O homem que sabia javanês e outros contos

O homem que sabia javanês e outros contos Lima Barreto

Resenhas - O homem que sabia javanês e outros contos

jo.joe 30/03/2024

O Homem que falava javanês e outras histórias...
São quatro contos de Lima Barreto recheados de ironia e sarcasmo sobre a sociedade brasileira, ainda muito atual.

Ele nos mostra aspectos bem conhecidos, como o "engrandecimento" de estrangeiros, como se fôssemos diferentes e menos virtuosos que eles. A ignorância da sociedade em prol a figuras de status, se deixando levar por engodos.

Também a hipocrisia do ser humano, tanto daqueles que se colocam como moralistas, como dos que se deixam levar pelos seus desejos sórdidos.
DANILÃO1505 30/03/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Aline221 18/11/2023

Contos Lima Barreto
O homem que sabia Javanês: sociedade que valoriza as pessoas pelo status e pela aparência e não pelo conhecimento de fato.

Um especialista: ataque à conduta imoral e ao falso moralismo da burguesia. Objetificação da mulher.

A nova Califórnia: o melhor de todos!Mostra explicitamente a avareza, a hipocrisia e a violência das pessoas. Até os mais puritanos e moralistas cometem as maiores barbaridades para saciar seus desejos.

Miss Edith e seu tio: hipocrisia da sociedade brasileira do início do século XX e também a ?síndrome de inferioridade? que o povo cultiva a respeito de si próprio.

Di Morais 24/09/2023

O homem que sabia javanês e outros contos.
Leitura divertida, tem vários contos não sendo necessário ler na ordem em que se apresentam.
Lima Barreto é eterno!

Lubis 02/04/2023

Nada surpreendente.
Gostei da leitura, da proposta, e da dinâmica para realizar a leitura. Fora que as condições que me fizeram escolher a obra foram bem bacanas.
A primeira parte do conto é boa, e é realmente sobre a história do homem que falava javanês.
Mas confesso que as últimas páginas eu fiz leitura dinâmica, pq a parte do Doutor me tirou bastante do eixo. Achei uma leitura chata, história chata, personagem chato que só ele.
Mas tudo bem, a primeira parte valeu a leitura. :)

Monique 27/01/2023

Lima Barreto
Não sou muito fã de contos, mas tenho tentado ler, principalmente os de autores de clássicos da literatura brasileira. Dos que li até agora, Lima Barreto foi o que mais me agradou. Os contos são muito divertidos e trazem muito da nossa realidade e da "malandragem" do brasileiro, além de serem contos curtinhos, de leitura rápida e facilmente compreendidas.

Carol 15/01/2023

Não sou muito fã de contos. Então, o livro não me agradou tanto.
Mas, mesmo assim, é preciso reconhecer que a narrativa do Lima Barreto é sensacional. Só por isso já vale a leitura

Vinícius 14/12/2022

Um escritor em seu tempo
Lima Barreto, jornalista e escritor, viveu apenas por 41 anos de 1881 a 1922, se tornando um dos grandes cronista de sua época. Apesar das dificuldades que passava com o alcoolismo e no final da vida com distúrbios psiquiátricos sendo internado em um hospício, conseguiu reunir em seus textos o retrato da mistura entre a burguesia e as classes mais desfavorecidas de sua época. O livro trás 5 contos do autor, sendo o carro chefe O Homem Que Sabia Javanês. Leitura rápida e proveitosa.

Ana Bia 30/08/2022

Ótimos temas para vestibulares, pequeno e rápido para ler, com muitos contos independentes um do outro.

Natali 06/07/2022

O Homem que Sabia Javanês
Lima Barreta é sem dúvidas um dos maiores escritores!!!! Todos os contos contidos no livro conseguem nos transportar para a época em que foram escritos, nos mostrandos os costumes e a forma como as pessoas vivam. Achei muito interessante a forma com ele descreve o papel das mulheres naquela época!!!

Rodrigues 08/09/2021

O conto é uma divertida sátira aos valores da época. Neste conto a ironia se acentua, dado que o sucesso do professor de javanês se faz a partir de mentiras, da vaidade e da ignorância...

Mari 29/08/2021

Quer ler mais Lima Barreto concerteza.
Lima Barreto sem dúvida sabia, cutucar, debochar. De todos os contos só não gostei tanto de um, o restante todos foram ótimos, surpreendente, imagino as pessoas lendo naquela época.

Diogo 27/05/2021

Livro contendo 5 contos: o homem que sabia javanês, um especialista, a nova Califórnia, Miss Edith e seu tio, e como o "homem" chegou.
Gostei bastante da leitura. Os contos com crítica e bastante bom humor. E ótimo vocabulário...

Nara 15/05/2021

Contos Lima barreto
Livro que me fez me interessar mais nas outras obras de Lima Barreto. O homem que sabia javanês é muito bom e engraçado e eu estava engana em pensar que Lima Barreto seria difícil de ler.

Nara 15/05/2021

Contos Lima barreto