O dono do morro

O dono do morro Misha Glenny

Resenhas - O dono do morro

Walter 23/03/2022

"O caminho que leva os garotos a entrar nessa carreira é bem conhecido. Os guias são indóceis: desemprego, testosterona, consumismo e carência — carência de figura paterna, de escola, de Estado e de um futuro." [23/03/2022]

Thais Takeuchi 21/03/2022

Livro ótimo. Achei incrível a descrição, nos mínimos detalhes, das favelas brasileiras; o cenário político/econômico que as cercam é um ponto de extrema relevância pra tentar entender seu funcionamento. A história de Nem e de como e porquê ele chegou onde chegou me fez entender muito mais coisa do que simplesmente a história narrada.

Paty 09/02/2022

O Dono do Morro
É um livro muito bem escrito que aborda a realidade das favelas do Rio de Janeiro diante do narcotráfico.

Diante desse cenário, acompanha a ascensão e queda de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, um dos grandes
chefes do tráfico.

Belos 26/01/2022

Livro muito bom sobre o nascimento do narcotráfico no Rio, além do próprio Nem.
O estilo direto com uma pegada jornalística deixa o texto fácil de ser lido.

Alessandra.Oliveira 01/01/2022

Ótimo livro
"Nem não é nenhum modelo de virtude, mas também não é nenhum demônio."
É um livro que sem dúvidas, vc deve estar isento de preconceitos ou julgamentos ao iniciá-lo .
É um mergulho na história do tráfico no Rio de Janeiro,das facções criminosas,justiça brasileira,corrupção policial...
Uma história que traz a tona uma realidade que não encontramos nas manchetes dos jornais e nos programas jornalísticos.

Paula.Moreira 15/12/2021

Difícil de dar nota
Eu comecei o livro gostando muito do jeito carismático do autor (Misha Glenny). A leitura estava sendo super interessante e fluida. Conforme fui avançando o livro, me deparei sentindo algumas estranhezas na forma com que ele construia os parágrafos... Tinham vezes que a sensação era de que ele cortava a ideia de uma frase para outra. Mas como um todo a experiência foi positiva! Ainda mais por dar um panorama geral da história das favelas do rio (principalmente da Rocinha), de como o tráfico operou até o ano do livro, como as autoridades lidaram com a situação da violência no Rio. Foi bom para conhecer e relembrar muita coisa.

Cristiano.Goes 07/11/2021

O DONO DO MORRO
Livro especial para se compreender a realidade do Rio de Janeiro e do Brasil. A trajetória de Nem e sua ascensão na escala do poder na favela da Rocinha é mostrada didaticamente. Sua leitura permite a reflexão sobre as alternativas para se construir um novo país. Mas, também mostra as alternativas para ficar ainda pior. Imperdível a leitura.

Jess 12/09/2021

Esclarecedor
Um livro que vai muito além da biografia de um personagem. A leitura esclarece muita coisa sobre a história da violência no país e especialmente no Rio. Uma visão crítica e necessária sobre a guerra às drogas. Além do excelente enredo, o autor sabe prender o leitor do início ao fim com informações e reflexões.

alex santos 08/09/2021

Qual o problema com o tráfico?
O livro mostra a estrutura do tráfico de drogas no Rio, destacando o atendimento às necessidades das comunidades. Como ocorre o controle da violência, sobra apenas um negócio lucrativo, patrocinado pela classe média carioca. Dá pra ficar pensando quem ganha com a guerra às drogas.
Já com as milícias, não enfocadas no livro, o negócio é extorquir a população local.

Thaís Furlan 28/08/2021

'Nem' da Rocinha.
O livro narra a história de 'Nem' da Rocinha e todo o contexto que o levou à chefia do tráfico da maior favela do Rio de Janeiro.

Os fatos são narrados de forma bem sensível e analítica, contextualizando toda a situação política e de segurança do Estado, tal como os conflitos e a situação real das favelas, abandonadas pelo governo estadual.

O livro é, talvez, longo demais e esse contexto social e político é cansativo, porém necessário para quem não o conhece.
Uma boa leitura para quem gosta do tema.

Bruno.Defaveri 20/08/2021

A verdade brasileira
Através do relato desde o começo das habitações na favela da rocinha, até chegar nos dias atuais e através de entrevistas com Nem, um dos chefes do tráfico, conhecemos a dura realidade brasileira, crime, drogas, corrupção etc.

Octávio 15/07/2021

O dono do morro
Livro muito bom para entender a história da violência nós morros carioca. Super interessante como um jornalista inglês aprendeu português, mudou para a rocinha tudo para entender e escrever esse ótimo livro sobre o tráfico nas favelas do Rio!

João 02/07/2021

Livro incrível e necessário
Trabalho maravilhoso jornalístico do Misha Glenny mostrando um pouco da complexidade que são as relações completamente deturpadas entre o Estado, na figura das polícias civil e militar, as comunidades/favelas, e as facções criminosas, junto com a história extremamente peculiar, triste e, ao mesmo tempo, fascinante do Antônio - o Nem da Rocinha. Sério, livraço. Leiam.

Afonso74 07/06/2021

Nem da Rocinha
Uma boa biografia sobre um criminoso ou sobre qualquer outro notório malfeitor deve sim trazer humanidade e versar sobre o que motivou o protagonista a praticar atos injustificáveis perante a maioria da população. Caso contrário, o livro seria uma transcrição de crimes no estilo “Cidade Alerta” no qual o bandido é apenas descrito como um monstro.

O que devemos julgar é se o biógrafo ultrapassa o limite do que é aceitável a partir do momento em que se envolve na vida do biografado e quer, pelo bem da narrativa, criar um arco no qual o leitor se identifique com esse anti-herói.

A mensagem de “O Dono do Morro” é de que a comunidade estava em relativa paz no período em que Nem mandava em comparação com outros períodos, quando criminosos mais cruéis exerciam o poder ou estavam em guerra com outros grupos pelo controle do tráfico.

Embora entenda a crítica de que o biógrafo “pegou leve” com o Nem da Rocinha, e isso também tenha me incomodado em alguns momentos da leitura, ele fez frisa em muitos momentos de que ele estava longe de um “santo”.

Dito isso, é um livro muito bom, informativo, de leitura fluida mas que tropeça em algumas descrições do Rio de Janeiro e do Brasil no primeiro terço do livro. E esse último ponto foi a razão das 4 estrelas ao invés de 5.

O “fascínio” que o Rio de Janeiro e seus problemas de segurança pública exerce sobre os brasileiros de forma são um excelente chamariz para essa obra. Recomendo a leitura para todos os que se interessam pelo tema mas peço (sugiro!) que não se arvorem de grandes especialistas após sua leitura... pois a realidade é muito mais complexa e cada comunidade tem a sua dinâmica e complexidades próprias.

PS: Morei mais de 80% da minha vida toda à menos de 2 km da Rocinha e, embora já tenha entrado em uma comunidade, muito pouco sabia sobre a dinâmica das relações de poder dentro dela. Isso me motivou bastante a terminar a leitura em pouco menos de uma semana.

Vanessa 29/05/2021

Interessantíssimo.
O livro ser escrito por um não-brasileiro colabora para que o livro tenha ausência de vícios e preconceitos.
Minha cabeça ficou assim: ?????????
Minha principal conclusão é: Somos todos marionetes, alguns do estado, outros do tráfico e a grande maioria, dos dois.