamente a criação desse seu primeiro romance gráfico. É claro que ele faz isso de uma forma super divertida, contando para nós todas as suas dificuldades, os bloqueios criativos, a ajuda que teve dos colegas... Ah, também nos apresenta uma pessoinha muito especial, a Aline, sua esposa, mais conhecida como Baixinha.

Eu simplesmente não consigo expressar em palavras o tanto que eu gostei desse quadrinho. Gente, é incrível, super bem humorado... A Aline é tão incrível que nem parece ser de verdade, sério. Falo isso no bom sentido, é impossível uma pessoa tão amável e fofa ser real. Eu gosto muito de histórias que contam o dia-a-dia das pessoas, os problemas, a monotonia — afinal, nem sempre a vida da gente é um livro cheio de reviravoltas, né? — e a vida dos dois é exatamente isso o que eu disse, real, verdadeira.

A gente nunca pensa no processo de criar alguma coisa, já que a gente sempre tem as coisas prontinhas na mão. Eu já sabia que escrever um livro — ou desenhar, no caso do Eduardo, rs — não é uma tarefa fácil, mas só depois do Sopa de Salsicha eu vi que é realmente mais difícil do eu imaginava. Eu não sei como falar desse livro de uma forma que instigue vocês, mas por favor, leiam. Não se tornou um dos meus favoritos a toa, hihi.

Assim como toda história de verdade, tem muitas tomadas de decisões, escolhas, amadurecimento — que na minha opinião, além da Baixinha, é o foco principal do livro — e também muitas mudanças.

site: http://www.roendolivros.com.br/
Drica 06/02/2017minha estante
Maravilhosa sua resenha. Deu até vontade de conhecer seu blog. Fui lá e não me arrependi. É lindo! J[á estou te seguindo por lá! Abraços, Drica.

Alex 07/11/2016

Um dos trabalhos mais fofos e delicados que li nos últimos tempos. Em cada aspecto do livro você vê o fruto de intensa dedicação e comprometimento do autor com o trabalho: a capa, o traço, as cores, os diálogos, o roteiro.

Personagens carismáticos, umas boas risadinhas, e umas sacadas metalinguísticas geniais, como a ideia de “conversar” com outros traços artísticos – um diálogo não só de enfeite, mas que realmente exerce uma função narrativa –, com uma linda surpresa mais pra frente e que deu toda a diferença na obra.

A leitura flui muito bem e o autor acertou em cheio na extensão do livro: nem muito curto (deixando aquela expectativa não atendida), nem demasiado longo (dando tempo para os leitores mais ansiosos terem tédio), mas na medida ideal para aquilo que se propõe (crônicas sobre um casal jovem que muda de cidade), finalizando bem o livro.

Achei que eu já estava saturado desse estilo de graphic novel autobiográfica (se na sinopse eu vir que se trata daquela clássica historinha do dissidente que fugiu de um regime totalitário – “coincidentemente” sempre algum adversário do ocidente, como China, Irã e etc... – nem folheio), mas S. de Salsicha foi uma boa surpresa e mostra que esse estilo não tem limite e, sinceramente, tive mais prazer lendo S. de Salsicha do que pesos pesados do ramo que circulam bem no mercado editorial brasileiro, como os belíssimos Retalhos e Pílulas Azuis.

Recomendo.
Drica 06/02/2017minha estante
Alex,

Eu comprei essa HQ há pouco tempo e está entre as minhas leituras do ano. Eu folheei e achei que é muito boa, mesmo sem ter iniciado. Descobri essa HQ numa indicação de um vídeo de Youtube e fui atrás para comprar! Não me arrependo. É linda!

Lazaro 13/07/2022

Fofo
Rapaz esse Eduardo Medeiros deixa sempre alegre depois triste, depois pensando, depois rindo, depois sério...
E pronto, mas gostei sim quase todas as obras onde ele participa

Christiane.Sérgio 24/11/2022

Sou nova em leitura de grafic novel, acho que li uns 3 a 4 até o momento e tenho tido experiências incríveis com este tipo de leitura.

Eduardo Medeiros com Sopa de salsicha me prendeu pelo pé, mão, cabeça...enfim, pelo corpo inteiro.

É uma história engraçada e ao mesmo tempo, muito fofa.

Ele conta como foi foi o processo de criação deste livro, o bloqueio criativo que viveu no processo e o que ocorria paralelamente com sua vida compartilhada com Aline.

Ah, Aline!!! Que fofa!!!
A baixinha é real mesmo? Que ser humano lindo é ela. A história que ela faz para participar do livro é tão fofo quanto ela.?

Nem preciso dizer que amei, porque é óbvio!
Só coisas boas a relatar. A vida real retratada em um sopa de salsicha. Incrível!

Cilmara Lopes 05/02/2017

O que é uma grafic novel?
"Grafic Novel é quando nós, artistas, fazemos histórias em quadrinhos com mais de 100 páginas, totalmente dedicadas a fala e de nós mesmos e de problemas mal resolvidos de nossas vidas!
Nós passamos o livro contando nossas tristezas e podemos até falar sobre doenças para aumentar as vendas! E não esquecendo do mais umportante: Toda grafic novel tem que ser finalizada com pincel, para o livro ser elevado ao status de arte maior e com isso vem a fama, o dinheiro, a quitação das dívidas e o reconhecimento.." Eduardo Medeiros

Confesso que não tinha grandes expectativas para esta leitura, uma arte e roteiro que não me chamaram muito a minha atenção.
Porém, hoje despretensiosamente comecei a ler e só larguei quando finalizei.
Eduardo Medeiros conta uma pequena parte da sua vida, quando decidiu fazer essa grafc novel.
Tudo inicia quando ele e sua esposa mudam de Porto Alegre para Floripa.
Mas ao mesmo tempo ele está passando por uma espécie de bloqueio criativo, e com isso temos várias partes engraçadas e bem naturais.
Depois alterna-se para momentos mais sérios e até dramáticos, com relação ao passado de sua esposa.
A arte cartunizada que por vezes alterna em estilo, a intenção me lembrou "Wilson" de Daniel Clowes.
Tudo enfatiza os percalços do amadurecimento, a renovação de ciclos, o autoconhecimento e a libertação do comodismo favorável.
Mais do que recomendável! ^_^

Pri Gabarron 04/04/2017

Amei o traço, já a história não traz nada de muito especial, mas é engraçadinha.

Drica 06/04/2017

Hilário!
O Eduardo Medeiros encontrou o caminho para nos fazer rir à vontade com coisas tão simples do nosso dia-a-dia, na verdade, do seu próprio dia-a-dia. Ele é um cara de bem com a vida, relaxadão, mas que quer colocar para frente um sonho: trabalhar com o que ama. Nas suas aventuras, está sempre acompanhado de sua "baixinha", que também é divertidíssima e, vez por outra faz o Edu pagar um mico danado... kkkkkk...
Eu super recomendo para quem quer relaxar de suas leituras e rir de suas próprias patetices. Amei!