How It Feels to Fly

How It Feels to Fly Kathryn Holmes

Resenhas - How It Feels to Fly

Karen 14/07/2016

Excelente!
How It Feels to Fly foi um dos melhores livros que eu já li. Provavelmente ele não será o próximo E o vento levou… e quer saber? Não tem problema nenhum nisso. Não é necessário ser um clássico literário para trazer uma ótima história e uma mensagem super importante.

Sobre a capa, acho que ela adorável e condizente com o tema do livro, afinal, a personagem quer ser leve, praticamente voar…

Não se deixem enganar pela sinopse, este livro não é exatamente sobre balé. Sim, sim, a personagem principal quer ser uma bailarina profissional; e sim, o balé faz parte do livro… mas o livro não foca no balé. A principal mensagem do livro é sobre a ansiedade, como ela afeta a vida das pessoas que sofrem diariamente com essa doença, como ela nos limita e a possibilidade de se viver bem, apesar da doença.

Samantha é uma jovem bailarina que vem sofrendo com ansiedade. Ah, eu sei, vocês podem pensar: “Sério? E o que que tem de mas nisso?“. Bem, não é simplesmente aquela ansiedade que sentimos antes de uma data especial, do primeiro dia de aula ou do nosso aniversário, que é normal e até saudável, mas sim de ansiedade como uma doença. Explico a diferença: quando a ansiedade passa a ser uma doença ela nos limita – o que fazemos, comemos, vemos, com quem conversamos -, pode nos afetar fisicamente – perca ou ganho de peso, quedas de cabelo, ataques de pânico, problemas digestivos e intestinais – e atrapalha muito a vida de quem tem.

Se você ainda não adivinhou eu conto – até porque umas das vantagens de escrever anonimante neste blog é eu poder se totalmente honesta -, eu sou ansiosa. Apesar de hoje estar sob controle (não uso medicamentos, mas já consigo controlar melhor), já sofri muito com isso. Atrapalhou amizades, estudo, trabalho… a minha vida como um todo. Sofria diversos ataques de pânico, na época nem sabia que estava tento um! Cheguei a perder a audição e em outra situação a visão… e tudo isso causado pela ansiedade. Dá pra perceber que é sério, né?

Voltando a resenha, após uma brincadeira de mau gosto de suas colegas de balé, Samantha passa a ser ansiosa e sofrer com isso. Preocupa-se constantemente com seu desempenho na dança! Acrescente ainda o fato da mãe da Samantha ter sido uma bailarina profissional e trabalhar no estúdio que ela treina. Sua mãe a pressiona e controla seu desempenho e Sam, buscando deixar sua mãe orgulhosa, se esforça mais e mais.

Quando a ansiedade de Sam sai do controle, com uma cena em plena aula, sua professora de dança recomenda que participe de um acampamento de verão voltado a jovens como ela.

Not everyone has this inner voice repeating, You’re fat, you’re ugly, you’re awful, you’ll never get what you want, give up, give up on a constant loop.

Nem todo mundo tem essa voz interior repetindo, Você é gorda, você é feia, você é horrível, você nunca vai conseguir o que deseja, desista, desista em um loop constante.

Ao chegar no acampamento, Sam descobre que não é a única a sofrer dessa doença, ainda, que ela pode se manifestar de diversas formas nas outras pessoas.

No decorrer do livro acompanhamos o desenvolvimento de Sam, seu crescimento e amadurecimento. Os outros jovens do acampamento também se desenvolvem.

Um dos maiores méritos deste livro, se não o maior, é a forma como retrata toda essa situação. A autora, talvez por ter tido ajuda de profissionais para compreender a doença, relata fielmente como uma pessoa nessa condição se sente, o que ela pensa, como sua vida e dia-a-dia são afetados. E isso não é pouca coisa! Este é o primeiro livro que leio sobre o tema e que, enquanto lia, pensava: “Ai meu Deus! É assim mesmo que eu me sinto! Não sou a única!“. Esse sentimento – de não ser a única passando que é afetada pela ansiedade – é muito importante, pois nos leva a pensar: “Se ela conseguiu aprender a lidar com a situação… Bem, talvez eu também possa.“.

Outro ponto positivo é a história em si. Não é clichê ou previsível! Quando você achar que sabe o que acontecerá… Tcham! Surpresas!!

I just want to be normal. Why can’t I be normal?

Eu só quero ser normal. Por que eu não posso ser normal?

Recomendo este livro a todos, todos mesmo! Personagens cativantes, história envolvente e final excelente!

site: https://dicasdaleitora.wordpress.com/2016/07/11/resenha-how-it-feels-to-fly/