Brasiliana Steampunk Contos 1: Bento Alves e o Assalto ao Templo Positivista

Brasiliana Steampunk Contos 1: Bento Alves e o Assalto ao Templo Positivista Enéias Tavares

Resenhas - Brasiliana Steampunk Contos 1: Bento Alves e o Assalto ao Templo Positivista

Paty-sama 01/02/2021

Enéias Tavares nos presenteia com uma aventura onde o herói precisa salvar a mocinha indefesa, mas além disso mostra como a amizade e o amor podem nos ajudar a salvar a nós mesmos.

Bruno Passuello 19/08/2020

Simples e complexo, complementa o livro
Um texto que me lembra muito as descrições de John Watson das aventuras que teve ao lado do aclamado detetive Sherlock Holmes. Já completei a leitura do livro "a lição de anatomia do dr. Luís on" como simplesmente fiquei fascinado pelo universo criado pelo autor resolvi dar prosseguimento às continuações das aventuras ou melhor aventuras anteriores.

Este conto é bem menos complexo que o livro, o autor não aprofunda tanto a temática steampunk nem por isso o conto deixa a desejar, sendo rápido e direto aos finalmentes contudo algumas cotações que ele faz são de extrema ligação com o livro e como ele fala no posfácio são de extrema importância para entender o universo.

Um conto excelente que faz ter vontade de reler o livro

Um trecho muito legal é: "afinidades, Bento. Afinidades são laços que nos prendem às pessoas queridas. Não são sobrenomes, nem riquezas, nem empresas compartilhadas, nem etnias nem, nem crenças de qualquer natura. Apenas afinidade

Helder 14/09/2021

Muitas cenas legais e descrições muito bem feitas. Só achei que faltou diálogos e um pouco mais de apresentação dos personagens. Mas no geral, gostei bastante.

Tomlucitor23 28/04/2023

Eu fico mega feliz de voltar a ler algo dessa série, mesmo que seja um conto, não deixei de ler nada, desde a introdução, até a apresentação final do autor e de todos que contribuíram pra essa obra, descrições essas que eu amei demais, inclusive, saber dos colaboradores só me deixou com mais vontade de conhecer o trabalho de cada um, quanto ao conto, sou suspeito pra falar, já estava completamente animado desde o início, e fui perdendo o fôlego a cada página que lia, sem dúvida uma das minhas séries preferidas, que só cresce a cada leitura.

Bruno 21/03/2021

Ótimo para quem gosta de teorias conspiratórias
Um livreto que narra de forma um pouco obscura sobre uma ordem que faz experimentos com humanos. Essa ordem semi robótica parece não ter fundamentos, o que dá à história um ar kafkiano.

Yas (@vestigiosdesolitude) 04/08/2021

Uma boa experiência!
A história narrada é de Ficção Científica, especificamente do sub-gênero Steampunk que se ambienta em uma realidade alternativa, no passado, que remete ao séc. XIX... Mas a proposta aqui vai além, o autor propõe uma nova existência de um personagem literário preexistente, e isso torna a história mais interessante, principalmente pra quem já leu o livro base que contém a história do personagem, que aqui é O Ateneu. Não tive oportunidade de lê o clássico e conhecer o personagem, mas gostei da experiência dessa obra do Enéias Tavares.

wiridia.ju 11/02/2024

Mais do que se espera...
Eu demorei bastante para resenhar este livro, mas acredito que dois pontos podem servir de ressalva para esta resenha, a primeira é o fato de que o livro é bem curtinho e muito intuitivo, prende bem o leitor, do início ao fim e ainda, apresenta uma trama muito instigante, cheia de aventura, é eufórico e com um final que vale a pena acompanhar o desfecho, além de contar com personagens muito simpáticos, bem construídos e marcantes. A segunda ressalva, é o fato de que se você pretende dar continuidade a leitura das outras obras desse mundo criado por Enéias Tavares, chamado Brasiliana Steampunk, esse livro será um ótimo aliado na leitura do livro "Parthenon Místico", pois apesar de serem obras independentes, em alguns pontos eles acabam conectando-se e se assim como eu, você for um leitor ou leitora curiosa, ler esse livro, supri tudo que é necessário para matar a curiosidade e entender ainda mais o desenrolar da história, além de compreender melhor também, todo o universo que os livros fazem parte, vale super a pena ler, me surpreendi com a qualidade dessa leitura.

Espero ter ajudado a construir um saber sobre esse livro.

Ju 🎈

Davenir - Diário de Anarres 06/10/2016

Muita ação, para quem já leu ou quer ler o primeiro romance da série
"Bento Alves e o Assalto ao Templo Positivista" é o primeiro de uma coleção de seis contos do mundo "Brasiliana Steampunk", que tem um livro lançado: "A lição de anatomia do temível Dr. Louison" e já foi resenhado no blog.

O conto narra um episódio que é apenas citado no livro, o recrutamento do aventureiro Bento Alves para a Sociedade Secreta do Pártenon Místico pelo Dr. Beningus. Bento logo descobre que é parte fundamental no plano do Pártenon de regatar Vitória Acauã, que está em cativeiro no Templo Positivista, onde é cobaia de experimentos pseudo-científicos.

Tudo é narrado em forma de carta, num relato detalhado pelo próprio Bento Alves. A forma epistolar de escrita é presente também no primeiro livro da série. Nesse ponto o conto serve também como uma introdução ao mundo criado pelo autor para quem ainda não conhece e, ao mesmo tempo, serve para, quem já leu o romance, como este que vos escreve, matar a saudade dos personagens. A única diferença é que neste conto o foco é a ação, logo, a leitura passa bem rápido enquanto o romance envolve um mistério no estilo policial. Ambas as leituras estão recomendadas.

O conto pode ser encontrado no blog dedicado a série http://brasilianasteampunk.com.br/

site: http://wilburdcontos.blogspot.com.br/2016/10/resenha-conto-bento-alves-e-o-assalto.html

fermata.literaria 05/03/2021

Surpresa Boa
Meu primeiro contato com Enéis Tavares e foi incrível. Uma delicia de conto em nossa língua materna. Com certeza vou ler mais coisas do autor.

Giovanna Batalha 30/06/2021

Que escrita deliciosa de se ler.

Daniela Castro Autora 29/08/2023

CRIATIVO E MUITO BEM AMBIENTADO
Indiscutível a criatividade de usar personagens já famosos da literatura brasileira, além da ambientação steampunk incontestável, que até mesmo me ajudou na pesquisa para construção da minha própria escrita neste gênero. Porém, senti falta dos diálogos, quase inexistentes, primordiais ao meu ver, para que o leitor construa, durante a leitura, a personalidade de cada personagem. Além disso o final, foi bem aguado, deixando muitas pontas soltas em relação ao tema central, mais importante do que as cartas.

Emerson 23/05/2016

Um ótimo conto!
Um conto bem divertido que nos leva novamente ao universo Steampunk criado pelo autor.
Neste conto sabemos como Bento Alves foi recrutado para o Parthenon Místico e iníciou sua primeira missão. Gostei bastante, e as ilustrações me agradaram e complementaram este belo conto.
Fica á recomendação de leitura para quem quer conhecer ou já conhece A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louision.

Debs 23/01/2022

"desejando a ela, a vida que eu não conseguiria preservar."
Já havia lido Pathernon Místico meses atrás e me apaixonei pela história e por todos os personagens. Me deparei com esse conto e não pude deixar de viajar para a história do Steampunk mais uma vez. Que gênero incrível! E que autor incrível. Eu sou apaixonada pela história e pelo carinho do Bento e do Sérgio, e esse relato, essa simples carta é algo extremamente bonito.
Foi também muito bacana conhecer a história da entrada de Bento no Pathernon e do resgate da Vitória, personagem que eu também me apaixonei em Pathernon. Um ótimo conto de um autor genial!!!!

Re Vitorino 25/01/2023

Conto brasileiro retro-futurista
Com diversos personagens da literatura brasileira em um século 19 steampunk, essa obra é uma surpresa maravilhosa! É divertido, dinâmico, muito bem escrito e te entrega um universo completo em 60 páginas. Genial.