Um estudo em vermelho

Um estudo em vermelho Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

Aguiar 07/08/2020

É um livro fascinante tanto quanto a série que eu ja tinha assistido, mais não compraria os outros 8 livros.

Ana Lima 06/08/2020

É um prazer
Ler Sherlock Holmes é sempre um prazer. Devo admitir que desde muito nova sou apaixonada e fascinada pelo detetive e por seu amigo Watson. Devo declarar ainda que considero essa a amizade mais incrível do mundo literário. Sou suspeita para falar qualquer coisa a respeito desse personagem e desse autor.

grazi 06/08/2020

Admito que achei o começo um pouco chato, mas amei o resto. Muito legal ver o primeiro encontro deles.

adanibello 04/08/2020

Prazer, Sr. Sherlock Holmes!
Diferente do que geralmente faço, meu primeiro contato com Sherlock Holmes foi com obras cinematográficas. Já havia lido trechos de histórias, mas este é o primeiro livro de fato que leio sobre o detetive - e fiquei bem feliz que esse início tenha sido também pelo início das histórias sobre ele.

A trama chama atenção logo de cara, quando, junto com Watson, somos apresentados através do episódio do cadáver no laboratório a um certo Sr. Sherlock Holmes, que algumas linhas antes havia sido descrito por outro personagem como "alguém que talvez não se queira como companhia constante", "um bom sujeito, até onde se sabe" mas "um pouco esquisito em suas ideias", que "acumula muitos conhecimentos insólitos" e "um pouco científico demais, beirando a frieza".

E segue-se em ritmo intenso, quando começamos a aprender sobre a ciência da dedução e logo chegamos ao grande mistério do cavalheiro bem-vestido encontrado morto no número 3 da Lauristen Gardens. Me peguei adentrando madrugadas para terminar capítulos e descobrir o que viria na próxima página... e a forma como somos introduzidos à parte 2 é bem surpreendente.

A escrita de Conan Doyle é absolutamente envolvente, e acho que isso é quase unanimidade por aqui. Sem contar que é fluida, moderna... se não soubesse quando fora escrita, eu nunca diria que se trata de uma obra britânica saída da era vitoriana!

Agora sobre Holmes... Repito as palavras de Steven Moffat, um dos criadores da série da BBC (imperdível, aliás) e que assina a introdução da versão que li: "No fim do livro, eu não sabia ao certo se gostava de Sherlock Holmes - francamente, como gostar dele? - [...] Num momento, seu brilhantismo me assombrava; no momento seguinte, sua arrogância e sua crueldade eram como um tapa na cara". Mas o indiscutível é que Holmes é mesmo instigante. E perturbador. E fascinante. E irritante. Tudo isso mesmo, ao mesmo tempo rs.

Como devem achar Lestrade e Gregson, os homens da Scotland Yard que tanto devem a ele, é difícil ter Sherlock por perto, mas seria impossível não tê-lo.

Ansiosa para começar o Signo dos Quatro!

Gabiis 04/08/2020

O primeiro né?!
Acho que o tanto de vezes que eu assisti o primeiro episódio da série Sherlock Holmes produzido pela BBC estragou minha experiência de leitura, mas não totalmente, pois eu não esperava o desfecho.

Aqui vamos ser apresentados ao início da amizade e parceira entre Shelock e Watson e o primeiro caso divulgado dos mesmos, visto que só tomamos conhecimento do auxílio de Sherlock a polícia a partir do momento que Watson passa a escrever suas aventuras em um blog.

A escrita é fluía e cativa. Você fica preso até a conclusão do caso e o melhor ( ou não, vai depender do ponto de vista) não conseguimos descobrir o culpado.

A construção da obra é genial. Cheia de detalhes que no fim se cruzam e explicam o caso.

Kris Monneska - Conversas de Alcova 04/08/2020

Enfim lido!
Já fazia algum tempo que eu queria ler um estudo em Vermelho, não por que seja fã do estilo da escrita de Sir Arthur, mas por ser apaixonada pela personalidade do Sherlock. Pra mim é claro que Doyle teve o prazer de construir um personagem capaz de cativar o público, mesmo que a leitura esteja enfadonha.
O livro apresenta vários casos, narrados por Watson, incluindo como ele é Sherlock se conheceram.
Eu achei a parte dois do livro bem cansativa, fiquei até meio perdida pois parecia que o livro tinha acabado e tinham inserido uma trama nada a ver na sequência. Porém depois a gente entende o que está acontecendo, no mais eu recomendo a leitura. Não é amais fluída do mundo, mas as tiradas épicas do mais famoso detetive do mundo compensam!

Duda 02/08/2020

Um Estudo em Vermelho
Gostei muito, tinha assistido a série da Netflix com o Benedict Cumberbatch e fiquei com vontade de ler, finalmente li e amei, quero ler todos os outros romances e contos.

Lucimar.Paiva 02/08/2020

Perfeito.
Muito diferente de tudo que já ouvi falar.
Diferente de todos os filmes que assisti.
Pra conhecer Sherlock Holmes, só lendo seus livros.

Camila.Santos 01/08/2020

Pra quem é fã desses personagens é uma vergonha ter levado tanto tempo pra ler o começo de tudo!
A escrita é muito limpa, nem parece ser da Era Vitoriana, a história é divertida e dinâmica, os personagens maravilhosos que todo mundo ao menos já ouviu falar.
Li 200 páginas em dois dias, porque é impossível parar de ler. Me deu vontade de devorar toda a coleção de Sherlock, um atrás do outro, sem parar nem pra dormir.
Recomendadíssimo!

isa 01/08/2020

Incrível
Não há palavras suficientes pra explicar a inteligência, perspicácia e criatividade do Arthur Conan Doyle ao escrever as aventuras do Sherlock e do Watson. Leiam é isso.

Tati Bertoldo 31/07/2020

Caro Dr Watson
Primeiro livro que leio desse mito da investigação. Eu imaginava ser muito complexo para ler ou compreender. Me surpreendeu por ser algo dinâmico e envolvente me encantei pelo modo que os fatos são narrados.

let 29/07/2020

não consigo acreditar que foi um ser humano que criou a história do sherlock holmes, a genialidade do arthur conan doyle tá longe do meu entendimento

Day Gomes 28/07/2020

Se apaixonando por Sherlock Holmes
Sherlock Holmes com certeza é o detetive mais conhecido de todos os tempos, o livro um estudo vermelho é o primeiro da série e foi uma grande surpresa positiva, confesso que amo livros policiais de detetive, porém os filmes e séries sobre Sherlock Holmes nunca despertaram meu interesse, assisti muito pouco, então o receio em ler o livro e não gostar era grande, porém isso mudou totalmente durante a leitura, o livro conta a história de dois assassinatos misteriosos e a forma como Sherlock Holmes e o Dr Watson se conheceram, a forma da escrita te prende e vc termina o livro querendo mais. Uma leitura rápida, gostosa e cheia de surpresas.

Maristela 28/07/2020

Inteligente
Como não poderia deixar de ser , este primeiro livro do nobre escritor , não deixa a desejar , mas diz bem que é a estréia de seu autor .
Recomendo