Morte Súbita

Morte Súbita Álvaro Enrigue

Resenhas - Morte Súbita

Refugios das Letras 09/05/2020

"Não sei, enquanto escrevo esse livro, sobre o que ele é. O que ele conta. Não é exatamente sobre uma partida de tênis. Também não é um livro sobre a lenta e misteriosa integração da América àquilo que chamamos, com obscena desorientação, "o mundo ocidental" - para os americanos, a Europa fica no Oriente. Talvez seja um livro que trata apenas de como esse livro poderia ser contado, talvez todos os livros tratem apenas disso. Um livro com vaivéns, como um jogo de tênis."
Difícil resenhar esse livro depois que o próprio autor já o faz tão bem no meio da própria obra.
Morte Súbita é uma obra prima da literatura absurda ou surreal. Seu fio condutor é a fictícia, porém historicamente possível, partida de tênis em plena Piazza Navona entre os contemporâneos Caravaggio, o famoso pintor italiano do chiaroscuro, e o poeta Francisco de Quevedo. A partida por si só é irrelevante, e desconfio que só foi utilizada de palco do duelo das personalidades porque o autor é especializado na história desse esporte. Aos poucos vão sendo relevados causos que passam pela reforma anglicana e a conquista da América espanhola, histórias que o autor teve o cuidado de escrever baseado em possibilidades reais, embora totalmente inventadas e absurdas. Em alguns momentos fui até checar no Google tamanha a verossimilhança, só para descobrir que fui feito de tonto.
Conforme o livro avança, se torna possível ao leitor começar a desconfiar do motivo da partida. As personalidades dos jogadores e celebridades da audiência - como Galileu Galilei - vão sendo desenvolvidas e separadas em polos distintos que justificam o embate. Figuras históricas que surgem durante a narrativa também são analisadas, como Hernan Cortez, papas e reis, para, no final, toda a loucura fazer sentido. Mesmo com o autor se esforçando muito para criar situações absurdas, nada fica mal explicado ou em aberto. Muito recomendado para quem, como eu, está cansado do surreal fundado nele mesmo e com as outras qualidades literárias deixadas de lado.

site: https://refugiosdasletras.blogspot.com/2020/05/morte-subita-alvaro-enrigue.html

Na Literatura Selvagem 15/12/2018

leitura conjunta...
Fui convidada a participar de um clube de leitura mensal por um amigo em que os membros escolhem um título nunca lido pelos demais para ser lido e discutido. Carinhosamente intitulado de Confeitaria Colombo, a estreia se deu com um autor mexicano da literatura contemporânea: Álvaro Enrique e a obra Morte Súbita.

A história possui uma ambientação em Roma, inicialmente, mas no decorrer da leitura, nos deparamos com personagens em lugares como a América invadida por Cortéz, decapitações na Inglaterra, fazendo o livro parecer uma espécie de colcha de retalhos, em que vários personagens históricos nos são apresentados no período da Idade Moderna.

De Ana Bolena a Francisco de Quevedo, o leitor 'passeia' pela Idade Moderna, presenciando fatos históricos importantes enlaçados por meio de uma partida de Tênis. São encontros historicamente improváveis, mas que de certo modo, teriam sido possíveis na realidade histórica.

leia mais em

site: http://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2018/03/morte-subita-de-alvaro-enrique.html

Aguinaldo 20/11/2016

morte súbita
A ideia do livro é amalucada e parecia promissora, mas o resultado obtido por mexicano Álvaro Enrigue neste seu "Morte súbita" não funcionou comigo. Somos apresentados a uma improvável partida de tênis entre o poeta espanhol Francisco de Quevedo e o pintor italiano Michelangelo Caravaggio (que acontece na Piazza Navonna de Roma, em 1599). Os marcadores de pontos dos dois jogadores não são menos ilustres: Galileu Galilei marca os de seu compatriota italiano, enquanto que o terceiro Duque de Osuna, don Pedro Téllez-Girón, marca os de seu amigo Quevedo. A bem da verdade a partida de tênis é apenas um artifício utilizado por Enrigue para falar dos embates entre a reforma protestante e a contrarreforma católica no século XVI e seus desdobramentos, nas artes, na política e na sociedade, que eventualmente culminarão naquilo que pode ser entendido como o início da modernidade. Enrigue nos faz acompanhar o destino de alguns objetos icônicos: de uma bola de tênis feita em parte com os cabelos de Ana Bolena (uma das mulheres do rei inglês Henrique VIII); de um escapulário que teria sido dado ao explorador Cortés por sua mulher asteca, Malinche; de um manto real do imperador asteca Montezuma, joia da arte plumária asteca, que acaba se tornando parte das vestes cerimoniais de um importante bispo católico; dos quadros produzidos por Caravaggio e sua revolucionária técnica. Além de contar algo dos muitos jogos dos astecas que inspiraram as regras do tênis moderno, ele detalha as regras do bizarro jogo quinhentista (conhecido como pallacorda) em que ele colocou Caravaggio e Quevedo (o resultado do jogo o título já antecipa, só se decide por morte súbita, um ponto final). Seu livro é fragmentado em dezenas de pequenas histórias, algumas curiosas, outras irrelevantes, outras ainda certamente inventadas por ele para adaptar os destinos cruzados dos personagens que aparecem nas demais. Todas estão de alguma forma estão relacionadas a uma mais importante, a trágica história da destruição das civilizações pré-colombianas pelos europeus. Lembrei dos bons ensaios de Carlos Fuentes, que li no início dos anos 1990, reunidos em "O espelho enterrado" e, claro, do bom livro de Andrea Camilleri em que ele fala dos sucessos da vida de Caravaggio, "El color del sol". Interessante esse livro do Álvaro Enrigue, mas artificial demais para o meu gosto. Vale.
[início: 09/10/2016 - 21/20/2016]
"Morte súbita", Álvaro Enrigue, tradução de Sérgio Molina, São Paulo: editora Schwarcz (Companhia das Letras), 1a. edição (2016), brochura 14x21 cm., 296 págs., ISBN: 978-85-359-2715-3

site: http://guinamedici.blogspot.com.br/2016/11/morte-subita.html