Loney Andrew Michael Hurley

Resenhas - Loney

moizesrodriguess 23/11/2020

Thriller?!
Ganhei o livro e logo pensei que seria um Thriller daqueles com boas cenas de ação e um terror gigantesco. Infelizmente, não teve nem um nem outro.
O livro sofre com problemas de ritmo e só vai engatar mesmo nas páginas finais. Há muitas pontas soltas e nuances que foram inseridas sem um motivo aparente, pois em nada contribuíram com a história.
O que gostei no livro foram alguns diálogos, principalmente os que envolviam o Padre Bernard, pois eram muito reais. O Padre, inclusive, era o meu personagem favorito do livro. Humilde, educado, divertido até.
Durante toda a leitura você sente que algo ruim está para acontecer. O problema é que você espera e espera e espera... Acho que o problema real foi ter lido como se fosse um Thriller em vez de drama, gênero a que esse livro de fato pertence.
Gostei também das críticas ao religiosismo e ao fanatismo religioso, a forma que fica explícita o que as pessoas seriam capazes de fazer por sua fé e todas as maldades que podem fazer "em nome de Deus".
Enfim, não é um livro ruim. Não sei se voltaria a ler algum dia, achei razoável.

Pati Rocha 08/10/2020

Em um mundo de incertezas e medo, é fácil se perder em uma fé de palavras e não de ação.

Dayanne.Silveira 14/08/2020

Surpreendente
Loney elimina todas suas expectativas no decorrer da leitura, levando em consideração todos comentários descritos no livro que indicam ser um livro de terror com uma história de tirar o sono, mas que no fim você descobre que não é nada disto (aliás, passou longe).
Se você gosta de uma história sombria, enigmática, reflexiva e não tão surrealista, esse detalhe apenas irá te surpreender. No entanto, se este não for o seu caso e você realmente prefere uma história de terror com vários acontecimentos, este livro irá te desapontar.

Eu gosto da abordagem do livro, embora achei a narrativa um pouco estendida, tem uma leitura fácil, bem escrita, com grandes detalhes e com um enredo instigante. Loney vai muito além de uma história de suspense enigmática, traz várias reflexões que necessita-se de um pensamento critico para serem notadas. Uma delas é o fanatismo religioso da mãe do protagonista, mostra o quão tóxico se torna a relação com uma pessoa religiosa excessiva, e deixa uma reflexão de que, até quando vai a sua ética moral em nome da sua fé religiosa?
Outro ponto interessante na história, ainda sobre a mãe de Smith, é sobre a incomplacência com o diferente, a partir do momento em que o novo Padre não condiz com o que ela acredita, se revela ao longo da leitura uma pessoa totalmente intolerante e limitada.

Acredito que o maior desapontamento de quem leu este livro foi de que, todos mistérios desencadeados na narrativa não tiveram importância no desfecho. Desfecho esse que também não teve. No entanto, eu tive a conclusão de que essas pontas soltas na história foram deixadas pelo autor para que cada um tivesse sua interpretação pessoal conforme o feeling individual de cada leitor, sendo assim, a história é aberta com infinita significação.

No fim, Smith nos deixa sem resposta, com uma sanidade mental fraca e perturbada devido aos eventos presenciados em Loney, especialmente no porão do chalé. Talvez seja esse o ponto-chave de não obtermos respostas, a mente de Smith pode ter entrado em um mecanismo de defesa pós traumático que tenha apagado diversos detalhes do acontecimento e não só nos frustras como leitores, mas como também frustra o próprio personagem que carrega consigo o ceticismo como escudo diante de tudo o que aconteceu.

É um suspense com muito drama e traz muitas reflexões desconcertantes.

antiyousocial 25/07/2020

Loney aborda religiosidade e fé, questões intrigantes que, entretanto, foram ofuscadas por um enredo insípido e uma conclusão insatisfatória.

Jezzy 22/07/2020

Tão ausente quanto o prometido
Loney se passa no Reino Unido, e acompanha a história de uma família católica que integra o pequeno círculo religioso e social, composto também por um casal de amigos idosos, frequentador da Paróquia São Judas Tadeu.
Esse grupo vê no velho Padre Wilfred não apenas uma bússola moral, mas também uma via para a cura de um dos membros da família. Mas, a morte do sacerdote testa a fé de todos e muda para sempre a vida daqueles que o cercavam.

O livro explora, de forma sutil, as mudanças culturais e econômicas ocorridas na Inglaterra entre os anos 50 e 80, mas, o que realmente se sobressai é a abordagem direta de dilemas familiares e existenciais; tudo arranjado sob a aura do mistério, talvez terror.

Como brasileira, o misticismo cristão não me causou sequer estranheza, mas essa é uma questão bastante particular. As descrições da paisagem costeira e selvagem do Reino Unido são incríveis.

A ambientação do livro é ótima, a proposta é boa e a construção de quase todos os personagens faz muito sentido. O problema verdadeiro é que quase nada fica concluído ao final do livro, e as questões propostas acabam sendo ou bem simples ou mal formuladas mesmo. Eu não me surpreenderia se houvesse (ou houver) uma continuação, porque ou isso, ou só é decepcionante mesmo.

Camila 12/07/2020

Loney
Livro enrolado e cheio de detalhes que só servem para dar volume ao livro. Várias pontas são abertas e nunca fechadas. Não leia Loney achando que terá explicações no final. Ele te faz pensar e refletir muito, mas sem nada concreto de fato.

Ingrid 10/07/2020

Existem milagres?
Faz alguns dias que terminei esse livro, e não soube muito bem o que pensar. Na sinopse, uma história repleta de mistérios nos chama a atenção, mas infelizmente esperei sentada por esse mistério. Apesar de possuir uma escrita impecável, o autor é detalhista ao extremo, tornando o livro cansativo, e não muito atrativo. Demorei meses para terminá-lo, porque seu enredo não era suficientemente interessante para me manter super entretida. O que mais me incomodou foi o tanto de religião envolvida na história. O enredo basicamente gira em torno disso, trazendo detalhes e minúcias que se tornam maçantes e irritantes. Foi interessante até certo ponto ver o impacto que a fé tem nos seres humanos, mas infelizmente o autor exagerou neste quesito. Fiquei o livro inteiro buscando o grande mistério e a hora que uma reviravolta se revelaria. Mas ela nunca se revelou. A história deixou pontas soltas em partes que considerei essenciais para a compreensão geral da leitura. Simplesmente no final do livro fiquei confusa e cheia de perguntas. Sem uma explicação real dos acontecimentos e muita, mas muita religião envolvida, cabe ao leitor tentar interpretar a narrativa. Infelizmente o livro se vende como algo totalmente diferente do que é, e não atendeu nem um pouco às minhas expectativas.

Eliakim.Siqueira 07/07/2020

Personagens irritantes e mau construídos, trama lenda e final decepcionante, a história em si fica muito subentendida o que acaba deixando várias pontas abertas no final, sem respostas, alem de tramas secundárias mau executadas, ou pouco desenvolvidas, tentei ler duas vezes para ver se eu conseguia entender, infelizmente um livro com uma base que poderia ter sido mais explorada.

Flávia Nunes 07/07/2020

Loney
Te convido a embarcar nesse livro cheio de suspense, drama, aventura, miste?rio, descobertas, amizade, amor, imposic?a?o religiosa e que vai te tirar da zona de conforto.

Dois irma?os com uma cumplicidade, ligac?a?o, amor e respeito impressionante.
Uma fami?lia religiosa ao extremo, com uma ma?e que acredita que Deus pode curar o seu filho, mas para isso e? preciso seguir um ritual.
Um novo padre e a saudade do que se foi.
Segredos.
Dias de orac?a?o e refu?gio num lugar sombrio e misterioso.
Um corpo e? encontrado.
Uma morte.
Um segredo.
Seja bem-vindo ao livro Loney!

Na?o pense que Loney vai te fazer morrer de medo, na?o isso na?o acontece, ele so? te fisga, te deixa vidrado e envolvido junto ao miste?rio. A histo?ria e? narrada por Tonto, intercalando entre as lembranc?as do passado e seu presente. E sabe o que mais gostei? O livro te deixa du?vidas, te faz querer respostas, te faz ir ao fundo da imaginac?a?o.

Saia da sua zona de conforto!
Aventure-se!
Leia Loney!

Flávia Pasqualin 04/07/2020

Já que tantas vezes eu leio obras elogiadas e acabo me decepcionado, dessa vez decidi ir contra a maré, buscar um livro bastante criticado para ver se daria certo, e funcionou! Esse é o meu tipo de livro, com uma narrativa que prende e deixa a sensação de que algo horrível está prestes a acontecer a qualquer momento. A história é basicamente sobre amigos da igreja que fazem uma peregrinação religiosa no feriado de Páscoa e essa peregrinação tem uma finalidade nobre já que a Sra. Smith pretende, através dos ritos e sacrifícios da quaresma, realizar o milagre de curar o seu filho mais velho. Achei o cenário angustiante e a personalidade de alguns personagens contribuí para aumentar a tensão. Ao meu ver Loney é mais uma crítica ao fanatismo religioso que uma história sobrenatural, embora existam elementos que contribuam para essa atmosfera, minha conclusão foi de que muitas vezes as pessoas se apegam mais a obedecer determinado ritual ao pé da letra, visando ser recompensado pela obediência, que aprender sobre as lições que ele busca ensinar. Qual desses dois Deus irá ouvir? Ou mais curioso ainda: Será que somente Deus realiza milagres?!?!
Certamente não é um livro que agrada a todos, mas você só vai saber se ele faz seu tipo se arriscar como eu.
Dayanne.Silveira 14/08/2020minha estante
Concordo com você Flávia... O Livro não busca uma narrativa explicita e sim implícita, acho que por isso muitas críticas negativas. Foge do óbvio, e carrega na leitura muito mais reflexão do que de fato a história.
Outro ponto da critica ao fanatismo religioso é sobre a ética moral desses religiosos que são capazes de passar por cima de qualquer coisa em nomes dos dogmas.
Além de fazer uma reflexão sobre a sanidade mental, visto que no fim Smith possuía diversos problemas psicológicos devido aos eventos em Loney, talvez seja esse o motivo de não termos uma resposta exata no final de todos os mistérios desencadeados na narrativa, provavelmente que a própria mente de Smith tenha bloqueado alguns pontos da história. Em fim, minha nota é 6/10.

Dani.Giardin 03/07/2020

Chatinho
Eu esperava mais mas a história tem pontas soltas. Achei longo para pouca coisa... mas tem um enredo que da vontade de ler sem parar pra saber a trama.

Joany 09/06/2020

Um pouco entediante
O livro tem uma história interessante, porém pode ser um tanto chato, é tudo muito implícito o que o deixa um pouco sem ação. Você fica querendo mais da história a todo momento, mas ela não entrega.

Bia 24/05/2020

O Loney é um lugar misterioso, meio isolado e confuso. Tonto é o nosso protagonista, ele é de uma família e comunidade extremamente religiosas, do tipo rigorosos e obsessivos. Seu irmão mais novo, Hanny (Andrew) é mudo e sua família acredita que Deus está testando a fé deles com o fato de Hanny ser mudo e que se eles rezarem e fizerem muitas celebrações, Deus irá trazer a voz de Hanny.
Com isso eles fazem um retiro para Loney, uma espécie de lugar bem escondida e pequeno onde o mar é violento e extremamente perigoso com alto numero de morte de afogamento. Mas têm uma casa lá onde a comunidade passa um tempo, e durante esse tempo eles visitam igrejas e espaços “sagrados” na esperança de que Deus faça um milagre com Hanny. Mas talvez não seja Deus quem vai trazer um suposto milagre... Talvez nem seja um milagre, talvez possa ser outra coisa. A final, as pessoas e as coisas no Loney são muito estranhas.

Quando comprei esse livro estava super mega ansiosa para ler, mas acabou que as criticas gerais eram super negativas e fiquei com medo de ler o livro e entrar de ressaca. Acabou que o livro ficou esquecido na minha estante por anos até finalmente tomar vergonha na cara para ler. O livro foi algo interessante, mas... Estranho e sem sentido. Interessante, porém sem sentido. Tentei começar o livro de boa, tirando todos os pensamentos negativos e o medo do livro ser chato e me deixar de ressaca. Li o livro inteiro de boa e em nenhum momento fiquei de saco cheio, porém a parada toda não estava lá grande coisas... Como eu disse o livro foi algo interessante, mas confuso.

O livro traz por inteiro a religião, a força da crença da família de Tonto e Hanny e como tudo o que acontece é um milagre, é todo o poder de Deus, ou a punição de Deus por qualquer coisa ruim, estranha ou inconveniente que se faça.

Eu nãos sei muito bem o que falar dos personagens, todos eles foram tão vagos, tão misteriosos, sem muito o que entregar... Tonto é um personagem muito seco, ele é daqueles que observa, daqueles neutros, recebe ordens e as cumpres sem nenhum pio. Ele é bem quieto, é bem estranho e tranquilo demais.

Hanny é bem mais agitado que o irmão, ta sempre cheio de energia e querendo ir de um lado para o outro. É um personagem que não entendi muito bem, principalmente no final depois do que aconteceu, eu só fiquei olhando para a parede e... tipo: Mas hem? Kkkkkkk

A Mãe de Tonto e Hanny é uma mulher muito extrema. Principalmente quando o assunto é religião, ela é super severa e organizada/certinha quando se trata da religião, das orações, missas e costumes, tudo precisa ser exato e o mesmo de sempre, nada pode mudar. E quando o padre Wilfred morre e o padre Bernard o substituía, ela fica muito em cima do padre Bernard sempre dizendo: “o padre Wilfred não fazia desse jeito” “o padre Wilfred fazia assim para depois fazemos as orações” “o padre Wilfred primeiro sempre nos fazia orar antes de tal coisa” “com o padre Wilfred as coisas eram assim e assado”, etc. Era bem chato e perdi as conta de quantas vezes quis enforcar ela kkkkkk.

As coisas nesse livro foram uma variação de suspense e um pouquinho de terror kkk. Houve momentos que foram meio macabros que deixou meu coração a mil só esperando uma criatura sair das sombras, outros momentos eu ficava intrigada apenas com o mistério de: “quem pôs aquilo ali?” “qual o propósito daquilo ali?” “porque fizeram isso?” etc.

Esperava bem mais, muito mais, desse livro. Mas okay, não foi algo ruim, nem exatamente decepcionante... Foi algo meio termo. Não achei ruim, mas não adorei esse livro.

site: http://biiabrito.blogspot.com/

José Vitor - @paginas_literarias 22/05/2020

Leitura: 30/08/16
3,5 estrelas.
Então, estou tentando entender o que eu li. O livro está meio confuso, pelo menos eu achei, pois cada hora conta uma coisa, e o Andrew é muito detalhista nas cenas dele, o que me deixa muito cansado, pois ele fala de coisas "desnecessárias" na história. Pelo que eu entendi, o protagonista do livro (que esqueci o nome), conta uma história do presente dele, ele adulto, é uma do passado, ele na infância, mas só no final do livro que fui perceber isso.
Acho que o principal motivo de eu não ter entendido tanta coisa desse livro é por que ele fala muito sobre religião, eu sou católico, mas não sou muito religioso, e eu não entendi tantas coisas que eles falavam. Isso também aconteceu com "O Demonologista" do Andrew Pyper, que era uma história que falava de muitos assuntos religioso, e que acabei dando 3,5 estrelas também.
Queria muito ter gostado desse livro, pois a edição dele está linda e pensei que a Intrínseca tinha caprichado por ele ser uma livro muito 'fodastico', mas não é o caso, é um livro muito lento e o ritmo não melhora. (Pelo menos pelo meu ponto de vista não melhorou).

biclaromafra 12/05/2020

Uma sinopse e uma capa nunca me enganaram tanto
Eu amo uma história de suspense e terror, então tudo nele tinha me atraído, mas acho que nunca fui tão enganada. Até agora não entendi o surto dessa história toda, que ao mesmo tempo contou muito e não contou nada.
Só terminei esse livro na base do ódio, porque já tinha perdido tempo demais tentando ler e dar uma chance, porém não dá! Entrou na minha lista de um dos piores e eu não recomendo de jeito nenhum.