Se Você Pudesse ser Minha

Se Você Pudesse ser Minha Sara Farizan

Resenhas - Se Você Pudesse ser Minha

Amanda 18/02/2024

Eu nem sei como resenhar esse livro. Poderia dizer que gostei, mas não seria toda verdade. Um enredo muito complexo, com várias diferenças culturais que tornam o julgamento das ações dos personagens mais difícil. A protagonista toma atitudes extremamente duvidosas aqui, chegando a banalizar um pouco a pauta trans (o que agradeço a autora por ter demonstrado desde o começo como a atitude dela era descabida e por ter um personagem para exemplificar exatamente os problemas que vc fingir ser quem não é trariam), mas no final ela se redime um pouco. Mesmo que seja possível entender de onde cada ação está vindo - uma adolescente lésbica em um país que executa homossexuais, sendo levada pelo desespero e pelo medo de perder o "amor da sua vida até ali" - é duro de ler. É uma boa leitura, mas recomendo senso crítico

Rochaxx 21/05/2023

Sensacional
Esse aqui me pegou de um jeito que eu não esperava.
Eu estou encantada com a sahar, sério ri e chorei demais com ela. Ela me envolveu durante todo o livro.
Que história maravilhosa e emocionante com uns personagens reais de um jeito que a gente não espera.
Esse livro me lembrou oceano entre nós da tahereh mafi e a história quebrou meu coração do mesmo jeito que a dela.
Obs.: Autora, que escrita maravilhosa, parabéns.

blui 11/12/2022

mds duas insuportável, a protagonista é feita de besta a maior parte do tempo, a outra eu até acredito no amor dela mas nossa muito mal devolvida com ela mesmo os sentimentos dela as vezes, enfim eu sabia q elas não iam terminar juntas e admito q isso foi triste, mas acho q foi a pior e ao mesmo tempo a melhor coisa pras duas
Hemili.Scarpinatte 24/07/2023minha estante
po nem pra dar aviso de spoiler kkk q sacanagem

Gabby 25/07/2022

Chorosa
Um livro pra quem entende os diferentes finais.

É apaixonante e, ao mesmo tempo, angustiante acompanhar a paixão de Nasrin e Sahar. Isso porque elas nitidamente se amam, de todas as maneiras possíveis, mas o fato de as leis do país serem totalmente contra esse amor deixa o leitor com um frio na barriga o tempo todo. Gostosinho demais, fácil de ler e muito prazeroso. A autora soube conduzir a história e o final dela. Muito bom ?

Reh Campos 01/06/2022

Se você pudesse ser minha.
"Quero ser como todo mundo e ter um lar com a pessoa que amo."

Sahar é estudiosa, sonhadora e se dispõe a fazer de tudo por quem ama. Nasrin é mais pé no chão, mais realista. O romance entre as duas é lindo tocante e mesmo achando que merecia muito mais aprofundamento o que a autora nós dá é sob medida.

Com uma escrita de fácil compreensão a autora consegue transmitir todos os sentimentos que os personagens estão passando do início ao fim. Narrado em primeira pessoa por Sarah a história segue nos mostrando até onde ela conseguirá ir para manter o relacionamento com Nasrin.

Diferente de vários livros sáficos que eu li este foi o que mais se destacou na representatividade cultural! A autora faz você emergir de uma forma muito impactante na cultura Islâmica.

Ao meu ver o ponto alto desse livro é a combinação certeira do romance entre as personagens e o desenvolvimento e amadurecimento delas.

Com toda certeza esse livro veio para ganhar espaço no meu coração e claro destruí-lo no processo. Terminei de ler com lágrimas nos olhos e com uma sensação de que deveria ser uma leitura obrigatória, afinal por mais que eu escreva sobre este livro não será o suficiente!

Maria Santana 15/05/2022

Acho que de uma forma ou de outra, o coração sempre nos trai
Há tempos queria ler esse livro e só esse ano peguei para ler, foi muito mais do que eu pensava em todos os sentidos. Me emocionei e sofri mt mais do que imaginei.
A história é muito angustiante, acompanhar tudo o que a Sahar tava disposta a fazer por amor foi dolorido de uma maneira que eu n imaginava.
Se aqui no Brasil é atrasado imagine no Irã onde o tempo inteiro a protagonista lembrava de um casal que foi assassinado em praça pública por ser gays.
Tive vontade de entrar no livro e tirar elas de lá junto com o Ali, e proteger de toda maldade.
Mesmo sentido raiva da Nasrin em alguns momentos de certa forma entendo o medo e insegurança que ela passava. Eu obviamente li o tempo inteiro desejando um final feliz, afinal, tristeza a gente tem na vida real. Porém, entendo perfeitamente que esse final foi o mais realista possível para aquela situação.
Gostei mais do que pensei que iria gostar.

Drys 10/04/2022

Muito bom.
Queria um final mais feliz? Sim. Mas me contento com esse? Sim.
A estória é bem simples, focada em como é difícil ter um relacionamento homoafetivo em um país rígido. É muito palpável o desespero de Sahar em tentar conseguir uma forma de que ela possa ficar junta com a Nasrin.
Não vou omitir de que Sahar foi bem irracional, mas com o contexto da estória, você consegue compreender e entender. Nasrin foi a que mais me irritou, se faz de "doida", muito egoísta, egocêntrica. Sério, nota zero para ela.
Adoraria ver a Sahar e Ali se dando "bem na vida", conseguindo ter algo e se livrar de demônios do passados e os que os cercam.

Essa frase, marcou o livro. "Eu seguraria a mão de Nasrin para sempre, se pudesse.
Mas não posso. Então a solto. Eu a amo, e preciso deixá-la ir.".

Max 19/06/2021

Retrato de uma jovem em chamas.
Você lê sabendo como deve acabar a história e o final me lembro o filme Retrato de uma jovem em chamas, onde você torce pra que o final não seja aquele que você já sabe que vai ser, o do filme por ser um filme que se passa em uma época onde era bem difícil que o final fosse outro e o do livro onde você sabe que mesmo sendo o mais próximo dos dias atuais, alguns países parecem que ainda vivem no passado. Dá uma boa reflexão, no final de tudo, e a leitura é bem gostosa, embora bem triste.

stephnydias 21/02/2021

ótimo livro para refletir.
o romance da sahar e da nasrin é lindo, mas acho que eu senti falta de um pouco mais de aprofundamento.

eu sentia muita angústia em relação as decisões da sahar (o protagonista chata), da mente fechada da maioria (oii nasrin) e de alguns costumes do oriente médio e como isso afetava as principais.

o final, olha, sendo sincera a última coisa que eu queria era um "final feliz" e fico aliviada que a autora nós deu um belo tapa na cara de realidade no final.

é um ótimo livro! li em oito horinhas. ele flui muito bem e você nem vê o tempo passar.
Mycroft 18/08/2021minha estante
Sim, sinto o mesmo sobre o livro. Mesmo sendo um romance homoafetivo em um lugar estritamente proibido uma relação homossexual, sinto que deveriam ter explorado mais a fundo o romance das protagonistas.

Mesmo com isso não deixa de ser um livro incrível, que você lê com uma pontada de esperança mas já sabendo que irá se acabar em lágrimas no final.

Jas 17/02/2021

Emocionante
Eu fiquei cativada por esse livro do começo ao fim porque eu amo sofrer.

Eu nunca tinha lido um livro sáfico que fosse tãoo representativo cultualmente, eu amei saber sobre coisas do país delas e ao mesmo tempo fiquei muito triste com a realidade de lá.

É possivel sentir o amor de pertinho das duas e se tu não chorar nem um tiquinho é porque tu não tem coração porque pense numas coitadas que sofre.

O final não foi do jeito que eu esperava mas eu bem que imaginava.. a escritora prevaleceu pela realidade e é compreensivel.

Eu criei um amor enorme por esse livro e foi muito dificil ver a realidade das pessoas homoafetivas que moram lá.

My Silva 29/11/2020

Protagonista estressante!
Esse livro me fez passar tanta raiva com as escolhas q a protagonista fazia, claramente ela estava sendo incoerente e ela própria sabia disso mas continuava.
Tirando isso, o livro mostra uma relação entre pai e filha com o Luto q foi abordada de uma maneira muito boa.
Também fala muito sobre amizade e suas várias formas de ser e surgir.
A Cultura Islâmica é muito bem mostrada.

Um livro de uma leitura muito rápida e fluída.

Cynthia.KAssia 15/04/2020

Se Você Pudesse Ser Minha
Sahar e Nasrin são apaixonadas desde crianças, suas mães eram amigas, elas cresceram juntas, passando por muitas situações juntas. Nasrin é responsável e estudiosa, perdeu a mãe ainda criança e mora com o pai ausente que sofre a perda da esposa. Sahar mora com a família rica e tem um comportamento bem leviano.
Elas passam muito tempo juntas e ninguém desconfia do amor que existe entre as duas. Porém no Irã, não é permitido o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, é crime, o que pode levar ao enforcamento. Apesar da lei que proibi esse amor há mais um problema que elas terão que enfrentar, Nasrin tem um casamento arranjado pela família, e Sarah fica desesperada, e pretende mudar de sexo para que as duas fiquem juntas.