Conhecendo o Deus Trino

Rafa 22/01/2022minha estante
Top! Add na minha lista.

Gilmar.Melo 08/02/2017

Conhecendo a Trindade
Neste livro o autor britânico Tim Chester expõe a complexa doutrina da Trindade de uma forma profunda e prática. Divindindo o livro em três partes, ele começa fundamentando a doutrina biblicamente, expondo os textos bíblicos que nos mostram a revelação trina de Deus. Na segunda parte ele traz o desenvolvimento da doutrina no decorrer da história da Igreja. Finalizando na terceira parte, ele traz as implicações práticas da doutrina na vida crista e na vida em comunidade.
Excelente livro que nós traz de uma forma bíblica, objetiva, profunda e prática esta complexa doutrina da Trindade, nos mostrando o quanto o estudo e a meditação desta doutrina é fundamental para a vida cristã. Podemos classificar este livro como um dos guias práticos quando o assunto é a Trindade.

Victor 30/08/2020

Conheça o Deus Trino
Me identifiquei bastante com este livro. Enquanto lia a obra, me lembrei de uma ocasião - um período na verdade - em que um Testemunha de Jeová insistia em derrubar minha crença na Triunidade de Deus. Ele não conseguiu mudar a crença, mas me deixou com algumas dúvidas - já que eu não havia parado para refletir muito sobre a doutrina da Trindade em si - e também com um pouco de vergonha, pois não importava o quanto argumentasse, para ele tudo era um absurdo.

E o livro começa falando justamente a respeito disto, da vergonha da doutrina. Me surpreendeu bastante o fato de saber que é algo um tanto comum. Contudo, Tim Chester, desenvolve o tema de forma bem didática, começando pelos fundamentos bíblicos, traçando um panorama histórico do desenvolvimento da doutrina e concluindo com as implicações práticas da doutrina.

No tratamento das implicações práticas, um ponto que me chamou bastante atenção, quando tratando da Trindade e a Salvação, foi o trecho em que o autor diz: "a expiação é inescapavelmente trinitariana, porque só é compreensível se Deus for uma Trindade de pessoas."

Laisa 29/05/2021

A preciosa doutrina da Trindade
Como é triste saber que a doutrina da Trindade, embora seja o cerne da fé cristã, é tão negligenciada, no sentido de haver tão pouco interesse em estudá-la por parte da maioria dos cristãos.

Algumas pessoas podem pensar (como eu pensava): ?Mas o que tem de mais em Deus ser Pai, Filho e Espírito Santo?! Todos sabem disso!?

E é aí que somos surpreendidos ao ler essa obra de Tim Chester. O livro é dividido em 3 partes: fundamentos bíblicos, desenvolvimento histórico da doutrina, e implicações práticas.

Confesso que, na segunda parte, achei a leitura um pouco enfadonha. Mas há coisas boas também.

A terceira parte foi a que mais me surpreendeu! Fiquei admirada, em especial, com o capítulo sobre a trindade e a Revelação. O autor explica que a Trindade expressa a forma como Deus nos criou à sua imagem e semelhança e a forma como Ele se permite ser conhecido através de um relacionamento íntimo e pessoal com Ele, por ser um Deus relacional.

Há, também, um capítulo sobre a trindade e a Salvação, a trindade e a vida em comunidade cristã, e, por fim, a trindade e missões.

Vários ensinamentos preciosos e práticos para a vida cristã, decorrentes do que eu pensava ser um ?simples fato? de que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

Nati 02/05/2022

É a cruz que assegura a doutrina da Trindade.
Não entendemos a cruz sem a pluralidade de Deus. Tampouco podemos entender a cruz sem a unidade de Deus.
Se Deus não fosse um, a cruz se torna ato cruel e vingativo, um Pai irado a punir um Filho indisposto, ou um Pai indisposto sendo aplacado por um Filho amoroso. Somente se Deus for um é que a cruz pode ser simultaneamente reconciliação e inclusão dentro da comunidade divina.
Mayhara 02/05/2022minha estante
Interessante, vai pra minha lista pra somar com deleitando-se na trindade.

Jonas.Pessoa 17/07/2020

Bom, mas enfadonho.
É a primeira obra do Tim Chester que pude ler. Gostei bastante da maneira didática que faz no livro, mesmo sendo um assunto complexo. Destarte, o autor mostra como muitos cristãos tem abandonado a doutrina da Trindade, seja pela sua pura negligência, seja por achá-la difícil demais. Contudo, Tim nos mostra como seu entendimento é relevante e tem impacto prático na vida cristã e na igreja. Nos primeiros capítulos, vai demonstrar que a Bíblia defende o Deus uno, mas também trino, e como essa visão é fundamental para compreendermos a cruz de Cristo. Na segunda parte, o autor vai expor o desenvolvimento desse ensino, vindo desde os pais da igreja até o século XX - logicamente, de forma resumida. Na última parte, ele focará a questão prática, relacionando a Trindade a humanidade, a salvação e a missão. O texto é fluído, mas o que me incomodou é que em alguns momento se tornava enfadonho. Embora Chester seja didático, não conseguia prender muito minha atenção. Somado ao fato da própria complexidade do assunto. Posso estar enganado, mas essa obra é a versão resumida de uma maior, do mesmo autor, que ainda não tem tradução. De toda forma, merece leitura pela informações e explicações bem montadas sobre esse tema.

Thais 06/04/2019

Trindade como essência
Creio está ser a melhor definição. É uma pena que ao rotular esse assunto como ?muito complexo? deixamos de nos deleitar nesse imenso mar de conhecimento a cerca de Deus. A trindade tem implicações práticas na revelação, salvação, humanidade e na missão !
Um livro que desmistifica muito os varios equívocos conceituais que temos em nossa mente a cerca da trindade

Gianny 27/05/2020

Um livro para ser estudado.
Este livro aborda pontos importantes sobre a trinidade, como tem acontecido a discussão ao longo dos séculos, o autor nos ajuda a compreender o Deus Trino, que muitas vezes é pouco discutido e ensinado.
Recomendo muito a leitura.

Léo Martins 26/03/2022

Conhecendo o Deus Trino
O alvo deste livro é nos ajudar a ver que a doutrina da trindade é boas novas, pois ensina que Deus não está distante e desinteressado em envolver-se em um relacionamento vital e amoroso com a criação.

Tim Chester nos ajudará a entender melhor a doutrina da trindade e também ajudá-nos a perceber como podemos conhecer a Deus, o significado de sua encarnação em Cristo e a sua morte na cruz e a entender a nossa própria humanidade e a vida em comunidade.

Tim Chester em capítulos breves e linguagem acessível oferece-nos uma compreensão profunda e bíblica da natureza do Deus trino, um panorama histórico sobre o desenvolvimento da doutrina da trindade e implicações muito práticas e devocionais para nossa vida cristã.

Jenni 23/12/2021

Achei que é uma boa introdução ao assunto, gostei bastante da forma como os capítulos foram divididos, ficou didático.