O Escaravelho dos Deuses

O Escaravelho dos Deuses Marianne Santiago

Resenhas - O Escaravelho dos Deuses

fev 07/02/2021

Ficção-científica juvenil de fôlego
O Escaravelho dos Deus narra a história de Nick, Blair, Eddie e Cam. Cam é um extraterrestre que ajuda Nick e Blair a fecharem portais que levam pessoas a se conectarem com outros planetas por várias galáxias. Eles precisam fechá-las porque um povo que há muito tempo foi banido pode voltar para acabar com a Terra. É uma ficção científica juvenil incrível com viagem no tempo, lutas incríveis, monstros e terrores.

Eu adorei a escrita de Marianne Santiago. O livro tem uma história incrível que, com certeza, conquista os leitores com a maior facilidade do mundo. A narrativa é focada principalmente no Nick porque ele é o guardião que tem a capacidade de selar os portais. Tudo é amarradinho e gostoso de acompanhar. No entanto, seria legal se mais capítulos fossem focados nos outros personagens para criar uma variedade. Por sinal, um dos maiores problemas do livro é falta de diversidade. TODOS os principais personagens são brancos, até mesmos os alienígenas. Apesar da história ser incrível esse fator, para mim, foi relevante na hora da avaliação. Assim como, as piadinhas e comentários muitas vezes machistas do Nick sobre as personagens femininas: "garotas amam rivalidade", "garotas isso, garotas aquilo", "ela está assim porque está na TPM". Sinceramente, foi cansativo ver isso em várias partes do livro.

Eu fiquei contente em ler um livro com entretenimento de qualidade. Logo nas primeiras páginas tive a sensação de que se esse livro fosse publicado há alguns anos, com certeza, ele sairia pela coleção vaga-lume. É uma boa história apesar de não se passar no Brasil (a minha crítica é porque a autora é brasileira). Mas é instigante e me fez ir pesquisar sobre várias coisas. Fica a recomendação.

Livro in Cena 14/02/2017

O escaravelho dos Deuses
Ler é bom demais e garanto que a grande maioria concorda! E ler um nacional? E quando esse livro nacional é o pontapé inicial de uma vasta jornada que com certeza será maravilhosa? Assim, a Editora Moinhos lança seu primeiro livro O Escaravelho dos Deuses, da escritora Marianne Santiago.
Nicolas Hayes mora nos Estados Unidos, mas viajou ao Egito em busca de paz. Ele tem 16 anos e está sofrendo um bocado por conta do pai político e corrupto. No Egito comprou um medalhão em forma de um Escaravelho, e Bugiganga ou não, esse medalhão mudaria sua vida para sempre.
Retornando para casa, é enviado ao internato Saint Louis numa pequena cidade chamada Paul Smiths. Nessa cidade, ao visitar a Livraria Prometheus, adquiri o livro de um ufólogo chamado Petropoulos, que afirma de maneira categórica que há ET’s infiltrados no meio de humanos e que zonas híbridas são portais para outros mundos.
Nick acaba fazendo amizade com Blair, à menina nerd que confia cegamente na teoria de Petropoulos. Ao visitar junto com ela um sítio arqueológico nas Montanhas Adirondack, Blair revela que nesse sítio está à entrada de um dos sete portais. Eles acabam encontrando tal entrada, mas acidentalmente Nick acaba abrindo todos os demais.
O medalhão de Nick é o mecanismo impulsor dessa aventura, e junto com Blair, Camthalion (um alienígena do bem e protetor dos portais), Nick se jogará nessa grande aventura em busca de consertar sua estupidez, fechando os sete portais, evitando assim o regresso dos Maldekianos, seres de outros planetas que estão loucos por exterminarem a vida na terra.
Como uma apaixonada das grandes aventuras, amei a narrativa ágil, inteligente e envolvente da autora. Os personagens são bem construídos e a interação entre eles se dá de maneira envolvente e muito agradável.

site: https://www.instagram.com/p/BInWZ0tBTzP/?taken-by=livroincena

Day Morais - @daihanydemorais 05/07/2016

Sensacional
Já tive bastante preconceito com livros nacionais, mas lá se foi essa época em que eu não fazia a mínima ideia de quantos autores maravilhosos e talentosos estão surgindo a cada dia no nosso país, e nesse caso, o primeiro livro de Marianne Santiago na minha opinião é uma promessa de que sim! Mais uma autora de sucesso vem por aí!
O livro é narrado em terceira pessoa, assim conhecemos bem cada personagem.
Ação, aventura e fantasia (Fantasia mesmo?) estão muito presentes no livro, e fazem o leitor se agarrar ali e não soltar mais, sério gente, eu li o livro tão rápido que depois me arrependi de não ter aproveitado mais, saboreado mais a história. =(
E por falar em história, que história viu!! Os personagens são envolventes e encantadores. E a cada página o amadurecimento deles é bem visível, mas mesmo assim eles não perdem o charme e até mesmo o humor que a toda hora vemos na história, principalmente pelo protagonista.
No livro existem muitas referencias reais que eu particularmente amo muito. É só dar uma "passeadinha" pelo meu skoob e você vai reparar que gosto bastante do gênero arqueologia e ufologia.

site: www.lendo1bomlivro.com.br
Joyce 05/07/2017minha estante
Faço das tuas primeiras palavras a minha Day, já tive bastante preconceito também, hoje é até difícil eu escolher só um autor preferido, a minha lista cresceu. bjus.

Thaisa 22/06/2016

Uma aventura fascinante...
Já falei pra vocês que amo livros nacionais? As pessoas não fazem ideia, mas temos muitos escritores talentosos aqui em nosso país. Fico muito feliz quando me deparo com uma obra nacional que me surpreende positivamente, como é o caso de O Escaravelho dos Deuses. A editora Moinhos abriu suas portas com o pé direito, pois trouxe um ótimo livro como sua primeira publicação no mercado.

Nicolas Hayes, ou Nick, é um adolescente de 16 anos que está enfrentando diversos problemas em casa. Seu pai é um político que está sendo acusado de corrupção e por conta disso, Nick tem vivido dias conturbados. Para fugir um pouco dos problemas, o garoto fez uma viagem ao Egito onde se deparou com um medalhão de um escaravelho (que ele julgava ser uma quinquilharia) e o comprou. Mal sabia ele a importância desse medalhão e onde ele o levaria...

Ao voltar para os Estados Unidos, Nick recebe a notícia que irá pra um internato. Essa foi a solução que seus pais arranjaram para deixá-lo longe de todo furor da mídia. Esse internato fica em uma cidadezinha turística envolta em muito misticismo. Viciado em livros, o primeiro lugar que ele vai na cidade é uma livraria, e lá compra o livro de um ufólogo que é tido como maluco por muitos, devido às suas teorias, mas Nick acha tudo muito fascinante. Petropoulos afirma que extra-terrestres vivem entre nós disfarçados e que existem locais no mundo (onde acontecem diversos fenômenos) que possuem portais para outros mundos e por causa desse livros, Nick se aproxima de Blair.

A escola oferece várias atividades para os alunos que permanecem lá no período de férias, e uma dessas atividades consiste em explorar um sítio arqueológico nas montanhas Andirondack. Diferente de Nick, Blair acredita fielmente nas teorias de Petropoulos e em suas pesquisas sobre o tema, ela descobre que um dos portais se localiza perto do local da expedição. Claro que todos vão para o local e Nick acaba abrindo acidentalmente os 7 portais.

Com a ajuda de Camthalion, um alienígena vindo de Methária (defensor dos portais), Blair e Nick embarcam numa aventura épica para fechar os 7 portais e evitar que os Maldekianos retornem e acabem com a terra.

O Escaravelho dos Deuses

O medalhão de Nick é a peça chave desse livro e por causa dele acreditei que encontraria uma história completamente diferente do que li. No mínimo achei que o enredo se passaria no Egito, mas não foi nada disso que aconteceu. Foi uma surpresa, porém uma surpresa muito boa.

A autora criou uma história cheia de ação, aventura e fantasia (ou não, né? Vai que realmente os ETs estão por aqui.) bem diferente daquilo que tenho lido ultimamente. O enredo é envolvente e os capítulos curtos dão a impressão de que a leitura é bem rápida. Gostei bastante da estrutura usada por Marianne na conclusão dos capítulos. Esse é o primeiro livro da autora e sua experiência na escrita de fanfics ficou bem visível aqui na estrutura utilizada na organização do livro.

Os personagens são encantadores. Cada um possui o seu charme e no decorrer da história o amadurecimento de Nick é bem visível. Blair é a nerd do grupo e tem uma personalidade forte. Cam é o alienígena que está aprendendo sobre os sentimentos dos humanos da terra, é "frio", mas ainda assim me encantei por ele. Os três são engraçados e deram muito certo juntos.

O livro é narrado em terceira pessoa permitindo ao leitor conhecer melhor cada um dos personagens e isso torna a leitura dinâmica e atraente. Gostei muito da narrativa da autora e fui surpreendida com a imaginação de Marianne. Estou louca pela continuação e espero que em breve eu possa acompanhar mais um capítulo dessa história interplanetária!

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/06/resenha-o-escaravelho-dos-deuses-lugares-malditos-de-marianne-santiago/

Anselmo.Silvino 08/06/2016

Em uma viagem turística pelo Egito, Nick Hayes, filho de um político acusado de corrupção, compra despretensiosamente uma corrente com um pingente de escaravelho. Mal sabia que o objeto havia sido saqueado de uma escavação arqueológica na tumba onde foi encontrado. E o que tanto ele, os arqueólogos e os ladrões também desconheciam era a importância do objeto.
De volta aos Estados Unidos, Nick é mandado a um internato numa pequena cidade, para ser mantido longe de todo o furor midiático envolvendo a carreira do pai. Lá ele compra o livro de um estranho ufólogo (por puro divertimento, já que ele não acredita em nenhum dos disparates que Jonathan Petropoulos diz), que desenvolveu uma teoria defendendo a existência de alienígenas, inclusive camuflados entre os humanos nos dias atuais, e de portais para outros mundos nos locais onde são frequentes as aparições de OVNI’s.
Por meio desse livro Nick se torna amigo de Blair, que leva absurdamente a sério a teoria de Petropoulos, chegando ao cúmulo de fazer cálculos que lhe revelariam às coordenadas dos tais portais. E um desses supostos portais fica exatamente nas montanhas Adirondack, próximas ao internato, nas quais eles irão fazer um acampamento nos dias seguintes.
Ao deixarem furtivamente o acampamento para procurar o portal, eles descobrem que sim, ele existe e que o escaravelho de Nick, de alguma forma, é capaz de abrí-lo.

“O medalhão em formato de escaravelho parecia apenas mais um souvenir inofensivo que Nick colhera em uma de suas andanças ao redor do mundo. Qual não foi seu espanto ao se deparar com um inexplicável buraco negro naquela excursão boba da escola? Mal sabia ele o quanto as consequências de seus atos seriam, no mínimo, catastróficas.”

Pois é! Ao abrir um portal, todos os outros também se abrem — e a pessoa portadora da “chave” torna-se guardiã dos portais, sendo a única capaz de fechá-los novamente. Mas os portais tinham uma ótima razão para permanecer fechados, pois funcionam como uma forma de prisão para o que está do outro lado e…
Enfim, sem spoilers. O que se segue é uma missão desenfreada — na tentativa de fechar os 7 portais antes que algo os atravesse — , na qual nossos protagonistas irão enfrentar grandes perigos nos lugares inóspitos e nefastos onde ficam as travessias, bem como pessoas interessadas no fracasso da missão. Mas também irão contar com a ajuda de aliados que irão prepará-los e auxiliá-los na sua tarefa, mas até que ponto eles são confiáveis?
O escaravelho dos deuses: lugares malditos é o romance de estreia de Marianne Santiago, cuja experiência de escrita anterior era com fanfics de Harry Potter. Alguns traços dessa influência ficam visíveis nesta obra, como a organização da história em capítulos pequenos, narrados (com muito bom humor) em terceira pessoa e centrados, em sua maior parte, nos pensamentos e ações do protagonista.

“ — Eu sinto muito, não tenho sido eu mesma nesses últimos dias. Acho que ainda não consegui superar o fato de que Plutão realmente não é um planeta. Juro que tinha alimentado esperanças de que com a chegada da New Horizons toda essa conversa de planeta-anão não passasse de um mal-entendido. Eu amo Plutão, eu tive um peixe chamado Plutão.”

A missão dividida em sete partes também lembra a tarefa de Harry de destruir as horcruxes, mas em nenhum momento se poderia dizer que o enredo “copia Harry Potter”, pois a criatividade da autora se sobressai, os elementos da narrativa, que é bastante fluida, prendem facilmente o leitor, que ao fim de cada capítulo se vê com uma nova surpresa que impulsiona a leitura.
Para quem se interessar, o livro está à venda no site da Editora Moinhos. A edição ficou muito caprichada, com apenas alguns deslizes de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura.