O Tempo Não Para

O Tempo Não Para Tamara Ireland Stone

Resenhas - O Tempo Não Para

Camila Lobo 04/09/2016

Resenha: O Tempo Não Para (Por Livros Incríveis)
ATENÇÃO: Por se tratar do segundo livro, pode haver pequenos spoilers do primeiro, O Tempo Entre Nós.

Em O Tempo Não Para, Bennet precisa aprender a conciliar seu tempo entre sua vida real, em São Francisco de 2012, e entre Anna, a garota pela qual está completamente apaixonado e vive em Chicago de 1995. Ambos precisam lidar com o peso de um relacionamento muito mais profundo que a distância, já que o tempo de 17 anos entre eles também precisa ser considerado.
Mas Bennet presencia um acontecimento que não deveria, e agora todas as dúvidas sobre lutar por Anna surgem. Vale a pena lutar por um amor sabendo que o tempo não para?

Pra quem acompanha o instagram do blog, deve ter visto há uns meses que eu indiquei o primeiro livro, O Tempo Entre Nós, mencionando que havia sido o livro que me tirou de uma forte ressaca literária, em 2014. Sempre pensei que a Rocco não lançaria o segundo livro aqui, então a surpresa foi enorme quando vi O Tempo Não Para numa feirinha da cidade, e precisei comprar na hora.

A escrita de Tamara continua muito boa. Como dessa vez, o livro é narrado por Bennet, temos uma narração mais enxuta, sem tantos pensamentos que percorrem a mente do garoto. Não há enrolações, mas também não vai direto ao ponto e só. Conhecemos as dúvidas e anseios do garoto, e a autora logo busca a solução para as situações que ocorrem durante a história. Logo, temos uma história que tem um ritmo mais acelerado que a anterior – que era arrastada em alguns pontos -, mas que não se torna embolada e confusa, já que foi fluída e constante, e terminei ela em dois dias, lendo sempre que tinha tempo disponível. Acrescentado a isso, devo mencionar que os personagens que me encantaram no primeiro livro continuam incríveis, o que me deixou mais animada enquanto lia.

Em alguns aspectos, considero esse melhor que o primeiro livro. O relacionamento de Anna e Bennet está infinitamente mais maduro, assim como os próprios personagens. O amor que sentem um pelo outro ainda é forte e meloso (não é um ponto negativo pra mim!), e as inúmeras brigas que ambos tiveram em O Tempo Entre Nós dá lugar à pequenos debates onde tentam resolver os problemas de forma sensata.

"Não ligo se você vai estar aqui nos eventos importantes, ou quanto tempo vai ficar toda vez que vier. Só preciso saber que vai voltar."

Também conhecemos muito mais sobre Bennet, que tinha uma vida desconhecida ao leitor durante o primeiro livro. Sua família aparece mais, permitindo o leitor entender sobre cenas do primeiro livro que não foram tão abordadas. Acrescento que, por ele ser o narrador dessa vez, consegui compreender mais sobre o seu dom de viajar no tempo, e entender mais sobre as exceções do que ele consegue fazer.
Como Anna estava mais madura, consegui sentir muito mais empatia por ela, e ficava ansiosa para que eles se reencontrassem logo, a cada três semanas, como combinado, já que ele também precisava ficar em seu tempo, 2012.

Entretanto, não há nenhum acontecimento realmente relevante no livro. O Tempo Não Para se resume a detalhar o relacionamento dos protagonistas e só. A história segue com o dia a dia deles, e como eles enfrentam a distância (espacial e temporal), mas não segue uma linha, algo que leve a algum acontecimento. Tamara até insere um pequeno plot sobre os poderes do protagonista, mas não é o ponto principal, ficando apenas em segundo plano. A história não é ruim, longe disso, mas acabei achando que não é exatamente necessária, e a duologia poderia ter apenas um livro, já que tem um bom final e o segundo parece mais um bônus.
Além disso, quando finalmente parece acontecer algo pro final do livro (que seria o acontecimento mencionado na sinopse), a autora resolve o acontecido rapidamente e a obra acaba. A história termina em aberto, e procurei ver se tinha páginas faltando. Tamara responde a principal pergunta – de forma que achei ser meio mal elaborada, já que me deixou com dúvidas sobre como funciona –, mas deixa todas as outras em aberto, e muitas ficaram martelando em minha mente, principalmente sobre Maggie e Justin.

O Tempo Não Para mostra-se uma leitura divertida e rápida, sendo um livro muito bom, se avaliado sozinho. Já como continuação, considero-o desnecessário e por isso, caso não tenha gostado do primeiro livro, mas goste sempre de ler as continuações, digo que não precisa realmente fazer isso com o livro de Tamara Ireland Stone. Agora, caso tenha gostado de O Tempo Entre Nós, é uma história adorável para matar as saudades de Anna e Bennet.

Sobre a duologia:
O Tempo Não Para é a continuação e último livro da duologia que começou com O Tempo Entre Nós, lançado pela Rocco Jovens Leitores

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/09/resenha-o-tempo-nao-para-tamara-ireland.html
Adriana.Batista 14/04/2018minha estante
Acho que não deveria existir esse livro.
Eu gostei muito do final do primeiro.

GabihBarreto 21/10/2023

Confesso q no começo eu não dei nada do livro, mas do meio pro fim o livro te prende de um jeito encantador, é totalmente perfeito ?

Caroline.Weber 03/01/2019

July 17/07/2022

Como o primeiro livro é uma história simples que se você quiser ler despretensiosamente sem muitas críticas é recomendável.