O homem que sabia javanês e outros contos

O homem que sabia javanês e outros contos Lima Barreto

Resenhas - O homem que sabia javanês e outros contos

Clio0 12/12/2011

Ler para rir
Se você é brasileiro, leia esse livro e ria, porque não há nada mais brazuca do que as pessoas e a sociedade que ele retrata.

Lima Barreto não é tão bom contista como ele é romancista, mas isso não diminui o mérito dos seus contos, todos muito bem humorados e críticos. Se você tem gosto de rir de si mesmo, saiba que os ataques são feitos de todos os lados, do pseudointelectual ao malandro.

Leia o livro e reconheça o tipo, leitura de ônibus ou metrô. É melhor do que jornal, pois nesse aqui, você lê "causos" do século passado e ainda ri, enquanto com o primeiro você ainda lê coisas do século passado, mas só chora.
Bianca 12/08/2021minha estante
Concordo total

Ingrid.Pardinho 11/05/2021

Os contos humorísticos possuem críticas sociais implícitas, Lima Barreto faz um retrato cômico do Brasil.

Peleteiro 12/07/2020

Apesar de notório o domínio do autor sobre a língua e o seu eruditismo satírico, o vocabulário utilizado, provavelmente por influência da época, fez com que eu não apreciasse a leitura.

Além disso, a maneira com que Lima Barreto brinca com as elites, satirizando a estupidez e a hipocrisia tão comuns ao burguês brasileiro é um aspecto que, por si só, o torna merecedor de prestígio.

sami 04/03/2021

Contos legais que expressam com ironia a sociedade brasileira. Linguagem beeem complicada. Não entendi nada do último conto kkkkkkkk será que sou burra??

Vinícius 14/12/2022

Um escritor em seu tempo
Lima Barreto, jornalista e escritor, viveu apenas por 41 anos de 1881 a 1922, se tornando um dos grandes cronista de sua época. Apesar das dificuldades que passava com o alcoolismo e no final da vida com distúrbios psiquiátricos sendo internado em um hospício, conseguiu reunir em seus textos o retrato da mistura entre a burguesia e as classes mais desfavorecidas de sua época. O livro trás 5 contos do autor, sendo o carro chefe O Homem Que Sabia Javanês. Leitura rápida e proveitosa.

Tama 22/12/2020

Português de museu
Foi divertido.
Contos lúdicos e somente com intenção de entreter.
Escritos em português de 100 anos atrás.
Agradável principalmente pela forma, do que pelo conteúdo.
Recomendo como curiosidade.

jo.joe 30/03/2024

O Homem que falava javanês e outras histórias...
São quatro contos de Lima Barreto recheados de ironia e sarcasmo sobre a sociedade brasileira, ainda muito atual.

Ele nos mostra aspectos bem conhecidos, como o "engrandecimento" de estrangeiros, como se fôssemos diferentes e menos virtuosos que eles. A ignorância da sociedade em prol a figuras de status, se deixando levar por engodos.

Também a hipocrisia do ser humano, tanto daqueles que se colocam como moralistas, como dos que se deixam levar pelos seus desejos sórdidos.
DANILÃO1505 30/03/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Lívia 28/04/2021

O homem que sabia javanês
Bem razoável.
Os contos mostram bem o jeitinho brasileiro.
Gostei bastante do primeiro conto que dá título ao livro, mas o restante deixou a desejar.

Aline 01/05/2021

Contos Lima Barreto
O homem que sabia Javanês: sociedade que valoriza as pessoas pelo status e pela aparência e não pelo conhecimento de fato.

Um especialista: ataque à conduta imoral e ao falso moralismo da burguesia. Objetificação da mulher.

A nova Califórnia: o melhor de todos!Mostra explicitamente a avareza, a hipocrisia e a violência das pessoas. Até os mais puritanos e moralistas cometem as maiores barbaridades para saciar seus desejos.

Miss Edith e seu tio: hipocrisia da sociedade brasileira do início do século XX e também a ?síndrome de inferioridade? que o povo cultiva a respeito de si próprio.

Nara 15/05/2021

Contos Lima barreto
Livro que me fez me interessar mais nas outras obras de Lima Barreto. O homem que sabia javanês é muito bom e engraçado e eu estava engana em pensar que Lima Barreto seria difícil de ler.

Carolina.Melo 25/01/2021

Esse é um livro pra ser lido com muita atenção e um dicionário do lado! Talvez tenha outras edições com uma linguagem mais próxima da atual, mas essa edição que li foi uma leitura difícil já que diversos termos bem no dicionário eu achei!

Mari 29/08/2021

Quer ler mais Lima Barreto concerteza.
Lima Barreto sem dúvida sabia, cutucar, debochar. De todos os contos só não gostei tanto de um, o restante todos foram ótimos, surpreendente, imagino as pessoas lendo naquela época.

Diogo 27/05/2021

Livro contendo 5 contos: o homem que sabia javanês, um especialista, a nova Califórnia, Miss Edith e seu tio, e como o "homem" chegou.
Gostei bastante da leitura. Os contos com crítica e bastante bom humor. E ótimo vocabulário...

Natali 06/07/2022

O Homem que Sabia Javanês
Lima Barreta é sem dúvidas um dos maiores escritores!!!! Todos os contos contidos no livro conseguem nos transportar para a época em que foram escritos, nos mostrandos os costumes e a forma como as pessoas vivam. Achei muito interessante a forma com ele descreve o papel das mulheres naquela época!!!