O Zoológico de Varsóvia Diane Ackerman

Resenhas - O Zoológico de Varsóvia

1 | 2 | 3 | 4

Jane.FAlix 10/03/2024

Enfadonho em muitas partes
Jan e Antonina eram os responsáveis pelo Zoológico de Varsóvia no início da Segunda Guerra Mundial. Quando a Alemanha invadiu a Polônia, e os bombardeios destruíram a cidade mataram boa parte dos animais. O casal passou, então, a esconder judeus nas celas vazias. Eles se aproveitaram do fato dos nazistas terem interesse por animais raros e com isso salvou mais de trezentas pessoas condenadas. Com muita resistência e correndo riscos, Jan e Antonina salvaram inúmeras pessoas.

A história é incrível, mas tem uns trechos que são um pouco enfadonhos. Demorei mais que o normal para concluir a leitura.

Filipe 16/01/2024

Uma história muito poderosa e necessária para a humanização, principalmente nos tempos atuais, quando precisamos saber muito bem diferir o judaísmo do sionismo.

O que me incomodou mais na escrita foi a diversa presença de um típico truque que muito biógrafos escrevem para suprir a falta de informações, o supor, a especulação. É uma técnica que não gosto, repleta de achismos que não acho que caibam num texto biográfico sério.

Laura.Minioli 21/11/2023

Quase abandonado
Eu tinha muitas expectativas sobre "O Zoológico de Varsóvia", porque livros a respeito da Segunda Guerra Mundial retém meu interesse.
Porém, esse leitura foi arrastaaaada, difícil de terminar, confusa.
Acho que a autora detalha muito o que não precisa ser detalhado e escreve de forma muito branda sobre o que deveria ter mais detalhes.

Sander.Garcia 10/04/2023

O heroísmo de Jan e Antonina
Não fosse este livro, acho que eu nunca teria ouvido falar desse casal heroico. Assisti há pouco ao filme RESISTÊNCIA, que tem a mesma temática, e aí também descobri tantas coisas horríveis a que judeus e também católicos foram submetidos, torturas impensáveis.

Pra quem tem paixão por animais, vai logo se identificar com o casal Jan e Antonina, que são donos de um enorme zoológico em Varsóvia, na Polônia, que, após o advento da 2a Guerra Mundial, foi quase totalmente destruído. Eles tiveram permissão para continuar lá, obedecendo, logicamente, aos protocolos nazistas.

Uma história tensa... em vários momentos parecia que o fim era inevitável, mas a coragem deles, e seus corações muito generosos, os fizeram resistir firmemente no propósito de ajudar muitos judeus a se abrigaram clandestinamente nos subsolos, túneis escavados e passagens secretas do zoológico.

Vale à pena essa leitura. Não somente para quem gosta do gênero, mas para qualquer leitor que se disponha a aprender e conhecer mais a respeito dessas páginas tão escuras da história da humanidade.

Victória Silva 23/01/2023

Narrativa fraca
Apesar de contar uma história importante de ser lembrada, a narrativa do livro não faz jus a essa grandiosidade. O livro é lento e confuso.

Para ilustrar, há momentos nos quais claramente estamos lendo uma reportagem e outros nos quais se torna um romance histórico. O que faz com que não seja nem um nem outro. Além disso, a autora inseriu muitos detalhes que não fazem parte da narrativa principal e senti que se perdeu na hora de voltar à história. Em alguns capítulos, são páginas e páginas de detalhes sem citar a história em si de algum modo e quando a história volta está em outro momento (o que faz partes ficarem faltando).

Tudo isso somado torna a leitura muuuuuito lenta. Em resumo, existem livros infinitamente melhores sobre a 2ª Guerra.
Izabelle 13/03/2023minha estante
Estou lendo e a sensação que eu tenho é que deveria ter visto só o filme
A história é boa mas a narrativa é lenta, o que torna cansativo

Bia 15/01/2023

Uma grande decepção
Eu fiquei ansiosa para ler esse livro, coloquei grande espectativa, pois é o tema que mais gosto de ler. Mas a decepção veio forte.
A história em si é muito triste, com superação e o final bonito que eu esperava.
O que não me agradou foi a maneira que a escritora relatou os acontecimentos. Muitas partes eram maçantes demais, muito enroladas. Até praticamente metade do livro, aprendi mais sobre espécies de besouros do que entendi o que realmente estava acontecendo na época.

A2Lan 15/01/2023

Surpreendente e apaixonante
Emocionante essa narrativa que nos leva de volta para um capítulo da história triste, onde pessoas lutam pela sua sobrevivência e ao mesmo tempo veem seus sonhos, habilidades e propósitos mudado de forma tão drástica. Nunca tinha pensado nesse lado da guerra, a vida num zoológico, o que acontecia com os animais, a bravura e disciplina do casal que transformou o complexo em um porto seguro para refugiados.

maria 25/09/2022

o zoológico de varsóvia é um livro com ótimas intenções, resultado razoável e planejamento deplorável.

ao se propor a contar sobre o casal que abrigou judeus escondidos em seu zoológico durante a 2° guerra mundial, o livro não sabe se pretende ser uma narrativa, um livro puramente descritivo ou uma dissertação historiográfico. e exatamente nessa confusão que o livro se torna cansativo, tedioso e exagerado. acho, em minha humilde e leiga opinião, que caso a autora tivesse planejado melhor qual o objetivo e o público que o livro queria atingir, teríamos uma verdadeira obra prima.

apesar destes problemas, o livro entra em um ritmo agradável a partir da página 150, mas não o suficiente pra me fazer querer mais que 20 páginas por dia. gostei muito de como a autora sempre demonstra um estudo muito profundo do caso e sempre utiliza dos diários pessoais como fonte de constatações e diálogos.

é um bom livro, mas poderia ser melhor

Gislene.Batalha 01/09/2022

O zoológico de Varsóvia
O livro conta a história real de Jan e Antonina, um casal que administrava um zoológico em Varsóvia e com a chegada da 2° Guerra Mundial salvaram centenas de judeus e animais.
A autora narra com muita delicadeza a convivência de humanos e animais no casarão do zoológico. Todos juntos para salvar vidas de fugitivos desconhecidos.
Jan e Antonina aproveitando a obsessão dos nazistas por animais raros e florestas primitivas conseguiram salvar amigos, vizinhos e animais ameaçados de extinção.

Erica.Regiani 13/08/2022

No outono de 1939, a Polônia era invadida pelos alemães. Os ?abi?skis, donos do zoológico de Varsóvia perdem vários de seus animais, tanto para os bombardeiros, quanto para os "saques" feitos por Lutz Heck, nazista e dono do zoo de Berlim, interessado em cruzar espécies de cavalos descendentes do extinto "tarpam" para assim recriá-los.

Jan era integrante da Resistência Polonesa e sua mulher o ajudava como podia.
Irena Sendler (a que ajudava as crianças a saírem do Gueto) era uma de suas colaboradoras até ser descoberta e presa na prisão de Paiwak.

Antonina era extremamente sensível e conseguia "amansar" os animais mais raivosos levando-os a confiar nela e a se acalmar. E isso a salvou em várias situações, inclusive quando correu risco de morte exposta aos alemães raivosos e descontrolados.

Em meio a todo esse horror nascem os dois filhos do casal, Rýs e Teresa.
Rýs, o menino, aprende logo a contribuir na rotina do zoo, do casarão, inclusive ajuda a levar comida às pessoas escondidas nas jaulas, ele só tinha 4 anos.
Que rotina!

Jan e Antonina ?abi?ski são o tipo de pessoas que deixaram sua marca no mundo, passaram por tanto sofrimento vendo desmoronar o zoo que tanto amavam e mesmo assim se reestruturaram para auxiliar mais de 300 pessoas (judeus e poloneses da Resistência) abrigando-os em seu casarão e nas jaulas que adaptaram.

Esse livro, como tantos outros que li sobre o tema me emocionou profundamente, a sua escrita fluida, a citação de fatos históricos inéditos para mim, assim como quando fala do historiador Ringelblum que entende a importância de se criar um arquivo, pois o que acontecia no momento não tinha precedentes na História Humana. Sendo assim vários arquivistas de codinome Oneg Shabat (pq se reuniam aos sábados) se empenham em guardar o maior número de documentos sobre a barbárie. Antonina e Jan contribuiram.

E assim aprendo mais sobre o nazismo e entendo menos como tanta gente ainda defende.

Amanda.Ramos 31/05/2022

O Zoológico de Varsóvia
Esse livro é lindo e sensível... Retrata os horrores da guerra ao mesmo tempo que descreve a vida e os cuidados devidos com os animais moradores do zoológico. É uma linda mistura de histórias de sobrevivência de homens e animais. Vale a pena a leitura!

Sandro.Menoncin 25/05/2022

O Zoológico de Varsóvia
O Livro conta a história real da família Zabinski e seu zoológico durante a segunda Guerra Mundial e como a família ajudou a salvar diversas pessoas e animais dos nazistas as abrigando e escondendo em seu zoo, por mais interessante e tocante que seja a história a maneira que foi escrita se tornou em muitas partes monótonas e sem fluidez fazendo eu perder o interesse no livro ao qual eu terminei com muito esforço.

Raio 31/01/2022

Poesia que dói, mas também cura.
Não sei se sou capaz de opinar sobre essa obra. Nessa leitura foi sentida milhões de coisas, vivi cada pedaço que era descrito e no final chorei, chorei emocionada pela poesia descrita. Algo que me deu alegrias, assim como dores. Saber que pessoas como Antonina e Jan que foram tão fundamentais em todo o processo de restauração da vida, saíram vivos foi um presente.

Debora956 10/12/2021

Holocausto animal
Segundo livro que leio sobre zoológico, mas esse é uma história real, Jan e Antonina eram administradores do jardim zoológico de Varsóvia, capital da Polônia. Antes de segunda guerra mundial, o zoológico tinham vários animais, e Antonina muitas vezes dava o primeiro cuidado aos animais recém nascidos órfãos dentro de casa. Com a guerra, o casal, hospedaram muitos judeus no casarão, e também construíram subterrâneos nas jaulas para abrigar mais pessoas. Muitos animais, os mais raros foram levados para a Alemanha, os que ficaram, ou foram mortos pelos bombardeios ou fuzilados pelos nazistas como caça esportiva. Antonina nada pode fazer pelos animais devido o refúgio dos judeus em sua casa e também para não ser fuzilada. Levei mais tempo lendo esse livro do que levaria normalmente, porque fiquei muito dias sem ler quando os nazistas matavam nos animais pelo puro prazer matar, inclusive o porquinho de estimação do filho de Antonina. Sem os animais, o zoológico serviu para fazenda de carne suína para os alemães e depois fazenda para criação de raposas, cujas pele eram usados para fazer casacos e outros vestiários. Muitos judeus que o casal, ajudou, sobreviveram, inclusive Jan, mesmo sendo levado prisioneiro, saiu com vida quando a guerra acabou. O livro tem 36 capítulos, de duas a seis páginas, e o último capítulo é sobre a reconstrução do zoológico.

1 | 2 | 3 | 4