Os Inconfidentes

Os Inconfidentes Carlos Alberto de Carvalho

Resenhas - Os Inconfidentes

callmemadu 24/04/2022

não entregou o que prometeu
é um livro lindo, histórico que conta uma história importante. uma literatura nacional que deve ser destacada.

mas o romance é muito mal desenvolvido, rápido, os diálogos rasos, personagens apaixonantes que não tem espaço.

Aline 21/04/2022

Os Inconfidentes
Obra que inicialmente parece ser um clichê romântico, mas não seria diferente, pois os casais enamorados, geralmente passam no início, por estes momentos clichês, devaneios e galanteios. Porém com o amadurecimento dessas relações e a inserção de fatos históricos, a narrativa cresce e passa a nos envolver e nos fazer torcer pelas personagens, mesmo conhecendo o fim real delas na História do Brasil. Excelente leitura para o feriado nacional em que comemora-se "O Dia de Tiradentes". Como próxima leitura para continuidade temática, seria interessante ler: D. Maria I.

Denise Ximenes 29/12/2021

Mistura que agrada: História e Literatura
Um romance histórico que narra a Inconfidência Mineira e nos leva a conhecer melhor o cotidiano de brasileiros intelectuais de peso, como Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Tiradentes.

Aqui, temos acesso a eventos importantes à nossa historia: os fatos que motivaram a revolta, as consequências terríveis disso; o contexto que levou o poeta árcade à elaboração de um dos poemas mais importantes da nossa literatura: Marília de Dirceu; bem como os caminhos injustos que levaram ao assassinato de Tiradentes.

Romances históricos me atraem: são uma forma prazerosa de compor, na nossa bagagem intelectual, essa imensa colcha de retalhos, que é a História do Brasil.

Recomendo! ?

Nati 16/12/2021

Eu amo romance histórico, em que conta de maneira romanceada a história de pessoas reais (mesmo com enfoque em personagens fictícios). Então, quando vi na sinopse que iria contar a história de amor 😍 de personagens reais da Inconfidência Mineira minhas expectativas estavam lá no alto.
Porém, o livro quase não entregou a história de amor prometida, o romance ficou em terceiro plano em uma descrição objetiva de fatos históricos de maneira romanceada, mas sem despertar em mim aquela sensação de ser transportada para dentro da história. E para piorar tudo, o final trágico (e mantida a fidelidade histórica) trouxe à leitura um gosto amargo de desilusão.
A melhor parte foi as que contaram curiosidades históricas que não encontramos em livros de história, mas não dissipou a frustração de esperar algo e me decepcionar.

@Mihleituras 23/11/2021

Um livro que fala sobre romance histórico no Brasil. Gostei da história mas acho que o enredo não foi bem explorado.

LuizaSH 12/10/2021

O livro mistura ficção com realidade, mostrando um romance em meio ao Brasil colônia, o início, meio e fim de tudo que levou ao episódio da história que ficou conhecido como Inconfidência Mineira.
A ideia foi interessante, mas o livro é curto e, por isso, achei que pecou no desenvolvimento do enredo. As coisas vão acontecendo muito rápido, dá aquela sensação que cenas são cortadas, tudo meio atropelado pra chegar ao final. Talvez se tivesse um pouco mais de páginas algumas cenas poderiam ter sido melhor trabalhadas.
É uma breve pincelada, como que uma licença poética, relatando um pouco da vida de personagens conhecidos de nossa história, como os personagens principais Inácio José de Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora, bem como Tomás Antônio Gonzaga, a rainha portuguesa Maria I, entre outros.

Kat 22/07/2021

livro com uma temática muito interessante, mas que infelizmente não foi amplamente explorada, assim como o contexto histórico e o romance que foram mostrados de forma superficial

Wilza.Mary 14/07/2021

Poderia ter sido melhor
Oi gente!!!

Quem aqui já leu esse livro? Eu comecei a ler e estava com uma expectativa muito boa. Primeiramente porque era um nacional, segundo porque é um romance histórico e eu sou apaixonada mas no decorrer da leitura eu me via perdida no espaço.

?Os Inconfidentes? de Carlos Alberto de Carvalho lançado pela editora @universodoslivros

A capa foi um dos principais motivos para que eu sentisse desejo de lê-lo ? mesmo sabendo que não se deve avaliar um livro pela capa. Aí gente mas não resisti. Quem nunca não é mesmo?

Pois bem, para quem se lembra do que foi a inconfidência mineira a história fica mais fácil, inclusive para a compreensão dos diálogos e das cenas. Tudo acontece muito rápido sabe? Fiquei zonza. A história não é toda ruim, por assim dizer e se o autor tivesse dado uma prévia logo no início a narrativa teria sido diferente.
Dá para compreender?

Gostei dos personagens e a forma como foram construídos e principalmente do Alvarenga e a Bárbara que são os protagonistas. Deu para perceber a sintonia, força e amor entre eles.

Outro ponto que gostei foram dos poemas que o autor incluiu no decorrer do livro.

? Minha amada Bárbara, os seus olhos me são guias na escuridão que me encontro; o seu sorriso, o entusiasmo que perdi há muito; a sua boca, a alegria de um homem solitário.?

Por fim, para mim teria tudo para ter sido sensacional, mas mesmo assim a estrutura em sim é linda, com a mistura de ficção e realidade e com personagens fortes.

Se alguém já leu ou ainda vão ler,
adoraria saber da opinião de vocês.

Bela 14/07/2021

Uma história fácil e gostosa de ler. Achei incrível o jeito em que pessoas reais, e o contexto histórico, foram trazidos. Bárbara é sem dúvidas uma personagem maravilhosa, inteligente e cativante.

Anna 26/06/2021

Resenha depois da segunda releitura :))
O problema é que o livro acaba pecando em não explorar dois pontos; o romance do casal e o contexto histórico. Esses dois pontos acabam ficando rasos demais e ficamos esperando que pelo menos um desses pontos seja mais explorado. Isso é uma pena mas mesmo assim gosto muito do livro e recomendo para qualquer um que esteja estudando a inconfidência mineira, dá uma visão legal!
É curtinho então já li três vezes e todas as três em uma só sentada

Ariadine 08/05/2021

Nn foi um dos melhores livros q ja li, mas tbm n foi um dos piores ! Quando eu ganhei ele eu pensei q seria "O ROMANCE", mas o livro me decepcionou mt, principalmente pq pula mts os anos eu ficava muito perdida ! Eu acho q o livro tinha td pra ser sensacional, mas a história foi muito "picada", vamos assim dizer, e eu achei o romance mt fraco, mt msm, ai eu pensei q o forte do livro seria mais a inconfidência mineira, mas achei q foi mt mal contada ! Como eu disse o livro tinha td pra ser otimo, mas o fato de cortar muitos anos e a história, e n ser contada detalhadamente fez o livro ficar faltando algo a mais !

Juliane.Teixeixa 25/03/2021

O livro é bom e bem escrito, mas não leria outra vez.

Fiquei confusa em algumas partes e me perdir em alguns nomes (tinha no tantos José e João hahaha).

Yasmin 03/03/2021

Leitura superficial.
A abordagem é uma forma de contas os fatos ocorridos e o sofrimento da mulher durante inconfidencia.
Superficial demais