Brasiliana Steampunk Contos 1: Bento Alves e o Assalto ao Templo Positivista

Brasiliana Steampunk Contos 1: Bento Alves e o Assalto ao Templo Positivista Enéias Tavares

Resenhas - Brasiliana Steampunk Contos 1: Bento Alves e o Assalto ao Templo Positivista

Paty-sama 01/02/2021

Enéias Tavares nos presenteia com uma aventura onde o herói precisa salvar a mocinha indefesa, mas além disso mostra como a amizade e o amor podem nos ajudar a salvar a nós mesmos.

Bruno Passuello 19/08/2020

Simples e complexo, complementa o livro
Um texto que me lembra muito as descrições de John Watson das aventuras que teve ao lado do aclamado detetive Sherlock Holmes. Já completei a leitura do livro "a lição de anatomia do dr. Luís on" como simplesmente fiquei fascinado pelo universo criado pelo autor resolvi dar prosseguimento às continuações das aventuras ou melhor aventuras anteriores.

Este conto é bem menos complexo que o livro, o autor não aprofunda tanto a temática steampunk nem por isso o conto deixa a desejar, sendo rápido e direto aos finalmentes contudo algumas cotações que ele faz são de extrema ligação com o livro e como ele fala no posfácio são de extrema importância para entender o universo.

Um conto excelente que faz ter vontade de reler o livro

Um trecho muito legal é: "afinidades, Bento. Afinidades são laços que nos prendem às pessoas queridas. Não são sobrenomes, nem riquezas, nem empresas compartilhadas, nem etnias nem, nem crenças de qualquer natura. Apenas afinidade

Bruno 21/03/2021

Ótimo para quem gosta de teorias conspiratórias
Um livreto que narra de forma um pouco obscura sobre uma ordem que faz experimentos com humanos. Essa ordem semi robótica parece não ter fundamentos, o que dá à história um ar kafkiano.

Davenir - Diário de Anarres 06/10/2016

Muita ação, para quem já leu ou quer ler o primeiro romance da série
"Bento Alves e o Assalto ao Templo Positivista" é o primeiro de uma coleção de seis contos do mundo "Brasiliana Steampunk", que tem um livro lançado: "A lição de anatomia do temível Dr. Louison" e já foi resenhado no blog.

O conto narra um episódio que é apenas citado no livro, o recrutamento do aventureiro Bento Alves para a Sociedade Secreta do Pártenon Místico pelo Dr. Beningus. Bento logo descobre que é parte fundamental no plano do Pártenon de regatar Vitória Acauã, que está em cativeiro no Templo Positivista, onde é cobaia de experimentos pseudo-científicos.

Tudo é narrado em forma de carta, num relato detalhado pelo próprio Bento Alves. A forma epistolar de escrita é presente também no primeiro livro da série. Nesse ponto o conto serve também como uma introdução ao mundo criado pelo autor para quem ainda não conhece e, ao mesmo tempo, serve para, quem já leu o romance, como este que vos escreve, matar a saudade dos personagens. A única diferença é que neste conto o foco é a ação, logo, a leitura passa bem rápido enquanto o romance envolve um mistério no estilo policial. Ambas as leituras estão recomendadas.

O conto pode ser encontrado no blog dedicado a série http://brasilianasteampunk.com.br/

site: http://wilburdcontos.blogspot.com.br/2016/10/resenha-conto-bento-alves-e-o-assalto.html

fermata.literaria 05/03/2021

Surpresa Boa
Meu primeiro contato com Enéis Tavares e foi incrível. Uma delicia de conto em nossa língua materna. Com certeza vou ler mais coisas do autor.

Emerson 23/05/2016

Um ótimo conto!
Um conto bem divertido que nos leva novamente ao universo Steampunk criado pelo autor.
Neste conto sabemos como Bento Alves foi recrutado para o Parthenon Místico e iníciou sua primeira missão. Gostei bastante, e as ilustrações me agradaram e complementaram este belo conto.
Fica á recomendação de leitura para quem quer conhecer ou já conhece A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louision.