Perfumes de Paris

Perfumes de Paris Sayonara Salvioli

Resenhas - Perfumes de Paris

Primarcolino 23/03/2017

Fantastic Books
Confesso que quando comecei a ler o livro estranhei bastante a forma da narrativa, pois ela é toda feita pela Charlotte. Ocorre que isso é devido a ela estar escrevendo as suas memórias em um diário.

No inicio do livro, não sei se fui eu ou a forma de escrita da autora que fez me perder um pouco com os fatos, pois acho que ela queria passar muita informação sobre a personagem principal e os cenários e acabou se emocionando e tumultuando as coisas. Mas depois que a história principal começa, o livro fica mais fácil de compreender, então vou contar um pouquinho dessa história para vocês.

Charlotte é uma moça a frente do seu tempo, a história é ambientada na Paris do século XIX e ela é a herdeira Armand de Chermont, Marquês du Broc e Conde de Grasse, bem como é uma perfumista muito conhecida, em função de ser herdeira de uma das maiores indústrias de distribuição de perfumes de Paris. Charlotte gosta de participar das noites boemias da cidade, é uma grande admiradora do Moulin Rouge e passa as noites passeando pelas ruas de Paris e seus encantos. E no meio dessas apresentações, performances, cenários e artes, ela começa a ter visões de um rapaz, que a encanta mesmo sem saber quem é.

Um certo dia ela literalmente tropeça e cai nos braços dessa visão, alta, musculosa, com ares de Deus Grego Pierre (um artista de rua que pinta telas da cidade). Ele tem uma situação financeira bem diferente de Charlotte, mas mesmo assim ela decide levar adiante essa relação. E está tudo lindo, perfeito, até o dia em que eles decidem abrir essa relação para o avô da moça, Armand de Chermont. É ai que as coisas começam a dar errado, pois ele não aceita a relação e um grande mistério da família de Chermont começa a ser revelado, pois a história entre Pierre e Charlotte é muito mais antiga do que eles imaginam.

Achei o romance muito bacana, pois nele contém mistérios que não podia nem imaginar. Contudo, achei a leitura um pouquinho arrastada, pois a autora gosta muito de detalhar os lugares, vestimentas e também as atitudes e gestos feitos pelos personagens, pois para cada olhar entre os personagens ela precisava falar da cor dos olhos dele. Ao meu ver, chega uma hora que isso cansa. Também acontece de eles sempre se tratarem com adjetivo extensos, citando deuses, flores, perfumes, etc... Achei algumas repetições desnecessárias.

As páginas são boas para leitura assim como o tamanho das letras, alguns inícios de capítulos contém citações e quando muda a narrativa de um cenário para outro tem flores para separá-los.

Espero que vocês gostem dessa obra pelas partes boas da narrativa, pois para quem gosta de amor, não só do tipo romance, mas sim paixão com cenas bem picantes e de mistérios eu super indico.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2017/02/resenha-perfumes-de-paris-de-sayonara-salvioli.html

MãeLiteratura 05/10/2016

Surpresas com a Leitura
Perfumes de Paris, de Sayonara Salvioli, Primavera Editorial, é o primeiro livro da Coleção Amores Proibidos.
Gostei muito do livro! Foi uma ótima surpresa.
Narrado em primeira pessoa, em forma de diário, a protagonista conversa com o leitor, adotando assim um tom descontraído, o que torna a leitura muito gostosa.
Ambientado em Paris, da Belle Epoque, traz personagens incríveis como Touluse Lautrec e o glorioso Molin Rouge. Só esta viagem à França já valeria a leitura, mas temos mais.
Charlotte é uma perfumista à frente do seu tempo, moderna e independente. Passa a "ter visões" sobre um homem muito bonito, que ainda não conheceu pessoalmente. O livro não é espírita, a autora trabalha a questão da "intuição" da personagem que vê seu amor literalmente numa imagem estampada à sua frente. Daí em diante temos uma linda estória de amor e superação.
Esta coleção tem como tema o amor e tem uma pegada um pouco mais hot, mais quente. Gostei do tom que a autora encontrou nesta trama.
Adorei a diagramação, parágrafos espaçados que proporcionam uma leitura leve e fácil. Letras em ótimo tamanho, páginas amareladas (amo!). Gostei muito dos detalhes dos desenhos, ficou bem feminino.
Aguardo ansiosa o próximo lançamento desta Coleção Amores Proibidos

site: www.maeliteratura.com

Vivis 27/09/2016

Um passeio romântico em Paris
Eu não sou a típica leitora de livros românticos e quando parei para ler este imaginei que saberia decifrar por quais caminhos a história caminharia. Não costumo criar muita expectativa quando penso que já sei todas trilhas do livro, mas este livro me surpreendeu em vários momentos.
A começar pelo sentimento de voltar as ruas de Paris através da descrição da autora. Realmente era como caminhar com Charlotte por cada canto de Paris e relembrar a minha própria visita a tão encantadora cidade. Não havia como esperar menos da autora que desde O Ouro do Capitão, seu livro anterior, mostrou o que realmente é realizar uma pesquisa para sua obra. E de forma alguma toda essa pesquisa parece didática, toda informação faz parte da obra que sem ela não estaria completo.
Depois, pelo lindo romance que vemos acontecer entre os personagens. O ritmo é intenso e você consegue sentir a urgência do amor dos dois. E aí há outra beleza. Quando você pensa estar entrando em um clichê romântico há a surpresa.
Um trabalho encantador e só consigo imaginar o trabalho de fazer tanto em menos de 200 páginas.

Lê Golz 03/09/2016

Romântico!!
Perfumes de Paris é um lançamento da Primavera Editorial e faz parte da Coleção Amores Proibidos. Depois de entender a definição e diferenças entre um romance de época e um romance histórico, dificilmente classificaria a obra com o primeiro gênero, principalmente por ela ser um pouco diferente dos romances de época que já li. Além disso, diferente dos romances históricos, esse livro não traz um grande aprofundamento histórico como o gênero prometeria, mas tem elementos que o classificaria como tal. Dessa maneira, ao meu ver, entendo que Perfumes de Paris é uma mistura dos dois gêneros, que embora pareçam ser iguais, não são. Vou explicar melhor no decorrer da resenha.

A trama gira em torno de Charlotte, a herdeira de todas as propriedades de Armand de Chermont, Marquês du Broc e Conde de Grasse. Apesar de todas as restrições que a sociedade do século XIX impõe, nossa protagonista é determinada a ter sua liberdade e frequenta todos os lugares de Paris, como bem desejar. Além disso, ela consegue certa independência ao montar sua própria perfumaria. Um dia encontra Pierre, o homem a quem via em seus sonhos, e a partir de então começa a viver um amor proibido, uma vez que ele aparentemente não é afortunado quanto ela. Para ficarem juntos, além de precisarem da aprovação do avô de Charlotte, ainda terão que enfrentar a descoberta de um segredo.

Sayonara tem uma escrita maravilhosamente envolvente e sua narrativa lembra muito os clássicos históricos, com poucos diálogos, podendo dessa maneira tornar a leitura mais lenta em alguns momentos, mas não interferirá no envolvimento do leitor. Em primeira pessoa, podemos acompanhar os mais profundos sentimentos da protagonista e seu romântico envolvimento com Pierre. Com uma escrita linda, poética e cheia de sentimentos, a autora conduz o amor dos personagens.

A obra não possui o aprofundamento histórico que estava esperando, e essa é minha visão da obra, mas nos remete às ruas de Paris daquela época, sem descrições extensas ou cansativas e sempre romantizando as cenas do casal, o que me agradou bastante. Não trabalhar os fatos históricos e somente citá-los como pano de fundo é uma característica marcante dos romances de época, assim como a criação de uma mocinha ousada. Além disso, romances de época são mais leves, divertidos, e menos dramáticos e trágicos. Por esses motivos, senti que a obra é uma mistura dos dois gêneros, o que de certa forma me agradou, já que amo os dois.

O que talvez tenha me desagradado é a falta de desenvolvimento sobre as restrições impostas a ousadia da protagonista. Toda mocinha à frente de seu tempo quer sua liberdade e independência e, assim luta por ela, e Charlotte é de fato bastante decidida. Mas senti falta das cobranças da sociedade, que jamais passariam em branco diante das inúmeras atitudes da nossa mocinha, como passar noites fora de casa, por exemplo. Que escândalo! O avô dela nunca disse nada! Apesar dessa pequena ressalva, gostei da criação dos protagonistas e a menção ao passado da família dos mesmos.

"Entendi ali, para sempre, que o amor pode ser como o ar: nós não o vemos, ele não nos responde com clareza, mas se renova em nosso resfolegar de vida, que se repõe sempre que alguém ama de verdade." (p. 11)

O livro é extremamente romântico e meloso. O casal se mostra o tempo inteiro totalmente apaixonado e dominado um pelo outro. Para quem gosta de romances com diálogos bastante sentimentais e por vezes dramáticos, com certeza irá gostar do desenvolvimento da obra. Mas não recomendaria para quem não gosta de romances melosos.

Não posso deixar de recomendar o livro para quem ama um bom romance, com doses de drama e um pano de fundo tão maravilhoso quanto Paris. Apesar de não idolatrar casais melosos, gostei da escrita da autora e adorei conhecer os protagonistas, bem como o passado trágico de seus antepassados. Torci como sempre por um final feliz. Quem curte romances nesse estilo, Perfumes de Paris é uma ótima dica.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2016/07/resenha-perfumes-de-paris.html

Lina DC 28/08/2016

"Perfume de Paris" é uma obra dividade em Prólogo e Quatro Partes. A trama se passa em Paris, no ano de 1894 e é narrada em primeira pessoa sob a perspectiva de Charlotte Emanuelle Dubois Grasse de Chermont, uma mulher de 27 anos. Charlotte não gosta de seguir as convenções da sua época. A jovem é uma perfumista talentosa e aproveita ao máximo a vida noturna dessa cidade mágica. A primeira parte da obra apresenta essa forte protagonista e suas convicções.
Enquanto suas noites são recheadas de debates filosóficos no Chat Noir com o artista Toulose-Laurtrec e os amigos Henri e Léon e os dias focados na criação de fragrâncias, Charlotte tem um vislumbre sobre um homem misterioso.
Pela primeira vez na vida Charlotte sente-se deslumbrada por alguém, mas não imagina o que o destino guarda.
Com um enredo ricamente descritivo, a autora Sayonara Salvioli traz ao leitor uma Paris apaixonante e cheia de elementos que levam o leitor para a obra. Não se trata apenas das descrições de roupas ou penteados, mas também temos uma ambientação histórica, de costumes e locais.
A obra é um romance complexo, que consegue entrelaçar o casal e ao mesmo tempo, colocar esse romance em um momento importante da história. É uma história onde os personagens precisam lutar por aquilo que realmente desejam e precisam aprender sobre perdão e recomeços.
A escrita da autora é deliciosa. As descrições estão na medida certa, mantendo a leitura fluida.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a Primavera Editorial realizou um trabalho excepcional. Internamente existem inúmeros detalhes que enriquecem a obra e a capa chama a atenção.

Reniére 19/08/2016

Perfumes de Paris, por Sayonara Salvioli
Na Paris do período da Bele Èpoque, conhecemos Charlotte, uma perfumista à frente de seu tempo, que se diverte como ninguém. Até que ela conhece seu grande amor de uma maneira um tanto quanto peculiar e a vida muda depois de iniciado o romance com Pierre por diversos motivos: viver torna-se algo mais gostoso agora que está apaixonada, mas ela também descobre que o amor que tanto a consome é proibido, o que a levará a não medir esforços para o bem do sentimento que a domina.

Perfumes de Paris me surpreendeu: iniciei a leitura sem grandes expectativas acerca da história, mas, aos poucos, Sayonara me conquistou com sua escrita simples e bela, além de muito envolvente. As personagens da obra também foram grandes facilitadoras para meu envolvimento com a leitura, bem como, é claro, o enredo extremamente intrincado e desenvolvido pela autora.

O livro nada mais é do que o diário de Charlotte, por isso conhecemos seu íntimo e nos tornamos íntimos dela, uma vez que ela conversa diretamente conosco, o diário. A partir deste artefato, tomamos conhecimento do passado familiar de Charlotte e de todo o sentido que ele possui com seu presente – e também com o futuro de seu amor.

Foi muito prazeroso conhecer as raízes de Charlotte, bem como me simpatizar com a personagem e torcer por ela. Sentimentos neste livro são extremamente expostos e trabalhados, de modo que quando cheguei ao clímax da história, não pude deixar de devorar as páginas seguintes e me deleitar com o desfecho.

Sem dúvidas, o livro é uma delícia a ser lida nos finais de tarde: curto, leve e muito envolvente, o leitor termina a obra sem sentir que leu todas as suas páginas – e se pega querendo mais.

site: www.palavrasradioativas.com

Dai 04/06/2016

Perfumes de Paris é o primeiro livro da Coleção Amores Proibidos, de autoria de Sayonara Salvioli. Quando recebi o convite da Primavera Editorial para ler esta obra fiquei super entusiasmada e cheia de expectativas. Sempre me surpreendo positivamente com os livros que a editora publica, e dessa vez não foi diferente. Neste romance ambientado no final do século XIX, temos como cenário a luxuosa Paris e todos os encantos e tradições da belle époque. A autora não economizou nos detalhes ao descrever a cidade-luz, e isso me proporcionou uma viagem belíssima sem nem mesmo sair do lugar. Simplesmente fascinante! A história flui de forma graciosa, não pelo fato de possuir somente 154 páginas, mas por ser demasiadamente cativante. Me encantei com sua narrativa sensível, delicada e intensa, que transborda poesia em cada linha. As páginas de Perfumes de Paris é o diário pessoal de nossa protagonista, onde ela confidencia passagens importantes de sua jornada e seus mais íntimos sentimentos. A personagem principal tem uma personalidade marcante; Charlotte é uma mocinha de temperamento forte e à frente de seu tempo.

Após a morte de Eugène, seu amado e querido pai, o homem que a ensinou a amar e a respeitar a natureza, e a retirar dela os ensinamentos para a vida, Charlotte fica aos cuidados de seu avô paterno. Ela é a única herdeira da famosa Chermont Perfumerie, de propriedade de seu avô, o Marquês Du Broc e Conde de Grasse, Armand de Chermont. Charlotte é uma exímia perfumista, que possui um dom único, onde consegue extrair as melhores essências e transformá-las em perfumes especiais. Como muitos a definem, ela é excêntrica e mecenas, possui espírito aventureiro e inúmeros amigos artistas, além de frequentar os lugares mais boêmios de Paris, algo que uma dama respeitável da alta sociedade jamais faria. Apesar de ser tão moderna e querer viver livremente de acordo com suas vontades, ela é romântica, delicada e sonhadora. Ao conhecer o talentoso Pierre, um pintor que não possui riquezas materiais, ela se vê perdidamente apaixonada. O destino desse casal já havia sido traçado e eles se conheciam de seus sonhos, por isso, ao se encontrarem a primeira vez, suas almas se reconheceram e não houve resistência ao se render a esse amor transcendental. Contudo, para que esse romance dê certo, o casal terá que enfrentar dramas familiares, a ira do patriarca dos Chermonts e ainda derrubar todos os obstáculos que a vida coloca em seus caminhos (que não são poucos!). Eles estão determinados a ficar juntos, não importa quantas provações terão que passar. Em meio a segredos, tragédias, revelações e empecilhos, Charlotte e Pierre viverão a paixão mais ardente que Paris já presenciou.

Perfumes de Paris me encantou, emocionou e me fez suspirar apaixonadamente. Realmente, a leitura é uma delicia, além de ser super elegante e repleta de valores. O amor proibido entre Charlotte e Pierre é forte, puro e verdadeiro. Esses personagens são incríveis, cheios de bons sentimentos e repletos de amor e determinação. E quando a história chegou ao final, eu queria mais e mais.

Confira a resenha completa no blog: http://www.blogvirandoapagina.com.br/2016/05/resenha-perfumes-de-paris-sayonara.html

site: http://www.blogvirandoapagina.com.br/2016/05/resenha-perfumes-de-paris-sayonara.html

Fernanda 17/05/2016

Perfumes de Paris
Resenha no blog;

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/05/resenha-perfumes-de-paris-sayonara.html