Discurso sobre o Colonialismo

Aimé Césaire

Resenhas - Discurso sobre o colonialismo

Leones Amorim 13/04/2024

Livro muito bom
Excelente reflexão sobre o colonialismo e seu reflexo nele na sociedade atual, além de trazer diversos apontamentos históricos

Leticia.Wiebusch 02/04/2024

Fundamental pra pensar a colonização
"Falam-me de civilização, eu falo de proletarização e mistificação" (p. 25)
Mto foda! Você devora cada palavra e referência de Cesaire, adentra a discussão e saí diferente dessa leitura. Gosto como ele finaliza com o óbvio pra superar a europa e norte-america: com a revolução do proletariado.

Janice 01/04/2024

Um livro...
Que causa mal estar, a verdade nua e crua sobre o mal que o colonialismo perpetuou pelo mundo. Por todos os cantos do globo.
Leitura obrigatória e, com certeza, não será a primeira.

rawrthur 30/03/2024

Leitura obrigatória pra qualquer um que ousa pensar num mundo em que sejamos livres. entender que a barbárie colonialista não tá nem um pouco distante da nossa vida atual e que na verdade ainda faz parte dela, na mente de todo europeu e norte americano médio, é essencial e esse livro traz ótimos pontos quanto a isso

maylacosta 05/03/2024

Primoroso e pertinente!
"uma civilização que escolhe fechar os olhos ante seus problemas mais cruciais é uma civilização ferida."

Vini Laux 03/03/2024

A história é indefensável
Nunca havia lido nada de Césaire, e não esperava muito do livrinho. Me surpreendi. Uma obra publicada em meados dos anos 50 sintetizou claramente ótica europeia sobre os outros povos dos planetas e até que limite a humanidade se estendia a cada povo. Bem apontado, Césaire esclarece que existiram incontáveis sanguinários na história europeia e do mundo, porém, quando a máquina de moer civilizações foi apontada contra o próprio europeu branco, a tragédia foi anunciada. Hitler não errou por matar cruelmente milhões e milhões de seres humanos inocentes, destruir nações e torturar crianças. Ele somente errou porque aplicou os métodos coloniais desumanos contra os próprios brancos europeus. É uma visão interessante de se ver a história, não sei se é a correta, mas faz mt sentido em um mundo onde a Ucrânia é mais importante que o Iemen, Palestina, Sudões, Venezuela, Guatemala, Argentina, Síria, Mianmar, Congo, Nigéria e tantos outros esquecidos pela história. O mundo parece dar giros de 360 graus as vezes. Obrigado pelo esclarecimento Césaire

Marina 14/02/2024

Discurso sobre o colonialismo
Césaire escancara a maior verdade sobre o colonialismo, o escritor martinicano, político e poeta, nos mostra a verdadeira face do ocidente, a cada linha que nosso consciente percorre dentro dessa obra, notamos que a Europa minou civilizações, deixando somente o cheiro de barbárie misturado com sangue. Sobre os povos considerados pelos colonizadores como ?selvagens? ou ?primitivos? nenhum valor humano fora respeitado durante as expedições coloniais. A obra Discurso sobre o colonialismo permite uma adequada compreensão sobre os países que foram destruídos pela ação colonizadora.

A respeito da colonização e civilização, Césaire aponta ?da colonização à civilização, a distância é infinita? e em seu primeiro capítulo nas palavras do autor, lemos: ?a Europa é indefensável? de tal modo, que não existe defesa para o sistema de dominação criado pela civilização europeia.

Se tratando da luta anticolonial, Césaire contempla inúmeras reflexões nessa obra, inclusive, sobre a perda dos valores humanos pelo processo de colonização e, talvez não só por isso, mas também por essa questão, o autor consegue discorrer de maneira digna sobre um assunto tão pesado.Não à toa, lidamos diariamente com a lógica da colonialidade presente até então nos dias atuais.

Ao passar das páginas, lemos um livro de um autor que não apenas estudou sobre o assunto, mas viveu entre as garras deste processo. Enquanto político, Césaire fez parte de grupos de resistência à colonização da Martinica, das Américas e da África e de maneira nada sutil no seu discurso, cita nomes e atrocidades cometidas pelos conquistadores, aqueles vistos como ?civilizados? aos olhos de toda a intelectualidade européia, compostos de ?civilidade?que cometeram desde massacres, carnificinas e tiveram a capacidade de exercer o pleno poder de apagar através da asfixia a existência de povos inteiros.

Uma boa pergunta seria, a civilização só foi promovida pelos brancos? visto que, o autor cita escritores e políticos que defenderam escancaradamente a superioridade dos homens europeus. Com essa leitura respondemos, é possível entender a existência de antigas civilizações dos malgaxes e os impérios sudaneses situadas no continente africano e, como tal, jamais foram enxergadas pela consciência do burguês ocidental.

Da crítica a Pierre Gourou, um geógrafo que escondeu uma visão de mundo racista e expressou uma maldição geográfica em sua tese para explicar o fato de nunca ter existido uma civilização tropical, ao Revendo Placide Tamples duramente reprovado por utilizar a sua filosofia bantu para incentivar a subserviência do povo africano e atacar o comunismo, nada fugiu da indignação de Césaire.

Dentre vários pontos importantes do livro, o autor recorre a Cheik Anta Diop para sustentar a existência de civilizações na África pré-colonial, inclusive, reafirmando a tese de Diop, onde a população do Egito era negra, a historiografia eurocêntrica que mudou essa versão partindo do ponto de que civilização seria apenas coisa de branco.

Na atividade constante da colonização, existia uma hierarquia do homem civilizado dominando o homem selvagem para o próprio desenvolvimento do ser dominado, pois na condição de pensar, somente o ocidente teria condições de saber. Assim, a brutalidade da colonização pode ser enxergada como uma atividade filantrópica e necessária, logo, a Europa foi minando civilizações sem medo de exterminar diferentes povos, e até hoje, deparamos com vários fragmentos do aparato colonial. O discurso sobre o colonialismo feito por Césaire, não é só necessário, como pontual.

fenaka 02/02/2024

Esse livro é muito fod4!! É leitura obrigatória escolar na França e deveria ser aqui também! Não me lembro de ter aprendido sobre Aimé Césaire e lamento muito isso, o cara foi uma potência gigantesca que sempre esteve fiel aos seus ideais e com uma didática maravilhosa sobre o colonialismo e racismo que foi herdado de gerações.

O livro também mostra acontecimentos históricos e até da vida do autor, gostei muito de algumas partes em que lembrava ter aprendido em aulas de história mas algumas referências eram muito específicas pro meu entendimento, mas não impediu a fluidez da leitura!

Foi tão interessante e revoltante ao mesmo tempo descobrir das maquinações, manipulações e destruição que a Europa fez no passado e que os EUA fez pouco tempo atrás, e a gente sabe que ainda faz? Muita coisa escondida do domínio público e só pessoas que realmente se preocupam e vão atrás é que ficam sabendo, uma leitura muito importante e rapidinha pra todo mundo!!

O_Cabano 17/01/2024

Maravilhoso!
Nesses 63 anos da morte de Patrice Lumumba, líder inspirador da revolução do Congo, torna-se prazeroso comentar o quão útil é essa leitura para destruir a visão ocidental sobre o continente africano. O colonialismo é uma forma de separação das raças por "utilidade" e "mão de obra, funcionando pelo desprezo do colonizador, este que é um mecanismo de fragmentação cultural.

Apenas leiam.

Gabriel.Diniz 10/01/2024

O poeta que fez estremecer exércitos e Impérios
Aimé Césaire é um dos mais eloquentes e geniais articuladores do tema do Colonialismo.

Usando a língua do povo que invadiu o seu povo e país, a dominou e superou todos poetas que a tiveram como materna, só para os colocar no seu devido lugar e esmagar a arrogância dos franceses.

O jeito que Césaire encurrala toda a Europa torna inescapável a imoralidade de toda filosofia que bebe da colonialidade, e desmascara a face indefensável da branquitude. É brutal, ácido, pedregoso, e de uma argumentação altamente bem tecida.

Cheio de engenhosidade sem deixar de ser plenamente compreensível para uma criança, este livro deveria ser leitura obrigatória educacional.

A parte mais fenomenal é quando Aimé demonstra que o Hitler e seu nazismo sempre esteviram presentes no coração
Europeu colonial e burguês, e sua única inovação foi aplicar a centenária prática de dominação e superioridade em povos brancos. Hitler, o próprio capeta, só é tido como a incorporação do mal pois fez o que sempre foi feito ferindo o sigiloso pacto da branquitude.

Césaire nunca devia ser lido levianamente por brancos. Nós brancos, dizermos que encontramos a literatura de Césaire e saímos ilesos conceitualmente dela, é o mesmo que dizer que fomos atingidos por um caminhão à 160km/h e saímos ilesos. Só volta igual dessa leitura quem não foi até ela.

Lathara 03/01/2024

Escurecedor
Talvez uma das leituras que mais abriu a minha mente. Césaire aponta sobre como a colonização adoece colonizados e colonizadores e cria uma narrativa distópica sobre como devem girar as engrenagens do mundo. Talvez não pensemos muito sobre isso, mas o colonizador também é criado com o pensamento colonial de que o colonizado depende do paternalismo dele para sobreviver também precisa ter um fim para que consigamos um dia viver em uma sociedade de equidade.

kpcarv 28/12/2023

Sensível e comovente
Esse ensaio é extremamente sensível e comovente?.
"A leitura de Césaire nos acorda para o fato de que não passa de um velho truque ideológico desumanizar os povos a quem o imperialismo quer saquear as riquezas, tornando-os bestas-feras para melhor justificar a violência e o genocídio." - Prefácio de Cláudio Antônio Ribeiro -
Recomendo ??

Melissa 22/12/2023

Uma releitura rápida, mas em nada menos impactante, do primeiro livro de Césaire que li por completo. Sempre arrebatador.

Melissa 12/12/2023

Esse estava na minha lista já tinha algum tempo por conta das milhares de indicações da faculdade. Acho que já tinha um conhecimento do que estava no livro. Muito feliz de ter lido. Edição muito bonita.