As Nove Lições Essenciais que Aprendi Sobre a Vida

Ellen 11/05/2020

Singular.

TalesVR 20/06/2022

Fé é ação
Cheguei a esse livro por acaso e decidi dar uma chance a Harold S. Kushner, rabino americano que faz uma defesa da fé de um jeito diferente do qual estou acostumado. Nota-se claramente que ele já esteve em crises de fé e conseguiu ressignificar isso dentro da sua religião. Gostei muito da noção de fé como prática comunitária de amor ao próximo e do que Deus pode ser e o que ele não pode ser. Só não concordei com a passagem em que ele fala que os judeus escolheram o lado do apoio às minorias do mundo todo sabendo o que acontece na Palestina. Deveriam os israelenses contemporâneos lerem mais Kushner? Provavelmente.

Enfim, recomendo para quem quer uma visão racional do judaísmo aplicado aos dias atuais, e mesmo para quem não é judeu como é o meu caso. Por ser curtinho, vale a leitura!

Luciano Caldas 12/01/2021

Fantástico e primoroso
Que livro, que obra de arte! O rabino Kushner escreve de forma magistral. Sua leitura de mundo e Deus estabelecendo comunhão com seus filhos é formidável. Kushner diz em uma de suas páginas: "O arco do universo moral é longo, mas se curva na direção da justiça. E ele se curva na direção da honestidade, do perdão e da generosidade. Os herdeiros de Abraão, quer se identifiquem como judeus, cristãos ou mulçumanos, honram a memória de Abraão compartilhando sua fé de que o mundo em que vivemos ainda não é o que Deus pretendia que ele fosse e trabalhando para trazer o dia em que o que deve ser, será. Obrigado Rabino por estas palavras!
Ellen 12/01/2021minha estante
Tive exatamente a mesma reação ao terminar esse livro: "que obra de arte!"
É sensacional mesmo!!

Luciano Caldas 13/01/2021minha estante
Primeira leitura de Kushner, suficientemente para amá-lo.