A Memória Coletiva

A Memória Coletiva Maurice Halbwachs

Resenhas - A memória coletiva

Laryssa 25/03/2022

Importante leitura sobre história e memória coletiva. Lembranças e memórias são parte do que somos. Nem sempre refletimos sobre isso.

Marcos Ogre 26/12/2021

Breve comentário sobre "Memória Coletiva"
Livro muito bem organizado, com incríveis reflexões sobre a memória enquanto esse organismo que, mais do que o indivíduo, permeia a comunidade, a sociedade. Embora eu tenha me frustrado um pouco, achando que encontraria mais sobre traumas e menos sobre afetos, terminei a leitura com uma sensação de completude muito forte. Leitura riquíssima.

Daniel263 14/12/2021

Um maravilhoso estudo sobre a Memória Coletiva
46º livro lido em 2021.

Um ótimo livro para pensar em como a memória social é influenciada pela individual e vice-versa. Para o autor, o indivíduo que lembra é sempre um indivíduo inserido em grupos de referências a outras memórias, enquanto o conceito de memória é sempre construído por grupos - sem deixar de ser também, sempre, um trabalho do sujeito do sujeito.

site: https://www.instagram.com/p/CRrZn_hL7Bf/

Osmar Weyh 14/03/2021

Cunhou o termo Memória Coletiva
Filósofo francês da escola durkheiniana, deixou seu legado sobre memória. Apesar de ter um pensamento simples, mergulhamos facilmente em sua anologia, compreendendo que o ser humano como ser social cria suas memórias com o suporte da sociedade em que vive.

Laiana Silveira 15/12/2020

Só de pensar nas condições que esse livro foi criado eu já sou fã do halbwachs!

Tamira 04/06/2020

Excelente obra para se entender os desdobramentos da memória e como ela se segmenta nos diversos setores sociais e culturais. A linguagem é acessível o que proporciona um melhor entendimento do rico estudo desenvolvido pelo teórico.