O dono do morro

O dono do morro Misha Glenny

Resenhas - O dono do morro

Amanda 21/01/2021

Obrigada Misha!
Que livro necessario! Que trabalho impecável! Sabe aquele livro que não queremos largar? É ESTE! O livro tem como foco central a história de Nem, um dos chefes do narcotráfico na Rocinha. É uma espécie de livro-reportagem, onde Misha descreve de um modo incrível a entrevista que realizou junto a Nem quando este já se encontrava detido na prisão federal. Além de contar como Nem deixou de ser um cidadão comum e se tornar um dos chefes de Morro mais procurados no RJ, cada capítulo é uma mini-aula sobre: ascensão da cocaína no Brasil; funcionamento das facções criminosas do RJ (Comando Vermelho, Terceiro Comando e Amigos dos Amigos); envolvimento de Fabiana Escobar, vulgo Bibi Perigosa e seu marido com Nem; caso Amarildo de Souza; Milícias; reflexo da política de Sérgio Cabral nas favelas, etc. Um trabalho excepcional!

Nathalia Matos ð¦ 02/01/2021

Livro simples de ler e com muita informação relevante sobre a história do Rio de Janeiro, trás muitos detalhes da vida de ?Nem? e conta, leitura muito instigante.

Samara 28/12/2020

Absolutamente inimaginável
Li praticamente forçada de tanto que uma amiga recomendava (obrigada, Yara!) e gente, só me arrependo de não ter lido antes. A história do Nem, das pessoas que vivem nas comunidades, da política, fa polícia, tudo é envolvido nessa história bem contada e aí fica a critério do leitor tirar as próprias conclusões. Impressionante.

Matheus 23/12/2020

Particularmente, gostei muito do livro em suas devidas proporções. Pra quem gosta de saber como funcionam algumas coisas nas comunidades cariocas, esse livro lhe dará uma boa visão sobre isso. Toda essa história poderia virar uma série de televisão com facilidade.

Mariany_ 01/12/2020

Trabalho jornalístico de excelência!
Para além da história de Nem da Rocinha, Misha apresenta ao leitor um estudo do surgimento da comercialização de drogas no Rio de Janeiro e de todo o impacto social interligado a isso (violência, facções, Estado, pacificação, corrupção, pobreza), toda a narrativa faz o livro ser viciante.. Gostei bastante!

Rodrigo Souza 24/10/2020

Impactante
Lendo esse livro, parecia que eu estava vendo a série Narcos.

Luísa 19/08/2020

Simplesmente não rolou
Não vou desenvolver uma resenha extensa sobre esse livro porque confesso que tenho um pouco de preguiça de fazer resenhas negativas. O que posso dizer é que, talvez por um erro meu de expectativa, não achei que esse livro entregou o que ele prometia.

Eu esperava encontrar nesse livro a história de um homem que se viu profundamente envolvido com o tráfico de drogas e facções do Rio de Janeiro, em toda sua humanidade e sensibilidade. O que encontrei foi um extenso e detalhado relato sobre a história do tráfico de drogas no Brasil, com foco do Rio de Janeiro. Achei o livro simplesmente chato e frequentemente problemático, por fazer algumas idealizações à polícia e a outras instituições do Estado burguês que definitivamente não estão a serviço da população.

Terminei esse livro porque me comprometi a lê-lo para um projeto da faculdade e somente por isso fui até o final, se não certamente o teria abandonado. Apenas maçante.

Mainnã 18/06/2020

Subiu o morro como Antonio, desceu como Nem
O livro é muito bem escrito com uma narrativa que prende. Não se limita apenas a contar a trajetória do Nem da Rocinha no crime, mas também passa por aspectos da formação das facções de crime organizado no RJ.

Mari 05/06/2020

Um livro que pode se tornar uma série da Globo.
Primeiramente, devo dizer que este livro é muito bem escrito, detalhado (Não exagerado), prático para entender e por último, nos faz entender quem é a aranha é quem fica na sua tela
Segundo, acredito que daria uma boa série sobre, já que a Globo já fez, principalmente com a história da Fabiana Escobar (Bibi Perigosa) na novela: A Força do Querer. Sabendo que, essa Fabiana Escobar e Paulo (ex companheiro) foram amigos antes do traficante NEM ser preso! Quem leu o livro da mesma sabe bem que ela o menciona, porém com outro codinome totalmente diferente que conhecemos (E que aliás, o nome "nem" aparece só que é um dos primeiros namorados dela).
Terceiro e último, seria interessante se houvessem mais histórias dessa mesma partições.

Ariela 03/05/2020

Um Ponto de Vista Diferente
O Dono do Morro é um ótimo livro para entender ao fundo um ponto de vista diferente do "senso comum". O livro conta a história de um dos maiores e mais famosos traficantes do Rio de Janeiro, mostrando sua história de vida e motivos que o levaram até lá. Mas mais do que isso, contextualiza a história, explicando como o tráfico se estabilizou no Rio de Janeiro.
O livro, como esperado, é extremamente parcial e conta a história pelos olhos de Nem, mas ainda assim é um legítimo contra ponto ao que costumamos ver na mídia. Assim, pode ser muito interessante para formar um pensamento crítico sobre a corrente situção do tráfico no Rio de Janeiro.
A leitura é fácil e rápida. Realmente prende o leitor e flui muito bem.

Brasil Vermelho 21/04/2020

Que final!
Livro muito bom sobre ascenção ao poder. A escalada pra se tornar o chefe pode see mais simples do que se imagina. Todos olham pro chefe como alguém importante, um monumento imponente, que foi por muito mérito que chegou lá. Mas não, as vezes a pessoa tropeça em uma oportunidade e é colocado lá em cima.

O livro mostra toda a situação dentro da comunidade sem ficar floreando. E também não poupa críticas ao personagem principal.

Ótimo livro, marcado nos favoritos. Com um final surpreendente, algo melhor que filme. A ficção sempre faz mais sentido que a realidade.

Snatch 28/03/2020

Sensacional
Excelente contextualização histórica para explicar os porques da realidade de hoje das comunicadas cariocas. Rico em detalhes, história fascinante, que mostra a biografia de Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, desde a adolescência dos seus pais. Gostei muito.

Jaque 27/03/2020

Reflexivo
À primeira vista o livro parece apenas uma biografia controversa do Nem da Rocinha, mas surpreende por intercalar a sua história com fatores políticos que ocorriam no momento, além de fazer uma introdução sobre o surgimento das favelas.
É uma leitura que deve ser feita sem preconceitos e deixa o questionamento: Até onde você iria para salvar quem ama?

Book.ster por Pedro Pacifico 01/03/2020

O dono do morro: um homem e a batalha pelo Rio - Misha Glenny - Nota 8,5
A princípio, com a leitura da sinopse, o leitor pode achar que irá encontrar “apenas" a história de Nem, um dos mais conhecidos líderes do tráfico da Rocinha. No entanto, o autor conseguiu ir muito além dessa proposta, apresentando um verdadeiro panorama sobre a evolução do tráfico no Rio de Janeiro, o fortalecimento das facções criminosas e o crescimento das favelas nos morros cariocas. É um relato jornalístico que, além de se basear em fatos históricos, foi construído a partir de entrevistas que o autor teve com o próprio Nem, enquanto cumpre pena em um presídio de segurança máxima. É uma leitura rápida, instigante e que traz reflexões envolvendo temas importantes como a legalização das drogas, papel da polícia no combate ao tráfico e a visão da comunidade sobre o poder das facções nas favelas. Um ponto que me chamou bastante atenção é nacionalidade do autor. Misha Glenny não é brasileiro, mas sim britânico. E, na minha opinião, ele conseguiu se livrar muito bem da visão estereotipada sobre a violência nas favelas que o Brasil tem no exterior. No entanto, achei que o relato foi pouco imparcial, já que fica claro o esforço do autor para suavizar - não sei se de forma proposital ou não - o lado negativo e cruel por trás da vida de um chefe de tráfico. A despeito disso, é um livro necessário, esclarecedor e extremamente atual!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Flavia.Machado 18/12/2019

Essencial
Escrito de forma veloz, fluida, o livro te prende e sua trama parece digna da melhor ficção, não fosse a história a biografia do maior traficante de uma das maiores favelas do Rio. A história do Nem é, de alguma forma, a história do próprio Rio de Janeiro e só por isso já merece ser contada.