O Vôo do Gato

O Vôo do Gato Abel Prieto

Resenhas - O Vôo do Gato

Paula H. 01/07/2015

Uma narrativa incrível, digna de leitura
Com diversas referências a livros clássicos, metáforas diversas e uma narração fantástica, o livro “O vôo do gato” traz reflexões impressionantes sobre a ação do tempo nas pessoas e como a amizade perdura frente às dificuldades. Fora inicialmente publicado em 1999, sob o título de El vuelo del gato, e lançado em 2006 pela Editora Record, com tradução de Elizabeth Carvalho. (Convém levar em consideração que, por ser do ano de 2006, não está de acordo com a nova ortografia).

"[...] o mais importante é perceber como este grupo “reservado, intimista, crepuscular” de amigos tenta, de todas as formas, superar as perdas e frustrações corrosivas trazidas pelo tempo. A tentativa de um reencontro na década de 1990, trinta anos depois do idealismo e da esperança dos anos 60, é a prova de que vale sempre a pena tentar resgatar um passado de alegria e felicidade — mesmo que os cabelos (se ainda existirem) e as cinturas não sejam os mesmos" (retirado da orelha do livro).

Embora escrito em primeira pessoa, o foco do livro são dois personagens diversos, o estoico Marco Aurelio Escobedo e o nada estoico Godofredo Laferté, apelidado de Freddy Mamoncillo. Logo no início somos levados a observar a diferença marcante entre os personagens e conhecer a amizade que os unia desde o tempo de escola. Marco Aurelio, por possuir o nome de um imperador filósofo romano, é muitas vezes chamado no livro com o vocativo “o Pequeno”, ou “o Nosso”. Sua característica marcante é seu “olho ruim”, o qual é referenciado em muitas partes do livro, em que o narrador destaca o caminho que os diferentes olhos de Marco Aurelio faziam. Já Mamoncillo, assim chamado devido a uma fruta de mesmo nome, é o personagem a qual se faz alusão ao gato voador, um personagem híbrido e intrigante.

"O Pequeno terminou abruptamente sua dissertação e passeou o olho bom pela platéia, enquanto o olho ruim descia para dar uma descansada. Estava um pouco aturdido, tinha falado muito". (p. 181)

No decorrer do livro, vê-se que algumas palavras foram escritas com as letras iniciais maiúsculas, como Culpa, Atraso e Insônia, para dar ênfase às questões as quais remetem. Sendo que trazem grande reflexão acerca das personalidades, das ações feitas e da evolução (ou não) humana. O autor também utiliza da divisão entre Alma Racional, Alma Animal e Corpo, de modo a enfatizar os caráteres do ser humano. Essas são questões sem as quais o livro não seria – em minha opinião – a obra prima que é, pois remetem aos personagens e a vida de modo a criticar – não apenas no caráter negativo da palavra – as ações que fazemos, os sentimentos que nos movem e como o tempo age sobre a vida na Terra.

"Quando ingressamos na “faculdade”, era como a chamavam, o Pequeno e eu imaginávamos estar sob a proteção das nove musas e da sábia coruja Minerva, das ciências, da leitura e da Insônia fecunda. Logo descobrimos que ali moravam também os demônios menores da noite, os duendes malignos, os trasgos, os roedores e também as alimañas inesperadas. Até mesmo nossa amizade, último reduto espiritual, foi abalada pelas tensões que agitavam a “faculdade” e pelas discrepâncias e conflitos entre suas “escolas”." (p. 57)

O livro relata acontecimentos do período em que eram adolescentes até o momento em que se tornam adultos e formam suas famílias, contudo, não segue uma trajetória linear. Como o próprio narrador comenta, o livro só pôde surgir devido a uma reunião que os uniu nos anos 90. Em outras palavras, é um relato, uma série de memórias e, como tais, seguem um fluxo de narrativa do autor, alterando entre a época da adolescência e da fase adulta.
A história de “O vôo do gato” é um misto de drama, amizade e romance. Há várias referências a músicas no decorrer do livro, sendo uma, em específico, no capítulo final, sugerida para que se ouça durante a leitura. O final do livro é perfeito, e a música sugerida apenas enfatiza isso. Se o livro tivesse uma continuação, eu com certeza leria.

Enfim, mesmo sem entender algumas das referências do livro, o achei incrível, e recomendo a leitura a todos que gostam de um pouco de drama.

site: http://www.eucurtoliteratura.com/