O Demônio E A Srta. Prym

O Demônio E A Srta. Prym Paulo Coelho

Resenhas - O Demônio e a Srta. Prym

Venaghi 24/03/2024

O Bem e o Mal
Segunda leitura que faço do Paulo e me apaixono cada vez mais por sua escrita.
O demônio e a srta Prym conta a história de uma pequena cidade que recebe a visita de um estrangeiro. Esse é o acontecimento que dá rumo a essa belíssima história. O estrangeiro propõe um acordo para a cidade: caso aconteça um assassinato num período de sete dias, ele dará em troca dez barras de ouro. O livro busca explorar a essência do ser humano através de uma batalha contínua entre o Bem e o Mal, entre anjos e demônios. Recomendo fortemente a leitura desse livro.

Cami 22/02/2024

Entre o Bem e o Mal?
Pra ser sincera, eu não estava dando nada por esse livro. Tenho ele na estante já há um bom tempo mas finalmente decidi ler.

Nunca coloquei altas expectativas nos livros do Paulo. Me surpreendi muito com o Alquimista e com O demônio e a Srta. Prym não foi diferente.

Foi uma leitura bem rápida e fluida com uma mensagem incrível. Gostei muito a forma que ele aborda essa luta entre o bem e o mal dentro do ser humano no pequeno e pacato vilarejo de Viscos.

Ótimo livro!!

D` Oliveira 14/02/2024

Devo admitir que nunca tive expectativa altas para Paulo Coelho, porém, sempre tive certa curiosidade para saber como era seus livros. Este foi o primeiro que li do mesmo e devo admitir que foi um bom livro, cheios de trechos reflexivos sobre o bem, o mal, a sociedade e afins (e com referências a Nietzsche), a história estava conseguindo me prender, porém, do meio pro final eu só queria saber de terminar logo e saber quem havia sido assassinado.

mauboo 24/01/2024

É incrível como nesse livro nenhum personagem é totalmente bom ou mau. Todos têm nuances e isso é o que faz com que o leitor se aproxime de cada um. Li esse quando ainda estava no Ensino Médio e revisitei essa história no ano passado. Senti que a minha maturidade fez enxergar ainda mais sentido na história.

Paulo330 04/01/2024

Livro ruim, livro bom, livro ruim
Estou em uma relação de estranheza em relação às obras de Paulo Coelho. Este é o terceiro livro que leio dele, e as sensações de cada um são distintas. Até agora nos três livros que li, meus sentimentos são: livro ruim, livro bom, livro ruim. Este, na minha opinião, é ruim.

A construção do livro é interessante, a história vai te prendendo no decorrer das páginas, as personagens são bem construídas e o enredo da história te deixa curioso. Não é o livro que mais me prendeu, mas também não me desinteressou. Acabei concluindo a leitura em poucos dias (meu primeiro livro de 2024).

Em relação a história, parece crônico o mesmo problema (na minha opinião): a história constrói um enredo que finaliza de forma tão abrupta que não dá pra entender se a estória é muito complexa ou se realmente ela acaba assim mesmo, de uma hora para a outra.

O desenrolar da história é interessante, são criadas situações onde as personagens devem tomar decisões que mudam o rumo da estória, porém as últimas 25/30 páginas dão um sentimento estranho. Simplesmente tudo se desenrola tão rápido e você fica sem entender. Não há um desfecho para vários personagens e nem para a personagem principal. Acho que caberia pelo menos mais uns 2 ou 3 capítulos contando como a história se sucedeu depois do seu momento mais decisivo. Senti um vazio no fim e uma sensação de coisa mal terminada. Evidente que essa é uma opinião pessoal e muito longe de falar algo sobre o grande trabalho do autor, mas este livro foi para tirar a prova das outras duas experiências que tive, e não sei se lerei mais alguma obra sua para afirmar que Paulo Coelho não é dos meus autores preferidos.

Carina 18/10/2023

Mensagem importante!
Uma história e tanto, como tudo o que Paulo escreve.
Não sabia que esse era o terceiro de uma trilogia, mas pode ser lido de forma independente.
Amei a mensagem passada com a história e tudo a respeito.

Lua 12/10/2023

Um ensaio sobre a natureza humana e sua constante luta interna entre o bem e o mal. Diante de uma proposta inimaginável toda uma cidade se vê diante dessa luta e tem que decidir com cuidado suas ações.

Andressa.Julia 07/10/2023

Com e sem cara de Paulo
Por ser uma batalha sobre o bem e o mal, e ser uma história tão profunda e com muitos ensinamentos e reflexões, tem muita cara de Paulo.
Porém em muitos momentos é uma leitura cansativa e nada fluida. Parece que a história não vai a lugar nenhum e tem um final nada a ver com a história em si. Ou com a moral que o livro parecia carregar, ou seja, nenhuma cara de Paulo.

Márcia 01/10/2023

As duas faces do homem: bem e mal
Será que esse mundo não passa de uma brincadeira de Deus? Como ficamos nós, humanos, diante das duas poderosas forças, Bem e Mal? Escreve o autor: ?Talvez o duelo entre o Bem e o Mal existisse a cada segundo no coração de cada homem, o campo de batalha de todos os anjos e demônios; eles lutariam palmo a palmo para ganhar terreno, por muitos milênios, até que uma das duas forças finalmente destruísse a outra por completo? (p. 162). A pergunta é: quem acaba dominando a alma do ser humano?

O demônio e a Srta. Prym discute a parábola do Bem contra o Mal. Um estrangeiro chega a uma pequena comunidade de 281 habitantes de nome Viscos acompanhado de seu demônio. Tendo vivido uma grande tragédia, ele, buscando responder a pergunta que o atormenta desde então ? os seres humanos são, na essência, bons ou ruins? ? oferece à cidade, por meio de sua habitante Chantal, onze barras de ouro, mas, para isso, alguém teria que cometer assassinato. Com isso, o estrangeiro quer provar que a humanidade é, essencialmente, má. Na verdade, ?não era a luz que ele queria de volta, mas a certeza de que não existe nada além das trevas? (p. 86).

Sentimentos diversos são expostos e discutidos: cobiça, covardia, medo, frustação. Em suas obras (até essa), Paulo Coelho mistura referências filosóficas, religiosas, místicas, fazendo seu público refletir a respeito de questões que permeiam a humanidade, como nessa passagem (p. 174): ?? Está enganado, Sr. Padre. O Senhor esteve no Paraíso, e não o reconheceu. Como acontece, aliás, com a maioria das pessoas neste mundo; procuram o sofrimento nos lugares mais alegres, porque pensam que não merecem a felicidade?. Bom, completo com Einstein, para quem uma vida calma e modesta traz mais felicidade do que a busca do sucesso combinada com uma constante inquietação.

Quanto ao Bem e ao Mal, ao final? ?É tudo uma questão de controle. E de escolha. Nada além disso?. Assim é Paulo: ele faz perguntas incômodas e traz, também, respostas que nos surpreendem e nos ensinam.

Rafael Cerdeira 30/08/2023

O demônio e Srta. Prym é um livro escrito pelo mago ousadissimo Paulo Coelho. Desta vez o autor aborda a constante treta entre o bem e o mau presente na vida de todo ser humano.
Adorei a leitura! Os personagens são muito cativantes com seus sentimentos, desejos e impasses extremamente humanos.
O livro todo se passa em uma cidade pequena e ficticia. Um estrangeiro chega acompanhado de seu demônio afim de causar grandes confusões com a sua proposta obscena e muito tentadora.
Por vários momentos fiquei encantado com a sabedoria ancestral que se encontra entremeada entre as linhas da narrativa, uma marca que percebi em todos os livros que li, até então, do Paulinho. O impasse e as questões existenciais, filosóficas e espirituais presentes em suas obras são capazes de tocar a alma humana encarnada em qualquer um dos quatro cantos do planeta.
O próximo livro que tenho em mãos para ler deste adorável autor é "Brida", e confesso que já estou com "água nos olhos" para iniciar esta leitura.

Ewerton 17/08/2023

O demônio e a srta. Prym
Os livros do Paulo Coelho tem histórias simples, mas com mensagens realmente fascinantes. Ele consegue trazer um pouco de espiritualidade e contextualizar em vivências ou experiências gerais do dia a dia de uma maneira única, transformando o óbvio em algo visível e nos dando um pouco de reflexão para fazer.

Eu gostei bastante da história desse livro. Gostei da forma lúcida que tudo foi concluído. Eu mesmo fiquei me perguntando como eles iriam resolver a questão que foi colocada para aquela pequena vila. Mas acho que o final, além de real, foi o justo. E o livro fala sobre isso, sobre justiça e a forma como nós somos os únicos que podemos controlar nossas reações frente às coisas para que possamos tomar decisões racionais, na eterna luta entre o bem e o mal que existe em todos nós. Somente a gente decidi quem ganha, não as circunstâncias a nossa volta ou os conselhos de quem não nos conhece ou não conhecemos.

Deza Farias 08/08/2023

@???????????????????
?????????????????
? ???????? ? ? ????. ???? | Paulo Coelho | p. 1588 | 5.0/5 ??
???????????????????

"? ??? ? ? ??? ??? ? ????? ????; ???? ??????? ?????? ?? ?????? ?? ??? ?????? ? ??????? ?? ???? ??? ??????"

Mais um livro desse autor que me deixa estupefata, eu fico intrigada com a qualidade da escrita do Paulo Coelho, com os enredos que nos deixam reflexivos por dias.
É incrível. E esse livro por curto que seja é simplesmente maravilhoso.

A luta do bem e do mal, anjos e demônios lutando. Cada um puxa para um lado, mas quem vai dominar a alma do ser humano no final?

Viscos, é um pequeno vilarejo separado do mundo. Com seus 281 habitantes e entre eles nenhuma criança. A tempo que a cidade vem minguando.
Até que surge uma proposta tenebrosa que pode trazer a glória de novo pra esse lugarzinho.

Tudo acontece quando um estrangeiro, aparece fora da época das caçadas.
Chantal a mais jovem mulher de Viscos e que trabalha no único hotel, monta um armadilha para pega o estranho e puxa conversa com ele (o sonho dela é ir embora do vilarejo com algum hóspede) o que ela não sabe é que vai servir de mensageira para o "mal".
O homem está acompanhado de um demônio que se apossou dele pelo desejo de vingança.

O homem mostra a Chantal onze barras de ouro, e diz que ela tem que comunicar aos moradores que o ouro pode ser do vilarejo, se eles comenter um "único" assassinato. Pois para ele todos os homens são mal, quando tem a oportunidade de serem tentandos.

Quem será a vítima escolhida? Será que os moradores honestos e gentis desse pequeno vilarejo terão coragem de matar alguém pra trazer a glória de volta a Viscos? Como que isso pode dá certo, e se alguém abrir a boca?

O livro trás muitas reflexões, e é maravilhoso acompanhar os diálogos e pensamentos dos personagens. O livro é curto mais é de um impacto gigantesco. O bem e o mal sempre vai fazer parte da essência do ser humano, cabe a nós o poder de escolhar, de não nos deixarmos dominar pelo mal, de sempre resistir.

A escrita do Paulo é perfeita. Fluída com um enredo que prende. Já quero ler mais dele.

Sabrina.Lolli 31/07/2023

Em uma pequena cidade o mal se instala para colocar a prova o livre arbítrio demonstrando que toda pessoa é má por natureza. A briga entre o bem e o mal me remeteu ao livro Luar peregrino e as diversas situações e motivos que nos convencemos para realizar determinada maldade, como se o fim justificasse os meios.

Salmão 25/07/2023

Com as minhas palavras
Achei um bom livro, e com um final que eu não esperava de certa forma, os personagem tem um bom desenvolvimento em apenas 213 páginas, e na minha opinião a Berta é a melhor personagem do livro.
A proposta do livro que um estranho que vem a cidade em busca de saber se la é má e cai nas mãos da mais jovem do pequeno vilareijo a fazer 2 coisas
1° era que ela levasse o ouro mostraria a ele uma resposta
2° era que ela contasse a toda Viscos sobre o que ele tinha dito
Tudo com uma recompensa escondida.