Conhecendo o Deus Trino

Resenhas - Conhecendo o Deus Trino

Rafa 22/01/2022minha estante
Top! Add na minha lista.

Nati 02/05/2022

É a cruz que assegura a doutrina da Trindade.
Não entendemos a cruz sem a pluralidade de Deus. Tampouco podemos entender a cruz sem a unidade de Deus.
Se Deus não fosse um, a cruz se torna ato cruel e vingativo, um Pai irado a punir um Filho indisposto, ou um Pai indisposto sendo aplacado por um Filho amoroso. Somente se Deus for um é que a cruz pode ser simultaneamente reconciliação e inclusão dentro da comunidade divina.
Mayhara 02/05/2022minha estante
Interessante, vai pra minha lista pra somar com deleitando-se na trindade.

Gilmar.Melo 08/02/2017

Conhecendo a Trindade
Neste livro o autor britânico Tim Chester expõe a complexa doutrina da Trindade de uma forma profunda e prática. Divindindo o livro em três partes, ele começa fundamentando a doutrina biblicamente, expondo os textos bíblicos que nos mostram a revelação trina de Deus. Na segunda parte ele traz o desenvolvimento da doutrina no decorrer da história da Igreja. Finalizando na terceira parte, ele traz as implicações práticas da doutrina na vida crista e na vida em comunidade.
Excelente livro que nós traz de uma forma bíblica, objetiva, profunda e prática esta complexa doutrina da Trindade, nos mostrando o quanto o estudo e a meditação desta doutrina é fundamental para a vida cristã. Podemos classificar este livro como um dos guias práticos quando o assunto é a Trindade.

Victor, the Reader 30/08/2020

Conheça o Deus Trino
Me identifiquei bastante com este livro. Enquanto lia a obra, me lembrei de uma ocasião - um período na verdade - em que um Testemunha de Jeová insistia em derrubar minha crença na Triunidade de Deus. Ele não conseguiu mudar a crença, mas me deixou com algumas dúvidas - já que eu não havia parado para refletir muito sobre a doutrina da Trindade em si - e também com um pouco de vergonha, pois não importava o quanto argumentasse, para ele tudo era um absurdo.

E o livro começa falando justamente a respeito disto, da vergonha da doutrina. Me surpreendeu bastante o fato de saber que é algo um tanto comum. Contudo, Tim Chester, desenvolve o tema de forma bem didática, começando pelos fundamentos bíblicos, traçando um panorama histórico do desenvolvimento da doutrina e concluindo com as implicações práticas da doutrina.

No tratamento das implicações práticas, um ponto que me chamou bastante atenção, quando tratando da Trindade e a Salvação, foi o trecho em que o autor diz: "a expiação é inescapavelmente trinitariana, porque só é compreensível se Deus for uma Trindade de pessoas."

Laisa 29/05/2021

A preciosa doutrina da Trindade
Como é triste saber que a doutrina da Trindade, embora seja o cerne da fé cristã, é tão negligenciada, no sentido de haver tão pouco interesse em estudá-la por parte da maioria dos cristãos.

Algumas pessoas podem pensar (como eu pensava): ?Mas o que tem de mais em Deus ser Pai, Filho e Espírito Santo?! Todos sabem disso!?

E é aí que somos surpreendidos ao ler essa obra de Tim Chester. O livro é dividido em 3 partes: fundamentos bíblicos, desenvolvimento histórico da doutrina, e implicações práticas.

Confesso que, na segunda parte, achei a leitura um pouco enfadonha. Mas há coisas boas também.

A terceira parte foi a que mais me surpreendeu! Fiquei admirada, em especial, com o capítulo sobre a trindade e a Revelação. O autor explica que a Trindade expressa a forma como Deus nos criou à sua imagem e semelhança e a forma como Ele se permite ser conhecido através de um relacionamento íntimo e pessoal com Ele, por ser um Deus relacional.

Há, também, um capítulo sobre a trindade e a Salvação, a trindade e a vida em comunidade cristã, e, por fim, a trindade e missões.

Vários ensinamentos preciosos e práticos para a vida cristã, decorrentes do que eu pensava ser um ?simples fato? de que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

Jonas.Pessoa 17/07/2020

Bom, mas enfadonho.
É a primeira obra do Tim Chester que pude ler. Gostei bastante da maneira didática que faz no livro, mesmo sendo um assunto complexo. Destarte, o autor mostra como muitos cristãos tem abandonado a doutrina da Trindade, seja pela sua pura negligência, seja por achá-la difícil demais. Contudo, Tim nos mostra como seu entendimento é relevante e tem impacto prático na vida cristã e na igreja. Nos primeiros capítulos, vai demonstrar que a Bíblia defende o Deus uno, mas também trino, e como essa visão é fundamental para compreendermos a cruz de Cristo. Na segunda parte, o autor vai expor o desenvolvimento desse ensino, vindo desde os pais da igreja até o século XX - logicamente, de forma resumida. Na última parte, ele focará a questão prática, relacionando a Trindade a humanidade, a salvação e a missão. O texto é fluído, mas o que me incomodou é que em alguns momento se tornava enfadonho. Embora Chester seja didático, não conseguia prender muito minha atenção. Somado ao fato da própria complexidade do assunto. Posso estar enganado, mas essa obra é a versão resumida de uma maior, do mesmo autor, que ainda não tem tradução. De toda forma, merece leitura pela informações e explicações bem montadas sobre esse tema.

Thais 06/04/2019

Trindade como essência
Creio está ser a melhor definição. É uma pena que ao rotular esse assunto como ?muito complexo? deixamos de nos deleitar nesse imenso mar de conhecimento a cerca de Deus. A trindade tem implicações práticas na revelação, salvação, humanidade e na missão !
Um livro que desmistifica muito os varios equívocos conceituais que temos em nossa mente a cerca da trindade

Léo_Martins 26/03/2022

Conhecendo o Deus Trino
O alvo deste livro é nos ajudar a ver que a doutrina da trindade é boas novas, pois ensina que Deus não está distante e desinteressado em envolver-se em um relacionamento vital e amoroso com a criação.

Tim Chester nos ajudará a entender melhor a doutrina da trindade e também ajudá-nos a perceber como podemos conhecer a Deus, o significado de sua encarnação em Cristo e a sua morte na cruz e a entender a nossa própria humanidade e a vida em comunidade.

Tim Chester em capítulos breves e linguagem acessível oferece-nos uma compreensão profunda e bíblica da natureza do Deus trino, um panorama histórico sobre o desenvolvimento da doutrina da trindade e implicações muito práticas e devocionais para nossa vida cristã.

Alexi.a_n 02/11/2022

Conhecendo o Deus trino
A proposta do Tim Chester é tirar o debate da trindade de textos mais acadêmicos e popularizar mais o debate sobre o tema na comunidade como um todo.
Ele põe que a trindade deveria ser um assunto mais comentado e discuto na nossa comunidade ao invés de ser um tema deixado de lado por causa da sua complexidade.
Realmente, esse livro foi o início do meu pensamento sobre a trindade. Ele é esclarecedor e me fez pensar sobre aspectos nunca antes pensados. No entanto, em alguns momentos eu fiquei perdida na forma que ele abordou alguns conteúdos e isso me gerou um enfado na leitura.

Trindade é boas novas ?

Gianny 27/05/2020

Um livro para ser estudado.
Este livro aborda pontos importantes sobre a trinidade, como tem acontecido a discussão ao longo dos séculos, o autor nos ajuda a compreender o Deus Trino, que muitas vezes é pouco discutido e ensinado.
Recomendo muito a leitura.

_Sam_ 02/01/2023

Trindade é mais que um conceito teológico complicado...
Trindade, na verdade, é uma teologia prática e maravilhosa! O livro em questão se propõe a expor a doutrina da Trindade não simplesmente de uma forma técnica, tentando provar como ela se revela na Escirtura; mais que isso, se propõe a mostrar como essa doutrina impacta diretamente nossas vidas e relacionamento com Deus. Sendo trino, Deus não só é relacional na sua própria natureza, como também nos insere dentro dessa relacionalidade; somos inseridos dentro da dinâmica da Trindade. O Pai tanto nos amou que nos envia o Filho que tanto nos amando e amando o Pai, entrega sua vida em sacrifício a nós; sendo ambos Deus, é Ele quem envia e também Ele quem se sacrifica. Mediante esse sacrifício, o Espírito Santo nos une definitivamente ao sacrifício de Cristo em nós habitando, sendo ele também Deus; portanto, somos definitivamente participantes da dinâmica trinitária. Deus escolheu nos inserir em si próprio.

"Porque d'Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas"

Pedro 28/12/2023

Sinceramente esperava bem mais. Acredito que tenha ficado parado por uns 4 anos na estante por conta de um abandono, mas esperava uma argumentação bem diferente da apresentada

Jenni 23/12/2021

Achei que é uma boa introdução ao assunto, gostei bastante da forma como os capítulos foram divididos, ficou didático.

Raphael 20/01/2023

Trindade. A linguagem do evangelho.
O autor nos ajuda a compreender como Deus, Filho e Espírito Santo são um. Ao mesmo tempo em que Deus não é o Filho, o Filho não é o pai, e ambos não são o Espírito.
Todas essas informações são entregues a nós com uma porção completa de referências bíblicas sobre o assunto, além de nos informar o desenvolvimento histórico e suas implicações praticas.
Um assunto teológico indispensável a qualquer cristão, ou pessoa que por algum motivo tenha dúvidas, ou em suas mentes, a imagem de um deus deísta ou panteísta.
Um livro que nos ajuda a entender a linguagem do evangelho, a Trindade.