Uma Modesta Proposta

Uma Modesta Proposta Jonathan Swift

Resenhas - Uma Modesta Proposta

Luci_books 08/09/2023

Na obra "Uma Modesta Proposta" de Jonathan Swift, o autor utiliza a sátira de maneira brilhante para criticar a política britânica na Irlanda do século XVIII. Sua proposta fictícia de que os pais pobres deveriam vender seus filhos como comida para a elite, embora chocante, é uma forma eficaz de expor a exploração e a crueldade social da época. Swift usa o humor e a ironia para destacar a indiferença da classe alta em relação aos menos privilegiados, tornando sua sátira uma crítica atemporal da injustiça social.

Relacionando "Jantar Secreto" de Raphael Montes, as semelhanças residem no uso do choque e da sátira para fazer críticas sociais. Ambas as obras exploram o tema da classe social e da exploração, embora de maneiras diferentes. Em "Uma Modesta Proposta", Swift critica a exploração dos pobres pela classe alta e a indiferença desta em relação aos menos privilegiados. Em "Jantar Secreto", Montes aborda a decadência moral da alta sociedade, que está disposta a cometer atos atrozes em busca de prazeres proibidos, como jantares clandestinos com carne humana.

Portanto, embora os contextos e as abordagens sejam diferentes, ambas as obras compartilham a ideia de que as classes sociais e a busca por prazeres extremos podem levar a comportamentos moralmente questionáveis e à exploração dos mais vulneráveis. Elas também provocam reflexões sobre a natureza humana e a moralidade.

Natália 21/03/2020

O uso habilidoso da retórica para a defesa do inconcebível e abjeto, uma forma de escancarar às avessas o descaso com os pobres, nos mais das vezes, considerados os expurgos da sociedade. Ridiculamente curto, poderia ser mais longo e estender para mais pontos de reflexão, mas é pontual no que se propõe além
de sagaz.

Carina 13/01/2023

Não me agradou
Não me agradou essa leitura. A tematica não faz o meu tipo de leitura e achei enfadonha. Apesar de curto me custou muito ler.