Discurso sobre o Colonialismo

Aimé Césaire
Aimé Césaire

Resenhas - Discurso sobre o colonialismo

Inaiara.LAbo 02/04/2020

"A Europa é indefensável"
Essa é uma das primeiras frases do livro, que vem de forma impactante, mas não surpreendente para quem já refletiu nem que saiba um pouco sobre as barbáries que a Europa perpetrou pelo mundo em nome da "civilização".
Esse é um daqueles livros que estão fadados a permanecerem atuais. Um porque o autor, maravilhosamente, descreve o colonialismo e os problemas dele decorrentes, e que estão ainda hoje presentes nas sociedades que foram colonizadas. Dois porque ainda que essa realidade um dia se altere nessas sociedades, o discurso de Aimé Césaire continuará sendo um marco na luta contra o colonialismo. É um livro extremamente necessário.

Naju 20/03/2023

Deveria ser leitura obrigatória
Acredito que tenha sido uma das melhores leituras da minha vida e, com certeza, eu vou ler outras vezes. É difícil, é denso, fala sobre muita coisa pesada, sobre as atrocidades do colonialismo, as chacinas racistas e as crueldades do capitalismo pela história. Depois do texto de Cesaire, fizeram uma linha cronológica desde a criação da Martinica (país de Origem de Aimeé Cesaire) até a morte do poeta.
Que o mundo foi construído com sangue (e sangue inocente na maioria das vezes) eu já sabia, mas quando tantos detalhes e verdades são jogados assim na sua cara, machuca muito. É um livro incrível, estarrecedor, genial.

david andriotto 21/03/2023

Falam-me de civilização, eu falo de proletarização.
É de fato um discurso. Discurso esse, aliás, muito poderoso e avassalador. Aimé Césaire produz algo muito grande no que tange a construção de uma ideia anticolonial.

Rápido e reflexivo, trata-se de visualizar uma linha cronológica quase que contínua, que liga as grandes descobertas às atuais desigualdades. Todos os tópicos guiados pela classe burguesa.

Cristiane 16/08/2023

Discurso sobre o colonialismo
Acostumai-vos comigo. Eu não me acostumo convosco ".
Entrei em contato com esse autor lendo "Pele Negra, Máscaras Brancas" de Frantz Fanon, antes disso não fazia a menor ideia de quem era Aimé Césaire.
Ler este livro é como ver um filme sobre o nosso passado, somos um país marcado pelo colonialismo e consequentemente pela escravidão.
É um verdadeiro despertar da consciência e infelizmente faz-nos constatar que pouco ou nada mudou.

Lhyz 05/07/2022

"A Europa é indefensável."
A voz de Aimé Césaire é forte e não tem medo de expor as mais difíceis realidades. É um livro rápido que muda sua percepção sobre o colonialismo, racismo, fascismo e capitalismo.

Sem medo de comparar o genocídio das propostas de Hitler com a colonização europeia, Césaire usa de multiplos autores e momentos históricos para comprovar que a colonização foi/é um processo violento que desumaniza o colonizado e o colonizador.

Eu amei demais o livro nesta edição da Veneta porque tem ilustrações belíssimas do Marcelo D'Salete, notas de rodapé que contextualizam e enriquecem as ideias propostas por Césaire, assim como tem um cronologia feita por Rogério de Campos que vai de 1493 (quando Colombo vê pela primeira vez a ilha de Martinica, onde Aimé nasceu) até 2008 (quando Césaire morre e é consagrado).

São palavras que tenho que estar sempre revisitando. Favoritado.

Ivana.Klafke 27/09/2022

Livro essencial
Essencial para entender o mundo e nossa história. Queria que todos lessem, deveria ser obrigatório nas escolas. Aime desnuda a brutalidade dos colonizadores que ainda hoje tentam parecer superiores. Consegue transmitir toda a indignação que ele sentia.

Henrique.Alves 16/04/2021

Um soco no estômago
Esse livro traz muitas verdades de uma única vez, repleta da ironia mas ainda assim verdades, ele leva a refletir sobre toda a falácia romântica que há por trás da colonização, da pseudo intelectualidade muitas vezes travestida de boas intenções mas repleta de preconceitos.

Gabriel.Diniz 10/01/2024

O poeta que fez estremecer exércitos e Impérios
Aimé Césaire é um dos mais eloquentes e geniais articuladores do tema do Colonialismo.

Usando a língua do povo que invadiu o seu povo e país, a dominou e superou todos poetas que a tiveram como materna, só para os colocar no seu devido lugar e esmagar a arrogância dos franceses.

O jeito que Césaire encurrala toda a Europa torna inescapável a imoralidade de toda filosofia que bebe da colonialidade, e desmascara a face indefensável da branquitude. É brutal, ácido, pedregoso, e de uma argumentação altamente bem tecida.

Cheio de engenhosidade sem deixar de ser plenamente compreensível para uma criança, este livro deveria ser leitura obrigatória educacional.

A parte mais fenomenal é quando Aimé demonstra que o Hitler e seu nazismo sempre esteviram presentes no coração
Europeu colonial e burguês, e sua única inovação foi aplicar a centenária prática de dominação e superioridade em povos brancos. Hitler, o próprio capeta, só é tido como a incorporação do mal pois fez o que sempre foi feito ferindo o sigiloso pacto da branquitude.

Césaire nunca devia ser lido levianamente por brancos. Nós brancos, dizermos que encontramos a literatura de Césaire e saímos ilesos conceitualmente dela, é o mesmo que dizer que fomos atingidos por um caminhão à 160km/h e saímos ilesos. Só volta igual dessa leitura quem não foi até ela.

Alcione.Ferreira 04/01/2021

Necessário! Vibrei em cada página. Aimé Césaire é cirúrgico e potente em cada denúncia contra o colonialismo.

Geovanna 21/03/2022

Livro de tirar o fôlego
"A colonização não leva a civilização ao povo oprimido. Ao contrário, ela desumaniza o homem, tanto o colonizador como o colonizado"
Que leitura!!! Tão rica e tão importante, todos deveriam ler esse livro e abrirem o olho sobre todas as questões coloniais, questões essas que são pautadas de forma didática e como um tapa na cara.
A forma como o Aimé escreve é como se as palavras estivem vivas e entrando em você, com certeza um livro que mudou minha forma de ver o mundo.

Rodrigo Leão 20/01/2023

Incrível
Ótimo livro, profundo, fala de um personagem muito forte na história contemporânea, personagem ativo na luta contra o colonialismo.

Nadjini 30/03/2021

Aimé Cesaire, escritor e figura política da negritude, traz esse ensaio sobre o colonialismo com uma escrita ácida, sarcástica. Esse discurso foi um marco para a reconquista de uma identidade perdida para as barbáries do colonialismo.

O autor expõe a violência desse processo de exploração humana, buscando derrubar os argumentos utilizados por intelectuais do ocidente. Ele cita autores e suas falas, e desbanca ponto a ponto as supostas superioridades morais, intelectuais ou religiosas construídas ao longo da história, história essa, é claro, escrita pelo burguês europeu (recomendo O perigo de uma história única, da Chimamanda).

Leitura recomendada para quem tem interesse em se aprofundar nos estudos de história e cultura africanas, ou para todos que desejam sair da bolha e expandir os horizontes.

Emerz 14/01/2021

A Europa é indefensável.

E com esse trecho resume bem os pensamentos sobre: ?e então, eu pergunto: que outra coisa fez a Europa burguesa? Minou civilizações, destruiu pátrias, arruinou nacionalidades, erradicou ?a raiz da diversidade?. Não há mais diques. Não há mais avenidas. Chegou a hora do bárbaro moderno. A hora americana. Violência, excesso, desperdício, mercantilismo, blefe, o comportamento de manada, estupidez vulgaridade, desordem.?

O Aimé Césaire, fez uma obra atemporal e que se faz necessária nos dias de hoje.

Lara 26/04/2022

200ml de puro ódio argumentado contra o branco colonizador e burguês europeu. Não tem como fazer essa leitura sem se comover e se sentir na responsabilidade de observar e mudar a realidade de opressão que vivemos.