A Teia dos Sonhos

Karine Aragão

Resenhas - A Teia dos Sonhos

1 | 2 | 3 | 4

Bi Faria 16/07/2017

Capa linda! Uma história que mexeu bastante comigo (caiu um cisco no meu olho), escrita leve e intensa de um tema polêmico.
Laura e Júlia são melhores amigas, daquelas que com um olhar já sabem o que a outra precisa. Até se apaixonaram pelo mesmo garoto, o Bernardo. Laura se aproxima mais dele e Júlia abre espaço mesmo gostando dele, amizade em primeiro lugar. E para celebrarem essa amizade de anos resolvem fazer uma tatuagem, e mega eufóricas cada uma vai para própria casa. No dia seguinte Júlia vê seu mundo desmoronar quando tem a pior notícia de sua vida, Laura nunca mais estará na sua vida... Agora somente lembranças e vários questionamentos passam por sua cabeça, de como não percebeu que sua amiga estava tão triste, se a culpa era sua, o que a levou a tomar uma decisão assim... Como viver sem sua melhor amiga? E Bernardo se aproxima, e com ele surgem os questionamentos, incertezas, culpa e descobertas... vida. "O que temos no presente? O que nos deixa com vontade de acordar, de sermos felizes?" "...porque podíamos estar em qualquer lugar desde que estivéssemos juntos." "A felicidade só pode existir enquanto estamos vivos. A vida é sempre a melhor escolha."

Elida.Marinho 30/06/2017

Resenha: A teia dos sonhos- Karine Aragão
Júlia e Laura tornaram-se duas grandes amigas inseparáveis. As duas eram diferentes, mas, ao mesmo tempos iguais. Júlia, uma menina mais cabeça, mais pensada, já Laura gostava de viajar nos seus pensamentos, e em meio a essas poucas diferenças, as duas compartilhavam os mesmos gostos para músicas, filmes, séries e até o mesmo crush.

As duas criaram entre si, um laço de amizade muito forte, onde, ambas estavam sempre passando força uma para a outra quando estavam precisando. Quando a amizade das duas completou cinco anos, elas resolveram fazer algo para eterniza-la, algo que sempre que ambas olhassem a fizessem lembrar uma da outra, então decidiram fazer uma tatuagem, pois, seria algo que ficaria marcado para sempre em seus corpos. Porém, teria que ser uma tatuagem única, que somente as duas tivessem, então Júlia resolve fazer o desenho que ficaria marcado para sempre nas duas, e que eternizaria o laço entre elas.

A euforia das duas foi grande quando finalmente fizeram a tatuagem. E, a partir daquele momento elas tinham certeza de que a amizade entre elas estava eternizada e marcada para sempre. Porém, toda a euforia se esvai da vida de Júlia, quando ela acorda no outro dia e descobre que Laura se jogara do décimo terceiro andar.

“Nunca mais consegui chegar nem perto da janela quando o despertador toca de manhã. E a minha dor de viver vai se tornando maior pela saudade que eu sinto da minha amiga. ”

Júlia ver sua vida virar de cabeça para baixo, e um misto de emoções cai sobre ela, uma hora tristeza, outra hora a raiva. Não estava sabendo lidar com as emoções, não sabia os motivos que fizeram Laura se suicidar, já não sabia se os cincos anos de amizade que elas duas tiveram fora verdade, não sabia o porquê de sua amiga ter escolhido a morte, eram perguntas que ela não tinha respostas, e isso a perturbava.

“O peito parecia comprimido como se o mundo caísse em cima de mim a cada respiração. O braço latejava sem parar. Onde ela estava agora? Eu precisava falar com ela, saber por que ela tinha feito isso, com ela e comigo. Porque agora ela era eterna em mim e, ao mesmo tempo, eu nunca mais a veria nas minhas manhãs. ”

Júlia decide procurar por respostas, e vai à procura de desvendar os motivos que fizeram sua amiga escolher a morte. Em meio a essas investigações, Bernardo, o garoto que as duas gostavam, entra na vida de Júlia e a ajuda na sua busca. Em meio a busca de respostas, alguns segredos são revelados, deixando Júlia insegura da amizade que tivera com Laura.

O livro trata de um assunto polêmico: o suicídio, um tanto delicado e difícil de ser abordado por muitos. A autora abordou o tema de uma forma tão fácil e de forma envolvente, que embora o assunto seja delicado, acabou tornando-se uma leitura leve e rápida para mim. É um livro que eu recomendo muito, trás muitos assuntos importantes envolvendo a fase da adolescência, que é uma fase um tanto conturbada, com muitas questões, e incertezas.

Hillary.Oliverr 26/06/2017

Resenha
O livro aborda de forma bem sutil o tema suicídio, o livro também cita várias músicas da banda Onze:20, o legal é você lê algumas partes do livro escutando a música
Ele parece com o livro "Eu estive aqui" da Gayle Formam pois aborda o tema suicídio e amizade. Leia porque:
Ele nos faz refletir, Mostra a linda amizade de Laura e Júlia. E você vai ver o amadurecimento da Júlia do início até o final do livro.
Quando você começar ler você não vai querer mais parar.

Papeando Livros 23/06/2017

A Teia Dos Sonhos.
O livro conta a história de duas melhores amigas: Júlia e Laura, ambas com 16 anos que ao completarem cinco anos de amizade escolheram eternizar esse laço belo e sincero com uma tatuagem de mandala, simbolizando essa amizade ter funcionado como um filtro, em que só sobressai coisas boas. A amizade estava mais equilibrada do que nunca, até se apaixonarem pelo mesmo garoto que haviam conhecido, porém após o dia perfeito e uma tatuagem linda, Júlia acaba recebendo no outro dia a notícia de que Laura se jogou da janela do 13° andar, fazendo a vida de Júlia virar de cabeça para baixo e levando consigo boa parte de tudo em que acreditava.

Como Laura poderia ter feito algo assim se tudo parecia estar tão bem? Quais segredos Laura poderia esconder e o que lhe fez chegar a tal ponto?

O livro é narrado por Júlia, uma personagem bem elaborada, clara e bastante cativante, nos entregando sempre fluidez e um ponto de vista simples de entender. A personagem não fica de "mimimi" e ao ler suas atitudes durante a história, já achamos a cara dela tomar certas decisões, isso conta como um fator positivo, enriquecendo a história. Júlia é quem nos mostra e nos faz mergulhar em como era linda essa amizade, navegamos por personagens secundários que também são importante para a história e tudo é regado a uma trilha sonora onde se encontram letras da banda Onze:20 que se encaixam muito bem com os personagens.

A autora nos mostra características lindas em sua escrita na forma como expõe a trama, mesmo tendo um tema tão pesado como é o suicídio, por uma visão leve, delicada, nos mostrando beleza, recomeço e enfatizando sempre que viver é a melhor opção... de uma forma que toca bastante quem está lendo. A leitura é fluida e envolvente, nos fazendo torcer pelos personagens e só parar de ler no final do livro...porém quando você chega no finalzinho, você para e pensa; "bem que poderia ter mais um pouco". Logo bate a vontade de ler de novamente.

É um livro que te entrega o que propõe de forma completa e fico feliz em dizer que é um livro Nacional que favoritei porque simplesmente é bom do jeito que é ! Satisfez minhas expectativas, que a principio estava com receio de ler e ser muito pesado do tipo que te puxa pra baixo e ter nessa leitura a surpresa de que ele nos incentiva a vida foi um ponto bastante favorável e motivador. É uma história linda,tocante,com um final que me tirou lágrimas e passou a sensação de está completo.

Sobre a capa fico sem palavras, pois ela me conquistou e me chamou atenção antes mesmo de ler a sinopse, a tatuagem das meninas está linda, a paleta de cores na capa passa bem o que o livro nos propõe e retrata bem a beleza de uma amizade. As fotos dentro do livro sempre em preto e branco estão lindas. A diagramação está boa,me apaixonei pelo casal, pelas mensagens de amizade,união, sentimentos expostos e o fato do livro ter uma trilha sonora (Banda Onze:20).

site: http://papeandolivros.blogspot.com.br/

Fê @nanndaffer 03/06/2017

Resenha no insta: @a_garotadalivraria
"Laura era a única que me conhecia de verdade. Por isso, encarar um mundo sem ela era uma tarefa muito difícil."

Júlia e Laura são melhores amigas há anos. Para eternizar essa amizade, elas decidem fazer uma tatuagem. Agora estão unidas para sempre. Certo?
A amizade, porém, é abalada drasticamente quando Júlia recebe a notícia de que Laura pulou do 13 andar do prédio onde morava.
O que levou Laura á se suicidar?

Para superar a perda, Laura conta com Bernardo, uma garoto lindo do colégio que ambas tinham um crush.
Mesmo apaixonada pelo boy, Júlia se sente mal por se quer pensar em ter algo com ele. Como ela poderia ficar com o garoto que a melhor amiga também era apaixonada?

Agora, Júlia deseja descobrir o que levou a amiga a cometer esse ato de desespero, e se vale a pena arriscar a amizade que tinham por um garoto, mesmo ele sendo aquele que poderia ser a sua própria teia dos sonhos. .
Em A teia dos sonhos, Karine Aragão nos apresenta um livro cheio de sentimentos. Angústia, medo, dor e amor. Com uma escrita fluida e personagens simples, ela nos faz acreditar que a vida é sempre a melhor opção. .

"Bernardo parecia um imã perigoso que me atraia para perto dele. Eu não conseguia nem tempo para pensar. Ele chamava, eu ia."

site: instagram.com/a_garotadalivraria

One Books Oficial 20/05/2017

Resenha A teia dos sonhos!!
"… na madrugada do dia 13 de abril de 2015. Laura escolheu a morte, esse foi o modo que ela encontrou para acabar com a dor de viver. Porque viver dói, e muito.
Julia e Laura são amigas há algum tempo. Prestes a comemorarem aniversário de amizade, por serem menores de idade, elas conseguem documentos falsos que as permitem fazer uma tatuagem de uma teia de sonhos. Um símbolo muito significativo e especial para elas, a demostração da força da amizade delas e de como ela era verdadeira.
Mas Julia acorda na manhã seguinte com uma notícia que vai pôr tudo que ela acreditava a baixo. Laura tinha tirado a própria vida, tinha se jogado do 13° andar do prédio onde
morava. Após a notícia, Julia entra em choque por não entender por qual motivo a sua melhor amiga, a qual era inseparável tirou a vida e ela não percebeu as razões.
"A teia dos sonhos" é um livro que trata de um assunto bem delicado, mas que está sendo muito visto e comentado mundo a fora, suicídio. Ainda mais numa fase onde as emoções estão a flor da pele que é a adolescência. Julia entra em modo investigativo, ela quer entender e compreender os motivos da amiga e essa procura levam a uma troca de emails com uma pessoa estranha, a qual ela nunca teve ciência de que convivia com a amiga.
E aí que ela percebe que não conhecia a amiga verdadeiramente e que
Laura possuía muitos segredos.
É possível sentir toda a raiva, tristeza e dúvida de Julia ao decorrer da escrita, mas o que se sobrepõem a todas essas coisas e que o leitor acaba por entender no final é por que uma menina tão alegre, tão animada, tão sociável foi capaz de escolher a morte do que viver?
A conclusão é que "A teia dos sonhos" é um alerta emocionante de como
devemos ser mais empáticos com o próximo, todos nós temos infinitos problemas, todos levam um sorriso estampado no rosto, mas na maioria das vezes o que tem
por dentro é apenas tristeza e desespero.
Não se trata de frescura momentânea, e sim uma doença e não custa nada a
você ser solidário com o sofrimento daquela pessoa.

Assisti recentemente a série "13 Reasons Why" e somado a leitura desse livro fica um sentimento de peso na consciência do modo como agirmos no dia a dia com outras pessoas. Talvez um sorriso e um "Bom dia" poderiam fazer uma diferença enorme…
E isso no meu ponto de vista é a mensagem que o livro quer passar.
Objetivo alcançado :)

site: http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

Fábbio @omeninoquele 06/05/2017

A teia dos sonhos
"Porque viver dói, e muito."

Júlia e Laura são amigas à cinco anos e prestes a comemorarem essa data elas decidem fazer uma tatuagem para eternizar com um símbolo aquela amizade. As duas tem dezesseis anos, mais com documentos falsos elas conseguem a tatuagem, uma teia dos sonhos que simbolizava o que cada uma era para a outra.

As duas também tem um amor platônico chamado Bernardo, o garoto mais popular da escola. Mais as duas prometeram que esse sentimento nunca passaria disso, para não estragar a amizade das duas. Só que de uma hora pra outra Laura começa a se aproximar mais de Bernardo e Júlia para não perder a amizade com sua melhor amiga decide abrir mão do garoto, até aí tudo bem, até que depois do fim de semana a mãe de Júlia fala que Laura havia cometido suicídio.

Então a vida de Júlia vira de ponta cabeça e questões como a amizade delas, que era pra ser verdadeira, no fim não era tão verdadeira assim. Porque Laura havia tomado aquela decisão? Porque Laura não contava o que sentia de verdade? Depois disto, Júlia decide procurar respostas para suas perguntas nas redes sociais e no computador de Laura, e tudo que encontra são emails trocados com uma pessoa chamada Leonardo Rodrigues, que a incentivava acabar com tudo, Júlia começa a investigar esse nome, mais não tem muito sucesso.

Esse livro, trata, de uma forma delicada o assunto suicídio. E põe em xeque também questões como relacionamentos familiares, uma vez que a mãe de Júlia, separada do marido não dá muita atenção para a filha e também aborda o "pós suicídio", o como retornar a vida normal, visto que se trata de adolescentes e sabemos muito bem que essa é uma fase complicada.

O suicídio de Laura é um mistério e Júlia se vê no dilema, sem saber que passo tomar, pois é claro que ela gosta de Bernardo, mais tem receio pela memória da amiga.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Júlia, a escrita da autora é leve e flui muito bem, apesar de se tratar de um tema punk. Gosto muito que no final tem um texto de apoio de um psicanalista. E acho importante isso, num livro com esse tema.

Sem contar as referências à banda Onze:20 e muitas séries que jovens amam assistir.

⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/BTumOmRAKEz/?taken-by=omeninoquele

Aline.Goettems 26/04/2017

Júlia e Laura estão fazendo 5 anos de amizade, e decidem que para comemorar vão fazer algo único e especial, e optam por fazer uma tatuagem, mas uma tatuagem única que seja só das duas.
Júlia então volta a desenhar e faz uma teia dos sonhos, uma tatuagem linda que cada traço tem um significado, o quanto a amizade das duas é verdadeira e como são confidentes uma da outra. Laura fica super empolgada com o desenho e fazem a tatuagem.
Mas no dia seguinte Júlia acorda com sua mãe lhe contando que a Laura se jogou do 13º andar, pela janela do seu quarto. Júlia fica em choque, uma mistura de raiva tristeza.
Júlia não entende como isso aconteceu, porque Laura sempre demonstrou estar bem e feliz, ainda mais agora que estava mais próxima de Bernardo, que era o garoto pelo qual as duas estavam apaixonadas e mesmo sofrendo com isso, Júlia optou por ver a amiga feliz e abrir mão dessa paixão.
Júlia começa a se afastar de todos, não suporta que sintam pena dela, e a escola está sendo um lugar complicado, os que não olham para ela com pena olham com desconfiança, a julgando sem ao menos saber o que realmente está acontecendo.
Bernardo se aproximou dela e juntos vão atrás de descobrir o que fez Laura tomar essa atitude.
Mas Júlia realmente não entendia o que havia acontecido, porque Laura não falou com ela, porque esconder algo se elas sempre falavam tudo uma para a outra? O que realmente aconteceu para Laura fazer isso? Como Júlia vai passar por essa situação? Leiam, e se surpreendam com essa história que me emocionou muito.
Quero primeiro falar dessa edição, a capa é linda e foi a primeira coisa que chamou minha atenção, e depois de ler o livro a capa fez mais sentido ainda, o livro possui orelhas, e as folhas são brancas, mas isso não cansa porque as letras tem um tamanho ótimo. Encontrei bem poucos erros de ortográfica, que não atrapalharam em nada a leitura, e em alguns capítulos tem imagens lindas como na foto acima, o que deixou a leitura ainda mais agradável.

"Quando alguém que amamos nos decepciona, parece que isso cola no nosso coração e nunca mais vai sair."

Apesar de se tratar de um assunto forte, eu me admirei com a leveza que a autora escreve e em como me senti presa e em muitos momentos me sentia amiga da Júlia.
Os personagens são cativantes, a Júlia é uma personagem forte, admirei muito a sua coragem e determinação, eu não teria sido tão forte como ela foi em enfrentar alguns problemas sem derramar uma lágrima.
Bernardo é outro personagem que me conquistou, eu gostei do modo como ele se mostrou presente e em nenhum momento colocou dificuldades para ajudar a Júlia.
A Laura eu não sei o que pensar, queria muito saber mais sobre ela, pelo pouco tempo e pelo que a Júlia falava vi que era uma amiga incrível, que sempre estava disposta a colocar um sorriso no rosto porque conforme ela mesma falava 'ninguém gosta de pessoas tristes', mas fiquei surpreendida com algumas de suas atitudes, não consegui definir se fiquei surpreendida mais para o lado bom ou ruim.
Os outros personagens também tiveram papel fundamental na história, adorei ver como a Júlia e a mãe aos poucos foram voltando ao que eram, nada no livro é forçado, tudo acontece naturalmente;

Já perceberam que eu amei o livro né? Se deixar eu fico falando dele o dia todo. Um livro que trata de superação, amizade, família, amor. A escrita é envolvente, como é livro é narrado em primeira pessoa pela Júlia tudo fica mais intenso e eu me pegava muitas vezes chorando e pensando o que eu faria naquela situação. Mas o livro me trouxe uma sensação boa também, vou deixar um trechinho dele no final do post, esse trecho me marcou muito, e quero levar comigo pro resto da vida.

Não posso deixar de falar também que esse livro passa uma mensagem, que por mais problemas que a gente tem não vale a pena deixar de viver, temos que nos apegar as coisas boas, a momentos bons, as pessoas que amamos e ao que nos faz bem e feliz, e o mais principal é sempre conversar com alguém se algo estiver errado, não guarde tudo para você, uma hora isso vai fazer mal, então demonstre e não tenha medo de sentir, o que os outros pensam não vai fazer diferença, todos tem momentos bons e momentos ruins, mas temos que saber dar valor ao que realmente importa.

site: http://linegoettems.blogspot.com.br/2017/04/resenha-2-teia-dos-sonhos-karine-aragao.html

Desireé (@UpLiterario) 15/04/2017

Amizade, primeiros amores e as confusões da adolescência. (@UpLiterário)
A Teia de Sonhos conta a história de Júlia e Laura, inseparáveis melhores amigas que decidem tatuar um apanhador/teia de sonhos como símbolo de sua amizade. Entre risos, fugas e missões secretas, elas planejam a ida ao tatuador e gravam na pele o amor que sentem uma pela outra. Contudo, no dia seguinte, Laura se joga da janela do 13° andar, deixando Júlia desamparada. Por que Laura faria uma coisa dessas?
Suicídio entre jovens é um tema bastante complexo e difícil de se tratar e achei que no livro essa temática teve pontos positivos e negativos. Em primeiro lugar, adorei a forma como a autora nos mostrou a vida de Júlia, suas desilusões, seus jeitos, seus pensamentos, porque vários detalhes ao longo da história relembraram muito a minha adolescência, como: chamar a mãe da nossa amiga de tia (melhores tias da vida!), o impacto do primeiro velório (o que vestir, o que dizer, como se portar?), os medos de como se comportar na escola e o que todos os colegas vão pensar de você. Tive um afeto muito grande e me identifiquei com a Júlia, o que certamente também vai acontecer com vocês.

Por outro lado, não posso deixar de notar a semelhança do livro com Eu Estive Aqui, da Gayle Forman, e não de uma maneira negativa. Na verdade, entendo que o tema deve ser tratado pelo maior número de óticas possíveis, principalmente em livros YA, destinados justamente ao público mais jovem.

Por fim, a narrativa me incomodou um pouco, pois o livro é em primeira pessoa e narrado exatamente como uma adolescente de 16 anos falaria e pensaria, contudo, não-consigo-lidar com “pras”, “tô”, e demais gírias da língua falada em texto. Tenho vontade de canetar o livro todo! rs Mas entendo o que a autora buscou demonstrar e acredito que a leitura vai ser bem agradável para quem de fato tem a idade da protagonista. Ou tem menos TOC do que eu.
O único “ah, mas o quê?” foi o final. Para mim, pareceu que o livro simplesmente terminou. Fiquei querendo saber os segredos e as desventuras das meninas. Os comos, quandos e ondes. Gostei bastante da leitura e queria mais e mais. Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

Diario_de_leitura 13/04/2017

Maravilhoso
Eu amei de verdade esse livro... É muito lindo... conta a história de duas amigas inseparáveis porém uma dela comete suicídio... uma história linda

StephanieRaiany 12/04/2017

"A morte era definitiva, e a saudade um sentimento estranho de impotência. Você pode gritar, chorar, brigar com o mundo, mas nada do que você faça pode trazer à vida."
Laura e Júlia são duas adolescentes de 16 anos que vivem no Rio de Janeiro. Elas são melhores amigas e está fazendo cinco anos que essa amizade existe, e para comemorar e que fique eternizado, elas resolvem fazer uma tatuagem, mas não uma qualquer, tem que ser algo que as representem, que represente a amizade delas, então elas decidem fazer uma Teia dos Sonhos (ou Filtro dos Sonhos como é mais conhecido).

Além de serem amigas, estudarem na mesma classe e serem vizinhas, elas compartilham da mesma paixão, Bernardo, um garoto lindo que está um ano na frente delas. As duas são completamente apaixonadas por ele, mas não deixam que essa paixão atrapalhe a amizade delas.

Um dia Júlia acorda e recebe a pior notícia de sua vida, Laura tinha tirado a própria vida. Ela fica sem entender o porque da amiga ter feito isso, e a única coisa que ela consegue sentir é raiva, raiva por Laura não ter pensado nela e ter a deixado sozinha.

"Laura escolheu a morte, esse foi o modo que ela encontrou pra acabarr com a dor de viver. Porque viver dói, e muito."

Nesse tempo da morte de Laura, quando Júlia achava que ficaria sozinha nessa, Bernardo aparece para ficar ao seu lado. E até a mãe de Júlia mudou, elas não se davam tão bem, ela não era uma mãe que fazia tão papel, mas ela ficou ao lado da filha e cuidou dela.

Júlia ainda sem entender o porque de Laura ter cometido suicídio, ela vai atrás de respostas, verifica o celular, redes sociais e e-mails de Laura e acaba encontrando algo que a deixa com mais raiva ainda.

O livro é todo narrado por Júlia, onde ela expõe seus pensamentos, dores e a falta que sua melhor amiga está fazendo. Ela fica totalmente confusa com o fato de Laura ter tirado sua própria vida, ela que era uma menina tão feliz, e nós também ficamos sem entender o porque dela ter feito isso.

"Eu não acredito que você tá me fazendo escolher uma roupa para ir ao seu enterro!"

A história se trata de um assunto ainda delicado que é o suicídio, e como os pais ficam, sempre achando que são os culpados e que erraram em alguma coisa, mas que não é isso. E que existe outra saída e que a vida não é fácil.

Eu gostei da história e da narrativa. Eu só esperava que o livro fosse mais focado na morte de Laura, achei que ficou sem respostas o motivo da morte, mesmo Júlia ter deduzido tal motivo, não foi confirmado. E também achei que o foco maior foi na Júlia e no Bernardo, a história tomou um rumo totalmente diferente do que eu esperava e acabei me decepcionando um pouco. Mas ao todo a história é boa e a mensagem que ela trás também. Eu recomendo a leitura.

"Só enquanto estamos vivos podemos correr, pular, estudar, beijar, abraçar, dizer eu te amo, sentir a barriga doer de tanto rir... A felicidade só pode existir enquanto estamos vivos. A vida é sempre a melhor escolha."

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/

Blog com V 11/04/2017

Resenha – A Teia dos Sonhos
O que falar de um livro que eu recebi e terminei de ler no exato mesmo dia, mesmo com inúmeros livros que deveriam ser prioridade de resenha, tamanha a absorção que as palavras me levaram? Passei o olho no primeiro capítulo e fui irremediavelmente carregada pelas próximas 160 páginas.

Em termos técnicos, não há nada a se falar do livro. A escrita é perfeita, são poucos os livros do Blog que pude perceber tamanha concisão, técnica de escrita e gramática impecável — depois eu descobri que a autora é professora de redação/português. Além disso, a capa, as fotos, a divisão dos capítulos, tudo contribui para a obra prima com que me deparei ao folhear esse livro tão querido. A capa é linda e as fotos que aparecem, todas feita pela maravilhosa fotógrafa Telma Castilho, seja no começo e no fim do livro ou no início de alguns capítulos, contribuem para um visual bem jovem e descontraído, achei fantástico.

Continua em...

site: https://blogcomv.com/2017/04/11/a-teia-dos-sonhos/

estantantedaliz 05/04/2017

Um livro que me tocou logo no início
Hoje eu vim falar desse livro maravilhoso; da autora parceira do meu ig no insta Karine Aragão. Logo no prólogo esse livro me tocou de uma forma que eu já sabia que ia ser uma história emocionante. Agora, imaginem uma melhor amiga (o), que vocês não tem segredos, ela(e) está sempre alegre, não dá nenhum indício e nem fala nada sobre suicídio, em um dia vocês fazem uma coisa pra eternizar a amizade e no outro você acorda com a notícia que essa pessoa se matou, desesperador não? É tristeza pela perda e raiva por a não ter contado com você quando mais precisou. Esse livro mostra a o leitor que nem tudo é como a gente pensa, como a gente vê, muitas coisas estão escondidas esperando para serem percebidas, além disso, ele foca na amizade forte entre Júlia e Laura que apesar de tudo permanece do começo ao fim e de um amor na hora errada que acabou se tornando a alegria no poço de tristeza que rodeava Júlia. É uma leitura leve que te faz refletir várias vezes e parar pra pensar em coisas que certamente nunca tinha parado antes, recomendo muito esse livro pois fala de um tema difícil e que hoje em dia é um tabu.

Cami @leiturizar 03/04/2017

O livro conta a história de Júlia, uma adolescente que tem muitos problemas, convive com a separação dos pais e o distanciamento da mãe e que tem uma melhor amiga chamada Laura.

Elas são tipo melhores amigas em tudo. Tem os mesmos gostos, as mesmas preferências musicais e até são apaixonadas pelo mesmo garoto. Estão comemorando cinco anos de amizade e resolvem fazer algo especial para que essa data fique marcada. Então surge a ideia de uma tatuagem na qual Júlia é impelida a desenhar e levam até o tatuador. As coisas mudam quando Laura comete suicídio e se joga da janela do décimo terceiro andar, deixando Júlia sem respostas para o tal ato até que a menina decide investigar e acaba descobrindo coisas que ela nunca imaginou sobre a amiga.

O livro, apesar de tratar de um assunto tão delicado como o suicídio, aborda de forma leve e natural, explicando ao leitor como adolescentes também podem ter problemas internos e por não conseguir encontrar a saída, acabam cometendo tal ato.

"A gente vai se sentindo cada vez mais sozinho, cercado de pessoas que não nos compreendem. São pais, professores e avós que não param de falar que nossa vida é perfeita, que somos ingratos, que reclamamos sem motivo, que deveríamos agradecer a Deus por tudo o que ele nos oferece, que estamos de frescura, que a gente não tem problema, que problema de verdade têm as pessoas que estão doentes no hospital, que dormem nas ruas, ou que moram na África, abandonadas e subnutridas."

No decorrer da história é possível ver Júlia em todos os estágios do luto e Bernardo, que era o garoto pela qual as duas amigas eram apaixonadas, entra em cena para ajudar Júlia a desvendar os fatos ocultos da morte de Laura.

A trama mostra com clareza como era a amizade delas, todos os trabalhos eram feito juntos, não se desgrudavam pra nada. Uma tinha a senha do Facebook e das demais redes sociais da outra. Na casa de ambas haviam várias fotos espalhadas e com esse cenário eu me senti mal pela perda de Laura, porque elas eram muito mais do que simples amigas, eram irmãs. Se existisse alma gêmea de amizade assim como existe de amor, eu poderia dizer que eram essas.

"O perito parecia comprimido como se o mundo caísse em cima de mim a cada respiração. O braço latejava sem parar. Onde ela estava agora? Eu precisava falar com ela, saber por que ela tinha feito isso, com ela e comigo. Porque agora ela era eterna em mim e, ao mesmo tempo, eu nunca mais a veria nas minhas manhãs."

O que me chamou muita atenção foi o fato de abordar sobre a família, amizades e a adolescência. Que mesmo não tendo todas as respostas que queria, Júlia conseguiu seguir em frente após um período de luto bem extenso.

Imagino que não deve ser fácil perder uma amiga, afinal já dói tanto quando perdemos alguém conhecido, imagina sua melhor amiga morta? O que fazer? Com quem contar? Pra onde ir? Esses foram alguns questionamentos que Júlia fez e percebemos como ela fica desorientada com isso.

Outra coisa bem legal foi conhecer um pouco melhor Bernardo e o que ele trouxe de bom para a protagonista. É como se tivesse surgido uma luz em plena escuridão, um caminho seguro a ser seguido em meio a tantos caminhos tortuosos.

"Não era como brigar com alguém, se arrepender e depois fazer as pazes. A morte era definitiva, e a saudade um sentimento estranho de impotência. Você pode gritar, chorar, brigar com o mundo, mas nada do que você faça pode trazer à vida."

Há também a presença da mãe de Júlia e o fato como há uma deficiência muito grande na relação com a filha e no decorrer das páginas acompanhamos também não só a transformação da menina como da mãe também e como elas encontram uma saída para resgatar a amizade.

Toda a história é narrada de forma natural, pelo ponto de vista de Júlia e a autora conduziu os acontecimentos com maestria e com riqueza em detalhes, de maneira que nada foi corrido ou postergado.

Acima de tudo, a história mostra que adolescentes também podem ter problemas, não é apenas "frescura" ou pra chamar atenção. Muitas das vezes os filhos podem estar gritando por socorro de forma indireta e os pais não lidam com a situação da maneira correta, justamente por pensarem que é apenas mais uma forma do adolescente querer aparecer para a sociedade. Acho que toda trama tem uma mensagem muito importante e ainda penso que esse livro deveria ser lido por todos como forma de conscientização sobre um tema que muitos pensam que é irrelevante.

"Enquanto ele nunca tinha chegado perto de mim, era fácil mantê-lo afastado, mas, agora, ele era o único conforto que eu tinha, o único que não me olhava como se eu fosse uma coitada em sofrimento."

Jão 22/03/2017

{Resenha} A Teia dos Sonhos - Karine Aragão.
Nesse livro temos como protagonista uma garota de 16 anos chamada Júlia, que acabou de perder sua melhor amiga, Laura. Elas eram muito íntimas, tinham os mesmos gostos, não tinha segredos entre elas e dividiram até o mesmo crush. Ao saber que Laura pulou da janela do 13º andar, sua vida fica de cabeça para baixo, ora tomada por tristeza e ora por raiva pois não imaginava o motivo do suicídio de sua melhor amiga.

Um dia antes da morte da amiga, Júlia e Laura decidem fazer uma tatuagem no braço para comemorarem os 5 anos de amizade. Escolheram uma teia dos sonhos, por isso esse título foi dado ao livro. Mas ao saber que sua amiga escolheu acabar com sua própria vida, se sentiu traída pois pensava que entre elas não existia segredos.

“- Moço, nós queremos exclusividade total. Você não pode fazer essa tatuagem em nenhuma outra pessoa. ” (Pág. 25).

Leia a minha opinião no blog

site: http://umjovemlleitor.blogspot.com.br/2017/03/resenha-teia-dos-sonhos-karine-aragao.html

1 | 2 | 3 | 4