Carta de uma desconhecida: Uma novela

Carta de uma desconhecida: Uma novela Stefan Zweig

Resenhas - Carta de uma desconhecida: Uma novela

Wivy.Lima 24/10/2023

Pena
Uma novela curta e bem fluída, com diversas frases bonitas e tocantes.
De tantos sentimentos que surgem no decorrer da estória, a pena consegue engolir todos os demais. A enorme carta da protagonista desconhecida traz um relato de uma vida dedicada a uma paixão unilateral, platônica e doentia.
Ri em certos momentos incrédulo com tamanha paixão, mas no fim de tudo só restou a pena, a compaixão, por alguém que nunca teve um rosto, sequer um nome para ser lembrada.

Carla.Floores 27/01/2023

Fluido
O livro é de ler de uma vez. É todinho sobre uma declaração de amor anônima. Muito interessante a fluidez com que o enredo simples, sucinto, leve e instigante se desenvolve. Fiquei com dúvida sobre do que será que o menino morreu, mas como não é o assunto principal, compreendo a sábia decisão do autor em não abordar essa questão. Dei muitas risadas e ficava animada junto com a moça quando ela finalmente conseguia o que queria. O amor aparentemente incondicional dela por R. é bonito de ser ver.

Retalhos e Prefácios 22/12/2022

Obsessão
Essa é uma leitura curta apenas no número de páginas, pois, o que se extrai dela ficará por muito e muito tempo em cada leitor.
É possível até não gostar da obra, mas ser indiferente a ela eu acho difícil.
Trata-se de uma carta escrita por uma mulher e endereçada ao homem que ela amou durante toda a vida, desde a infância.
Seria amor mesmo?
Não sei. Essa é uma das questões que, certamente, será levantada por cada leitor.
Um amor platônico, unilateral e, principalmente, distante, com poucos contatos físicos.
Uma paixão ou ideia obsessiva, não sei. Fica livre sua interpretação.
Uma carta incômoda e intrigante. Vale cada frase!

Le petit cygne 04/12/2023

Sou ela
AMEI A LEITURA! a forma que o livro corre é simplesmente deliciosa. Consegui sentir exatamente o que a personagem sentia e tals.

Léo Araújo 08/12/2023

Carta que serve para qualquer ser humano
Essa novela é um manifesto de vida em forma de uma carta.

Ela é estruturada de forma que o protagonista recebe uma carta anônima e começa a leitura sem pretensão.

A carta trata de morte, vida, identidade (ou a falta dela), relacionamentos, amor (ou sua falta) e de consciência. É uma carta de retrospectiva, de uma análise das escolhas feitas e suas consequências, além das fatalidades, demonstrando que não dá para viver seguindo em linha reta, sem percalços.

Assim como todo escrito de Zweig, essa novela tem profundidade, intensidade e penetrabilidade. Suas novelas são capazes de fazer o mais duro coração tornar-se tenro, sem melodramas ou artifícios retóricos.

Sugiro que leiam tudo que Zweig escreveu. Não irão se decepcionar.