A história dos meus dentes

A história dos meus dentes Valeria Luiselli

Resenhas - A história dos meus dentes

alineaimee 28/08/2016

Engenhoso
Experimento engenhoso e inteligente, que resgata certa tradição latino-americana (a erudição borgeana, o humor cortazariano, o nonsense de Bolaño), mas o faz com muita originalidade e fluidez.

Julinhafox 08/06/2021

"Sem complicações. As melhoras ideias, assim como os melhores objetos, são simples."
"A história dos meus dentes" é um livro interessantíssimo.
E o foco principal do meu elogio não está exatamente na história contada, mas na forma como a autora conduziu o texto, sempre com muita leveza e irreverência e como ela o construiu - que ela explica, com a colaboração de funcionários de uma fábrica, ou seja, há um mosaico de contribuições.
A narrativa passa essa leveza, de certa forma, como visão de mundo. Não há nada denso ou muito pesado e você fica com a sensação de que conheceu um olhar curioso e autêntico sobre a vida. Algo rico e especial.

“Quando Estrada começou a me contar suas histórias, cheguei a pensar que ele fosse um mentiroso compulsivo. Mas, depois de viver com ele, percebi que tinha menos a ver com mentir do que com superar a verdade.”

Da mesma autora, mas completamente diferente, recomendo também o "Arquivo das crianças perdidas". Um livro muito impactante e mais pesado.

Nath Mel 22/03/2020

A autora escreveu esse livro por um pedido à Galeria Jumex que expõe uma das maiores galerias de arte contemporânea do mundo, e foi financiada pela fábrica de sucos Jumex. Por que estou contando isso? A história é sobre Estrada que desde ao nascer tem um fascínio poético com dentes. Se torna um grande leiloeiro e passa a vida vendendo objetos a partir de histórias mirabolantes. As histórias faladas durante as vendas nos leilões foram criadas pelos operários da fábrica. Então a autora teve várias colaborações que enriqueceu muito a leitura. O livro é diferente com uma abordagem satírica e um pouco louca.

Lais da Mata 09/01/2022

Livro divertido em alguns momentos. Creio que o tipo de humor não seja o certo para mim, ou para a cultura brasileira. Achei uma obra inteligente, cheia de referências, mas não me foi agradável a leitura. Li pelo desafio pessoal de ler escritores de países os quais não tenho costume, mas saí mais perdida que curiosa pela cultura mexicana.

Jhones Rocha 19/10/2016

Uma das melhores escritoras latinas da comtemporaneidade.
Um dos livros mais excitantes, engraçados, surreais e inteligentes que eu pude ler. Parabéns para a autora e a forma que ela desenhou essa história/narrativa. Incrível como o título estranho relata de modo humilde TODA A HISTÓRIA. Essa foi uma das maiores surpresas que poderia esperar dos autores latinos que li durante o ano: Alejandro Zambra, Lina Meruane, Flavio Cafiero e Raphael Montes. Fica aqui minha dica como o melhor livro contemporâneo de 2016 até o momento.
Jhones Rocha 19/10/2016minha estante
LI ESSE LIVRO EM UM DIA PORQUE EU NÃO AGUENTEI

Ju 14/11/2017

Comecei sem saber o que me esperava, vi muitas pessoas me dizendo que o livro era divertido, mas a realidade é que eu achei esse livro chatíssimo!! Na hora do leilão dos dentes, socorro quase abandonei!! A escrita é boa mas a história, os personagens e os leilões não me interessaram em nada!

Nemec 27/03/2023

Genial
Uma história muito interessante, leve e cheia de referências artísticas e histórias sob uma perspectiva bem diferente.
Estrada, o melhor leiloeiro do mundo é um personagem ímpar e suas desventuras cativam e intrigam a cada página lida.

Um tesouro escondido no Bíblion. Recomendo.

Moo 16/08/2016

Um livro que me fez mudar de opinião quase na última página!
Pensei em dar duas estrelas e acabei dando quatro estrelas! As últimas páginas fizeram muita diferença, ao meu ver!

Ainda estou refletindo sobre a leitura...

"Não tenho certeza se isto deveria estar na história, porque é uma parte que parece começar a dobrar-se sobre si mesma, de modo que me ponho confuso e agitado, e perco a mão. Mas por outro lado não vejo como pode ser evitada.
(...) Primeiro senti um alívio enorme. Depois, alguma tristeza. E então descrença e raiva. Depois, novamente, uma forma de profunda tristeza misturada com alívio, quase uma leveza." (pg. 105)

criscat 12/12/2016

A autora conta ao final do livro - o que não garante que a história também não faça parte da obra ficcional - que ela foi convidada, em janeiro de 2013, a escrever o texto do catálogo de uma exposição que se realizaria na Galeria Jumex. A coleção contida nessa galeria é financiada pela fábrica de sucos Jumex e é uma das maiores e mais importantes coleções de arte contemporânea do mundo. O texto encomendado deveria refletir sobre as pontes entre a própria galeria e o contexto em que se insere. Mas mais que escrever sobre a distância entre o universo artístico da galeria e o chão de fábrica e seus operários, a autora queria escrever para os operários, fazendo deles, de certa forma seus leitores-beta.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2016/11/03/historia-dos-meus-dentes/

Priscila (@priafonsinha) 05/05/2017

Um livro diferente
Um livro curto, bem escrito e bem humorado! Desde o primeiro capítulo já me diverti com Gustavo Sánchez e Sánchez, mais conhecido como "Estrada", um leiloeiro inventivo, que conta a origem de cada objeto com tal propriedade que nos desperta a vontade de comprá-los mais pela história de cada um do que pela utilidade do objeto em si.
Amei a escrita desta autora! Ela escreveu este livro com a ajuda de funcionários da fábrica de suco Jumex: eles liam os capítulos, discutiam os enredos e depois lhe davam retorno com as devidas impressões.
Romance muito criativo e inteligente, mostrando que bom contador de histórias é um personagem marcante em nossas vidas. Conheçam a escrita dela, livro curtinho, muito gostoso de ler.

cacai 03/02/2018

Logo nas primeiras páginas de "A história dos meus dentes", de Valeria Luiselli, me vi envolta em uma atmosfera nostálgica.
Devia ter por volta de oito anos. Guardava as aparas de todos os lápis que apontava em uma caixinha de gelatina que sempre levava comigo na mochila - visto que os apontadores com depósito ainda não eram populares, desconfio que o pontapé inicial possa ter sido a preguiça de levantar e ir até o lixo. Não sei quanto tempo durou, mas há uma vaga recordação da professora me obrigando a jogar fora o precioso conteúdo do meu acervo para não sujar ainda mais a minha mochila. Fim da lembrança.
Me afeiçoei por Estrada e suas coleções malucas (a começar pelos pedaços de unhas do pai que voavam sobre o seu caderno e que eram depositadas em envelopes guardados sob o travesseiro) e aprendi a rir da sua figura peculiar. A história tem contornos malucos e em dado momento parece que nada se encaixa, mas talvez seja aí que resida a graça da obra. Surreal e mirabolante são bons adjetivos para resumi-la.
Ao final do livro descobrimos se tratar de um projeto encomendado por uma fábrica de sucos que patrocina uma galeria (e que inclusive faz parte do enredo). Embora pareça pouco provável que alguém desembolse qualquer quantia para comprar um dente apenas pelo talento do leiloeiro, trata-se de uma crítica ao valor atribuído aos objetos. Quem aí não tem no fundo de alguma gaveta alguma quinquilharia aparentemente sem valor comercial mas que não ousa desfazer-se por seu apelo sentimental? Nossa vida se resume em dar sentido a fragmentos desconexos do cotidiano.
Indo mais além na reflexão, podemos pensar em todo o fundamento da nossa sociedade de consumo: todos os dias nos deparamos com novos produtos despejados no mercado com preços elevadíssimos graças a boas estratégias de marketing que fazem o consumidor acreditar estar levando para casa algo que o diferenciará dos demais mortais. Bem-vindos à era da gourmetização!

Amanda 04/05/2020

Uma leitura divertida
Cheguei até Valéria Luiselli por acaso, mas saio da leitura com vontade de ler outras obras dessa talentosa escritora mexicana.
Eu me encantei pelo início do livro, a narrativa com toques de surrealismo fantástico, lembrando tantos ?tios? e ?tias? queridos da nossa América Latina. Tios e tias é como a autora chama os escritores/as, antes de introduzir uma citação deles como se fosse um conselho de um ente querido próximo. Dessa forma, aproxima leitores e escritores, como deve ser. Brinca e faz pensar sobre o valor da arte.
No meio, os diversos lotes - o protagonista é um leiloeiro - que acompanham histórias fantasiosas me cansou um pouco. Ao final, no epílogo, a própria autora explica da onde tirou as histórias que servem para aumentar o valor agregado aos bens leiloados.
Se verídica a versão do epílogo, as histórias ganham beleza e outro significado; se invenção da autora, mais maravilhoso ainda, porque prova seu ponto: o valor da arte (e dos objetos) está mais na narrativa que se constrói sobre ela.
No mais, Estrada é um tipo interessante e divertido, que rende boas risadas. Li pensando numa possível adaptação pelo cinema espanhol/ argentino hehe
Enfim, boa leitura :)

Queila 28/05/2020

No início a leitura é meio lenta, mas a medida que se "convive" com o personagem, a leitura vai melhorando e o personagem te cativa.

Elineuza.Crescenci 13/02/2023

Avaliação: 3/5
Término da leitura: 13//02/2023

Autora
Nasceu na cidade do México em 1983
Atualmente cursa o doutorado na Universidade de Columbia.
Escreve ensaios e obras de ficção além de colaborar com diversos artistas em projetos multidisciplinares.

O Livro

Gustavo Sanchez Sanchez, conhecido como Estrada, tem um sonho: mudar seus dentes.
Consegue um emprego e depois descobre que dispõe diversos talentos, nenhum suficiente para alcançar seu intento.
Um belo dia resolve estudar para ser leiloeiro. Após seus estudos descobre sua capacidade de contador de histórias e descobre que mais que um objeto a ser leiloado que é vendido mesmo é a sua história.
Desenvolve então seu próprio método de leiloar e assim alcança seu objetivo.
A narrativa tem uma comicidade e criatividade bem diferentes.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2023/02/2023-fevereiro-9-leitura-anual-19.html

Juliano.Ramos 27/02/2023

Livro sobre um mexicano mentiroso, Strada e suas peripécias, livro divertido, com umas histórias bem duvidosas...