Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio

Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio Talita Ribeiro

Resenhas - Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio

marcogomes 19/05/2016

Crônicas emocionantes sobre refugiados vítimas do Estado Islâmico
Em novembro de 2015, Talita ficou 1 mês na Jordânia, Iraque e Turquia convivendo e conversando com refugiados e refugiadas vítimas das guerras e conflitos locais, principalmente vítimas do Estado Islâmico (DAESH-ISIS). Na bagagem ela trouxe histórias incríveis de adultos e crianças que, apesar de profundamente prejudicados pela guerra, muitas vezes não perderam a esperança, a infância nem o brilho nos olhos.

Em Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio a autora consegue transmitir tantos sentimentos que ali vivemos em crônicas rápidas e simples, mas ao mesmo tempo profundas e emocionantes. Não raro, leio depoimentos de leitores(as) que choraram em vários pontos do livro.

(disclosure: sou marido da autora, um marido muito orgulhoso)

Se você gostar das fotos, me manda um "salve!" no twitter @marcogomes :)
Denise 24/05/2016minha estante
Emocionante mesmo!

Diego.Fernandes 08/05/2018minha estante
Me fez ver a vida com outra perspectiva!

SMiletic 03/06/2016

Uma lição sobre empatia e um guia para planejar uma viagem, num livro só.
A Talita Ribeiro é daquelas pessoas de luz própria, uma fé enorme, um otimismo contagiante, uma imensa vontade de descobrir o mundo. E um dos maiores prazeres que senti ao ler seu primeiro livro foi encontrar estas coisas ali, em meio aos relatos de sua viagem ao Oriente Médio para visitar campos de refugiados. O livro, ricamente ilustrado e com fotos de encher os olhos, fala do que foi mais marcante nos 30 dias de viagem, mas também vai além: dicas de planejamento, explicações para quem quiser fazer sua própria descoberta da realidade das pessoas que vivem em países e culturas totalmente diferentes da nossa. Um livro para se ler de uma sentada só é indicar aos amigos, ainda mais em tempos em que a empatia tanto tem nos deito falta. Sua segunda edição, disponível em pré venda no site da Livraria Cultura, foi ampliada e ganhou nova diagramação, Ah, importante: os direitos do autor, menos impostos, são repassados para o projeto de refugiados Família Aziz (conheça mais no Facebook). #livros #livros2016

Luiza 04/11/2016

É bom, mas...
O livro é realmente muito bom. A leitura é leve e fluida, a diagramação da Enkla é uma delícia de ver, mas há um "mas".

Quando cheguei a mais ou menos um terço da leitura, percebi que estava incomodada com alguma coisa que eu não sabia o que era. Parei um pedaço e olhei novamente o selo/título do livro, que foi justamente o que me atraiu nele: Turismo de empatia.

Quando li esse selo, criei uma expectativa - e sim, sei que apenas eu sou culpada pelas expectativas que crio. Estava esperando ler algo parecido com outros livros de viagem que focam no contato humano que eu já havia lido, como os do português Gonçalo Cadilhe. Entretanto, a escrita da Talita Ribeiro muitas vezes parecem muito mais um diário de viagem. Ela usa muitos capítulos pra divagar sobre seus próprios sentimentos (há até uma passagem em que pode ser interpretado como uma leve incompreensão cultural devido à generalização, quando fala do uso do lenço), se repete em expressões para acentuar o efeito de empatia. A impressão que causa é que não havia confiança na fortaleza da história por si só e, por isso, "era necessário" intencificá-la. Não precisava.

As conversas, o contato (os balões) e os relatos dos personagens são realmente a parte mais emocionantes de ler, por isso fiquei um pouco contrariada por ter achado que deveria ter havido mais ou ter sido mais desenvolvido.

Outro ponto alto do livro foi o manual sobre turismo se empatia, que tem várias dicas muito boas. Só que, justamente por afirmar que turismo de empatia é mais ouvir o outro que a si mesmo, traz de volta o incômodo de não ter havido mais da história dos outros.

E, apesar de ter adorado a diagramação, senti falta de um pouco mais destaque para as fotos. Visualmente está lindo, mas como elas estão muito pequenas, a gente não consegue ver a riqueza de detalhes.

No final da história, achei uma boa leitura e deu pra sentir empatia e vontade de viajar. Ah! E é legal saber que os direitos da autora vão para um projeto de refugiados (vi isso em outra resenha).

Diego.Fernandes 08/05/2018

Empatia vital.
Fez muito bem para minha alma. Propôs uma perspectiva diferente, ao levar-nos a não temer o envolvimento com pessoas de cultura diferentes, já que existem muitas semelhanças. Temos que nos apegar aos sentimentos do próximo. Tirar proveito das dificuldades e ajudar os necessitados e tratá-los de maneira afetiva.
É importante lembrar que tal envolvimento necessita de coragem, pois muitos obstáculos precisam ser vencidos para chegar a ter o afeto dos outros.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

Neste livro, a jornalista Talita Ribeiro conta histórias que viveu e ouviu durante as semanas que passou entre refugiados de guerra na Jordânia e no Curdistão Iraquiano. Em paralelo, a autora dá dicas turísticas dos locais que visitou e apresenta um passo a passo de como embarcar em uma viagem em que o foco são as pessoas, e não os lugares. "Refugiados no Oriente Médio" é o primeiro livro da coleção "Turismo de Empatia", que nasce de questionamentos e curiosidades tão fortes que nos fazem sair da zona de conforto e entrar em um lugar desconhecido e sagrado: o coração do outro.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788569790044

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019