Direitos Iguais Rituais Iguais

Direitos Iguais Rituais Iguais Terry Pratchett

Resenhas - Direitos Iguais Rituais Iguais

Tane 11/02/2024

Tão bom voltar ao Discworld...
Apesar de ter demorado para engatar nessa leitura, amei os momentos de Esk e Esmeralda na Universidade!
As interações entre Vovó e Cortângulo me fizeram rir demais. Amei a Esk, só gostaria de conhecer um pouco mais da personagem (talvez nos próximos!)
Uma ótima leitura ?

Frederico.Andrade 21/01/2024

Terceiro livro do universo do Discworld começa a contar outra história com outros personagens sem perder o ritmo e estilo. Adorei

nelolzinha 11/01/2024

Tradição e Modernidade
A narrativa escolhida pelo autor é sensacional, nunca tinha lido algo parecido. Gosto quando as coisas saem fora do comum e apesar de ser uma história um tanto tradicional de quebrar as barreiras da tradição, a escrita foi o diferencial.

Misturar a narrativa de um narrador que vive no nosso mundo mas conta a história do romance do mundo fictício foi intrigante.

Esk uma criança com pensamentos e lógica de criança, Vovó com a expertise de uma idosa que viveu a vida prestando atenção nos detalhes e Simon um adolescente com ideias mirabolantes de uma mente brilhante.

As passagens são incríveis e reflexivas.

Clio0 06/11/2023

O terceiro volume da série Discworld abre o arco das Bruxas.

Madame Cera-do-Tempo é a bruxa que guiará Eskarina, a primeira maga do Mundo do Disco, em sua jornada para ser aceita na Universidade Invisível e superar os obstáculos que outros magos imporão em uma tentativa de bloquear seu ingresso.

A personalidade da Madame nesse livro ainda é um pouco áspera, no sentido de que ainda aparenta ser mais uma vovó sabe-tudo que a força da natureza que ela se tornará nos próximos volumes. Isso não diminui em nada a diversão de observá-la dobrando magos verborrágicos e outras modernidades citadinas.

Recomendo.

O Tolo de Amarelo 14/09/2023

Pior livro de Discworld que já li
Meu Deus, que livro lentoooooooooo!

A premissa é ótima, mas a trama não procura sair do lugar. É tão devagar que nem as boas piadas criam qualquer efeito positivo.

Mesmo sendo um livro curto ficou duro de terminar. De longe o pior livro do Discworld que já li.

Andre 24/02/2023

Um livro de 1987 ainda muito atual, trata da luta feminista com o bom humor inconfundível de Terry Pratchett.

O título original, "Equal Rites" (ritos iguais) soa como "Equal rights" (direitos Iguais), um trocadilho tão importante que teve que ser traduzido ao pé da letra na versão em português, perdendo um pouco o charme mas mantendo a significância.

O livro narra a história de Esk, oitava filha de um oitavo filho, uma criança destinada a ser maga desde o dia de seu nascimento mas ainda assim tendo que lidar com a resistência de uma sociedade machista que a repreende e ridiculariza por simplesmente querer viver o seu sonho.

Esse é o terceiro livro da série Discworld, tão engraçado quanto os dois primeiros, mas indiscutivelmente superior do ponto de vista moral.

Victor 02/06/2021

Divertido como sempre
Como todos os livros do Terry que li até hoje, esse foi repleto de humor e cenas inusitadas.

É necessário um feeling pra perceber as piadas nas entrelinhas, senão passará apenas como um livro "sem pé nem cabeça ".

anisios 18/04/2020

Fraco em relação aos 2 primeiros livros
Um começo promissor mas empaca 70% da história na seriedade e ida de Esk à universidade invisível. Ignora totalmente os 2 livros anteriores. Não se tem contexto se é antes ou depois deles. Quase não há piadas ou humor ácido até as últimas 50 páginas. Vovó Cera do tempo é chata demais

primuuu 14/04/2020

Leitura fluida, rápida e gostosa. Terry tem me encantado, tardiamente, mas ainda bem que comecei.

Bart 25/09/2019

Direitos Iguais Rituais Iguais - vol 3
? Terry Pratchett?
Quem pegar qqr livro desse escritor, vai perceber o quanto o cara é inteligente principalmente por causa do humor que ele usa em suas obras!
Nesse livro ele tira onda com o machismo, talvez a palavra mais acertada seria "escrachar"!
A trama gira em torno da menina Eskarina ou Esk, que mora na cidade "Cabra da Peste" perto das Montanhas Ramtop... a propósito, os tradutores dessa série de livros tem um papel fundamental p/sacadas de humor !!
A vó de Esk é uma bruxa mt respeitada Sra Vovó Cera do Tempo, percebe q sua neta tem uma aptidão acima do normal, não só p/ser bruxa, como maga... mas nunca existira uma mulher com o ofício de mago, e Vovó Cera consegue uma vaga na universidade invisível (frequentada apenas por homens ) p/Esk.
E é aí q a zona começa, Vovó Cera tira sarro com toda a construção machista q a gnt vê até hoje, e usa de "pano de chão" p/melhor humor...
A melhor crítica p/nossa sociedade de hoje. E esse livro foi publicado em 1987.
Indico demais!

Luciano Luíz 29/01/2018

Os dois prmeiros volumes do DISCWORLD foram A COR DA MAGIA e A LUZ FANTÁSTICA. Foram boas leituras com aquele humor tosco e a aventuras de um mago, um turista e outros mais em busca de sabe-e lá o que... O volume 3, DIREITOS IGUAIS, RITUAIS IGUAIS é bem inferior na questão do tom humorístico, no entanto passa a impresão de que TERRY PRATCHETT tentou fugir disso, mesmo contendo nas entrelinhas uma e outra piada.
Dessa vez o enredo gira em torno de uma menininha de oito anos que recebe um bastão mágico conferindo-lhe a chance de ser maga. Sua avó, Cera do Tempo é bruxa e acredita que mulheres só podem ser bruxas e mago é uma profissão para os homens. Sendo assim ela vai mudando de ideia e resolve levar a neta para a Universidade Invisível... só que não aceitam mulheres... Fora isso tem todas aquelas reviravoltas e blá, blá, blá...
Esk, a menina é a melhor personagem do livro, porém, Vovó Cera do Tempo também rouba boa parte das cenas. No início é uma leitura vagarosa e então melhora. Só que lá pelo final vira algo muito chato.
Apesar de não ser um estouro, o livro compensa pelo comportamento da menina, onde não vemos piadas, mas sim diversas situações um tanto nada convencionais, ainda mais com estranhos que se dão bem e mal com ela...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?pnref=lhc

Douglas 25/04/2017

Resenha
Confira a senha em vídeo

Paulo.Brito 20/11/2016

“She was already learning that if you ignore the rules people will, half the time, quietly rewrite them so that they don't apply to you.”

“...it is well known that a vital ingredient of success is not knowing that what you're attempting can't be done.”

“Million-to-one chances...crop up nine times out of ten.”

“Granny sighed. "You have learned something," she said, and thought it safe to insert a touch of sternness into her voice. "They say a little knowledge is a dangerous thing, but it is not one half so bad as a lot of ignorance.”

Circus 30/01/2016

Livro maravilhoso!!
Esse livro retrata um pouco do preconceito machista que os homens tinham/têm com as mulheres, de forma cômica. Comecei a ler esse livro para descobrir pq não podiam existir magas,somente magos.
O livro é extremamente bem escrito,com diálogos inteligentes e engraçados, personagens envolventes (pra mim a que se destaca é a Vovó Cera do Tempo).
Logo no início do livro faz-se menção velada ao inimigo, então você já sabe que tem algo errado por ali, mas só no final descobre o que é.
Se você gosta de magia e literatura fantástica o que está esperando para ler esse livro??

Destaco aqui um trecho (dentre tantos) que achei sensacional nesse livro.

" O homem médio,por outro lado, pensa sem parar em todo tipo de coisa, sob todos os ângulos, com interrupções de dezenas de circunstâncias biológicas. Existem pensamentos prestes a serem ditos, pensamentos pessoais,pensamentos reais,pensamentos sobre pensamentos e toda uma gama de pensamentos subconscientes. Para o telepata. a cabeça humana é uma algazarra. É a estação terminal de uma ferrovia com todos os trens partindo ao mesmo tempo. É uma faixa de ondas FM completa, e algumas estações não são dignas de respeito " .