Britt-Marie Was Here: A Novel (English Edition)

Britt-Marie Was Here: A Novel (English Edition) Fredrik Backman

Resenhas - Britt-Marie Was Here

Marina 13/02/2024

Me arrancou algumas lágrimas
Não me pegou no início, mas persisti e não me arrependo. Me emocionei e ri também em algumas passagens.

Livro ideal para quem quer algo que não gira em torno de um romance

Bia 02/03/2023

Escrito na lista com caneta
De todos os livros que eu li de Fredrik Backman até agora, nenhum me decepcionou em dois pontos: o estilo de escrita e os personagens. Esse aqui não é a excessão, mais do que qualquer plot o ponto alto desse livro é a forma que os personagens são construídos e como eles interagem. Borg, a cidadezinha quase abandonada no qual boa parte do livro se passa, só existe pelo pequeno grupo de pessoas que não desistiu dela e de certa forma esse livro também.

A questão do futebol me deixou um pouco hesitante no começo, não sou a maior fã de histórias de esporte, mas acabou sendo maravilhoso. O jogo ocupa seu papel na história, mas ele é quase metafórico, cheio de poesias. Eu nunca achei que fosse me preocupar com quem torce ou não pro Liverpool ou me emocionar com um gol fictício, mas estamos aqui. Talvez escrever sobre participar de esportes também seja um dos talentos especiais de Backman.

Eu gosto muito também de como Britt-Marie se desenrola na história. Ela não deveria ser exatamente o personagem mais fácil de amar do mundo, é uma senhorinha extremamente certa de como o mundo precisa funcionar em seus detalhes, sempre julgando tudo ao seu redor (e dizendo que não julga, claro) e temendo o julgamento dos outros. Qualquer um convivendo com ela a chamaria de chata e ainda assim não tem nada chato em acompanhar os pensamentos dela. Cada capítulo que passa deixa mais claro as causas para todas essas manias e do nada você nota que sim, foi extremamente fácil amar Britt-Marie mesmo com todas as suas manias.

Peguei esse livro esperando chorar. Estava certa, mas ao mesmo tempo também não. Tem uma camada de tristeza espalhada pela história inteira, mas ela também consegue ser leve e divertida. No final, minhas lágrimas foram tanto causadas pela emoção e felicidade do que pela tristeza que eu esperava. Foi uma boa surpresa. Se você quer ler um livro cheio de vida, eu recomendo dar uma chance para esse aqui.

Luísa (@_literamor_) 01/07/2022

Nunca é tarde pra viver a vida que você quer
Esse livro começou um tanto lento e demorou pra me prender. Só lá pros 50%, quando a Britt finalmente vira treinadora do time de futebol, que fui ficar mais investida na história. (Fica a crítica pra quem colocou na sinopse uma coisa que só acontece no meio do livro ?)

Mas quanto decola, essa história realmente te pega. Me emocionei conhecendo mais de cada criança do time e dos outros moradores de Borg também. Esse é o segundo livro do Fredrik que leio e eu sigo impressionada com o quão bem ele consegue capturar a condição humana e passar isso pros livros.

Não chorei no final, mas cheguei perto. Não esperava nem de longe o que aconteceu, e sofri bastante quando a Britt já não se sentia mais ?necessária? pras pessoas da cidade.

Um livro bom, tocante e profundo. Acho que eu esperava um pouco mais, mas ainda assim gostei bastante.

Lidiane.Malheiros 07/06/2022

A primeira vista, vemos que Britt-Marie é um pouco grossa, ela tem o jeitão dela. Mas acredite, ao decorrer da leitura você vai amar Britt-Marie.
A forma como Fredrik Backman constrói os personagens é simplesmente incrível. São pessoas reais, com problemas reais, pessoas que você se identifica ou identifica em alguém que está do seu lado. Britt-Marie poderia ser a minha avó.

Ao longo dessa história, vamos conhecendo mais a história de Britt. Tudo o que ela passou na vida, com o marido, coisas do passado dela. Coisas que moldaram ela. Um dos seus maiores traços é que ela não suporta bagunça, ela é super organizada. E lendo, percebi que até esse jeito dela é meio que uma forma de não focar nas coisas que acontece ao seu redor.

Foi um livro que me emocionou muito. Mostra como podemos fazer diferença na vida de outras pessoas e as vezes nem temos noção disso.

É uma leitura que você vai rir, vai se emocionar, vai aprender coisas. Tudo que Brit-Marie quer é ser lembrada, ser vista. Apenas, leiam Britt-Marie esteve aqui.

Está surgindo ai um novo autor favorito.

Jess 30/04/2022

Mas que leitura excelente. O humor característico do Backman e seus personagens maiores que a vida mas ainda humanos. De certa forma uma versão feminina de A Man Called Ove onde conhecemos um idoso que a primeira vista não é uma pessoa agradável, mas aprendemos a amar.

Beartown e Britt-Marie was here tem um amor ferrenho por esportes. É a melhor coisa do mundo.

Uma leitura tocante e bastante engraçada. Recomendo muito.

Daniela.Plesnik 31/03/2022

Esse autor tem uma narrativa que vai te conduzindo, de forma lenta, envolvendo na simplicidade do cotidiano, no improvavel e bom das relacoes

tcharles 15/06/2021

what will people think?
amei conhecer a Britt(ou melhor, britt-marie pq só a irmã dela a chama de Britt) amei conhecer Borg, sven, vega, Omar, Sami e todos os outros, o autor fez um trabalho excepcional aqui. amei esse livro. demais demais. dêem uma chance a Britt (Marie)

akasaori 23/02/2021

Ouvi o audiobook e não sei em que momento da trama me perdi. O início me chamou bastante atenção, com essa premissa de uma senhora de idade com medo de não saberem onde ela está ou algo assim. Mas, como disse antes, me perdi e quando me encontrei já não estava entendo nada. Parece um livro bacana, mas acho que peguei no momento errado.

Roberto Padilha 22/05/2017

Britt-Marie Esteve Aqui
"Você já teve um daqueles momentos em que você acorda no meio da noite pensando o que você fez da vida, como você pode ter alcançado tão pouco em tanto tempo, e como de repente parece que todas as boas oportunidades da sua vida já se foram e você está irremediavelmente condenado a um futuro vazio e deprimente? Não?! Bom, eu devo ter um desses pelo menos uma vez por semana."

Resenha completa no link!

site: https://medium.com/@rcpadilha/britt-marie-esteve-aqui-47324c956d9c