Se eu fechar os olhos agora

Se eu fechar os olhos agora Edney Silvestre

Resenhas - Se eu fechar os olhos agora

Victória Silva 07/11/2022

A vida como ela não deveria ser
Para ler rapidinho. ?Se eu fechar os olhos agora?, é para ser devorado. A escrita é fluida, a história intrigante e os personagens cativantes.

Não significa que seja uma história gostosa.

O começo é arrebatador. Em seguida, você se depara com um mistério a ser desvendado por dois jovens de 12 anos e um senhor. E então nos deparamos com o Brasil de 61 (que é bem parecido com o de 22): machismo, racismo, violência policial? a vida como ela não deveria ser.

O final é inesperado e emocionante.

A amizade entre Paulo e Eduardo é o fio condutor que te prende.

Gabi 01/11/2022

Brasil de antigamente ou atual?
Um tema triste, pesado, comum no Brasil antigo e atual: aquele país patriarcal, machista e preconceito, sujo e hipócrita, baixo, que anda tão em voga hj em dia e que, tristemente, nos lembra de períodos tenebrosos da nossa história. Sinceramente, achei o livro arrastado, mas entendo que a ideia era transmitir o sentimento dos personagens pré adolescentes para o leitor, por isso alguns diálogos são morosos, cheios de perguntas sem respostas ou repetitivas. O final eu esperava mais.
Mas fica a reflexão do tema.

Kiitty Bea 18/10/2022

É um livro bom, mas..
O livro é bom, é brasileiro portanto tem muitas palavras +18. É um assasinato em que dois meninos tentam descobrir quem foi. O livro da várias voltas no assunto, confesso que fiquei bem surpreendida com o final. Eu recomendo caso tenha paciência pra ler, porque se perder uma parte, já tem risco de não entender grande coisa.

Ricardo 13/10/2022

Uma história visceral
Acompanhando dois garotos e um velho, vamos descobrindo mais sobre o assassinato de uma mulher tida como 🤬 #$%!& pela cidade, a mulher do dentista. E o fato de duas crianças descobrirem além do que a polícia descobriu não se deve a suas excepcionais habilidades, mas ao fato de que ninguém liga para o tipo de mulher que morreu. Com o passar da narrativa vamos descobrindo mais sobre os personagens e sobre a sociedade dos anos 60.

A escrita é algo muito notável e diferente, com os diálogos sendo reproduzido de forma muito fiel a como falamos, o que inclusive causa certo incômodo às vezes pois o autor reproduz todas as interrupções muito comuns em uma conversa oral. Uma coisa que também causa certo incômodo é o excesso de texto em outros idiomas, às vezes quebra um pouco o fluxo da narrativa. A história também dá certo pulos de um acontecimento pro outro, mas não vejo como algo negativo, embora se estivermos desatentos podemos nos perder um pouco entre um capítulo e outro.

É uma história muito cativante, sempre repudiando de maneira brutal o que merece ser repudiado, e com um final belíssimo, muito tocante, que me levou às lágrimas. Com certeza uma leitura que valeu muito a pena.

Sander.Garcia 20/09/2022

Um crime, uma investigação e a surpresa no final.
Comecei a ler porque quis começar as obras de Edney Silvestre pelo começo, por seu livro de estreia.

É bom...afinal, ganhou um Jabuti!

Os mistérios acerca do crime (o assassinato de uma mulher) criam o ambiente ideal para este romance passional.

Colocar 2 garotos como investigadores, ao lado de um idoso suspeita foi algo interessante, dando uma dinâmica diferente ao livro.

Perto do final, nenhuma das hipóteses que eu levantei foi confirmada. Confesso que o plot twist me surpreendeu. E eu gostei do rumo que a história tomou.

Minha ressalva é em relação à alguns exageros de listas, como escrevi em um dos históricos de leitura. O autor, às vezes, preenche um parágrafo inteiro com listas que achei desnecessárias, como citar mais de 15 nomes, apenas pra dizer que não encontrou o nome que procurava. Mas, essas listas não aparecem tantas vezes. Então, ao final da leitura, vi que elas não prejudicaram o enredo.

Vou até mudar minha avaliação para 4.

Em minha opinião, vale a leitura sim!

Flá 11/08/2022

Suspense dentro do contexto histórico
Comprei o livro, pois havia lido outro obra do autor e me apaixonado pela escrita. Porém, confesso que me decepcionei um pouco com este livro, achei ele muito parado principalmente por se tratar de uma história que investiga um crime.

O livro conta a história de 2 garotos que encontram o corpo de uma mulher morta e decidem investigar quem seria o assassino. Para isto contam com a ajuda de um idoso que mora em uma instituição. A trama se passa nos anos 50/60 e tem várias referências histórias (embora algumas forçadas para entrar na história original).

Normalmente sempre acho os livros melhores que suas adaptações para a TV, mas neste caso, amei a adaptação feita para a TV, superou e muito o livro. Apesar de ser um livro no qual eu não amei, eu recomendo a leitura.

Ju 16/07/2022

Uma sensação estranha no peito
Esse livro me causou diversos incômodos durante a leitura, mas a tragédia de gerações narrada no final, assim como o desalento da vida real retratado é de longe o mais me marcou nele. Em determinado momento, creio que nas últimas 50 páginas, era simplesmente impossível interromper a leitura, então prossegui em um estirão e ao terminar me peguei com uma sensação estranha no peito, um peso no estômago, como se tivesse sido eu a viver a vida e o fim de Paulo e Eduardo. Mais do que um mistério, é um livro sobre a vida e amizades e sobre como a vida pode nos moer complestamente. Não a toa é um vencedor do Jabuti. 5/5

malulopes_016 20/02/2022

Gostei bastante
Muito bom. Geralmente não gosto de livros que se passam na infância, mas esse conseguiu me prender do início ao fim. O desenvolvimento e a forma que o autor descreve os personagens de uma forma tão ?Brasil? fez com que eu me identificasse com a narrativa (mesmo não morando nem no mesmo estado e nem na mesma época). Um livro ótimo pra descansar um pouco a mente é se envolver em uma boa trama.

Carol Rubim 31/01/2022

Se eu fechar os olhos agora
Livro super contagiante, você acompanha as aventuras de duas crianças que não apenas testemunham um crime como também decidem investiga-lo por conta própria. As descobertas sobre os personagens que cercam o crime, os segredos sórdidos e a história da cidade vão aos poucos sendo revelados e impactando o leitor. Além do crime e violência o livro critica as relações e alianças de poderosos da cidade, mas também tem como tema central a amizade. Recomendo!

aally_souza 10/01/2022

“O mundo em frente, as estrelas acima, os paralelepípedos a seus pés, tudo em torno dele perdeu a nitidez. Achou que já tinha passado por aquela situação, a mesma, igual, igualzinha, alguma vez no passado ou agorinha mesmo, e não entendeu o que era nem por que seus olhos tinham se enchido de lágrimas. Outra vez isso, pensou, outra vez essa...essa...o quê?, tomava conta dele como um aperto no corpo inteiro, como se algo estivesse machucado, ralado, ardendo. Mas lá. Dentro. Uma pontada. Não uma dor: pontada. Fina, fina, fininha. Doía fino. E levava tempo para passar. Ou, ao menos, amainar. Quando finalmente parecia sumir, deixava uma vontade de ficar quieto, de não rir, de não conversar, de não brincar, de não sair."
Se eu fechar os olhos agora é um livro gostoso de ler, apesar de ter um final "aberto", prende do início ao fim.

Mariana 08/11/2021

O livro é muito bom, a leitura prende bastante. É interessante que no meio da investigação de assassinato o autor coloca vários momentos históricos interligados e o final é surpreendente. A única coisa meio incomoda é que as falas das crianças as vezes é um pouco irritante, mesmo entendendo que é o objetivo do autor.

Lívia Berci 01/10/2021

Leitura que não instigou
Achei um livro que tinha uma boa premissa, já que se tratava de um romance policial e que nos faz querer desvendar o crime. Porém, achei tudo trabalhado de forma bem superficial e até mesmo com lacunas e pontas soltas para o leitor. Também achei o uso de certos vocabulários totalmente desnecessários, que não condiziam com o contexto.
Mas, gostei do aspecto da amizade entre os protagonistas e como as coisas se desenrolam do meio pro final.
Mas, de forma geral, infelizmente não foi uma leitura que me agradou.

Murilo 09/09/2021

"Os mortos não ficam onde estão enterrados."
Tão real que chega a ser cruciante, Edney Silvestre me deixou intrigado do começo ao fim, tive que me controlar muitas vezes para parar de ler.

Iuri 23/08/2021

Péssimo
Uma das coisas que devemos aprender é não cair facilmente na conversa alheia quando se trata de adquirir alguma coisa, seja ela qual for.

Infelizmente , ignorei este sábio conselho e mais uma vez caí como um patinho ao comprar o premiadíssimo “Se eu fechar meus olhos agora”, do jornalista Edney Silvestre.

Este livro venceu o Jabuti 2010 de melhor romance de forma polêmica, foi muito elogiado e alçou seu autor ao patamar de celebridade literária nacional.

Ledo engano.

O livro é uma porcaria. Não conseguir avançar e acabei largando, totalmente abismado com a ode à curteza das faculdades literárias cometida a cada página.

Ou eu estou muito ranzinza ou realmente não consegui entender a “beleza da escrita do autor”.

Gente, o que é aquela cena logo no início onde os dois garotos de 12 anos (sim, 12 anos) são torturados e acusados pela polícia de estuprar e matar uma mulher ? O “diálogo” entre os policiais e os garotos é vergonhoso de tão canhestro e primitivo. E o pai malvado ? E depois, a história do velhinho fugitivo do asilo ? E os garotos são motivados exatamente pelo que ? - (do nada eles decidem bancar os detetives ) -

As cenas absurdas vão se enfileirando e não há um resquício de inteligência a que se apegar para motivar a continuidade da leitura.

Com a profundidade de pires de formiga, o autor demonstra querer construir uma alegoria da época da ditadura através dos olhos inocentes da infância. Quer coisa mais batida ? Mas este não é o problema. A questão é que o livro é escrita barata, óbvia, rasteira.

É inacreditável que alguém tenha encontrado qualidade neste cambalacho literário.