Os Mastodontes de Barriga Cheia: E Outras Histórias

Os Mastodontes de Barriga Cheia: E Outras Histórias Fernando Fernandez

Resenhas - Os Mastodontes de Barriga Cheia: E Outras Histórias

tadeumonteiro 09/10/2023

É provavelmente um dos meus livros preferidos. A divisão em crônicas de diferentes temas me agradou muito, e apesar de lidar com temas relativamente complicados da biologia da conservação e da ecologia (dentre outros), estes são passados de uma maneira bem leve, o que facilita o entendimento para pessoas fora da área das ciências biológicas. Recomendo a leitura para todos que se interessam pelo assunto.

Ana Dido 26/05/2023

Crônicas biológicas
"O real não nos basta, não satisfaz nossa curiosidade. Ficamos procurando mundos imaginários ou mistérios. [...] A perda da natureza, que se acelera nos últimos séculos, representa também a morte do mistério. Não há mais grandes matas virgens, inexploradas, que não façamos a menor ideia do que contenham."

"Quando se diz que uma cidade (ou parte dela) foi bem sucedida em melhorar suas condições 'ambientais', o que dizemos? O 'ambiente' a que nos referimos é para nós, é claro."

Fernando Fernandez nos traz neste livro crônicas que abordam diversos assuntos relacionados à Biologia da Conservação, Ecologia, Paleontologia, Evolução e Sustentabilidade, de leitura leve e linguagem informal.

Os textos são divididos em crônicas:
- Históricas;
- Conservacionistas;
- Gouldianas;
- Filosóficas;
- Biofílicas;
- Utópicas.

Eu, particularmente, gostei mais das históricas, pois tratam de fauna extinta ou quase extinta, assunto que me interessa. Porém, todos os textos são interessantes, alguns, inclusive, Fernandez faz uma descrição de artigos científicos de um modo bem fácil de entender.

Todo entusiasta ou acadêmico das áreas das Ciências deveria ler este livro incrível. Vale muito a pena.

Julia 06/01/2022

Desabafos sobre a conservação da natureza
Não achei que fosse gostar tanto! O professor Fernando tem uma destreza com as palavras das suas histórias. Recomenda bons filmes ao longo dos pequenos ensaios, e bate papos curiosos e leves sobre a natureza. Uma discussão super interessante de diferentes conceitos da biologia, como sustentabilidade. Uma ótima introdução ao mundo da biologia para qualquer um que se interessa pelo tema da conservação ambiental!

cpedras 03/08/2016

Crônicas de Biologia da Conservação para um mundo melhor
O livro desperta no leitor verdadeiro fascínio pelas ciências biológicas e tem grande potencial de levar à mudança de hábitos tão necessária à preservação de nosso planeta. As crônicas são divididas em 6 grandes temas, mas que se relacionam. Ótimo livro. Linguagem direta e bem objetiva. Mais detalhes podem ser lidos no link abaixo.

site: http://www.avesarvores.com.br/2016/07/cronicas-de-biologia-da-conservacao.html

Taci 13/06/2016

Um dos melhores
Sem dúvida um dos melhores livros que li este ano. Já era fã do Fernandez, desde o Poema Imperfeito, suas palestras, a emoção que ele põe em u=tudo que faz não passa despercebida, é motivadora sempre. Alguns textos deste livro eu já conhecia de outros canais em que ele publica e eu tbm sigo, porém para minha imensa surpresa e orgulho os novos textos me mostraram que ele é muito melhor do que minha vã filosofia poderia imaginar. Como é maravilhoso quando o texto de um de nossos ídolos vai ao encontro do que nos é mais caro! Foi assim este livro, um bálsamo para minha alma, me reencantei com a biologia que há um tempinho vinha me decepcionando através de seus tecnocratas. E além de tudo percebi que os livros citados pelo autor são os meus livros preferidos! Me senti acolhida.Recomendo demais.
Marcos 13/06/2016minha estante
gostasse taco?

Marcos 13/06/2016minha estante
*i

Taci 16/06/2016minha estante
Gostei demais!!!! Apesar de que havia vários textos que eu ja conhecia, pois estão distribuidos pelo "OECO". Mas os textos novos valeram demais!

cpedras 08/07/2016minha estante
Estou quase terminando o livro e concordo com tudo o que você falou. Em breve pretendo publicar uma resenha sobre o livro. Até agora, nota 10!

Taci 09/07/2016minha estante
Pois é, super!