Senhora

Senhora José de Alencar

Resenhas -

RibeiroBea 13/08/2023

Senhora
Era leitura obrigatória da escola mas eu gostei mais do que eu esperava. A história é muito muito boa e acompanhar o crescimento dos personagens é muito interessante. Muito bom eu gostei bastante.

giovanaluisa 16/05/2023

Senhora?
Eu gostei muito, apesar da escrita clássica, essa versão do livro é para estudantes e tem alguns significados de palavras o que ajudou a leitura a fluir. Adorei essa história e me envolvi bastante!

Luiza.Oliveira 09/05/2023

José de Alencar...
Finalizei o livro ontem para uma prova hoje. Confesso: não é um gênero que gosto, um clássico romance de época. Eu li o livro demoradamente e a leitura foi maçante, mas respeito por ser um clássico que tem uma avaliação positiva pelos críticos. Nós vemos uma mulher forte junto ao seu amado que a trocou por um dote maior, ela o compra quando recebe dinheiro inesperadamente de um familiar falecido e começam viver juntos, muitas richas entre os dois e o final é esperado. Recomendo o livro para vestibulandos e estudantes, realmente interesante a retratação urbana carioca do séc. 19

Escritor Hipócrita 23/05/2021

DESCRIÇÕES!
Este livro é um mar de descrições. Pode apostar que a cada cômodo que os personagens entrarem, terá uma descrição COMPLETA E DETALHADA sobre cada móvel que ali se encontra. Você acha que isso é bom? Prepare-se para mudar de opinião pois o autor faz questão de colocar uns 3 parágrafos (que não são pequenos) só pra falar sobre os DETALHES dos materiais e cores que cada mesa e cadeira são feitas.

Um outro ponto negativo que achei no livro (de novo em relação a descrições) é a quantidade abusiva de comentários endeusando a beleza de Aurélia (obrigado, romantismo). Em todo; e digo TODO com letra maiúscula; em todo o livro, você encontra José de Alencar descrevendo a aparência de Aurélia como uma deusa. Isso pode não te incomodar no começo, o que eu acho difícil já que a primeira página é cheia desses elogios, mas com certeza vai te incomodar mais pra frente.

O livro é ruim?

Na verdade, se o livro fosse ruim (devo ressaltar aqui de novo que se trata de MINHA OPINIÃO), eu teria avaliado com 1 estrela. O começo é meio lento, mas quando entra na parte do flashback a coisa começa a esquentar... pra depois esfriar de novo, mas nada que o leitor que aguentou até esse ponto não possa suportar. O final é satisfatório dentro dos meus conceitos. Não me arrependo de ter lido, e caso você seja um leitor de longa data (o que não é o meu caso) recomendo que dê uma olhada pra ver se gosta do estilo.

OBS: Esse livro é completamente novelesco (é sério, a rede globo já fez uma novela sobre ele em 1975), então se você tem repúdio de novelas, passe longe.

beca 10/05/2021

lovers to enemies to lovers
em resumo: aurélia e fernando brigam e ficam de pantim o livro inteiro.

eu gostei bem mais da obra do que eu esperava.
aurélia não foi oq eu esperava - e eu amei.
fernando me pareceu um belo de um irresponsável, mas ele "mudou".
queria mais detalhes sobre a mãe e as irmãs de seixas - e sobre o menino suicida também - mas tudo bem.

mas gente, o final ??? não gostei, quero maaaiiisss, mais detalhes!! josé de alencar, vou ai te ressuscitar, eu exijo uma sequência!