Changeless

Changeless Gail Carriger

Resenhas - Changeless

Carolina 14/11/2017

Bom, mas não tanto quanto o primeiro
Ok. Eu preciso respirar. O QUE FOI ESSE FINAL???!!! Sério, inspirar... e expirar.

Falarei mais do final na parte da resenha com spoilers. No momento vou me ater principalmente à resenha em si.

Quando li o primeiro livro dessa série, eu ainda não fazia resenhas detalhadas, então disse apenas o que achei, de forma curta. Portanto, agora vou dizer do que a história se trata, sem dar spoilers do primeiro livro, e dizendo o que achei desse segundo.

A história se passa na era vitoriana, em Londres. Trata-se de uma história steampunk, com elements sobrenaturais. Nessa história a sociedade já está acostumada com o sobrenatural. Vampiros, Lobisomens e fantasmas frequentam a sociedade e são aceitos por ela.

Vampiros se concentram em colméias e possuem uma rainha, e apenas a rainha pode criar novos vampiros. Lobisomens têm suas alcatéias e possuem um alfa, e apenas o alfa pode criar novos lobisomens. Humanos podem se candidatar a se tornar novos vampiros ou novos lobisomens. Candidatos a vampiros são chamados de drones (li o livro em inglês, então não sei como eles são chamados em português) e os candidatos a lobisomens são chamados de clavigers. Há também vampiros e lobisomens independentes, chamados de roves.

Nem todos sobrevivem à mudança. Aliás, é bem raro conseguir. Muitos morrem. A comunidade científica da época acredita que isso tem a ver com a quantidade de alma que uma pessoa possui. Quanto mais a pessoa tiver, mais propensa ela é a sobreviver à mudança. Aliás, fantasmas só aparecem também quando a pessoa tem uma quantidade de alma suficiente para isso.

Diante disso, temos nossa heroína: Alexia. Ela não é sobrenatural, mas também não é humana. Ela é uma preternatural. Ou seja, ela não possui alma. Nadinnha. Por conta disso, toda vez que ela toca um ser sobrenatural, ela anula suas qualidades sobrenaturais enquanto o estiver tocando. Sendo assim, vampiros e lobisomens voltam a ser humanos e fantasmas são exorcizados.

No primeiro livro Alexia se vê diante de uma ameaça de vampiros não ligados a colméias surgindo do nada e lobisomens que não pertencem a alcatéias desaparecendo misteriosamente. Nessa história conhecemos personagens maravilhosos, incluindo Lorde Maccon, alfa da alcatéia de Londres, que possui uma atração/implicância com Alexia, e Lorde Akeldama, um vampiro independente com um senso de estilo e humor impecável, dentre outros.

Na história do segundo livro, parece que algo está causando os seres sobrenaturais a se tornarem humanos outra vez. Será uma doença? Uma arma? Alexia vai investigar.

Confesso que o segundo livro não me prendeu tanto quanto o primeiro. O primeiro está entre os melhores livros que já li na vida! O segundo foi bom, rápido de ler, mas me cansou um pouco. Adorei o início e o final quase me matou do coração, mas o meio me entediou um pouco. Muitos personagens amados e cativantes foram deixados de lado e não consegui me importar tanto com a trama, mas gostei. Estou muito animada para ler o próximo e devo dar meus parabéns à Sra. Gail Carriger novamente pela obra prima! O universo que ela criou é maravillhoso e impecável!

Se estiver interessado em ler a parte com spoilers da minha resenha, acesse: https://www.goodreads.com/review/show/2143320647