O Templo

O Templo H. P. Lovecraft

Resenhas - O Templo

GioMAS 10/06/2023

Uma dose pequena de terror cósmico.
"O templo" desenvolve o aclamado terror cósmico de Lovecraft sob a perspectiva psicológica. O ambiente sinistro, nas profundezas do oceano, com ares de terror e ficção científica, engole os personagens, levando-os à loucura, atônitos frente ao iminente perigo.

Um aspecto cultural explorado no texto é o nacionalismo extremo, já presente na Alemanha em 1920, quando a obra foi escrita. Lovecraft se vale de um personagem narrador alemão que, certo de sua superioridade, menospreza as percepções dos colegas de bordo, ignorando por completo os evidentes sinais de ameaça. A arrogância é tão patente que a figura do capitão narrador revela-se jocosa, ao menos, nos tempos atuais, em que desprezamos manifestações com enfoque nazista e supremacista.

Bruno Venâncio 14/07/2020

Pequeno Grande Erro
"O Templo" é um conto rápido, envolvente e maravilhoso de H.P. Lovecraft, que a cada parágrafo desperta a curiosidade do leitor quanto ao desfecho e sua ligação com o universo lovecraftiano e suas monstruosidades. O grande problema, ao menos dessa edição, é a notável confusão dos editores (vê-se pela capa) entre o Império Alemão e a Alemanha Nazista, e entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

O Conto se passa em 1917 e acompanha o comandante do U-Boat 29, Karl Heinrich, da Marinha de Guerra Imperial Alemã, portanto durante a Primeira Guerra Mundial, que em uma surtida contra um navio britânico, encontra, entre os mortos da embarcação naufragada, uma imagem peculiar, e possivelmente valiosa. Retida a bordo, a imagem começara a aterrorizar a tripulação dentro de seu pequeno caixão submerso.