A Identidade Cultural na Pós-modernidade

A Identidade Cultural na Pós-modernidade Stuart Hall

Resenhas - A Identidade Cultural na Pós-Modernidade

1 | 2 | 3 | 4

gizaguerra 21/04/2024

Uma introdução aos estudos culturais
Conheci esse livro na época do mestrado, em 2008, e retornei a lê-lo para o doutorado. É um livro curto mas denso de informações que senti a necessidade de buscar fora dele, como o conceito de "modernidade tardia". Fui em busca de Bauman para complementar a leitura, "Modernidade líquida". Mas não invalida o resultado final do livro que traz com clareza como a identidade é instável e volátil.

iMahxy 08/04/2024

Leitura da faculdade
Esse livro eu li para um resumo da disciplina de Antropologia Cultural.
Hall consegue mostra alguns pontos que formam a identidade cultural na pós-modernidade e como essa identidade pode ser uma construção "imaginada". Discute muito sobre a pós-modernidade, obviamente, e como há um deslocamento das nossas identidades com a globalização.
Gostei, compreendi em suma o que o livro quis passar, mas também fique um pouco confusa em alguns momentos, por ser um livro técnico, as vezes é um pouco mais complicado para a compreensão. Recomendo achei bem interessante ler sobre a construção de identidades culturais.

Eluana.Caroline 07/04/2024

Ok
Li para a faculdade, um bom livro para o tópico, não senti enrolar muito. Nao sei se leria novamente.

Luana 29/03/2024

É triste pensar o quanto nossa identidade é pisada o tempo inteiro pelo capitalismo...

Mas se você quer um choque de realidade e panorama sobre essa identidade hoje, leia esse livro.

Jenny 07/03/2024

A identidade cultural
Esse livro é um dos mais esclarecedores sobre identidade que já li. Completamente claro, sem linguagem difícil e de um grande autor de peso, usei ele em alguns trabalhos acadêmicos e estou facinada pela forma como Hall aborda temas importantes como racismo, preconceito e xenofobia de forma sutil e bastante clara, sem rodeios e maquiagem de texto, recomendo muito a leitura, é um texto cativante e vale muito a pena !!!!

gabrielgueri 21/10/2023

Resenha! Dá pra relacionar com muita coisa em comunicação. Apesar de não ser recém saído de forno, permanece bastante útil. Para mim, foi excelente introdução aos Estudos Culturais.

Acompanha o conceito estático que se tinha de identidade no sujeito cartesiano até o híbrido cultural pós-moderno. Muitíssimos pontos de reflexão.

Achei as últimas páginas confusas. Ele deve ter tentado exprimir, na forma, as contradições que perpassam o os processos identitários vigentes.

Mayura 06/10/2023

Boa introdução
Ótimo para começar a se pensar e iniciar a construção do pensamento do que seria a identidade que vimos hoje. Ainda que seja um conceito generalista é ótimo para fundamentalizar, antes de se buscar refinar de maneira mais completa essa questão que exige tanta reflexão.

Noany0 24/09/2023

Li pra sociologia
O livro tem um começo muito cativante e a ideia muito bem estruturada, sobre como ele vai apresentar os conceitos e o cerne da questão quanto a identidade, a cultura e etc.
Conforme não vou destrinchar tanto quanto a temática do livro, vou explicar apenas as minhas pontuações:
Apesar de utilizar de um linguagem clara, incisiva e falar sem tantos rodeios, os primeiros 3 capítulos se desenvolvem de uma maneira, enquanto os últimos 3 parecem um grande reprise de uma aula de geografia política.
Não que esse fator seja ruim, o livro me auxiliou muito pra outras aulas na própria graduação e foi uma das leituras mais ?legais? que fiz, minha crítica se encontra apenas ao dizer que a acessibilidade desse esse livro poderia ser ainda maior se o autor tivesse diminuído em umas 30 pag o que ele ficou destrinchando e repetindo nos últimos capítulos!

Fefê 02/09/2023

Que coisa.
Olha, eu não tava entendendo nada no começo, quando chegou no final, parecia que tava no começo lkkkkk socorro

renata1004 27/07/2023

Lido pra disciplina de uma professora incompetente que nem se deu o trabalho de aplicar a prova para a qual eu li isso em primeiro lugar .

Waleska 05/06/2023

Péssimo, só li porque fui obrigada, linguagem confusa e pouco didática. Me perdi várias vezes durante a leitura

Kaliane 14/05/2023

Essencial para entender o conceito de Identidade
Gostei da leitura, o autor faz uma análise sobre o conceito de cultura a partir do sujeito cartesiano, sociológico e pós-moderno.

Depois aborda a cultura e o conceito de nação e como a globalização afeta isso, já que modifica o espaço-tempo do modo que há um intercâmbio cultural direto e rápido, sem mais fronteiras como as de antes.

Além disso, questiona sobre o rumo que isso irá tomar ao analisar aspectos contraditórios como a globalização causar tanto a necessidade de uma cultura pura para alguns como para outros ser necessário mesclar culturas e criar uma cultura e identidade novas que representem determinados indivíduos naquele espaço.

É um livro pequeno e dá pra ler rápido, dependendo do objetivo.

Morganna 05/04/2023

Leitura do PIBID
Muito interessante e com uma temática totalmente coerente com o projeto que visamos desenvolver na programa em questão. Gostei

robespierr3 23/03/2023

Boa escolha para começar estudar Estudos Culturais
Linguagem leve, capítulos curtos, o autor dá uma ótima introdução a fenômenos como deslocamento do sujeito moderno, globalização e hibridismo cultural. Recomendo para estudantes da graduação.

Mahoe 14/02/2023

Leitura de faculdade
É uma leitura muito interessante, no geral de leituras que já tive na faculdade essa não é uma das mais chatas, muito bom para pensar sobre a identidade moderna e comparar com os dias atuais.

1 | 2 | 3 | 4