Se eu fechar os olhos agora

Se eu fechar os olhos agora Edney Silvestre

Resenhas - Se eu fechar os olhos agora

Nilton Pessoa 18/02/2024

Resenha do perfil @livrosdopessoa. Me sigam lá :)
Uma das coisas que mais amo ao ler um livro, é quando ele me surpreende.

Você inicia a leitura sem muitas pretenções, mas quando percebe, já está entregue àquela história e personagens.

Foi assim com ?Se Eu Fechar Os Olhos Agora? do autor brasileiro, Edney Silvestre.

Envolto a uma história que se passa na época de 1960, cheia de muitos mistérios, suspense e drama, o livro vai contar sobre dois meninos, Eduardo e Paulo, que encontram, despretensiosamente, em um rio, o corpo da jovem Anita.

A partir daí, o enredo entorno desse crime (numa cidade pequena, dominada por muita gente poderosa e pela igreja) começa a se desenrolar e conquistar você a cada capítulo pela curiosidade de saber quem o cometeu e como isso impacta cada personagem.

A leitura deliciosa e fluída também é forte e te envolve em situações de violência e conflitos familiares. Com detalhes precisos em uma atmosfera de investigação e medo.

Pra quem curte não só o livro, mas também as adaptações, a obra foi recentemente adaptada para a televisão como minissérie e encontra-se atualmente no Globoplay.

DeCardoso 03/12/2023

Uma história intensa sobre amizade.
O livro retrata as aventuras e a rotina de dois amigos após um episódio ímpar que ocorreu em um dia, aparentemente, qualquer.

A forma realista que o autor descreve as situações, deixa tudo fácil de entender. Faz a gente entrar na cabeça dos dois meninos e nos sentimos cúmplices da investigação.

As citações históricas também me chamaram a atenção de forma positiva. É muito bom ver as passagens políticas, literais do nosso país.

A escrita também prende o leitor, pois cada capítulo tem o seu ponto alto que é usado como gancho entre um capítulo e outro.

As páginas finais são carregadas de emoção com os personagens. A passagem de tempo, de experiências, deixa a gente até com o coração apertado.

Iraiane 26/08/2023

"Os mortos não ficam onde estão enterrados."
Se Eu Fechar Os Olhos. Um livro bem fora das minhas habituais leituras.
Achei o estilo de escrita interessante, direto, vulgar.
O contexto histórico baseado em meados de década de 60 é muito bem descrito. A atmosfera de um Brasil não tão diferente, a corrupção, a sujeira, a invisibilidade da classe pobre da população, racismo, violência.. é revoltante.
Gostei do estilo da narrativa, a investigação, o envolvimento entre os personagens, principalmente a amizade entre Paulo e Eduardo.
É uma boa leitura. A trama é bem feita e escrita.

LimaJr 19/08/2023

Suspense e tensão
Suspense e tensão envolvem a narrativa que conta a história de dois meninos e um idoso na investigação de um crime. As descobertas e revelações vão além do que se pode imaginar à primeira vista. Gostei pelo entretenimento e recomendo.

Pedro3906 17/07/2023

Estonteante
Devo confessar que o tamanho dos capítulos causou certa demora na leitura, embora os derradeiros passem num piscar de olhos. O retrato de amizade cordial e infância tardia na amizade do Paulo e do Eduardo é anacrônico, dos que reconhecemos logo de cara, passa despercebido e resta sempre na memória. A trama é de enojar e parabéns pelo objetivo cumprido, porque desde então se propôs, situações inusitadas, entranhas violentas de um país sujo e erguido na mentira, na morte e num estado perpétuo de posse colonial. Como defensor ávido de finais abertos, me contentaria bastante se o autor colocasse um aqui no que diz respeito ao futuro dos meninos, mas não reclamo. Vez ou outra precisamos de certeza pra aquietar o coração.

Diana.Chaib 18/06/2023

Miséeeeria de livro bom!!
Paulo e Eduardo são dois amigos que, com 12 anos de idade, encontram o corpo de uma mulher morta nas margens de um lago da cidade que moravam. Eles vão até a polícia contar o que viram e nisso a polícia começa acreditar que foram os dois que assassinaram a mulher. Depois, conseguem se livrar da suspeita quando o marido da mulher morta confessa o crime. Porém, os garotos não acreditam que o marido seja o verdadeiro assassino e, junto com Ubiratan - um senhor que mora em um asilo - começam a investigar para descobrir o verdadeiro assassino da mulher.

Que livro BOM! Tem vários diálogos no decorrer da história, o que faz você ler bem rapidinho. A leitura flui muito bem e o livro tem como pano de fundo temas como violência sexual, racismo, corrupção..

Amei e indico demais

Ká - @shotdaspalavras 11/06/2023

Paulo e Eduardo são grandes amigos.
Em um dia que estavam nadando no lago, encontram o cadáver de uma linda mulher.

Eles acabam virando os principais suspeitos, mas são liberados quando o marido da vítima confessa o crime.

Os garotos não acreditam nessa versão da história e, com a ajuda de um senhor misterioso, vão em busca de explicações para o crime.

A investigação os leva a um cenário complexo envolvendo alguns temas, tais como, racismo e violência contra a mulher.

Não foi um livro que me prendeu a todo momento durante a leitura, mas foi uma boa história. E com um final comovente.

O livro ganhou o Prêmio Jabuti de melhor romance em 2010 e também o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria ?melhor livro de autor estreante?.

O romance deu origem a minissérie da TV Globo em 2018.

Otávio - @vendavaldelivros 08/06/2023

“Quem compra peças talvez não se sinta à vontade para conviver com elas. De igual para igual. Não aqui. Nesta cidade.”

No começo dos anos 60, em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, dois meninos na faixa dos 12 anos encontram o corpo de uma mulher em uma mata, com sinais brutais de violência. Pouco tempo depois, o marido assume o crime e vai preso. Os meninos, porém, não acreditam na culpa do marido e iniciam, por conta própria, uma investigação que terá a companhia de um idoso morador do asilo da cidade. Tudo poderia ser um romance policial “comum”, mas não é o caso desse livro.

Publicado em 2009 e escrito pelo jornalista Edney Silvestre, “Se eu fechar os olhos agora” é um livro que tem aquela característica que buscamos em boas histórias: é difícil de largar. Empolgante, envolvente, com diálogos rápidos, mas recheados de significados intrínsecos, o enredo consegue fazer com que dois garotos de 12 anos ajam de acordo com suas idades, mas não percam sua humanidade e o despertar para a dor dos outros.

Nesse livro, o autor explora a hipocrisia da sociedade brasileira do começo dos anos 60 com tamanha maestria que, mesmo sem citar o golpe de 64, conseguimos entender as estruturas que possibilitaram aquela tragédia acontecer. Não satisfeito em mostrar esse cenário, Silvestre cutuca a ferida da ditadura Vargas, lembrando que 64 não seria a primeira ditadura que viveríamos e que ali também escorreu o sangue de brasileiros pelas mãos do Estado brasileiro.

O livro também aborda questões fundamentais como o racismo, a misoginia e o machismo, com um texto que muitas vezes é cru e doloroso. Além disso, fala dos poderes e das oligarquias que comandam nosso país há mais tempo do que o necessário, com suas raízes envolvendo a justiça e a política de forma imoral.

A história tem um final com um baita plot twist e vi comentários de pessoas que se decepcionaram, mas não foi o meu caso. Acredito que o final desse livro só deu “números finais” a tudo que havia sido costurado nas páginas anteriores. Cidades de interior costumam esconder suas caveiras nos armários, mas dificilmente essas caveiras se mantêm lá por muito tempo.

June.Rodrigues 13/05/2023

Faz muito tempo que li e pretendo ler novamente e assistir a minissérie da globo sobre esse livro. Me impactou pra caramba, minha memória recorda da emoção de ler ele na biblioteca da escola.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/04/2023

Contando com a ajuda de um velho misterioso, ex-preso político da ditadura Vargas, a investigação dos garotos que encontraram o corpo de uma mulher, morta e mutilada, às margens de um lago, desvendará um perverso painel em que violência sexual, racismo, corrupção e espúrias alianças políticas se misturam em uma trama eletrizante e comovente.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501088109

danda 12/04/2023

A escrita é um pouco confusa,muita descrição.Mas depois peguei o embalo e já comecei a ler a sequência. Indico!

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 09/04/2023

Não prometeu nada e entregou tudo!
Os primeiros capítulos são bem cativantes e logo de cara percebi que esse livro seria bem mais pesado e viol*nto do que eu esperava!

Porém, lá pela metade do livro, senti que meu ritmo tinha desacelerado e a leitura estava bem maçante, quase abandonei. Mas ainda bem q não fiz isso...

Nos últimos capítulos eu chorei que só e errei feio sobre quem era o ass@ssino, e a motivação mais ainda. Que treta...
Indico bastante!

Gabriel 31/03/2023

Um livro sobre amizade
Esse livro foi, certamente, surpreendente em como a história foi desenrolada.

Gostei de como a amizade entre o Paulo e o Eduardo foi retratada ao longo do tempo e em como eles interagiam com as pessoas (eles realmente pareciam ter 12 anos).

Achei a ambientação e as alusões históricas muito boas, sem ser exagerado.

Porém, não fiquei muito envolvido com o mistério sobre o assassinato (e talvez esse nem fosse o foco do autor, afinal). Achei certas tramas um pouco mirabolantes de mais.

As vezes era irritante como o Ubiratan ficava falando sozinho e as falas dos meninos era ignorada (ficava fácil de se perder na leitura).

Apesar de não ter achado o fechamento sobre o arco do assassinato nada de mais, o final dado aos meninos foi muito interessante (achei crível). Não ficou muito claro para mim como o senhor foi de fato se envolver na investigação.