Welcome to Copacabana & Outras Histórias

Welcome to Copacabana & Outras Histórias Edney Silvestre

Resenhas - Welcome to Copacabana

Carol 02/04/2021

Welcome to Copacabana & outas histórias
Escrita de maneira magnífica pelo autor. O formato de contos dos mais diversos. Já tenho meu favoritos. Outros nem tanto. O que mais me prendeu e incentivou a cotinuar lendo foi a utilização perfeita do português. Repórter escrevendo é outro nível.

Elidiane 04/11/2016

Welcome to Copacabana é o primeiro livro de contos de Edney Silvestre, escritor premiado e conhecido por livros como Vidas provisórias e Boa noite a todos. O livro é dividido em três partes "No rio", "Além do Rio" e "De volta ao rio", com contos que permeiam por bairros do Rio de Janeiro, subúrbios, países como França e Itália, até voltarem novamente ao Rio.
As vozes narrativas e os personagens dos contos são os mais diversos, homens, mulheres, ricos, pobres, criança abandonada, gay, sobrevivente de guerra, imigrante nos EUA, cartomante, etc. Por se tratar de contos, sempre existem contos que gostamos mais, e outro nem tanto. Porém nesse livro Edney Silvestre consegue manter o nível de qualidade de suas histórias.
Meus contos preferidos foram "Ontem", um conto curto sobre uma família que perde tudo em um incêndio. "Bem que olhava o trem", um menino que passa a morar nas ruas, após sofrer abuso sexual. E "Welcome to Copacabana", a historia de Regina, uma viúva que passa a morar em Copacabana, e passa a lamentar os sonhos adiados, por causa do casamento e filhos. Voltamos a saber sua historia em dois contos, nas outras partes. "Além do Rio", e "De volta ao Rio".
Edney Silvestre foi correspondente em Nova York do jornal O Globo e da TV Globo, cobriu também os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Neste livro ele traz suas experiências como jornalista em seus contos, transformando fatos da nossa realidade em ficção. De modo geral, o livro muito me agradou, apesar de temas pesados os contos no geral são leves e bons de ler. Recomendo.
“A solidão ficou tão mais fácil depois da internet. Não existe solidão. Não mais. Existem a ponta dos dedos, o teclado, a tela, os chips, o ciberespaço, as bocas os gozos e tudo a disposição de um clique, um mouse, uma seta, uma caixa, um site. Não existe mais solidão." Página: 99

"O levaram para dormir em outra parte da estação, do lado de fora das grades, onde todos eles dormiam juntos, umas meninas também, unidos por pedaços de barbante e corda nos tornozelos, pois se puxassem um o outro saberia." Página: 61

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2016/07/resenha-183-welcome-to-copacabana.html
Allean 04/02/2021minha estante
Acabei o primeiro capítulo ontem, e como escreve bem esse homem, cativante, divertido, satírico.

ricardo_22 08/07/2016

Resenha para o blog Over Shock
Welcome to Copacabana & outras histórias, Edney Silvestre, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ:
Record, 2016, 352 páginas.

Por um motivo que particularmente desconheço, não é normal a criação de uma lista com os nossos jornalistas favoritos, porém se hoje fosse obrigado a criar essa lista não tenho a menor dúvida de que Edney Silvestre seria o primeiro nome lembrado. Embora não saiba dizer quando minha admiração por ele começou, sei que foi responsável por algumas das minhas matérias/coberturas favoritas e por isso tenho o costume de parar o que estou fazendo para ouvi-lo. Talvez esse seja o principal motivo que me levou a querer conhecer os seus livros.

Ganhador do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira, Edney acaba de lançar Welcome to Copacabana & outras histórias, livro que reúne vinte contos divididos em três partes: No Rio, Além do Rio e De Volta ao Rio. Isso deixa claro que nos primeiros contos o autor explora ao máximo o Rio de Janeiro e aí que está o grande barato da obra, em especial pelo fato de ainda não conhecer a Cidade Maravilhosa e todos os seus encantos (e aqui faço uma pausa para dizer que o maior desejo é conhecer o Cristo Redentor e sentir orgulho por um conterrâneo ser um dos responsáveis por sua criação).

Digo que esse é o grande barato porque lendo não é difícil se sentir no Rio de Janeiro. Por minha relação com a cidade ser apenas através das telas da televisão, a forma como autor descreve o cotidiano, e os próprios cariocas, estreita a relação com o desconhecido e apresenta uma faceta que geralmente não se está acostumado. Isso é mais forte e especial no conto que dá título ao livro.

“Welcome to Copacabana” é o melhor conto e basicamente mostra a que veio o livro em questão. Embora seja uma história muito simples sobre uma mulher solitária, ele revela o cotidiano de uma personagem forte que não apenas precisa lidar com a vida solitária e as lembranças do marido falecido, como também com o que a rodeia: seus vizinhos, seu bairro e a agitação de sua cidade. Ao longo de toda a história, o autor se aproveita da sua incomparável aptidão com as palavras para presentear o seu leitor com momentos tocantes e algumas surpresas inimagináveis, abrindo a obra com grande maestria.

Mas claro que como toda antologia esta conta com alguns contos que ficam aquém do esperado, alguns por enredos não convincentes e outros por se mostrarem confusos em alguns momentos, apesar da qualidade inegável da narrativa de Edney. Não é o caso dos contos “Pedro em Paestum” e “Silvio trabalha”. No primeiro, apesar de todo o clichê por trás de seu desfecho, ele surpreende em muitos momentos, característica presente em várias histórias; no segundo conto, a intensidade da narrativa é algo que torna tudo belo e ao mesmo impactante.

site: http://www.overshockblog.com.br/2016/07/resenha-395-welcome-to-copacabana.html
Dave.Canton 10/12/2017minha estante
undefined

Valnikson 24/06/2016

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Welcome to Copacabana & Outras Histórias
O jornalista Edney Silvestre foi correspondente internacional da TV Globo e do jornal O Globo por pouco mais de uma década, ficando conhecido pela marcante cobertura dos atentados às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Sua intensa produção ficcional foi agraciada com o Prêmio Jabuti e continua angariando fieis leitores pela excelência artística unida ao exame despretensioso da natureza humana. Com 'Welcome to Copacabana & Outras Histórias' o escritor estreia no gênero conto, demonstrando maestria no trato com a subjetividade de personagens bastante envolventes. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2016/06/24/66-welcome-to-copacabana-outras-historias/