O Efeito Rosie

O Efeito Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Efeito Rosie

resenhasdajulia 15/05/2021

Don, que gosta de planejar tudo e fazer listas, não vê outra alternativa, a não ser iniciar o "Projeto Bebê", quando Rosie anuncia que está grávida.

E, por se tratar de Don, é claro que o livro conta com várias confusões e mal entendidos.

É uma leitura divertida, mas ainda prefiro o livro anterior "O Projeto Rosie".
Araújjo 26/07/2021minha estante
A Rosie é um saco, pqp, que mulher mais chata! O primeiro livro é muito
Melhor que esse.

Thaise 22/06/2020

COMPLICADO...
"- Somos cientistas - lembrei - Não deveríamos nos deixar derrotar pelos problemas. Se pensarmos com bastante afinco, iremos encontrar uma solução".

Casamento que fala né....
Don está de volta, ele está aos poucos se acostumando com a vida a dois, delimitando uma linha entre técnicas e planos, mas aí Rosie fala que está grávida e os planos mudam de dois para três.
O livro novamente foca bastante em Don e suas dificuldades em entender os outros e até a si mesmo, mas a cada novo obstáculo ele consegue do jeito dele contornar, e isso meio que é o mais importante ponto do livro. Mas aí tem Rosie que ao mesmo tempo entende e ao mesmo tempo ignora e isso foi tão frustante nesse livro.
O casamento meio que se enrola todo a ponto de não saber quando os problemas começaram e nem quando acabaram, os personagens perderam um pouco o desfoque e não vou nem dizer do pre-conceito de Lydia (uma assistente social) sobre Don, isso meio que ultrapassou os limites.
O romance se perdeu no maremoto, a "comédia" virou um assunto sério a ser tratado e em todo o livro eu senti pena de Don, porque a única pessoa que antes ajudava ele a entender estava dando a maior bola fora, sinceramente fiquei com tanta raiva de Rosie que estava torcendo para que alguém fosse lá e estapeasse ela (o que ninguém fez, infelizmente).
Enfim, foi um livro meio pesado, com assuntos nada fáceis de tratar, e que o autor dessa vez não conseguiu me prender na história.
Nat 08/08/2020minha estante
Tô triste agora! Eu comecei a ler hoje este livro! E tô com receio de sofrer!

Thaise 08/08/2020minha estante
Eita, mas não é um livro ruim não Nat, só não me agradou como o primeiro

Nat 08/08/2020minha estante
Vou continuar! Obrigada! Sua resenha fez eu ter mais curiosidade sobre esse novo projeto/fase da vida do Don! ?

Thaise 08/08/2020minha estante
??

Caio 04/01/2021minha estante
Sempre achei a Rosie egoista, desde o primeiro livro quando ela guardou o rancor pelo pai por duas décadas por não tela levado a Disney sendo que estava numa cadeira de rodas logo após salvar a vida dela. E o cara nem sabia que era o pai biológico na época.

Ju Martinez 20/09/2023

Um final de aquecer o coração! Mas que sufoco ein, a cada página perto do fim eu ficava mais agoniada com o Don, com Rosie por não perceberem o que eles estavam jogando fora. E no fim, deu tudo certo. Amei demais a continuação dessa história.

Ana 16/09/2020

Ser diferente
Anos atrás quando li O projeto Rosie me apaixonei pela história. Mas principalmente, me identifiquei com Don e suas peculiaridades. Não que eu seja igual a ele, mas não estou tão longe quanto seria o "normal".

Quando soube que tinha uma continuação da história, fiquei animada. Mas confesso que enrolei bastante para ler, pois tinha medo de ficar desapontada.

Fico feliz de ter superado isso. A história é incrível. Mostra o quanto mudanças são desafiadoras, especialmente para pessoas que tem dificuldade com o "inesperado". Tudo nessa vida é adaptação e as vezes leva mais tempo e dá mais trabalho, mas sempre é possível.

Leio, logo existo 11/05/2022

De volta ao mundo de Dom, depois de ler o primeiro livro dessa duologia. Mais uma vez achei super divertido os esforços de nosso protagonista em se encaixar aos padrões básicos de convívio social.

Ágatha 30/06/2021

Esse livro me irritou demaaais!!
As mentiras do Don e as atitudes da Rosie não fizeram sentido algum. Foi de partir o coração ver a Rosie rejeitando todas (TODASSSS) as iniciativas de Don referente a gravidez, e também o afastando. Também chegou em um ponto onde as mentiras de Don não tinham fundamento algum.

Além disso, acho que o final foi muito corrido, resolvido muito rápido sem explicações suficientes.
A trama das Mães Lésbicas me interessou muito, mas acredito que evidenciou, de certa forma, um comportamento lesbofóbico.

Dito isso, valeu a leitura por poder revisitar a forma que Don vê o mundo, porém preferiria ter ficado apenas no Projeto Rosie!

Confissões de uma leitora 18/07/2020

Se em “O Projeto Rosie” a predominância fica a cargo dos sentimentos/emoções positivas, que nos inundam com encantamento, simpatia e carisma... Em “O Efeito Rosie”, o leitor pode se preparar para lidar com uma pitada extra de raiva e revolta, ocasionando uma comoção de sentimentos e desejos contraditórios, que nos deixa com a respiração suspensa e o coração cada vez menor diante do iminente desastre.
O título do livro cai como uma luva e resume bem a sequência de eventos que constrói essa trama doméstica, abordando as dificuldades e amadurecimento da relação a dois, e todo longo percurso que um casal, convencional ou não, precisa percorrer, se ajustando e reajustando a todo momento, até o campo da cumplicidade.
Mas não estamos falando de um casal qualquer.
E claro, Don e Rosie tem seus próprios dilemas com um quê a mais de problemática.
Desde que entrou na vida de Don, Rosie lhe ofertou com a imprevisibilidade, logo ele, todo sistemático, um homem adepto de protocolos, análises e planejamentos.
E agora há... o projeto bebê!
Don melhorou muito em suas competências sociais, mesmo que ainda sejam baixas para o padrão. Mas, então, aprendemos a não encaixá-lo ou rotulá-lo.
Don trabalha com o que tem e ponto.
E é muito bom vê-lo colhendo os frutos de seu trabalho. Claro, ele ainda consegue se meter em mais enrascadas que nos deixa apreensivos a todo momento.
Lydia, bem, prepare-se para o ranço.
Rosie é uma personagem interessante; eu havia dito na resenha do primeiro livro que estava confusão em relação aos meus sentimentos para com ela. E, bem, cheguei à conclusão de que não gosto dela absolutamente, mas sei que ela é necessária para Don, e que juntos, eles formam um casal perfeito um para o outro. Então, a aceito.
Don continua sendo o que ele é: um personagem ímpar!

Val 06/12/2021

Inaptidão Social
Esse livro é continuação de Projeto Rosie (em minha opinião, excelente), Don Tilman é professor de genética, casado com Rosie doutoranda em Medicina. Os dois que são australianos estão morando em Nova York e tem uma grande novidade: estão grávidos! Ou melhor, como diria Don, Rosie está grávida. Infelizmente achei o livro arrastado, só fui até o final porque dificilmente abandono uma leitura, mas foi difícil heim. Agora Don, tem um novo círculo de amigos e suas interações sociais estão bem mais maiores, mas sua inaptidão social continua. Rosie não aparece tanto quanto no 1º livro, talvez seja esse fator que tenha deixado o livro chatóio.

Bia 29/04/2021

Verdade que não é tão bom quanto o primeiro, mas não fica tão atrás assim. É divertido e cativante como seu precurssor, embora um pouco mais pesado. Ainda assim, recomendo demais a leitura! Fiquei anos amando o Projeto Rosie, mas sem saber dessa continuação. Quando descobri, fiquei simplesmente extasiada, comprei-o imediatamente e, quando ele chegou, parei tudo o que estava fazendo para lê-lo. Não me decepcionou nadinha ;)

Loly.Affonso 15/11/2021

"Correto. Os seres humanos deveriam permanecer constantemente em desenvolvimento."

Muito bom rever um pouco mais da vida de Don e Rosie. Contudo, senti grande avanço no personagem de Don, cujas interações e manejos sociais tiveram claras melhorias, em detrimento da personagem de Rosie; que de divertida, livre e bem humorada no primeiro livro, se tornou nesse mais insensível, fechada e de maneira geral, insuportável, independente de sua gravidez.
Creio que faltou uma dosagem maior do autor no desenvolvimento de sua personalidade como um todo. Personagens secundários infelizmente tiveram mais espaço que a própria Rosie.

Celeste.Vasconcelo 26/02/2020

Superou as expectativas
O livro ja se inicia com um "babado" fortíssimo. Algo que sem dúvidas vai mudar a vida de Don e Rosie. Um bebê.
Don sendo Don, cria um projeto para lidar com essa situação se metendo em várias confusões. Os problemas viram uma enorme bola de neve e Don se complica cada vez mais, mas resolve tudo da forma dele.
Um livro muito leve assim como o "Projeto Rosie", fácil leitura e também engraçado.

Elaine 09/07/2021

Ser diferente nem sempre é ruim!
Don Tillman, tenta se adaptar a uma nova realidade, mas com o seu jeitinho de fazer as coisas acaba tendo algumas dificuldades, mas nada que ele não possa resolver. Ele é diferente, não pensa e nem age como Rosie sua esposa e muitos ao seu redor gostaria que ele fizesse, acho que isso não é ruim, pensamos diferentes, agimos de formas diferentes e é isso que nos torna seres humanos incríveis.

Teve momentos na leitura que a meu ver faltou compreensão da parte de Rosie com relação a Don, achei ela um pouco egoísta, faltou também os dois serem sinceros um com outro desde do começo talvez evitaria alguns problemas, mas isso não tirou o encanto da narrativa. É um livro maravilhoso, a leitura é bem fluida e me prendeu até o fim.

Livinha 08/11/2020

O Don é uma fofura. Esse é o tipo de livro bom para ler e passar o tempo!
Achei muito fofo o que os amigos do Don fizeram por ele e ao final do livro. Fora isso, gargalhei muito com Bud e com o banheiro-escritório.
Agora que acabei a sequência, o que me conforta é saber que já compraram os direitos autorais para a história virar filme! ?
kathrein.oliveira 08/11/2020minha estante
Sério que vai virar filme?? Me deu até mais vontafe de ler.