No Reino do Gelo

No Reino do Gelo Hampton Sides

Resenhas - No reino do gelo

Sandrow 29/02/2024

Viagem incrível
Bem escrito, com muitas informações. É uma história de companheirismo e coragem. Achei o livro A incrível viagem de Shackleton melhor, mas mesmo assim este não deixa de surpreender, principalmente pela união destes homens na própria sobrevivência, sem deixar ninguém pra trás.

Marcia 13/02/2024

Minhas impressões sobre o livro
Maravilhoso!! Incrível! História real de uma expedição do final do sec XIX rumo ao Polo Norte. Nessa época ninguem havia chegado la ainda. Tudo era mistério, e suposições
Nesse livro o escritor vai nos contar como foi todo o processo dessa expedição comandada pelo comandante americano De Long.
A marinha dos USA não pode patrocinar a expedição mas um grande empresário, sr James G Bennett Jr, proprietário de um grande jornal, o New York Herald, visando grandes e lucrativas reportagens decide patrocinar a expedição. A partir daí vamos acompanhar de perto todo o processo desde escolha do navio, os preparativos, escolha da tripulação e finalmente a incrível e emocionante viagem. Quando encontraram o navio certo reformaram e o batizaram de Jeannette.
Durante a viagem enfrentaram tormentas, conheceram povos e modo de viver muito diferentes do que conheciam. Também enfrentaram muita turbulência, neve, gelo,muito frio, caçaram urso e outros animais. Houve períodos de fome, doenças, labirintos no gelo, decepções e muita , mas muita coragem, determinação e respeito. Ao Capitão De Long e sua tripulação todo meu respeito. São realmente grandes heróis. Outro ponto que me marcou muito foi a postura da esposa do Capitão, a sra Emma De Long. Uma mulher muito forte que, apesar da saudade e da agonia pela expedição do marido soube se posicionar e fazer a diferença.
A escrita é tão envolvente que me senti parte da tripulação. Fiquei triste quando o livro terminou...
O escritor teve acesso a documentos, diário de bordo, cartas e papéis referentes a essa expedição. Ele também foi em alguns dos lugares onde o navio e esteve. Tudo para nos trazer um livro brilhante e conseguiu.
Um livraço! Super valeu a pena essa leitura. É maravilhoso saber como funcionava tudo nessa época, a dificuldade da comunicação, ver como a tecnologia ainda era precária, como estava a medicina e tantas outras frentes.
Amigos, foi uma aventura inesquecível.
Valeu!!

Somente Leituras 22/01/2024

Não ficção
Me surpreendeu a leitura, às vezes um pouco densa, mas acho necessário...............................

Ivy 14/12/2023

No reino do gelo
Não teve um momento que eu li esse livro e não pensei: essa história poderia virar filme? ou série? ou documentário! É uma história emocionante sobre a aventura de alguns corajosos homens na conquista do Polo Norte. Muito antes de o homem querer conquistar a lua, tudo o que ele queria era conquistar um lugar, que apesar de mais perto e na própria Terra, era tão perigoso e remoto quanto à lua: o Polo Norte! Tem horas na leitura que você prende a respiração, torce, se emociona mas, é impossível passar em branco nas emoções? Em vários momentos, é como se eu estivesse lendo uma aventura de ficção a la Julio Verne e não uma história real! Incrível e altamente recomendável para os fãs de não-ficção!

Alan.Moura 17/10/2023

Viagem e exploração ao Polo Norte
Esse livro se trata de uma viagem e exploração ao Polo Norte, aonde teria tudo pra dar certo, mas, deu errado!!! Tiveram algumas descobertas, aventuras, mas, parte da tripulação não teve um final feliz!!! Gostei do livro, achei no começo bem fraco, mais foi ficando interessante do meio para o final!!!

Jefe 24/08/2023

Livro me surpreendeu bastante. O início dele é um pouco enrolado. Fala bastante sobre a preparação da "aventura" e se torna um leitura um pouco cansativa, porém desde o início da viagem até o final do livro é tudo muito bom. É incrível por ser uma história real. Então da para imaginar bem o que aconteceu.

MaiconLeite 02/11/2022

Livro fantástico
A única coisa que não gostei foi ter terminado a leitura. Baita trabalho do escritor, que fez uma pesquisa excelente e completa, e soube escrever de forma nada cansativa, fazendo com que a leitura fosse agradável. Por muitas vezes me senti junto destes heróicos exploradores, que fizeram uma viagem épica.
Samara 18/11/2022minha estante
Eu chorei com o final

JL Marcal 16/06/2022

O relato de uma expedição histórica
Realmente não sei se a expedição do USS Jeanette é uma expedição pouco conhecida ou se é apenas ignorância minha por nunca ter ouvido falar nela, mas a questão é que foi uma expedição com um objetivo nobre, mas um final trágico. Neste livro, Hampton Sides conseguiu, após muitas pesquisas em fontes extremamente confiáveis e oficiais, descrever em forma de narrativa a incrível história sobre a viagem de exploração do Polo Norte idealizada por George Washington De Long. Um relato simplesmente incrível e emocionante sobre essa viagem. Uma leitura muito enriquecedora, principalmente se você curte livros sobre eventos históricos. Recomendo demais!!

leitor_existencial 10/05/2022

Emocionante
Para quem não sabe eu sou um grande amante de histórias de Não Ficção, principalmente com fatos históricos importantes.

No Reino do Gelo foi uma grande surpresa para mim. Pois, eu não esperava uma narrativa tão marcante, cheia de emoções e acontecimentos.

O livro vai contar a história de De Long e seus homens que estão indo em direção ao Polo Norte para desvendarem os maiores segredos dessas terras inóspitas.

De Long e seus homens passam por muitas adversidades e desafios, tornando assim a narrativa crua e fazendo nos colocarmos na pele de cada personagem.

Em muitos momentos eu cheguei a me horrorizar por tudo que eles tiverem que fazer para sobreviver e também das maneiras que eles saíram (ou não) dessa grande jornada.

sr. felix 27/01/2022

Somos todos exploradores.
O ano era 2019, e eu estava em busca de expandir a minha experiência literária em qualquer gênero que não fosse ficção, teologia ou filosofia. Foi então que resolvi me enveredar pelos meandros das biografias ? ou, neste caso, naquilo que eu chamaria de viagem biográfica. Dei de cara com este volume enquanto vagava pela infinita lista de opções da Amazon e, pasmem, estava custando míseros 9,90$. Que sorte a minha!

Este livro foi uma das melhores leituras que fiz até hoje. É empolgante no início, quando acompanhamos as pequenas dificuldades enfrentadas pelo DeLong pra conseguir navegar pro ártico; é deliciosamente arrebatador na metade, quando ele, juntamente com a tripulação, começam a desbravar a imensidão branca; e também é sufocante no final, quando o intenso e puro frio engole várias das vidas que ali adentraram. "No Reino do Gelo" é de leitura fácil, quase nunca arrastada ? ainda que o autor seja um jornalista e traga fatos jornalísticos ? e consegue ser equiparada facilmente a leitura de um bom romance épico.

DeLong e seus homens mostram que no coração humano há um anseio incontido em desbravar lugares desconhecidos, ainda que isso custe sua vida. Chamam esse impulso de "homo explorens", pois além de sermos seres que pensam, somos também seres que exploram. Dificilmente nos contentamos em viver no pequeno microcosmo onde crescemos, sempre queremos ir além. Isso fica evidente nos esforços do homem na ciência ao longo dos anos, mas também fica notório na infância, quando a criança enxerga não um simples quintal cercado por muros, mas uma selva gigante a ser desvendada.

Bruninha 04/08/2021

A história em si é muito interessante,a forma como o autor descreve os fatos é ótima. Porém as vezes o autor descreve fatos demais deixando a leitura um tanto quanto cansativa. Mais um ótimo livro de biografia contando detalhadamente sobre a vida do "protagonista" ,recomendo.

Bruno236 25/07/2021

Conteúdo histórico muito bom
Olha, me peguei pensando em desistir deste livro várias vezes durante as primeiras 120 páginas. Até aqui a leitura foi bem cansativa, arrastada, tudo detalhado ao extremo (o que pode ser compreensível por causa do propósito do livro). Mas a partir do momento que os tripulantes embarcaram no Jeanette, deixando os EUA e rumando para o Polo Norte, eu fiquei curioso para saber o desfecho dessa loucura.

A coragem e a camaradagem desses caras uns com os outros era surreal. Juntos superaram a maioria das adversidades, até se separarem... E foi aí que as coisas começaram a dar ruim de verdade (não que já não estivesse ruim, mas...). Eu... realmente fiquei um pouco em choque com o desfecho dessa expedição, e no final do livro vi que valeu a pena não desistir da leitura.

No final, eu fiquei me perguntando: cientificamente falando, é óbvio que a expedição valeu demais. Mas e humanamente falando? Será que tudo o que passaram, o que perderam, as perdas humanas... Será que passar por tudo isso valeria a pena?

Mas enfim, esse espírito curioso e explorador do ser humano não tem como explicar. Sempre será assim, quanto mais sabemos, mais queremos conhecer.

Eu recomendo a leitura. Se você achar cansativa no início, persista que vai valer a pena ?

Joao.Pereira 17/07/2021

Jornada incrível, porém triste.
Me surpreendi muito com a leitura, de início achei bem arrastado, são muitas informações e detalhes, porém, a partir do momento em que a expedição parte para o ártico, o livro fica incrível.
O autor consegue passar as angústias e sofrimentos dos tripulantes de forma excelente.
Recomendo!

hércules 11/06/2021

Emocionante, duro, esplêndido!
Como é revigorante quando você começa a ler uma história, seja ela de ficção ou não, e percebe que o autor realmente imergiu na história, fez pesquisas profundas e redigiu cada relato da forma mais verídica possível, de forma a passar ao leitor um relato sincero e vívido, mesmo daquilo que nunca foi vivido. Durante todo o livro nos defrontamos com relatos de importantes pesquisas, invenções e, acima de tudo, relatos de sobrevivência em ambientes tão bem construídos e com personagens tão memoráveis que permanecerão vivos dentro de mim por muito tempo.
Com um vocabulário impecável, uma destreza impressionante na arte de contar histórias e de envolver o leitor, sem nos poupar até mesmo dos detalhes mais cruéis da aventura, Hampton merece todo o reconhecimento possível com essa obra. A viagem de De Long a bordo do USS Jeanette é uma história de sobrevivência, companheirismo e coragem acima de tudo, digna de uma adaptação cinematográfica que poderia alcançar os patamares de Titanic.