Liderança

Liderança Michael Moritz

Resenhas - Liderança

Renan 15/07/2020

Aprendendo com aprendizados
Quem não gosta de futebol ou não tem ideia quem é o Ferguson, acredito que não vá gostar desse livro.
Pois as reflexões sobre temas relacionados à gestão partem de casos do futebol.
Dito isso, como eu gosto muito de futebol, sempre admirei a excessão duradoura Ferguson, e atualmente trabalho num cargo de liderança, o livro foi muito interessante para que eu refletisse sobre minha prática e ainda atendesse minha curiosidade na parte do futebol.
Ponto negativo é que eu acho que não é nem um livro excelente sobre gestão, nem um livro excelente sobre futebol...
Ainda sim, muito bom!

Eloi 24/09/2020

O livro mais brabo sobre liderança que existe
Este livro é sobre um dos maiores treinadores da história do futebol mundial. ⁣

Em liderança, Alex Ferguson mostra como que ele fazia para gerenciar em um mesmo time estrelas como: Evra, Ryan Giggs, Paul Scholes, Tevez e Cristiano Ronaldo.⁣

Assim como em "Onze anéis" de Phill Jackson, este livro mostra a visão que os treinadores tem dos atletas, mídia, time, público e dos patrocinadores. ⁣

Pra mim é o livro mais brabo sobre liderança que existe. Como ele ficou no Manchester por mais de 30 anos, ele mostra na prática como que ele aplicava a liderança. Não é só teoria.

O cara fazia nego foda e egocêntrico jogar junto colocando o time como objetivo final, e não os interesses próprios.

O mais pika é que ele foi escrito pelo CEO da Sequoia Capital.

Mateus 21/12/2021

entendendo uma trajetória
o livre faz com que o leitor compreenda as nuances do comando de uma instituição onde sua cabeça está sempre sob o risco de ser colocada numa bandeja, lidando com todo tipo de pessoa e tendo que tomar decisões que influenciam na vida de centenas diretamente e milhões indiretamente. interessante demais!

Dionathan 07/12/2021

Fazendo dupla a Phil Jackson
Já tomei consciência da plena atenção e encanto que tenho pelaa histórias de grandes líderes do esporte!

Apaixonado por gestão e liderança, leio com afinco sobre aqueles que souberam capitanear um grande grupo de pessoas em direção a alta performance, levando não apenas o seu nome à ser registrado no panteão dos grandes campeões, mas principalmente o das suas organizações e o de seus diversificados atletas!

Se Phil Jackson havia se tornado a poucos meses um dos ícones de admiração da minha trajetória, ele não está mais sozinho! Junto dele e dos All Blacks do rugby encontra-se agora Sir Alex Ferguson com sua icônica liderança e busca incessante pela excelência!

São de histórias como a de Sir Alex que necessitamos quando buscamos nortear o significado daquilo que fazemos dia a dia!

Jose.Augusto 12/10/2016

Resenha: Liderança: O que aprendi com a vida e nos meus anos no Manchester United
Acho que todo mundo gosta de livros biográficos ou sobre como uma certa pessoa atua na sua profissão. São livros muito enriquecedores. Aprendemos um pouco com a pessoa e tentamos aplicar aquilo que parece interessante.

E neste ponto, o livro do Sir Alex Ferguson virou o meu livro de cabeceira. Já li, já revi alguns capítulos, tenho pensado em como utilizá-lo na minha profissão, revejo pontos que gostei, e penso como colocá-los em prática.

Pode ser estranho um técnico de futebol dar lições para o mundo empresarial. Mas como Micheal Moritz (um dos sócios da Sequoia Capital) bem explica, na carreira de Sir Ferguson existem vários pontos em comum com o mundo empresarial.

A persistência, o planejamento, a controlar o temperamento, a ideia de observar os outros mas sem reagir sem pensar, a consistência nos planos, a forma que tratava desde o funcionário mais simples até as grandes estrelas que comandava, a forma que administrava grandes e pequenas metas.

Enfim, uma aula de profissionalismo e liderança.

As passagens da vida pessoal de Ferguson também são muito interessantes e valiosas lições podem ser aprendidas. Mostra-se uma pessoa que bem a administrou carreira e vida pessoal alcançando sucesso e felicidade nas duas.

Uma coisa que sempre admirei no Ferguson foi o fato de que o Manchester nem sempre tinha os melhores jogadores, mas naquele time, eles funcionavam demais. Alcançavam um rendimento espetacular. Isso se mostra no espírito de liderança do técnico. Para ele, nos quase 27 anos que passou no Manchester United, fez um mediano clube inglês vira um dos maiores do mundo. Para isso, nem ele, nem as estrelas, nem ninguém era maior do que a instituição, algo que devemos pensar quando estamos em uma empresa. A empresa é um bem que deve permanecer, nós um dia saímos dela e esperamos ter boas recordações.

Outra coisa valiosa que achei nele foi o seu trabalho árduo, incessante e no qual via prazer. Mas não deixa de reconhecer "a sorte" o fato de ter lidado com pessoas que permitiram a ele fazer um bom trabalho. Achei isso muito válido porque ele deixa claro que existem muito bons profissionais que às vezes não conseguem trabalhar por falta de condições ou ambiente. As dicas que ele dá para essas situações são muito boas.

Por fim, pode-se dizer que tudo que ele conquistou é pela "sorte" de ter treinado o Manchester United. Nada mais equivocado. Os conceitos que ele usou no Manchester United já vinham de sua época como treinador do Saint Mirren e posteriormente aplicado no Aberdeen que chegou a ser um grande da Europa com o treinador.

Resumindo, um livro para ler cada palavra, para tirar lições, para pensar como utilizar os ensinamentos, para ser um profissional e uma pessoa e profissional melhor.
Arthur.Moura 02/06/2020minha estante
Como e que começa a ler aqui?

LipeGates 27/11/2023

Uma aula sobre liderança do melhor treinador da história.
É um livro sensacional, várias histórias incríveis sobre a era mais vitória do Manchester United e também várias lições sobre como liderar, vindas do melhor e maior treinador da história do futebol, recomendo para todos, seja quem gosta do esporte ou tem paixão por liderar, seja na vida pessoal ou mesmo profissional.

Matt 23/01/2023

O maior técnico da Inglaterra.
O maior técnico da história do futebol inglês é escocês e se chama Alex Ferguson. É incrível a trajetória (breve) de jogador e a histórica trajetória que Sir Alex Ferguson teve no Manchester United. Durante os mais de 15 anos que ficou no clube, Ferguson elevou o clube a um patamar histórico e praticamente inalcançável. O livro conta muito da sua criação simples, sendo filho de um operário escocês, transcreveu para o campo muito dos ensinamentos que recebeu de seu pai. Alex Ferguson demonstra como é importante ser temido, de forma que o respeitem o suficiente para não derrubarem o técnico, mas que também é preciso ser amado para que os jogadores joguem por ele. Mostra ainda que nenhum jogador é maior que o clube onde se está, e que essa é uma atitude que torna equipes vencedoras e transforma vitórias em dinastias. Ferguson é a maior figura técnica do futebol inglês, e desconfio que ninguém o supere. Valorizou nesta autobiografia não apenas as vitórias e os acertos, mas principalmente as derrotas e os arrependimentos de sua carreira, finalizando o livro com um sentimento de alívio ao se aposentar, pois, durante a leitura de sua trajetória, é fácil perceber como a liderança que ele exercia sugava a sua vida e tudo ao seu redor. Sou grato de ter acompanhado a parte final da carreira de Sir Alex Ferguson, e principalmente, por ser torcedor da dinastia que ele montou.

Gilcimar 25/12/2023

Vai além do futebol
Apesar de exaltar ao extremo o personagem Alex o personagem Alex Ferguson, o livro trás uma abordagem profunda e bem interessante sobre as relações interpessoais envolvendo jogadores, treinadores e demais profissionais do ramo futebolístico.
Um dos melhores livros que li sobre o mundo do futebol.

Alexandre.Aranha 17/03/2024

Bacana
Sir Alex Ferguson é uma lenda no meio do futebol e pra quem cresceu vendo o Manchester United vendendo e encantando o torcedor esse é um livro bem legal pra entender um pouco dos bastidores do período de glória em que Ferguson comandou o time. Além, é claro, de ter a noção de como uma liderança sólida foi a chave para o sucesso.

Vitor 26/09/2023

Interessante
O livro não é o que eu esperava, admito, mas mesmo assim eu gostei de ler ele. Claro que foi chato em alguns momentos mas o saldo final é positivo. Nesse livro, Alex Ferguson detalha como ele conseguiu ser um dos maiores técnicos da história do futebol. Ele mostra todos os aspectos que um bom técnico precisa, é uma leitura muito válida para os fãs de futebol inglês apesar de alguns momentos entediantes!

JoAo.Padilha 08/02/2024

Para os amantes do futebol
Autobiografia de um dos maiores técnicos de futebol da história, que conta com muitos detalhes toda sua trajetória, opiniões, decisões e o modo de como liderava suas equipes. Indico fortemente para os amantes do futebol. Ótimo livro

Miguel 03/06/2020

Ser humano.
Sir Alex Ferguson era e é muito humano no trato com as pessoas. Um dos maiores líderes da história do futebol soube lidar com cada atleta como se fosse um filho. Soube perder, se aperfeiçoar e ser vitorioso. Legend!

Adriano.Barros 04/09/2020

Excelente livros
Reúne uma visão de liderança e de futebol num mesmo homem. Para quem não gosta de futebol, não vale a pena. Fergunson demonstra nesse livro que tinha competência para ter sido um excelente executivo, se não tivesse enveredado para o mundo do futebol.

Gabriel Manhaes 13/06/2021

Meio do caminho
O livro parece que fica no meio do caminho entre lições de gestão e liderança e resenha de futebol do grande Ferguson.

A linguagem e o enredo me pareceram deveras confusos, indo e voltando nos contos de Sir Alex.

Para um fã do seu trabalho e do Manchester United, uma nota 4.5 seria tranquilo.

Contudo, pelo que se dispõe o livro, sem conhecer o enredo do clube inglês, não vale tanto a pena a leitura, na minha humilde opinião.

nowhereboy 27/03/2018

Lições Valiosas, prazerosas para amantes do futebol.
Liderança aborda de uma forma fantástica grande parte do modus operandi de uma das grandes figuras do esporte mundial, o consagradíssimo Sir Alex Ferguson, escocês que após grande sucesso dirigindo clubes da Escócia, entre eles o Aberdeen, dirigiu por 27 temporadas o Manchester United, transformando-o no maior campeão da Inglaterra e em uma das maiores equipes do planeta, realidade muito diferente de quando assumiu o clube: que enfrentava sérios problemas com álcool e que vinha de um jejum do Campeonato Inglês de quase 20 anos.

O livro nos traz grandes conselhos de vida e trabalho, principalmente no que tange liderar negócios bem sucedidos, e Ferguson é um exemplo de determinação e consistência, o que é justificado nos 49 títulos que conquistou na carreira de técnico (38 deles somente no Manchester United)

Sir Alex se orgulha de ter trabalhado com grandes nomes do futebol moderno – Cristiano Ronaldo, Éric Cantona, David Beckham - e durante o decorrer do livro, compreendemos um pouco da rotina e do mindset de grandes vencedores.

O lendário treinador não tem problemas de admitir erros ao curso de sua carreira, como o lamento de ter perdido a Premier League de 2011/12 nos saldos de gols para o rival da cidade, o Manchester City (acontecimento citado diversas vezes no livro), erros que cometeu no início da carreira, ou negócios envolvendo jogadores que se demonstraram más escolhas, sempre trazendo lições valiosas que incorporou dos erros.

Para um amante de futebol, e conhecedor do futebol inglês, o livro é excelente (não recomendo a alguém que não tem apreço pelo esporte), várias lições são de grande utilidade no cotidiano, Alex Ferguson é realmente uma personalidade fantástica, e que tem grandes ensinamentos a passar para os interessados.